No meu caso foi diferente. Minha mãe tinha um lumia 520 desde o lançamento, ela nunca teve smart foi o primeiro e ela adorou, agora o cel quebrou pelo uso e compramos o moto g2 pra ela. Até hoje ela sente falta do lumia ela diz que é bem mais fácil e mais organizado. Futuramente vou comprar outro lumia pra ela. Acho que vou comprar o 830 pra mim mesmo já que o 930 não abaixa o preço e aposentar meu nexus.
Toda pessoa com mais idade pode se atrapalhar com um eletrônico.
Acho que todos os 3 podem ser muito difíceis, dependendo do nível de introdução a tecnologia que a pessoa tenha. Acho o Windows Phone mais fácil em aspectos importantes, como a lista de aplicativos e a página de configurações (sim, pasmem, para quem não entende muito de tecnologia aquela lista ali é bem mais tranquilo do que uma realmente organizada).
Mas para discar, por exemplo, se não utilizar algum aplicativo, a pessoa pode até dar uma suada. Quando clicamos em Telefone, ao invés de aparecer um discador, aparecem as últimas ligações. E o discador fica lá em baixo, escondido num ícone sem nenhuma descrição. Complicado isso pra quem tá iniciando.
Hoje eu acho o Windows Phone um pouco mais complicado para quem é 100% iniciante em tecnologias. Mas nada de outro mundo comparado aos outros. Apenas um pouco mais complicado mesmo. Quem tá iniciando terá problemas em todos eles.
ps.: O 530 é um ótimo smartphone dentro da sua proposta. Obviamente o 630 o supera.[/QUOTE]