então galera, vim deixar meu relato sobre o que estou achando da primeira versão do W10 Technical Preview for Phones!
1) performance: logo após instalar, já efetuei um hard reset, então a performance tem sido boa. obviamente, não é lisinha como o 8.1 que é uma versão estável, mas para um versão em tão early stage, achei que seria muito mais bugado. ocorrem uns stutterzinhos e bugzinhos aqui e ali, mas no geral, dá pra suportar.
a maioria dos lags e stutters que percebo é nas transições entre telas e no expand/collapse dos atalhos no action center.
2) design: ahhh, essa parte! por enquanto, está uma mistureba louca uahauhauah o menu settings, apesar de mais organizado, sinto que parece deslocado em relação ao resto do design do OS, o mesmo vale para outras aplicações internas, como phone dialer e calculadora. não vou falar da funcionalidade deles aqui, pois estou analisando DESIGN apenas, cruamente.
a start screen eu gostei mais do que imaginava com o background imagem + tiles coloridas transparentes, e o Joe Belfiore ja falou que irão disponibilizar ambas as personalizações, o fundo NAS tiles do 8.1 e o fundo na tela mesmo, como está no W10, o que acho que aumenta bastante a capacidade de personalização do sistema.
mas como eu disse, por enquanto, está uma mistura de designs, com a MS abandonando o pivot e adotando mais o hamburguer menu, parece que não está decidida ainda se cede à pressão contra tudo q defendia sobre o Metro design ou se continua atrelado a ele.
se cederem, será uma pena, pois essa é uma das coisas que mais amo no WP e isso nos leva ao próximo item
3) funcionalidade: como eu estava dizendo acima, a MS largou o pivot em alguns apps e adotou o hamburguer. um exemplo eh o phone dialer. no 8.1, vc dá um swipe pro lado e aparece o speed dial. no W10, tem que clicar na parte superior da tela pra alternar entre ultimas ligações e speed dial, e achei que isso foi um regresso na funcionalidade.
CLARO, não é versão final, e podem mudar ainda, e realmente espero que mudem e melhorem, e que o WP continue funcional como sempre foi. mas é preocupante, exemplo: o que mostraram do Spartan para Phone (que não se sabe quando virá) já revoltou grande parte dos usuários por conter a barra de endereço/navegação na parte superior da tela.
o fato do WP ter os menus pivots, que vc vai dando swipes para dos lados, ao invés de ter que ficar indo na parte superior da tela e apertar botões, torna a navegação muito funcional e intuitiva, assim como os apps com os botões de menu na parte inferior da tela, dando melhor acesso especialmente para aqueles com aparelhos de tela grande.
espero que a MS não se perca na identidade que criou para o WP, apenas para se tornar mais um "Android" da vida, na esperança de atrair mais usuários. pois ao mesmo tempo, isso afastará muitos usuários também. pois sinceramente, se é pra ter um quase Android com tiles na tela principal, então compre logo um Android e coloque um launcher.
o que torna o WP, WP, é toda a questão da identidade Metro design, que está em tudo, desde as tiles até os aplicativos do sistema. mas sinto que a MS tem "androidificado" um pouco, e sim, isso me deixa um pouco infeliz. se eu escolhi o WP e estou no WP, é pq não queria Android.
MAAAS, novamente, temos muuuuito chão pela frente ainda, é recem a primeira versão, e está beeem "nua e crua" como se fala, com bastante (muitos) bugzinhos, e o que a MS irá atender em relação aos feedbacks e pedidos dos usuários nas updates que virão, dirá muito sobre como será a versão final do W10.
aliás, não tenho o que relatar sobre bugs pois já existe uma lista sobre os conhecidos e não achei nada novo uahuahauahuah