Meu Overclock esta bom?

Fawlzi

Gamer since 90s
Membro Honorário
Pessoal, hoje eu tive a coragem de fazer overclock no meu PC.

To usando um A64 3200+ (2000Mhz), coloquei ele em 2400Mhz.

Esta tudo assim:

HTT/FSB em 240Mhz
CPU em 10x
Memoria a 133Mhz
HiperTransport (algo assim) em 4x240
Voltagem do Processador esta em 1,4v
Memoria ta em 2.5v

Temp parado esta em 37Graus, como aqui o gabinete é pequeno e ta bem apertado tem que ficar assim.

Agora uma duvida, nao tem perigo queimar as memorias?
Tá bom isso? posso deixar assim?


Atualmente:

testeht6.jpg
 
Deixa assim que já tá ótimo
 
Bá gente... fui testar as configs nova no 3DMark, quando ele executou o teste em 3D, nao deu 15 segundos de animaçao trancou todo o pc. Dai eu Carreguei o padrao, e salvei e agora testei e esta tudo OK.

Sera que minhas memos genericas é a causa do problema ?
 
Brother, da uma ajeitada nesse seu over ai que ele esta mal configurado!!
Suas memorias sao 400mhz certo, se vc nao notou vc esta rodando elas abaixo da velocidade padrao e ainda por cima o CR esta em 2T, voce esta tendo uma GRANDE perda ai!! Faça o seguinte que nao tem erro:
CPU 10x
HTT 250
Multi do HTT 4X
Memos em 166 que vc estara rodando elas a 400mhz que é o padrao dela
Assim vc tera o processador rodando a 2500mhz, as memorias a 400mhz e o HTT a 1000 que é o correto!!
As voltagens pode deixar tudo em auto que vc nao tera problema algum!!
 
aqui eu uso 4x256MB DDR400 Genericas, essas memos já tem algum tempo que estao comigo e foi usadas no PC antigo.

O problema é que travou legal... colocando em 166Mhz sera que resolve ?
 
Sua memória está muito fraca e ainda por cima está usando comando 2T cara, isso estraga a performance e muito.

Teste a voltagem necessária para 166 com cas ajustada ( 3-4-4-8 1T de preferência ) e pode subir sem medo esse 3200+ ae, 2.7ghz cooler box não é nada para ele, só cuide para não passar de 1.55v
 
Sua memória está muito fraca e ainda por cima está usando comando 2T cara, isso estraga a performance e muito.

Teste a voltagem necessária para 166 com cas ajustada ( 3-4-4-8 1T de preferência ) e pode subir sem medo esse 3200+ ae, 2.7ghz cooler box não é nada para ele, só cuide para não passar de 1.55v

edit: agora que lí que você tem 4x256mb...dae realmente não tem jeito o 2T :p
 
ééé pessoal, acho que eu nao vou arriscar mais.
Deixei ele em padrao na bios, dei reset.

Vou me manter no padrao ate comprar memos melhores
 
Por quanto eu vendo essas memos genericas ? 70 pila ?
 
ta bom assim amigo! ;)
 
gargula...suas memorias rodam em 400mhz?? se sim, pode fazer akele over que falei pra vc acima q elas continuarao rodando a 400mhz e seu processador ira p/ 2500mhz!! se tiver com duvidas add ai no msn q eu te explico melhor!!
 
Fez o over igual ao meu, so que minhas memórias estão em 400, no caso coloquei elas la a 166 que ai o divisor fica sendo 12 ne? Ai 2400/12 da 200 logo DDR 400...lembre de setar na bios também manualmente a latência da memória, a minha por exemplo é 3-3-3-8, se não ao coloca-la la em 166 para ficar real 400, ela no automático vai apertar as latências, e isso ocasiona os travamentos. Suas memórias são todas iguais? Se sim da uma olhada na ABA SPD ai no CPU-Z e veja la o padrão de cada memória a 200mhz, se forem iguais beleza ai so ver a latência de uma so em 200mhz e setar manualmente na BIOS, se não, olhe a que tem os maiores ciclos em 200mhz, ai você ira setar estes manualmente la na BIOS, e coloca-las a 166 paa ficar 200 real, veja o nome de cada um e suas respectivas siglas que você ira achar na BIOS sem problema (Ex: Cycle Time (TRAS)).

 
Para as memorias ficarem em 400 o FSB tem q ser 240, o HTT 4x vai ficar em 960Mhz, o processador em 2400Mhz(3800+) se colocar 250 a memo vai para 417, como ele usa 4 pentes de memoria e ainda generica, vai ter de usar o CR 2T para nao ter instabilidade no sistema.

Cara compra 2 pentes de 512MB de memoria boa em dual vc pode usar o CR 1T sem problema, para 4 pentes o recomendado é 2T.

Minhas memo são Sansung 2.5-3-3-8 e já coloquei o FSB em 260, onde elas rodaram como DDR435 sem problema.

Seu problema é só as memorias.
 
Cara da uma olhada na Biblia do A64 do ForumPcs, não é isso q eles falam.

Command Rate 1T e 2T

Um dos ajustes mais que influenciam no desempenho e na compatibilidade das memórias é o Commant Rate, que possui os valores 1T ou 2T. O ajuste 1T oferece o melhor desempenho. O ajuste 2T não é tão rápido, mas oferece maior compatibilidade, permitindo ocupar todos os slots de memória. O ajuste "2T" para o "command rate", está disponível nos processadores AMD64 a partir da revisão CG. O Commant Rate também é chamado de Command Per Clock em Bios de algumas placas-mãe.

Há uma interessante comparação entre a diferença de performance com 1T e 2T nesse review do site Ace´s Hardware.

A velocidade máxima da memória: DDR400 ou DDR333, e o Commant Rate 1T ou 2T, dependem da quantidade de slots ocupados e do tipo de memória utilizado: "single rank" (também chamado de "single side") que são módulos que geralmente possuem chips em apenas uma face; ou "double rank" (também chamados de "double side") que geralmente possuem chips nas duas faces. Veja mais informações nessa coluna do Abel Alves e nessa coluna do Laércio Vasconcelos.

Revisão E: Controladora de memória aperfeiçoada
Todos os K8 a partir da revisão E (que inclui as subdivisões E3, E4, E5, E6...), além de uma nova tecnologia de fabricação (Strained Silicon Dual Stress Liner) e da adição de instruções SSE3, tiveram aperfeiçoamentos na controladora de memória integrada. Veja como identificar as revisões dos Athlon 64 e Sempron no capítulo Identificação e OPN.

Entre os aperfeiçoamentos está uma melhor compatibilidade com módulos de capacidade diferentes no mesmo canal (ainda assim, é preferível usar memórias idênticas) e a capacidade de suportar mémorias em velocidades maiores. A controladora de memória da revisão E traz extra-oficialmente novos divisores para o suporte às memórias DDR com freqüência acima dos 400MHz (DDR433, DDR466, DDR500). Mas são poucas as placas-mãe com versões de Bios que oferecem essas opções.

Quando os processadores AMD64 da revisão “E” chegaram ao mercado no segundo trimestre de 2005, vários sites divulgaram que um dos aperfeiçoamentos na controladora de memória seria permitir, no soquete 939, o uso de quatro módulos de memória “double rank” operando em DDR 400 e Command Rate 2T, ao invés de DDR 333 e 2T das revisões anteriores. E de fato, muitos usuários comprovaram isso. No entanto, há algumas combinações de placas-mãe e memórias que não suportam (sem overclock) quatro módulos “double rank” em DDR400. No final de 2005 foi divulgada a documentação da AMD que mantinha a conservadora recomendação de DDR333 e 2T para velocidade máxima para quatro módulos de memória “double rank” no soquete 939, embora na maioria das situações funcionem perfeitamente em DDR400 e 2T.


As tabelas abaixo mostram as combinações de módulos de memórias "single-rank" e "double rank", velocidade máxima com os ajustes “command rate” 1T e 2T, recomendados pela AMD. Há, no entanto, combinações de memórias e placas-mãe que podem suportar velocidades maiores. Consulte também informações no site do fabricante da placa-mãe. Os processadores da antiga revisão C0 (os primeiros Athlon 64 com o núcleo “ClawHammer”) não suportam Command Rate 2T.

Fonte: ForumPCs - A64 a Biblia.

Tem outro topico que diz a mesma coisa:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=129939

Acho que o problema do amigo Gargula são os 4 pentes genericos.
 
É pessoal, nao vou mais arriscar, mesmo configurando TUDO 100% certo, ele tranca apos alguns segundos de jogo.
Nao vou continuar porque isso pode me levar a perda das memos.

To sem grana no momento, acredito que até agosto esteja com um Kit de 2GB.
Mas desta vez nao vai ser generico :p

vlw a todos :)
 
É pessoal, nao vou mais arriscar, mesmo configurando TUDO 100% certo, ele tranca apos alguns segundos de jogo.
Nao vou continuar porque isso pode me levar a perda das memos.

To sem grana no momento, acredito que até agosto esteja com um Kit de 2GB.
Mas desta vez nao vai ser generico :p

vlw a todos :)

Cara meu over é idêntico ao teu. 240x10 = HTT em 4x240=960 divisor das memórias em 166, que fica 200 após o over. Aqui aconteceu a mesma coisa, após um tempinho de testes, travava. A solução foi aumentar o vcore de 1.40 para 1.41 hehehehe, ficou ótimo, tenta aí e depois manda os resultadors, capaz que resolva.

Abraços
 
Acho que agora consegui.

Fiz os testes em 3DMark deu diferença em FPS.

As config:

HTT/FSB em 240Mhz
CPU em 10x
Memoria a 166Mhz
HiperTransport (algo assim) em 4x
Voltagem do Processador esta em 1,44v
Memoria ta em 2.6v

To passando o prime95, ta rodando aqui e utilizando 100% da memoria. Nenhum problema aparente.

Usar ele no dia a dia vale a pena ?


Edit:
teste no Prime95 usando 100% da memoria ram.
1h e 56Min de teste

Uso do processador a 100%
Em andamento...

A temp maxima esta em 46 Graus, esta bom?
 
Up ai pessoal.... eu tenho medo de overclock porque já fudi um pc com isso...
 
bahh tao simples cara....aqui pra manter rox em 2440 tive q colocar 1.450 de vcore...o q a galera disse ae ta certo....multi do ht em 4x, as memorias setadas a 166 MANUALMENTE claro, e ali vc coloca os times q correspondem a uma ddr400 se nao claro q ela vai ficar com times de 333 e vai travar mesmo
 
Ta um over super normal para um A64, não tem mistério, não tem o pq de ter medo.

Para vc ter fudido um pc com over vc deve te feito algo bem escroto msm hehe.

Por exemplo: Aqui em casa tem um P4 1.7 Willamate, ele tem vcore padrão extremamente alto, 1.75v o daqui, eu tentei um over nele um dia, mas como todo over eu fui aos poucos e sem mexer no vcore(por ele ser tão alto), consegui chegar a 1796MHz instaveis, resultado voltei ao padrao.

Mas tbm tenho um P4 2.4 Northwood que já meti a 3200MHz, só nos testes e com mta paciencia.

Ou seja, é só vc pesquisar antes um pouco sobre o poder de over do seu equipamento que a possibilidade de queimar algo é realmente pequena, claro que não 0%, mas pequena. :)
 
Tá, tambem nao digo fudi o pc haeiuhuaeiae, só se foi as memorias mesmo.

Na epoca do meu athlon XP 2600 tinha que fazer over via FSB, e as memorias tinha colocado em 333Mhz, acho que foi por isso que levou os pentes embora :p

mas vlw ae, já deixei rodando 3DMark05 por 30 Min e ta tudo certo, a temperatura maxima do processador chegou a 50 Graus, acho que esta bom. Quando nao to fazendo nada fica em 39... por ai...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo