• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Meteorito contém componentes de DNA e RNA, diz estudo

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início

farbus

Desbanido
Registrado
murch2-int.jpg

Um fragmento do meteorito Murchison, descoberto na Austrália em 1969


SÃO PAULO - O meteorito Murchison, uma rocha espacial descoberta na Austrália em 1969, contém xantina e uracila, duas substâncias necessárias para a formação de DNA e RNA, moléculas essenciais para a vida na Terra, dizem cientistas dos EUA e Europa na edição de 15 de junho da revista especializada Earth and Planetary Science Letters. Além disso, dizem eles, os átomos de carbono encontrados nas substâncias detectadas no meteorito são de um tipo raro na Terra, o que praticamente garante que elas se formaram no espaço.


"Na Terra, todas as reações quimicas envolvendo carbono usam uma forma leve de carbono (carbono 12). Por outro lado, as reações químicas no espaco envolvendo carbono usam uma foma mais pesada (carbono 13)", explica apesquisadora portuguesa Zita Martins, do Imperial College London, principal autora do artigo. "Quando analisamos moléculas orgânicas presentes em meteoritos, podemos saber se são de fato extraterrestres ou simples contaminacao terrestre".


"Estes resultados demonstram que compostos orgânicos, que são componentes do código genético na bioquímica moderna, já estavam presentes nos primórdios do sistema solar e podem ter desempenhado um papel na origem da vida", diz o texto que descreve a descoberta.


Esse resultado soma-se a outros que dão apoio à hipótese de que a vida pode ter começado a partir do encontro, na Terra, de moléculas originadas no espaço. "Ninguém sabe como é que saltamos de simples moléculas organicas na terra primitiva para seres vivos", diz a cientista. "Os nossos resultados mostram que as nucleobases estavam disponiveis na Terra primitiva, de 3,8 a 4,5 bilhões de anos atrás, para serem adotadas por sistemas de visa que estivessem a emergir por essa altura".


A formação dessas moléculas no ambiente espacial também é objeto de estudo - a Nasa, por exemplo, mantém um Laboratório de Gelo Cósmico que tenta recriar as reações químicas que acontecem a baixas temperaturas, pressões e na presença de radiação.


O próprio Murchison já revelou diferentes moléculas orgânicas no passado. E, em fevereiro deste ano, uma equipe diferente de pesquisadores havia anunciado que outro meteorito, achado na Antártida, apresentava uma predominância de aldeídos - os elementos formadores dos aminoácidos, que por sua vez formam proteínas - com o mesmo tipo de conformação visto nas proteínas usadas pelos seres vivos. O trabalho foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).


Além de estabelecer uma relação possível entre moléculas do espaço e a origem da vida na Terra, a descoberta de moléculas orgânicas complexas em meteoritos traz a possibilidade de que outros planetas tenham sido "semeados" com o mesmo tipo de matéria-prima, dizem cientistas.


"Como os meteoritos representarem materiais que sobraram da formação do sistema solar, os elementos chaves da vida podem estar espalhados pelo Universo", disse a pesquisadora. "Com a descoberta de mais e mais moléculas orgânicas fundamentais para a vida presentes em meteoritos e outros corpos celestes, a possibilidade de que a vida pode surgir onde as condições químicas certas ocorram é maior e mais provavel".


Atualmente, a Nasa procura por matéria orgânica em Marte, com a sonda Phoenix, e tem planos de sondar Europa, uma lua de Júpiter que, acredita-se, tem um oceano de água salgada sob a superfície, em busca de sinais de vida.


http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid191132,0.htm
 
Eu achei isso interessante. Tinha lido, mas nao um texto tao grande.
 
vamos aos livros

Já vi esse filme: A velha "semeadura do espaço", defendida por alguns evolucionistas apaixonados, mas sinceros quanto aos obstaculos instransponiveis quanto à evolução química na terra para o surgimento da vida da "field inanimate"...

Crick (um dos descobridore do DNA) especulou que as estruturas basicas da vida viriam de algum outro lugar do espaço.

Hoyle e N. C. Wickramasingle especularam que particulas do tamanho de células vivas poderiam alcançar a terra sem serem incineradas na atmosfera. Enquanto no espaço, uma fina camada de pó de grafite poderia protegê-las dos raios destrutivos de luz ultravioleta.

essas teorias foram amparadas por este famoso meteorito ai (coisa da década de 60), além de outro que mergulhou na Antartida a 3,8 bilhões de anos

Crick e Leslie Orgel foram ainda mais longe ao sugerir que esporos de vida podm ter sido enviados intencionalmente para a terra por uma civilização avançada, fazendo da terra uma área de preservação, um zoológico ou um deposito de lixo cósmico (!)

Como diz Walter l. Bradley:
"O fato que os cientistas formulem esse tipo de proposta grotesca demonstra que simplesmente não conseguem imaginar nenhum modo pelo qual a vida poderia ter surgido naturalmente sobre a terra, e eles estão seguros disso"

Como escreve Philipp Johnson em "darwin n trial", pag 111
"Quando um cientista do calibre de crick sente que precisa invocar homens do espaço indetectáveis, é hora de considerar se o campo da evolução pré-biológica não chegou a um beco sem saída"

O problema dessa teoria é que ela não resolve o problema da origem da vida. No outro tópico vou expor esse problema (de ambiente, e de ordenação). Ao se dizer que a vida surgiu em outro lugar, simplesmente transfere o problema para outro local. Os mesmos obstáculos persistem.

Mesmo que esse "outro local" tivessem uma atmosfera de amonia, metano e hidrogenio (propicia para a formação de elementos da vida), não responde: Como foi que os aminoacidos e proteínas foram reunidos para formar matéria viva????? Esse é um problema de informação, como ordenar a sequência dos átomos de maneira certa, e esse "problema" independe de como é a atmosfera. Mesmo que meteoritos tenham trazido aminoácidos para a terra, ainda se tem o problema da ordenação.

Como disse A. Dauvillier em "The Photochemical origin of life", essa teoria "é uma hipótese simplista, um subterfúgio que procura evitar o problema fundamental da origem da vida"

Até Stanley Miller não vê utilidade nessa teoria: [falando à revista Discover]: "matéria orgânica do espaço exterior - isso é realmente besteira"

Relatório da conferência internacional de cientistas da origem da vida realizada em julho de 1999:

"Antes do final do segundo dia da conferência, os pesquisadores tiveram de concordar que a transferência extraterrestre não poderia ter fornecido todas as moléculas pr-e-bióticas necessárias"

Nesse mesmo relatorio, citava os estudos do evolucionista Shapiro que tinha estudado o meteorito Murchison e "demonstrado que reações colaterais impediriam eficazmente que quaisquer moléculas pré-bióticas existentes no meteorito jamais formassem espontaneamente moléculas de vida"

Ainda, Christopher Chyba, um cientista planetário da NASA, diz que, embora as naves espaciais tenham confirmado alguns compsotos organicos em cometas do espaço exterior, "nessas velocidades, pelo menos 16 a 24 km/segundo, as temperaturas alcançadas no impacto são tão elevadas que qualquer coisa acaba sendo incinerada. Alem disso, mesmo que tenham, "por milagre", resistido ao impacto e chegado à terra, como elas teriam se reunido para formar materia viva??????????

Enfim, o "tremendo misterio" da vida permanece:wave::wave::wave:
 
Olha soh, um amigo meu ontem me disse aqui em casa que a panspermia estava praticamente comprovada (como possibilidade) e eu nao tava entendendo o pq.
Agora entendi e realmente a descoberta eh algo e tanto... eu sempre achei possivel que isso rolasse no universo, mas nao pensei em ver uma prova tao cedo!
 
legal o texto. Melhor fazer ja as apostas =D

Eu acho que a materia prima da vida sao compostos inorganicos. Compostos organicos foram gerados aqui mesmo na Terra. Meteoritos so trouxeram mais materia, mas nao foram determinantes.
 
Farbus sempre vem com os mais interessantes topicos
 
ééé mais lenha na fogueira sobre a origem da vida huahuahuauha
 
Sei lá , vai que um astronauta mijou nessa pedrinha ai , e depois ela caiu aqui...

è zuera , gora mesmo vão me colocar no pérolas do adrenaline...
 
Como escreve Philipp Johnson em "darwin n trial", pag 111
"Quando um cientista do calibre de crick sente que precisa invocar homens do espaço indetectáveis, é hora de considerar se o campo da evolução pré-biológica não chegou a um beco sem saída"

E viva o determinismo (e pq nao o positivismo) religioso!!! uahauhauhuaha

Se a ciencia nao tem a resposta, eh pq foi deus.... caramba, esse argumento eh o melhor..

Agora, interessante o argumento do camarada neh!? "Sente que precisa invocar homens do espaço indetectaveis"

Errr... deus nao eh exatamente a mesma coisa!?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo