[Mídias DVD] Mini-teste com 5 marcas (FOTOS)

CELO

SLR McLaren
Registrado
bom, resolvi testar algumas marcas de mídias de DVD dessas vendidas avulsas, sem caixinhas mesmo (essas mais baratas e comuns, encontradas por aí), já sabendo que certamente ia ter problemas, inclusive o teste era pra isso mesmo, confirmar que mídias vagabundas não prestam.

sempre usei e preferi mídias RIDATA (da Ritek), pela sua cor diferenciada (roxa escura, contra azul clara das demais) que é sinônimo de qualidade acima do padrão, e não sabia que estava usando uma mídia realmente tão melhor do que as outras.. até imaginei que a maioria das mídias vagabundas funcionavam, tinham uma margem de perda aceitável, mas não é bem assim, como mostram os resultados a seguir..

segue os dados e resultados desse mini-teste:

*** Equipamento utilizado:
máquina da assinatura, com o gravador LG 4163b sem alterações em seu firmware, ou seja, original de fábrica, Windows XP SP 2.

programas:
- Alcohol 120% v1.9.5 (build 2802) registrado
- Nero v6.6.0.3 registrado
* todas as gravações foram feitas usando o Alcohol


*** Mídias testadas:
- RIDATA G-05 ROXA ESCURA PRINTABLE (8x)
- IOTA AZUL CLARA COM LOGO (4x)
- SAMSUNG PLEOMAX AZUL CLARA COM LOGO (8x)
- DOTCOM AZUL CLARA PRINTABLE (8x)
- NEW STAR DIGITAL AZUL CLARA PRINTABLE (4x)

Cliquem no nome das mídias para ver foto que eu tirei de cada uma (desculpem pela qualidade, não podia usar flash para não atrapalhar na cor das mídias e tirei todas na pressa :p ).

PS: Todas são -R (DVD-R) e 4.7GB nominais de capacidade.
PS 2: Para diminuir o risco de tirar conclusões precipitadas, comprei 2 mídias de cada marca, totalizando 8 DVDs comprados (e mais as RIDATA que eu já tinha aqui, totalizando 10 mídias testadas).



*** Preços:
- R$ 3,00 - RIDATA
- R$ 2,50 - IOTA
- R$ 3,00 - SAMSUNG
- R$ 2,20 - DOTCOM
- R$ 1,90 - NEW STAR

PS: o vendedor fez estes preços (que é de atacado, grandes quantidades) para essas mídias que comprei.. o preço que seria o normal a ser pago no caso, é maior que estes (preço de varejo, já que comprei somente 2 unidades de cada).. infelizmente não sei os valores de varejo de cada uma dessas marcas, pois como expliquei acima, sempre usei somente RIDATA.


*** Teste 1 - Velocidades Detectadas:
primeiramente quis checar se as mídias eram detectadas corretamente quanto à suas velocidades

RIDATA - Nero[4x/8x] Alcohol[4x/8x]
IOTA - Nero[2x/4x] Alcohol[2x/4x]
SAMSUNG - Nero[2x] Alcohol[47.1x :eek: ] ( Ver Foto )
DOTCOM - Nero[4x/8x] Alcohol[4x/8x]
NEW STAR - Nero[2x/4x] Alcohol[2x/4x]

todas mídias detectadas corretamente, com exceção da SAMSUNG, simplesmente bizarra :boring: , como podem ver na foto..


*** Teste 2 - Gravando uma ISO:
depois de checar se estavam sendo detectadas corretamente, fiz o teste de gravação nas mídias de arquivos .iso de alguns jogos, com exceção da SAMSUNG que eu não gravei pois usei o Alcohol para todas, e como mostrado acima, ela não foi detectada corretamente

como são 2 mídias de cada, vou nomea-las como #1 e #2 nos testes (#1 para a primeira e #2 para a segunda mídia testada de cada marca)

RIDATA - #1 Gravou normalmente, em 4x e sem erros // #2 idem
IOTA - #1 Não gravou, erro ao iniciar a gravação // #2 idem ( Ver foto ) :eek: ( Log em anexo a este post )
SAMSUNG - n/a
DOTCOM - #1 Gravou normalmente, em 4x e sem erros // #2 idem
NEW STAR - #1 Gravou normalmente, em 2x e sem erros // #1 Não gravou, erro ao iniciar a gravação ( Ver foto ) * mesmo erro das duas IOTA

- funcionaram perfeitamente (100% de aproveitamento): RIDATA e DOTCOM
- funcionou em 1 ocasião e em outra não (50% de perda): NEW STAR
- não funcionou de jeito nenhum (100% de perda :eek: ): IOTA
- não testada: SAMSUNG

depois dos testes, fui testar os jogos nas mídias que gravaram corretamente, todos instalaram e funcionaram normalmente, sem erros
(neste caso: 2 RIDATA, 2 DOTCOM e 1 NEW STAR)

PS: mesmo tendo definido usar somente o Alcohol para as gravações, no caso da IOTA abri uma excessão e tentei gravar com o Nero e mesmo assim não consegui de jeito nenhum :eek: :eek: .


*** Conclusão:
como eu já sabia, não vale a pena tentar economizar alguns trocados, comprando qualquer porcaria de mídia para gravar suas coisas. este é daqueles casos que QUALIDADE é mais importante que PREÇO. ;)

é isso, fiz os testes para tirar a prova, vou continuar usando somente RIDATA, como sempre fiz e no caso de precisar usar alguma outra, tentaria a DOTCOM, que foi a única que não teve problemas neste mini-teste

abraços
 

Attachments

  • log_erro_iota.txt
    10.6 KB · Visitas: 116
Legal! Parabéns pela iniciativa! Vc me poupou tempo e verba... Pelo jeito vou continuar usando as minhas queridas Ridatas de sempre! Time que tá ganhando não se mexe! :lol:
 
Valeu pelo tópico cara. ajuda pra caramba.
Quanto a midias DR Hank, vc se pronuncia?
 
olha, vou testemunhar: comprei algumas mídias ridata g05 (com logo) e DVD-R e todas deram problemas na na leitura dos dados, sendo q perdi muuuuuuita coisa por essa razão. Gravando tanto em 4x e 8x , na hora de ler, tenho erros de verificação de redundância cíclica. Por outro lado, comprei mídias da benq e nas mesmas circunstâncias, tive 100% de dados perfeitos. Será um lote com defeito das ridata? Também comprei por ter lido um review assim favorável como o seu e acabei me dando mau.

PS.: havia comprado várias midias da IOTA e nenhuma deu esse problema.
 
OPa to com sorte comprei 5 mídias DOTCOM Premium 4,7gb e pelo que eu vi devem ser boas. vlw!
 

Attachments

  • DOTCOMPRE.JPG
    DOTCOMPRE.JPG
    37.7 KB · Visitas: 105
uma pequena correção: as mídias RIDATA no teste foram gravadas em 4x e não 2x como havia digitado errado na mensagem original.


C@sper, ;)

Genghiz®, que estranho.. vi na sua assinatura que vc usa o mesmo gravador que eu.. estranho mesmo, nunca tive problemas com as RIDATA (tanto G-04 como G-05).. pode ser que seja problema de lote sim, ou coisa parecida..

ldr86, opa! mto bonita essa mídia, aparenta ser roxa escura pela foto.. mas acho que não devo conseguir desta aqui na cidade, de qualquer jeito vou ficar de olho, valeu pela foto! ps: quanto custou $$ ?

Terror_inc e Gustavo.sj, não tenho como opinar neste caso, pois nunca usei as mídias DVD das marcas que você perguntaram (em CDs, já usei imation e maxell por um bom tempo e têm uma boa qualidade, agora CD dr.hank não me lembro de ter usado).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo