[TÓPICO OFICIAL] Metaverso

l_x

sadboy casual
Registrado

O que é metaverso?​

Metaverso é uma utopia futurista que envolve a combinação do mundo real com o virtual, levando a Internet e uma série de inovações tecnológicas que vão dos hologramas aos óculos de realidade virtual para o centro das conexões humanas.

O conceito não é novo. Desde a década de 1990, inspirados por filmes de ficção científica, pesquisadores e engenheiros do Vale do Silício sonham com um mundo em que computadores seriam tão presentes no dia a dia a ponto de os usuários ignorarem sua presença.

As primeiras tentativas de criar algo do tipo inevitavelmente optaram pela virtualização sem interação direta com o real. Um dos casos mais famosos é o do jogo Second Life, que surgiu em 2003, um ano antes de Zuckerberg criar o então “The Facebook” no seu dormitório em Harvard, e trouxe a proposta de emular o mundo real com a ajuda de avatares.

“A ideia é ter um mundo virtual se comunicando real, o que a gente chama de realidade mista, mas de uma forma que seja do cotidiano, não uma experiência isolada, como um jogo ou uma sala de reunião”, explica Guilherme “Moika” Menezes, consultor em engenharia de software do centro de inovação Cesar.
——————————

Na semana passada, o Facebook anunciou que seu nome corporativo será Meta — a rede social e suas outras marcas, como Instagram e Whatsapp, seguirão chamadas pelo seu nome atual. A empresa já anunciou que vai investir US$ 50 milhões no metaverso e lançou o aplicativo Horizon Workrooms, para reuniões corporativas. E não está sozinha.

Outras gigantes da tecnologia, como Microsoft, Tencent e Nvidia, têm investido pesado em soluções tecnológicas para essa nova realidade digital de experiência imersiva.

Segundo projeções da Bloomberg Intelligence Unit, o metaverso deve movimentar US$ 800 bilhões até 2024.

Surgido no mundo dos games, essa realidade digital entrou no mundo corporativo, atraiu marcas e celebridades e fisgou consumidores ávidos por novidades, ainda que só virtuais. A Gucci já vendeu uma bolsa Dionysus, que só existe neste universo paralelo, na plataforma de games Roblox pelo equivalente a R$ 21,8 mil (ou 350 mil Robux, a “moeda local”).

— A próxima onda da internet vai estar ligada ao metaverso. As empresas já entenderam que estar nos games é necessário para que elas vendam seus produtos. A atenção dos consumidores, assim como hoje está nas redes sociais, vai estar nesse ambiente. E, naturalmente, as empresas vão precisar estar lá — diz André Micelli, coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da FGV.
——————————

5G e ‘gadgets’ para imersão​

O potencial desse novo ambiente alimenta uma onda de financiamentos a start-ups dispostas a ajudar a construir as bases para que o metaverso se incorpore ao cotidiano de bilhões de pessoas, do lazer ao mercado de trabalho. São vários os exemplos.

A Magic Leap, “unicórnio” que produz óculos de realidade aumentada, captou US$ 500 milhões para a criação de um fone de ouvido. O SoftBank, gigante que é um dos principais financiadores globais para start-ups, criou um fundo que investirá US$ 170 milhões na plataforma de metaverso Naver Z Corp.

De acordo com dados do CB Insights, há pelo menos 90 start-ups empenhadas em construir o metaverso.

Essa indústria abrange desde equipamentos (hardware), passando pelos wearables (dispositivos eletrônicos, como óculos de realidade virtual), softwares de computação 3D e processos computacionais como NFTs (sigla para tokens não-fungíveis, uma espécie de selo virtual de autenticidade de objetos virtuais) e o blockchain (sistema que garante a segurança da operação).

Tem ainda a infraestrutura de redes de telefonia móvel com o 5G, cuja velocidade de conexão será determinante para permitir a experiência final do ser humano como usuário e criador de conteúdo no metaverso.





Tópico destinado a discussão e noticias do tema, vocês usariam? Como acham que isso vai revolucionar o nosso futuro?
 
minha opinião se resume à:
Eu parei de usar fb, insta, twitter etc e vou começar a usar algo pior? No thanks.
 
Nome bonitinho so pra pegar glr nova
 
Tem muito canal gringo abordando o assunto, já assisti a vários vídeos sobre.

A princípio, bastante interessante todo o potencial que existe, porque eu pensava que Metaverso era coisa do Facebook e focado só nas redes sociais, justamente porque o Zuckerberg criou recentemente a holding Meta, quando na real é só pra surfar na onda do Metaverso que a empresa dele tá se preparando para o futuro junto de outras dezenas que também já estão investindo no conceito.

Mas a única coisa que me interessa é que com blockchain e NFT muita gente vai ganhar dinheiro, e será que dessa vez vou ter o timing, paciência e sorte pra fazer o meu também? Depois de eu ter subestimado o Bitcoin há anos atrás e estar arrependido até hoje.
 
Só me vem essa cena na cabeça

 
Alguém lembra aí de filmes ou séries que tem metaverso?

Só lembro do filme Jogador nº 1 e um episódio de uma série (não lembro se foi do love, death +robots) onde pessoas ficavam conectadas, pareciam viciados vegetando nos VR ligados com cabos e a personagem pedia ajuda para uma hacker biológica do submundo, coisa assim.
 
Última edição:
Alguém lembra aí de filmes ou séries que tem metaverso?

Só lembro do filme Jogador nº 1 e um episódio de uma série (não lembro se foi do love, death +robots) onde pessoas ficavam conectadas, pareciam viciados vegetando nos VR ligados com cabos e a personagem pedia ajuda para uma hacker biológica do submundo, coisa assim.
Tem o eXistenZ, mas não é no estilo de filmes futuristas como Jogador n 1 com gadgets tecnológicos atuais e tal. Esse filme é um game de realidade virtual hyper realista em que o jogador conecta um cabo orgânico na própria espinha pra entrar no jogo, e tem todo um suspense no filme.

 
adfAuS7.jpg
 
Acho que é o futuro, levando em conta que hoje em dia as pessoas passam mais tempo na vida virtual do que real...se o jogo Ready Player One virar realidade na parte virtual, eu não reclamaria, apesar que sei os inúmeros problemas que isso pode causar da mesma maneira que as redes socais causam depressão nas pessoas por ser tudo "fake"...vide: "tenho 1 milhão de amigos, nenhum sabe meu nome do meio", etc...
 
Estão apenas preparando o terreno para a Matrix :olar:
O mundo virtual já vai existir e as pessoas vão ficar cada vez mais acostumadas a "viver" online.
A partir daí, para plugar a cabeça e viver em tempo integral no metaverso é um pulo.

Alguém lembra aí de filmes ou séries que tem metaverso?

Só lembro do filme Jogador nº 1 e um episódio de uma série (não lembro se foi do love, death +robots) onde pessoas ficavam conectadas, pareciam viciados vegetando nos VR ligados com cabos e a personagem pedia ajuda para uma hacker biológica do submundo, coisa assim.
Tem o Free Guy que lançou faz pouco tempo
Também uns episódio de Black mirror que abordam o tema.
Tron acho que da pra considerar
 
  • Curtir
Reações: l_x

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo