• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Migração de Carreira Infra > DevOps

sveenom

Ancião
Registrado
Senhore(a)s, bom dia.
Estou pensando nessa migração há muito tempo, já consegui algumas skills necessárias e realmente quero sair totalmente da área de infra mais tradicional e migrar para o que hoje é chamado DevOps (Ok, devops não é cargo mas ainda não explicaram isso para recrutadores)
Tenho um ano de experiência em AWS e cerca de 3 meses com azure, atualmente estou estudando azure.
Trabalho com workloads Microsoft e também com parte de rede e firewall, fora vmware, cisco e essas coisas do finado mundo on-prem

Abaixo uma relação do que eu acho que seria o “core” para somar com o que já sei pra conseguir ao menos entrar nessa área, também indiquei meu nível de conhecimento nessas tecnologias:

Linux – Intermediário, tenho que fazer troubleshooting vez ou outra
Programação – fiz na faculdade e nunca mais usei
Docker – Bem básico, apenas alguns vídeos explicativos que vi no linuxtips e treinamentos, APN da AWS
Zabbix – Conheço alguma coisa, já subi server do zero em lab e configurei
Kubernetes: Fiz alguns treinamentos APN e vi alguma coisa estudando para as provas da aws e azure.
Ansible – Apenas conceitual
Terraform – Apenas Conceitual

Estou pensando em me focar em paralelo em Linux, programação e Docker.
Vocês que já trabalham na área podem me falar, será que somando Linux avançado, phython e docker com o que já sei seria suficiente pra tentar alguma vaga nessa área?

Aproveitando, podem me dizer bom material pra aprender python e principalmente Docker?

Estou me guiando por roadmaps como esse:
 
Linux – Intermediário, tenho que fazer troubleshooting vez ou outra
Oq vc consideraria intermediário aqui? Além de conseguir se virar com o coreutils e bash pra fazer as coisas, também conseguiria se virar pra compilar um kernel e adicionar módulos?

Programação – fiz na faculdade e nunca mais usei
Recomendo focar em Go ou Python pra isso, visando cargos de SRE.

Docker – Bem básico, apenas alguns vídeos explicativos que vi no linuxtips e treinamentos, APN da AWS
Esse aqui sim é mt importante, aprender bem conceito de containers, como o Docker abstrai isso, melhores práticas com seus containers e tb como orquestrar eles (k8s, por ex).

Vocês que já trabalham na área podem me falar, será que somando Linux avançado, phython e docker com o que já sei seria suficiente pra tentar alguma vaga nessa área?
Somado ao conhecimento que tu já afirmou ter com AWS/Azure, com certeza. Eu diria que Docker e Python são mais prioritários do que linux avançado.

Uma coisa a se pensar tb seria a possibilidade de talvez atuar como arquiteto de nuvem, muitas empresas tem dificuldade de decidir entre algo serveless ou dar deploy do próprio k8s para uma aplicação.
 
@igormp Muito obrigado pelas respostas.
Meu conhecimento em linux não vai ao ponto de compilar kernel. Fora o que você citou, também sei usar kvm e lvm, talvez isso seja considerado basico, sinceramente não sei.
 
@igormp Muito obrigado pelas respostas.
Meu conhecimento em linux não vai ao ponto de compilar kernel. Fora o que você citou, também sei usar kvm e lvm, talvez isso seja considerado basico, sinceramente não sei.
É que falar "linux" por si só acaba sendo algo muito amplo. O exemplo que usei é algo que não é mt difícil, basta seguir a receitinha de bolo que se acha online, e pode quebrar muito o galho em certas situações, mas que ainda sim muita gente não tem experiência (até pq geralmente nunca teve a necessidade).

kvm já é uma bela mão na roda, assim como lvm, mas no mundo onde tudo é gerenciado não sei o quão útil vai ser. Assumindo que tu já tenha um bom conhecimento de redes dado atual experiência, focar em docker + k8s provavelmente já te deixaria bem acima de média (e estudando esses tu já vai pegar oq precisar de linux).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo