• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Questão de software é gosto pessoal. Eu gosto do openwrt por ser praticamente um sistema operacional. Estou namorando uma rb4011 mas enquanto não tiver suporte pra openwrt vou adiando o sonho. :pepe:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, por algum motivo a velocidade é ruim.
Quando eu usava o roteador mi 3g a leitura era uns 100mb/s e a escrita era uns 10mb/s porque havia limitações no chip.

Na raspberry a leitura é uns 30mb/s e a escrita uns 70mb/s se não me engano.
Já testei todos os tutoriais q tinha na internet mas no fim das contas acabei deixando pra lá. Só acesso arquivos pequenos nele mesmo.

Eu uso Google drive ilimitado de faculdade (não sei até quando irá funcionar) sendo acessado via Rclone e Plex. Aí consigo assitir filmes 4k hdr de 50gb tranquilo. Não ocupa espaço físico.

Semelhante aqui... GDrive "ilimitado" + Kodi com Addon (Google Drive)... Usei muito tempo com PLEX também, mas abandonei... Delícia rodar lisinho um Remux 4K.
Off topic
Parece que é o momento de ressuscitar aquele nas caseiro novamente.
 
Questão de software é gosto pessoal. Eu gosto do openwrt por ser praticamente um sistema operacional. Estou namorando uma rb4011 mas enquanto não tiver suporte pra openwrt vou adiando o sonho. :pepe:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Off topic
Parece que é o momento de ressuscitar aquele nas caseiro novamente.
Tô ciente dessa parada aí. Ainda não sei exatamente como vai acontecer, se vão bloquear e excluir ou manter o que já tem.
Eu pretendo ter um NAS sim em casa, mas tô sem dinheiro agora.
 
Questão de software é gosto pessoal. Eu gosto do openwrt por ser praticamente um sistema operacional. Estou namorando uma rb4011 mas enquanto não tiver suporte pra openwrt vou adiando o sonho. :pepe:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Off topic
Parece que é o momento de ressuscitar aquele nas caseiro novamente.
Já tinha conhecimento do fim do "ilimitado", mas na pior das hipóteses ainda terei 100TB de armazenamento. :bwahaha:
 
100TB será a capacidade da instituição que vc está vinculado. Divide isso pelos milhares de usuários.
Verdade... não tinha me atentado a isso... por ora não recebi nenhum comunicando sobre isso, mas qualquer de forma ja to atras de uma conta Suite minimante confiável.
 
Eu tenho tanto o 951G-2hND, quanto o Edgerouter-x em casa.
Além de já ter usado o Edgerouter com Openwrt.

Acabei adquirindo um 750GR3 e uso ele como router. Meu Edgerouter acaba cumprindo o papel de switch gerenciável. O 951G-2hND tá na gaveta.

De forma simples: o hardware da RB 750GR3 e Edgerouter-x são equivalentes. Terás praticamente o mesmo desempenho em ambos. E pra 100Mbps é mais que suficiente.
no final das contas, qual é a melhor opção em geral? mkt ou ubiquiti ou openwrt? considerando que pro dia à dia o hardware é o mesmo, qual software vc acha que vai ficar mais bacana?

valeu!
 
no final das contas, qual é a melhor opção em geral? mkt ou ubiquiti ou openwrt? considerando que pro dia à dia o hardware é o mesmo, qual software vc acha que vai ficar mais bacana?

valeu!
Sou bem fã do OpenWRT, porém, restaurei o meu Edgerouter.
No fim das contas, o sistema menos intuitivo pra mim seria o EdgeOS, o mais seria o OpenWRT, mas acabei ficando com o rOS pq ele atende bem.

Minha topologia hoje:

ONU > RB 750GR3 (discando PPPoE) > Edgerouter-x (como switch gerenciável) > Unifi UAP-AC-Lite (alimentado pelo PoE do Edgerouter) & 2 PCs cabeados.

Poderia trocar o Mikrotik pelo Edgerouter sem problemas, mas por conveniência, deixo assim.
Poderia também comprar qualquer switch e vender um dos roteadores, mas nem estou com muita paciência pra isso.

Por fim, não acho que tem um melhor, é questão de costume ou o que você configurar primeiro.
Tecnicamente o rOS é mais profissional e dá mais poder pro usuário que quer configurar coisas específicas.
 
Sou bem fã do OpenWRT, porém, restaurei o meu Edgerouter.
No fim das contas, o sistema menos intuitivo pra mim seria o EdgeOS, o mais seria o OpenWRT, mas acabei ficando com o rOS pq ele atende bem.

Minha topologia hoje:

ONU > RB 750GR3 (discando PPPoE) > Edgerouter-x (como switch gerenciável) > Unifi UAP-AC-Lite (alimentado pelo PoE do Edgerouter) & 2 PCs cabeados.

Poderia trocar o Mikrotik pelo Edgerouter sem problemas, mas por conveniência, deixo assim.
Poderia também comprar qualquer switch e vender um dos roteadores, mas nem estou com muita paciência pra isso.

Por fim, não acho que tem um melhor, é questão de costume ou o que você configurar primeiro.
Tecnicamente o rOS é mais profissional e dá mais poder pro usuário que quer configurar coisas específicas.

OpenWRT é um saco quando atualiza, vc perde os pacotes e tal, tem que ficar fazendo gambira backup restore...
o EdgeRouter é a interface mais bonita né, porém horrível de mexer...
 
OpenWRT é um saco quando atualiza, vc perde os pacotes e tal, tem que ficar fazendo gambira backup restore...
o EdgeRouter é a interface mais bonita né, porém horrível de mexer...

Não costumo (costumava, no caso) utilizar muitos pacotes no OpenWRT, muito menos atualizá-los sobdemanda.
Uma atualização de versão do OpenWRT no meu uso costumava gerar 0 impacto. E em alguns casos eu simplesmente dava um factory restore e reconfigurava o básico.

Sobre o EdgeOS, tem que ir por linha de comando mesmo. A interface lá é só para o básico :p
 
OpenWRT é um saco quando atualiza, vc perde os pacotes e tal, tem que ficar fazendo gambira backup restore...
o EdgeRouter é a interface mais bonita né, porém horrível de mexer...
Pro uso que voce quer, que é o residencial, o "básico" do Edgerouter vai te atender bem... Agora, se a tua intenção é montar um "provedor" residencial (que eu imagino não ser o caso) abarrotado de regras e tal, bom, daí nesse caso vai de MK.
 
Estou pensando em melhorar o WIFI aqui de ksa e me indicaram o roteador Archer C6, pesquisando opções achei mikrotik "Hap Ac² Rbd52g-5hacd2hnd-tc", sei que os valores são diferentes, mas pensando em estabilidade alcance e qualidade do WIFI e usar como objeto de estudos, sera que vale a pena ir de mikrotik?
 
Estou pensando em melhorar o WIFI aqui de ksa e me indicaram o roteador Archer C6, pesquisando opções achei mikrotik "Hap Ac² Rbd52g-5hacd2hnd-tc", sei que os valores são diferentes, mas pensando em estabilidade alcance e qualidade do WIFI e usar como objeto de estudos, sera que vale a pena ir de mikrotik?
se for realmente para Mikrotik considere pegar o AC3 que tem antena externa
 
Estou pensando em melhorar o WIFI aqui de ksa e me indicaram o roteador Archer C6, pesquisando opções achei mikrotik "Hap Ac² Rbd52g-5hacd2hnd-tc", sei que os valores são diferentes, mas pensando em estabilidade alcance e qualidade do WIFI e usar como objeto de estudos, sera que vale a pena ir de mikrotik?
Você pretende ter apenas 1 Ap em casa?
Se sim, recomendo pegar o Unifi AP Ac LR por 699 no site oficial da Ubiquiti Br ou esperar a versão com wi-fi 6 que deve chegar em breve por uns 1400


No momento está esgotado, mas em breve deve voltar.
 
Pro uso que voce quer, que é o residencial, o "básico" do Edgerouter vai te atender bem... Agora, se a tua intenção é montar um "provedor" residencial (que eu imagino não ser o caso) abarrotado de regras e tal, bom, daí nesse caso vai de MK.
não, quero o básico, com o mínimo de dor de cabeça.. kkk

a configuração do IPv6 no Edgerouter é meio difícil em... não consegui configurar aqui, achei tudo confuso.. preciso de um tempo com ele aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

detalhe, achei o DPI mais interessante que as milhares de features que eu poderia ter em um MK
 
Se sim, recomendo pegar o Unifi AP Ac LR por 699 no site oficial da Ubiquiti Br ou esperar a versão com wi-fi 6 que deve chegar em breve por uns 1400
Esse é o preço do AP-6-Lite, que Wifi6 é MiMo 2x2 com 80MH de largura como o C6..
Infelizmente ele também tá sem estoque nos ultimos dias.
 
a configuração do IPv6 no Edgerouter é meio difícil em... não consegui configurar aqui, achei tudo confuso.. preciso de um tempo com ele aqui
Chegou marcar a caixa IPv6 e designar o prefixo na configuração inicial no Wizard?
milhares de features
Pior que o EdgeOS também tem essa infinidades de recursos assim como o RouterOS, só que não é tão intuitivo... Exige um pouco mais de conhecimento, mas também não é um bicho de sete cabeças.

não, quero o básico, com o mínimo de dor de cabeça
Menos é mais, como já diria aquela sabia pessoa. :bwahaha:
 
Esse é o preço do AP-6-Lite, que Wifi6 é MiMo 2x2 com 80MH de largura como o C6..
Infelizmente ele também tá sem estoque nos ultimos dias.
Se for pra ter apenas 1 AP pra casa toda, então é ideal ir de LR, seja wifi 5 ou 6.

Mas se o bolso estiver pesado, é melhor colocar células de wifi pequenas espalhadas pela casa, sempre se atentando a não sobreposição dos canais wifi.
 
Se for pra ter apenas 1 AP pra casa toda, então é ideal ir de LR, seja wifi 5 ou 6.

Mas se o bolso estiver pesado, é melhor colocar células de wifi pequenas espalhadas pela casa, sempre se atentando a não sobreposição dos canais wifi.
Realmente o AC-LR comparado ao AC-Lite tem um pouco mais de velocidades à maiores distancias.. mas dependendo da velocidade do Link, as vezes nem é necessário pegar um LR..
Mas o 6 Lite tem mais potencia em 5 Ghz (200mW vs 158mW) e o mesmo ganho que o antigo AC-LR.. NMHO, entre o AC-LR e o 6-Lite, eu iria de 6 lite pelo mesmo preço..
UAP-AC-LITEUAP-AC-LRU6-LITE
Gain 2.4GHz / 5GHz3 / 3 dBi3 / 3 dBi2.8 / 3 dBi
TX Power 2.4GHz / 5GHz20 / 20 dBm24 / 22 dBm23 / 23 dBm
PoE24 V or 48 V24 V or 48 V48 V
Max Bandwidth80 MHz80 MHz80 MHz
Max Data Rate867 Mbps867 Mbps1.2 Gbps

Em tempo, o Unifi 6-LR vai ser um monstro, com o dobro de processador, RAM, MiMo, Largura e potência (400mW) em 5GHz que o 6-Lite que custa $99.
Se a instalação for numa planta quadrada, certamente será uma excelente opçao a $179..
 
Última edição:
Realmente o AC-LR comparado ao AC-Lite tem um pouco mais de velocidades à maiores distancias.. mas dependendo da velocidade do Link, as vezes nem é necessário pegar um LR..
Mas o 6 Lite tem mais potencia em 5 Ghz (200mW vs 158mW) e o mesmo ganho que o antigo AC-LR.. NMHO, entre o AC-LR e o 6-Lite, eu iria de 6 lite pelo mesmo preço..
UAP-AC-LITEUAP-AC-LRU6-LITE
Gain 2.4GHz / 5GHz3 / 3 dBi3 / 3 dBi2.8 / 3 dBi
TX Power 2.4GHz / 5GHz20 / 20 dBm24 / 22 dBm23 / 23 dBm
PoE24 V or 48 V24 V or 48 V48 V
Max Bandwidth80 MHz80 MHz80 MHz
Max Data Rate867 Mbps867 Mbps1.2 Gbps

Em tempo, o Unifi 6-LR vai ser um monstro, com o dobro de processador, RAM, MiMo, Largura e potência (400mW) em 5GHz que o 6-Lite que custa $99.
Se a instalação for numa planta quadrada, certamente será uma excelente opçao a $179..
Só estou aguardando o U6 LR entrar em estoque na loja oficial pra compra-lo hehe
 
Parece que finalmente temos uma solução de acesso a RB pra quem está em CGNAT

 
Você pretende ter apenas 1 Ap em casa?
Se sim, recomendo pegar o Unifi AP Ac LR por 699 no site oficial da Ubiquiti Br ou esperar a versão com wi-fi 6 que deve chegar em breve por uns 1400


No momento está esgotado, mas em breve deve voltar.
A ideia seria essa mesmo apenas um AP, porem eu preciso de 4 saidas Lan pra ligar alguns equipamentos que precisam de mais desempenho.
se for realmente para Mikrotik considere pegar o AC3 que tem antena externa
Pensei nesse ai tb mas o valor ficou um pouco alto.
 
A ideia seria essa mesmo apenas um AP, porem eu preciso de 4 saidas Lan pra ligar alguns equipamentos que precisam de mais desempenho.

Pensei nesse ai tb mas o valor ficou um pouco alto.
Pra isso você tem que adquirir um switch.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo