MemTest dando resultados estranhos quanto a velocidade da RAM

dok_rp

know-it-all Member
Registrado
Olá pessoal,

Estou com um problema que está me fazendo perder os cabelos.

Tenho um Phenom X4 955 que tento overcloclar desde o primeiro dia que o comprei há 3 meses e tenho tido muita, mas muita dor de cabeça mesmo.

Eu o coloco em 3.7GHz aumentando o multiplicador para 18.5 e a voltagem para 1.425V. Ele fica estável em todos os testes do OCC, mas quando vou jogar Assassins Creed ou Armed Assault 2, que são jogos que surram a GPU e também a CPU eu tenho irremediavelmente telas azuis; e pelos motivos mais loucos.

Já tive tela azul por "dxgmms1.sys 0x00000019", por IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL 0x0000000A", já me apareceu um tal de "BAD POOL HEADER", já tive "atikmdag.sys" e outros. É uma verdadeira festa de Telas Azuis. Os motivos são tão diferentes que nem sei como diagnosticar.

Esse erro de IRQL apareceu mais de uma vez, então resolvi dar mais atenção para ele. Pelo que encontrei no google, parece ser um erro de Memória RAM. Eu tenho 2 pentes de 2GB DDR3 da Viper Patriot 7-7-7-20 1.9V.

Rodei o MemTest em cada um dos pentes e ambos passaram sem erros. Deixei repetir o teste completo duas vezes, o que levou 40minutos. Li na internet de pessoas que gastaram 8 horas para fazer a mesma coisa. Será que tem algo de errado com meu MemTest?

Outra coisa que achei muito estranha foi a identificação das memórias em cada um dos slots.

Eu tenho um placa mãe asus M4A78T-E e fico impedido de usar os slots laranjados porque o meu cooler (Cooler Master Hyper 212) é grande e ocupa esse espaço. Como o dissipador passivo dos módulos de memória é alto demais eu preciso usar os slots pretos. Acontece que no slot A2 a memória é identificada assim: "Settings: RAM: 535MHz (1070MHz)". Já no slot B2 qualquer um dos pentes é identificado dessa forma: "Settings: RAM: 356MHz (713MHz)".

Qual o porquê dessa diferença? As memórias não deveriam ser identificadas da mesma forma em ambos os slots?

Ficaria muito grato se alguém pudesse ajudar. Obrigado!
 
Sobre essa questão de não ver os valores certos é do programa mesmo (versão 2.11~ e por ai vai, que costuma vir nos cds de boot), creio ser da controladora de memória dos AM2+ e AM3.
Ex: Um x2 5200 e um x2 240 com as mesmas memórias, duas placas-mãe diferentes e amostravam tudo "bagunçado" usando o 240, mas no 5200 estava os valores corretinhos na tela.

Tem outros modos de teste com a memória, só apertar a tecla C pra configurar, mas geralmente se passa o teste padrão umas 2x com as memórias em slot trocado é porque tá normal (os erros de memória vem de cara sempre comigo, dou sorte nisso mas as vezes demora mais mesmo pra aparecer os erros).
E se em stock não dá tela azul ou com menos over também não, é ajuste mesmo que tu tem que fazer, e ter paciência pra testar.
 
posso te responder pelo MemTest86, se voce usa a versao 3.5 (acho que a mais atual) para passar 1 vez acho que é uns 40 minutos! e o erro apresenta logo de cara!

se eu fosse voce tirava o over, deixava tudo em default, e tentava ver se da a tela azul nos jogos!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo