Meritocracia: existe?

A meritocracia existe?

  • Sim, com toda certeza

    Votes: 28 36.4%
  • Neutro

    Votes: 12 15.6%
  • Não, palavra chata pra calar pobre

    Votes: 37 48.1%

  • Total de votos
    77
Não existem oportunidades iguais.
Ninguém é igual a ninguém, as diferenças entre todos nós são incontáveis de diferenças sociais, econômicas, mentais, psicológicas, físicas, talentos naturais, talentos trabalhados, sorte.... sim.... sorte....não existe igualdade em absolutamente nenhum de nós em relação à nenhuma outra pessoa, irmãos, vizinhos, parentes, mesma nacionalidade.... não importa.

Justiça igual não existe.
Igualdade não existe.
Meritocracia não existe.

Meritocracia é utopia.
 
Nesse post vc tenta discordar, alegando que não é merito por a pessoa ter vantagens naturais.
Na postagem seguinte eu disse que tem merito que a pessoa melhora a si mesmo, e seu erro é comparar com os outros.
E tb não se pode culpar alguém por ter vantagens naturais hardadas.

Independente se foi hardado ou não é merito próprio, e o merito herdado tb é mérito, alguém teve que ralar de alguma forma pra deixar ma boa caracteristica ou herança.
Mas quem está culpando alguém por ter vantagem natural? Eu mesmo não estou.

Se você diz que o sardinha teve esforço para chegar onde chegou, é óbvio que tem. Venho dizendo desde a primeira página que esforço é um dos fatores, mas não o único e nem o predominante. A comparação que fiz foi pra mostrar que, esforço pelo esforço, se todo mundo se dedicar igual alguns chegam a resultados acima de outros.

Esforço é o mínimo que alguém tem que fazer para tentar alcançar um objetivo, mas não há garantias de sucesso.
 
Como falei, tem que botar as coisas de forma prática, meritocracia é utopia? Sim.
Mas a recompensa pelo esforço ela existe, mesmo que não seja da forma mais justa possível. Acho que este é o ponto a se pensar.
Você nasceu com condições financeiras/sociais melhor que os outros? Sim.Teve gente que nasceu com condições financeiras financeiras/sociais melhores que as suas? Sim.
O fator sorte existe? Sim
O Fator genético existe? Sim
A partir deste ponto você tem que aceitar as condições, lutar, as vezes você não tem o metabolismo igual do mesomorfo da academia ,então você vai ter que treinar mais e se alimentar melhor ainda, paciência, se é a vontade do cara ter um "Shape" ele vai ter que aceitar isso, e não ficar filosofando sobre o capitalismo e a meritocracia como utopia. Ele pode não virar um Felipe Franco, mas um Shape bonito, acredito que a maioria tem condições de conseguir SIM, nem todos anomalia genética.
Isso vale para outras áreas, se você não é peixe de ninguém, vai ter que fazer mais esforço, vai ter que puxar o saco da pessoa certa, vai ter que estudar para que os resultados fique evidentes quando o analista de dados olhar a empresa.

A partir deste ponto aqui já são coisas da minha vida pessoal que eu vejo., que não tem validade científica nenhuma, são só exemplos. ( Textão, lê quem quer)
----------------------------------------
Eu estudei em escola pública até a 7º série, eu ficava no PC o dia todo e reprovei. Fui promovido, isso mesmo, fui promovido e meu tio resolveu me colocar em escola particular.
Veja que aqui eu fui beneficiado sem merecimento,, e quando fui para uma particular, aí tive que me esforçar mais, porque a pressão aumentou, agora o estudo estava saindo do bolso de alguém. A meritocracia funcionou aqui? Não.
Mas agora vamos à outro ponto:
Na minha sala, todos tinham acesso aos mesmos professores, a mesma estrutura, porém enquanto eu me esforçava apenas para passar e não decepcionar meus tios e meu pai, de tarde eu ficava na natação e jogando bola na quadra atrás da escola. Outros ficavam estudando.
Hoje, 15 anos depois, alguns desses são médicos, outros tem uma rede de lanchonete. Neste ponto não adianta eu culpar porque eu voltava de ônibus e eles voltavam de carro da escola. Porque se eu tinha tempo para ficar 4 horas na pracinha jogando bola. Eu tinha tempo para pegar Ônibus e estudar.
Hoje sou micro empresário, mas poderia ter me dedicado mais na faculdade, e ter mais sabedoria para tomar decisões, mas na faculdade de novo, eu passei uma federal e achei que estava garantido, ia para a balada, fumava uns baseado, enquanto outros estudavam, hoje alguns são mestres, doutores, ou passaram em concurso público.
------------------------------------------

Ou seja, a meritocracia é utópica, mas temos que isolar as variáveis não controláveis como Sorte, Genética, condição social, e analisar o esforço da pessoa, fazer uma correlação.
Assim como é feito em várias ciências, como por exemplo da teoria dos Juros e da moeda, não adianta jogar uma taxa Selic qualquer, dar um pé na bunda do presidente central, alegando que a inflação depende de muitos fatores, e não só a taxa de juros.
 
Última edição:
Eu fico pooto quando usam a corrida de 100 metros pra falar das desigualdades sociais, não só por motivos que já dei em outros tópicos como o merito "hereditário" digamos assim.
Mas eu já fiz corrida amadora 100 metros livres, e participei de competição de que tinha qualificações ,semi e final, fui pra final, fiquei entre os 10 melhores eu era realmente rápido, e não era coisa de moleque, era tudo atleta acima de 20 anos, e digo é um esporte injusto, afinal por mais que eu tivesse preparo ,treinamento, explosão,técnica, eu não tinha a passada tão longa quanto os atletas acima de 1,80m, é o tamanho da perna mesmo, não tem jeito.

Eu sei os esportes tentam ser os mais meritocraticos e justos possíveis, mas no caso é como um boxeador peso pena enfrentando um peso pesado perde a competitividade, olha o bolt tem 1,95m, eu particularmente acho que deveriam fazer igual boxe, só que invés do peso usar a altura do atleta ou da perna do atleta, para nivelar e tornar mais meritocratico.

Claro vão falar a altura é o merito "hereditário", mas não existe formula para ter filho alto, é genetica, mutação etc, é loteria, então ninguém tem o merito pra justicar, diferente da riqueza economica herdada que alguém fez por merecer.

Então a meritocracia, é tida com uma utopia, é igual o conceito de segurança, nunca se está 100% seguro, mas tem medidas que deixam vc mais seguro, cameras, alarmes etc, então deve-se lutar para implementação de medidas que tornem o sistema sempre mais igual, isso inclui dar algum tipo de facilidade incentivo aos mais fracos.
 
Eu fico pooto quando usam a corrida de 100 metros pra falar das desigualdades sociais, não só por motivos que já dei em outros tópicos como o merito "hereditário" digamos assim.
Mas eu já fiz corrida amadora 100 metros livres, e participei de competição de que tinha qualificações ,semi e final, fui pra final, fiquei entre os 10 melhores eu era realmente rápido, e não era coisa de moleque, era tudo atleta acima de 20 anos, e digo é um esporte injusto, afinal por mais que eu tivesse preparo ,treinamento, explosão,técnica, eu não tinha a passada tão longa quanto os atletas acima de 1,80m, é o tamanho da perna mesmo, não tem jeito.

Eu sei os esportes tentam ser os mais meritocraticos e justos possíveis, mas no caso é como um boxeador peso pena enfrentando um peso pesado perde a competitividade, olha o bolt tem 1,95m, eu particularmente acho que deveriam fazer igual boxe, só que invés do peso usar a altura do atleta ou da perna do atleta, para nivelar e tornar mais meritocratico.

Claro vão falar a altura é o merito "hereditário", mas não existe formula para ter filho alto, é genetica, mutação etc, é loteria, então ninguém tem o merito pra justicar, diferente da riqueza economica herdada que alguém fez por merecer.

Então a meritocracia, é tida com uma utopia, é igual o conceito de segurança, nunca se está 100% seguro, mas tem medidas que deixam vc mais seguro, cameras, alarmes etc, então deve-se lutar para implementação de medidas que tornem o sistema sempre mais igual, isso inclui dar algum tipo de facilidade incentivo aos mais fracos.
No caso da parte genética no esporte, acho que entra um embate muito filosófico, realmente quem nasce com mais fibras brancas tem mais benefícios em corridas de velocidade, aí soma-se com a tamanho das pernas que aumentam a passada, a capacidade metabólica. Uma série de coisas. A principio parece injusto isso, porém neste caso o que determinou que a pessoa tenha uma "genética" boa para isso, não foi um pai rico, ou uma benevolência da sociedade, ou o estado empurrando ou atrasando, foi a natureza e a natureza não é justa e nem injusta, é só a natureza. No caso estou falando apenas do esporte, não estou falando da renda que ele vai ganhar, mas sim quem chega na frente.
 
Eu fico pooto quando usam a corrida de 100 metros pra falar das desigualdades sociais, não só por motivos que já dei em outros tópicos como o merito "hereditário" digamos assim.
Mas eu já fiz corrida amadora 100 metros livres, e participei de competição de que tinha qualificações ,semi e final, fui pra final, fiquei entre os 10 melhores eu era realmente rápido, e não era coisa de moleque, era tudo atleta acima de 20 anos, e digo é um esporte injusto, afinal por mais que eu tivesse preparo ,treinamento, explosão,técnica, eu não tinha a passada tão longa quanto os atletas acima de 1,80m, é o tamanho da perna mesmo, não tem jeito.

Eu sei os esportes tentam ser os mais meritocraticos e justos possíveis, mas no caso é como um boxeador peso pena enfrentando um peso pesado perde a competitividade, olha o bolt tem 1,95m, eu particularmente acho que deveriam fazer igual boxe, só que invés do peso usar a altura do atleta ou da perna do atleta, para nivelar e tornar mais meritocratico.

Claro vão falar a altura é o merito "hereditário", mas não existe formula para ter filho alto, é genetica, mutação etc, é loteria, então ninguém tem o merito pra justicar, diferente da riqueza economica herdada que alguém fez por merecer.

Então a meritocracia, é tida com uma utopia, é igual o conceito de segurança, nunca se está 100% seguro, mas tem medidas que deixam vc mais seguro, cameras, alarmes etc, então deve-se lutar para implementação de medidas que tornem o sistema sempre mais igual, isso inclui dar algum tipo de facilidade incentivo aos mais fracos.
até no conceito original de meritocracia leva em conta a genética, não é apenas força de vontade, quem nasce melhor é recompensado. esforço é apenas um pequeno influenciador. quando inventaram este conceito a genética era até mais importante que os resultados pois escolhiam quem teria maior salário com um teste de QI

Mas até num outro livro que li sobre felicidade e sucesso, a genética é 50% do que é necessário para a felicidade plena
 
No caso da parte genética no esporte, acho que entra um embate muito filosófico, realmente quem nasce com mais fibras brancas tem mais benefícios em corridas de velocidade, aí soma-se com a tamanho das pernas que aumentam a passada, a capacidade metabólica. Uma série de coisas. A principio parece injusto isso, porém neste caso o que determinou que a pessoa tenha uma "genética" boa para isso, não foi um pai rico, ou uma benevolência da sociedade, ou o estado empurrando ou atrasando, foi a natureza e a natureza não é justa e nem injusta, é só a natureza. No caso estou falando apenas do esporte, não estou falando da renda que ele vai ganhar, mas sim quem chega na frente.

até no conceito original de meritocracia leva em conta a genética, não é apenas força de vontade, quem nasce melhor é recompensado. esforço é apenas um pequeno influenciador. quando inventaram este conceito a genética era até mais importante que os resultados pois escolhiam quem teria maior salário com um teste de QI

Mas até num outro livro que li sobre felicidade e sucesso, a genética é 50% do que é necessário para a felicidade plena

O conceito original meritocracia, não é o conceito popularmente aceito, as pessoas entendem como algo justo.

E vc pode repetir a mesma coisa pro boxe, pq separar em categorias, deixa os mais corpulentos ganharem tudo, mas não interviram para possibilitar que o esporte seja mais justo.
 
O conceito original meritocracia, não é o conceito popularmente aceito, as pessoas entendem como algo justo.

E vc pode repetir a mesma coisa pro boxe, pq separar em categorias, deixa os mais corpulentos ganharem tudo, mas não interviram para possibilitar que o esporte seja mais justo.
A natureza funciona justamente selecionando os "melhores". não adianta somente se esforçar. vc tem que SER bom. Tem que nascer perfeito e ainda treinar mais que seu concorrente que também nasceu perfeito. Com isso ganhará prestígio, despertará interesse de mulheres melhores, para gerar filhos com DNA melhor, que futuramente já nascerão com "vantagens" diante de outros. Assim que evoluímos.

Só que temos alternativas, o cara pode nascer com 1,50m e será ruim no basquete e diversos esportes. mas poderá ser um ótimo piloto de fórmula 1 por exemplo. e ter um prestígio até maior. Faz parte se adaptar com as condições do seu corpo.
 
Acho que levar para a peculiaridade de cada situação é desmembrar mais de um assunto que essencialmente já se encontra resolvido. Não há contestação de que meritocracia seja uma utopia. Recentes posts com inúmeras fontes e excelentes autores foram capazes de elucidar toda e qualquer dúvida. Tratar insistentemente um tema já concluído, conceitualmente falando, remete à resistência em aceitar o contrário de quem defende a existência de um termo cuja aplicabilidade inexiste em sua plenitude. Seria a tentativa de tornar subjetivo algo objetivo, fazendo novamente alusão distorcida entre meritocracia e justiça, o que já trouxe aqui como sendo um tremendo equívoco.

Acredito ser muito mais produtivo refletir acerca do que leva uma pessoa a crer em algo inexistente, visto que o desconhecimento de um termo não parece ser a única resposta (vide alguns users que mesmo conhecendo mantém mesmo discurso).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O conceito original meritocracia, não é o conceito popularmente aceito, as pessoas entendem como algo justo.
Exatamente.
 
Última edição:
é complicado falar em meritocracia em um mundo com quase 8 bilhões de pessoas ?
É complicado sob qualquer espectro. Veja, a Europa na idade média, nos anos 600, tinha cerca de 22,6 milhões de pessoas e ali já havia constatação da não existência da meritocracia, através da manutenção eterna dos nobres, através da manutenção das linhagens reais, e dos plebeus que jamais poderiam ascender socialmente além da sua própria família. Hoje existem cerca de 746 milhões de pessoas na Europa.

E ainda há quem diga que o problema do mundo seria uma tal de 'superpopulação', como se o período egípcio, grego, romano, etc., tivessem sido lugares extremamente equilibrados, socialmente falando. :)
 
Última edição:
é complicado falar em meritocracia em um mundo com quase 8 bilhões de pessoas ?
depende, a recompensa é o dinheiro ou a qualidade de vida? tem gente que foi recompensado com dinheiro e não tem saúde nem uma boa companheira e alguns transtornos depressivos. Outros vivem plenamente felizes em um povoado pequeno e com tudo que precisam. Não acho que dinheiro seja a melhor recompensa. Pois a partir de um certo valor já não muda mais a vida da pessoa.
 
depende, a recompensa é o dinheiro ou a qualidade de vida? tem gente que foi recompensado com dinheiro e não tem saúde nem uma boa companheira e alguns transtornos depressivos. Outros vivem plenamente felizes em um povoado pequeno e com tudo que precisam. Não acho que dinheiro seja a melhor recompensa. Pois a partir de um certo valor já não muda mais a vida da pessoa.

Eu acho que a classe c do brasil tem vida melhor que maior parte dos reis tiveram, reis chegavam a morrer por pequenas infecções, sifiles, nem tinha agua encanada, chuveiro com água quente, não tinham geladeira, hj qualquer classe c, pode experimentar iguarias e receber em casa(ifood), sem ter quem manter empregados,filmes, jogos, roupas, carro,sus.

Mas mesmo assim tem muita gente reclamando, que a vida está ruim.
É um privilegio viver nessa época que estamos, nossos pais e avós sofreram mais, e possivelmente nossos netos vão enfrentar problemas graves com falta de agua, poluição, superpopulação etc.

Não estou falando isso para afirmar que as pessoas não precisam brigar para terem reconhecimento financeiro, até pq temos graves problemas de moradia, e uma superexploração jamais vista igual no mercado de trabalho, e que alguns tentam normalizar, como blablabla de livre mercado, como se o livre mercado fosse um garantidor de justiça, sendo que é 90% do tempo usado para apoiar abuso de poder economico.
 
Bom ponto de vista sobre o tema.


SENSACIONAL!!!

Com exceção da parte final, onde ela fala do "Karlinhos" todo o resto, além de concordar, foi apresentado aqui por muitos de nós. Óbvio que da minha parte com menor grau de conhecimento abrangente que a do vídeo, que sintetizou 7 páginas de discussão em um vídeo de 20 minutos. É realmente incrível toda a abordagem.
 
Última edição:
O mérito foi descrito aqui de varias maneiras diferentes, mas a Meritocracia, a qual se destina a pergunta do tópico, teve várias interpretações e não servem de parâmetro para medir o sucesso ou fracasso de alguém DIANTE DE UMA SOCIEDADE.

Se eu acredito em méritos e recompensas colhidas com o próprio esforço? É lógico que sim, mesmo vindo da pobreza, não esperei nada cair do céu e nem acreditei na sorte. Se todos tem as mesmas condições para ter o que conquistei? É óbvio que não, alguns tiveram mais "chances" e falharam, outros tiveram menos oportunidades e tem mais. Agradeçam ao individualismo, ainda bem que não somos todos iguais e nunca aceite isto na sua vida, mesmo que te digam que é por um "bem maior".

Só não espero que, em tempos de "a culpa é sempre dos outros", essa desculpa de "meritocracia" não seja "muleta" para achar que sua vida é uma bosta só por que os "preguiçosos", "azarados" e "injustiçados" dos seus ancestrais não se esforçaram para que você tivesse a chance de competir, de igual, com os mais "abençoados". Nem pense assim, já é um perdedor logo na largada. Aceite o desafio. Assim como quem usa a meritocracia como desculpa para explicar que tem direito a tudo que tem, sem esforço. Existem várias visões diferentes de uma mesma palavra.

Talvez a diferença maior entre opiniões e achismo sobre o assunto é não saber se o que tem, conquistou, é suficiente para sua satisfação. Uma coisa que aprendi logo cedo, com meu primeiro patrão: "é necessário ter cobiça, ambição, mas não confunda esse sentimento com inveja, isto sim é uma merda".

Só lembrando o óbvio, não dá pra todo mundo ser primeiro em tudo, até antes de nascer, já participamos de uma corrida, e só um chegou lá. (há exceções :p )
 
A opinião de quem defendeu a existência da meritocracia resumida em um corte:




E o mais engraçado é que a cada página vem um indivíduo novo e faz a mesma afirmação que já fora desconstruída na página anterior. E esse looping a lá 'bruxa do pica-pau' com o famoso bordão "e lá vamos nós..." parece ser constante.

Aconteceu no tópico sobre diferença de classes sociais, no tópico do Correios e agora neste, para citar apenas os que fiz questão de participar. Fico imaginando o quão profundo deve ser os debates no tópico sobre política. Chutando pra cima, diria que a profundidade de um pires.
 
Última edição:
A opinião de quem defendeu a existência da meritocracia resumida em um corte:




E o mais engraçado é que a cada página vem um indivíduo novo e faz a mesma afirmação que já fora desconstruída na página anterior. E esse looping a lá 'bruxa do pica-pau' com o famoso bordão "e lá vamos nós..." parece ser constante.

Aconteceu no tópico sobre diferença de classes sociais, no tópico do Correios e agora neste, para citar apenas os que fiz questão de participar. Fico imaginando o quão profundo deve ser os debates no tópico sobre política. Chutando pra cima, diria que a profundidade de um pires.

se for se basear num dado da realidade como a menina tanto cobra no vídeo, acaba provando que existe, pois muitos já foram recompensados pelo esforço. Não tem como negar. só ver a lista da forbes com pobres que ficaram bilionários. e pra provar que algo existe se acontecer uma vez no mundo já basta, existe, pode ser raro, mas que existe, existe.
 
Última edição:
se for se basear num dado da realidade como a menina tanto cobra no vídeo, acaba provando que existe, pois muitos já foram recompensados pelo esforço. Não tem como negar. só ver a lista da forbes com pobres que ficaram bilionários. e pra provar que algo existe se acontecer uma vez no mundo já basta, existe, pode ser raro, mas que existe, existe.
O mundo real está cheio de exemplos, mas vai contra a narrativa romântica de que é perda de tempo correr atrás do que quer.

Essa geração é mesmo surpreendente, tomara que esteja vivo para ver onde essa "experiência" vai nos levar, estou muito curioso.

É como dizem, com a evolução da internet, pensávamos que evoluiríamos intelectualmente, mas vimos que a Terra passou a ser plana, youtubers viraram especialistas da porra toda, ditadores ainda são tolerados e quem cria emprego é o malvadão.

Segue o enterro.
 
O mundo real está cheio de exemplos, mas vai contra a narrativa romântica de que é perda de tempo correr atrás do que quer.

Essa geração é mesmo surpreendente, tomara que esteja vivo para ver onde essa "experiência" vai nos levar, estou muito curioso.

É como dizem, com a evolução da internet, pensávamos que evoluiríamos intelectualmente, mas vimos que a Terra passou a ser plana, youtubers viraram especialistas da porra toda, ditadores ainda são tolerados e quem cria emprego é o malvadão.

Segue o enterro.
"perda de tempo correr atrás"? Mas qual termo usado aqui ou quem defendeu esse tipo de coisa? A meritocracia prega o resultado direto do esforço aplicado e isso sim é um pensamento utópico, tanto que quem o criou usou como uma sátira e não como um estudo sério.

Como disse, página nova, novos indivíduos e as mesmas ideias já desconstruídas algumas páginas lá trás. O Monark apenas ilustra parte de um público da internet que emite muita opinião, mas pouco ou quase nenhum argumento e ainda critica quem o faz embasado em algo.

Afinal, ler pra que? :)
 
"perda de tempo correr atrás"? Mas qual termo usado aqui ou quem defendeu esse tipo de coisa? A meritocracia prega o resultado direto do esforço aplicado e isso sim é um pensamento utópico, tanto que quem o criou usou como uma sátira e não como um estudo sério.

Como disse, página nova, novos indivíduos e as mesmas ideias já desconstruídas algumas páginas lá trás. O Monark apenas ilustra parte de um público da internet que emite muita opinião, mas pouco ou quase nenhum argumento e ainda critica quem o faz embasado em algo.

Afinal, ler pra que? :)

Agradeça ao livre pensamento, se está participando de um fórum, aceite que terá ideias e pensamentos diferentes do seu.

Ninguém aqui vai convencer o outro de que está errado. Só a vida real mostra, nem que seja na marra, como tudo funciona.

Se você acha que argumentos são aquilo que você pensa e concorda, está no fórum errado, colega.

Boa sorte na sua vida.
 
Agradeça ao livre pensamento, se está participando de um fórum, aceite que terá ideias e pensamentos diferentes do seu.

Ninguém aqui vai convencer o outro de que está errado. Só a vida real mostra, nem que seja na marra, como tudo funciona.

Se você acha que argumentos são aquilo que você pensa e concorda, está no fórum errado, colega.

Boa sorte na sua vida.
Pensei que estivesse transcrevendo o corte de vídeo que trouxe de tão semelhantes os equívocos apresentados no seu discurso. :)
 
Agradeça ao livre pensamento, se está participando de um fórum, aceite que terá ideias e pensamentos diferentes do seu.

Ninguém aqui vai convencer o outro de que está errado. Só a vida real mostra, nem que seja na marra, como tudo funciona.

Se você acha que argumentos são aquilo que você pensa e concorda, está no fórum errado, colega.

Boa sorte na sua vida.

Livre pensamento? Com aquele ali não tem como. Se você discorda uma vírgula dele, você está automaticamente errado. Pena que com o Xenforo eu consigo ver quando alguém posta um quote dele, mesmo estando bloqueado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo