• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Meu PC fica ligado quando eu o desligo!

Victor_Lasson

New Member
Registrado
Olá meu nome é Victor, estou com um problema em meu computador e sou leigo sobre o assunto, se puderem me ajudar agradeço!
Então, há mais ou menos 2 meses atrás montei o meu próprio computador (especificações logo abaixo) fiz tudo corretamente, mas posso verificar novamente as ligações caso se necessário.
O problema é esse: quando desligo o computador ele não desliga completamente, o vídeo desliga porém o CPU fan continua rodando e as luzes do gabinete (Power LED e HD) ficam piscando. Geralmente demora uns 5 minutos para desligar, em algumas ocasiões espero 1 hora e nada de desligar. No final acabo pressionando o botão power para forçar o desligamento. Não é sempre que isso acontece, ele desliga normalmente na maior parte do tempo. Porém este problema tem me incomodado.
Há outros detalhes que também achei interessante destacar:

1. Como utilizo um adaptador USB de internet e mouse/teclado sem fio, eles ficam conectados nas portas USB do meu gabinete. Se eu dou qualquer tapinha no adaptador de internet, ou acerto a mesa acidentalmente, o adaptador as vezes para de funcionar e quando desligo/reinicio o computador para ele voltar ao normal acontece o problema de desligar o monitor e ele continuar ligado, me forçando a pressionar o botão power. Porém caso eu deixe ele parado, ao invés de reiniciar/desligar aparece depois um tempo uma tela azul com a seguinte mensagem: O dispositivo encontrou um problema e precisa ser reiniciado. Estamos coletando algumas informações sobre o erro e, em seguida, reiniciaremos para você. Código de parada: DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL. O que falhou: rtwlanu.sys. Ou aparece a mesma mensagem porém avisando que deu o seguinte erro: DRIVER_POWER_STATE_FAILURE. Novamente, isso não acontece toda hora geralmente 1 ou 2 vezes por mês.

2. Quando conecto umas caixinhas de som que possuo aqui, que por sinal são de péssima qualidade, elas começam dar umas batidas depois de um tempo de uso, não sei se a causa pode estar relacionado com a péssima qualidade do produto ou com o fato de eu não possuir aterramento na minha rede elétrica. Além disso, quando alguém liga os chuveiros elétricos aqui em casa, a fonte dá um pequeno barulho mas não atrapalha em nada no uso.

Procurei em alguns fóruns pela internet pessoas que tiveram o mesmo problema, e algumas delas descobriram que era a BIOS que precisava ser atualizada.

Gostaria de saber por que esses problemas ocorrem? existe alguma solução?

As especificações são:
Processador - AMD Ryzen 3 2200G Quad-Core 3.5GHz (3.7GHz Turbo) 6MB Cache AM4
Placa mãe - Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4 Socket AM4 Chipset AMD A320
Memória RAM - Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15
Fonte - Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus
Armazenamento - SSD Lexar NQ100 SATAIII 480GB
Sistema Operacional - Windows 10 Home
Versão da BIOS - F51
Gabinete - Gabinete Gamer Mancer Stealth Lateral Acrilico Preto
Conexão com a internet - Adaptador USB 150Mbps TP-Link TL-WN722N
Possui aterramento - Não

Meu computador apresenta um desempenho excelente tanto para trabalho quanto para jogos, porém estes acontecimentos que ocorrem de vez em quando me preocuparam. Se alguém puder me ajudar a resolver este problema, serei grato! Desculpem qualquer erro que cometi na descrição do tópico, primeira vez aqui!
Obrigado desde já!
 
Bom dia @Victor_Lasson, tudo joia?

Seu post foi um dos mais completos e mais bem descritos que eu já vi no fórum.
Parabéns!

Sobre o desligamento incorreto do PC
Eu não me recordo de ver problemas semelhantes a esses em outros PCs, mas tenho algumas suspeitas que podemos pesquisar juntos:
1) Como vc mesmo disse, atualizar a BIOS é recomendável, para ver se resolve o problema.
2) Você tem desligado o PC pelo botão Power ou pela opção do Windows?
3) Nas Opções de Energia do sistema, como está definida a opção de desligamento? Está para desligar mesmo ou hibernar seu PC?
4) Cheque como estão plugados na Placa mãe os botões de Power e Reset, tente procurar algum curto no fio ou mal contato. Desplugue-os e acompanhe o comportamento.
5) Observe as opções de energia na BIOS, está tudo configurado para o padrão? Ou tem alguma opção destoante, como resume by alarm, wake on LAN, etc.?
6) Existe algum outro dispositivo conectado ao PC, que possui alimentação própria por fonte de força?
7) Quando vc colocar a mão em alguma parte exposta do seu PC, com o pé no chão. Ele dá choque?

Sobre o adaptador USB
É importante vc achar uma forma de evitar esses "acidentes" de esbarrar no adaptador, pois aparentemente, ele está ocasionando mal contato e a longo prazo pode danificar tanto o adaptador quanto as portas USB. Eu pensei como solução vc comprar em uma pequena extensão USB (3.0), assim poderá ter liberdade de posicionar seu adaptador em um local mais seguro.
O que vc descreveu é a famosa "Tela Azul da Morte", que nada mais é que uma apresentação de um problema de hardware, que levou a um erro crítico.
Recomendo vc desinstalar e reinstalar os drivers desse adaptador. O mais seguro é vc desinstalar pelo "Gerenciador de Dispositivos", desplugar o adaptador, reiniciar, reconectar o adaptador e depois deixar o próprio Windows detectar e instalar o driver padrão para ele, que tende a ser mais estável. Se o problema persistir, aí sim, vc baixa os drivers mais atuais pelo site do fabricante e instala.

Sobre as caixas de som
Tudo indica que o problema é aterramento mesmo. Aterramento deficiente permite transmitir correntes residuais que interferem nos equipamentos, em especial caixas de som.
Aterramento é altamente recomendado, não apenas para resolver esse problema, mas tbm para a saúde dos componentes do seu PC!
O problema pode ser tbm de drivers, recomendo fazer o mesmo procedimento que descrevi anteriormente, agora para os dispositivos de som do PC.

Fico no aguardo das respostas.
Abraço.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo