• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Como vc fez pra passar o fio pra ele? Fica exposto ou dentro da parede?
Eu nem consigo imaginar como faz pra deixar fio escondido dentro da parede sem quebrar tudo
Então, no canto da parede fiz um furo para passar o cabo, joguei uma sonda lá e "peguei" o cabo pelo buraco da lampada. Fui onde queria colocar o AP, fiz outro furinho, passei a sonha novamente e "emendei" as duas. Dai consegui puxar o cabo rapidinho.
no canto da parede coloquei uma canaletinha de PVC e pintei da cor da parede e ficou luxo hehe
Nada de fio exposto, ficaria horrível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui a rede tá funcionando tão bem que vou aguardar as impressões de vocês :bem:

Consegue sim, como o @Vattar comentou, eles vem com um suporte metálico que ajuda a distribuir o peso em superficies mais sensíveis como o PVC (acho que é isso que vc tem aí).


Aqui tá no gesso também, mas atravessei os parafusos e coloquei o suporte atrás pra garantir.

Só tem que confirmar as distancias entre os furos, se não me engano a furação do U6-LR é a mesma do AC-Pro ou do nanoHD (não lembro ao certo).
Bem que podia usar o mesmo suporte do AC LR kkkkk
Eu nem teria tanto trampo pra substituir... Mas, vamos ver quando chegar.
Aqui, no AC LR meti o parafuso seco no gesso e tá preso a mais de 1 ano... Vou tentar fazer a mesma coisa com o U6 LR kkkkkkkkk
 
Como vc fez pra passar o fio pra ele? Fica exposto ou dentro da parede?
Eu nem consigo imaginar como faz pra deixar fio escondido dentro da parede sem quebrar tudo
Então, no canto da parede fiz um furo para passar o cabo, joguei uma sonda lá e "peguei" o cabo pelo buraco da lampada. Fui onde queria colocar o AP, fiz outro furinho, passei a sonha novamente e "emendei" as duas. Dai consegui puxar o cabo rapidinho.
no canto da parede coloquei uma canaletinha de PVC e pintei da cor da parede e ficou luxo hehe
Nada de fio exposto, ficaria horrível.
Aqui tá bem similar também.

Achei uma foto da minha instalação que postei lá pela página 10 do tópico:

IMG-20181009-002313942.jpg


Fiz um 5º furo para passar o cabo de rede para cima do gesso e na lateral da parede há outro, depois ele desce por dentro de uma canaleta até o conduite que leva pro andar de baixo.

Como esse espaço é um corredor simples que dá acesso aos quartos/escritório visualmente não incomoda nada.

Bem que podia usar o mesmo suporte do AC LR kkkkk
Eu nem teria tanto trampo pra substituir... Mas, vamos ver quando chegar.
Aqui, no AC LR meti o parafuso seco no gesso e tá preso a mais de 1 ano... Vou tentar fazer a mesma coisa com o U6 LR kkkkkkkkk
Pois é, eu vi isso em algum lugar, não consegui achar agora para compartilhar aqui mas guardei a informação de que se fosse trocar o AC-LR por outro teria que refazer a furação.
 
Aqui tá bem similar também.

Achei uma foto da minha instalação que postei lá pela página 10 do tópico:

IMG-20181009-002313942.jpg


Fiz um 5º furo para passar o cabo de rede para cima do gesso e na lateral da parede há outro, depois ele desce por dentro de uma canaleta até o conduite que leva pro andar de baixo.

Como esse espaço é um corredor simples que dá acesso aos quartos/escritório visualmente não incomoda nada.


Pois é, eu vi isso em algum lugar, não consegui achar agora para compartilhar aqui mas guardei a informação de que se fosse trocar o AC-LR por outro teria que refazer a furação.
Pelo que vi, a instalação parece ser mais simples que os outros.
Vou ver se acho a bucha correta para gesso e faço os furos direitinho.
 
Pelo que vi, a instalação parece ser mais simples que os outros.
Vou ver se acho a bucha correta para gesso e faço os furos direitinho.
Lembro como se fosse ontem: Passar cabos e fazer os furos não foi nada perto da mão de obra que foi 'rosquear' (travar) o AP no suporte para finalizar, perdi quase meia hora só nisso :limo:

Mas falando sério, só de pensar em mexer nisso já me dá uma canseira, na ocasião gastei uns 2 dias (não direto, claro) e deu um trabalhão, felizmente o upgrade não envolve mexer em tudo novamente mas ter que refazer os furos seria bem chato. Se algum de vocês falar que dá pra fazer dinheiro minerando com a capacidade ociosa do AP eu me animo :haha:
 
Lembro como se fosse ontem: Passar cabos e fazer os furos não foi nada perto da mão de obra que foi 'rosquear' (travar) o AP no suporte para finalizar, perdi quase meia hora só nisso :limo:

Mas falando sério, só de pensar em mexer nisso já me dá uma canseira, na ocasião gastei uns 2 dias (não direto, claro) e deu um trabalhão, felizmente o upgrade não envolve mexer em tudo novamente mas ter que refazer os furos seria bem chato. Se algum de vocês falar que dá pra fazer dinheiro minerando com a capacidade ociosa do AP eu me animo :haha:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Compartilho o mesmo sentimento contigo meu nobre amigo...
prender essa caralha no teto é uma merda mesmo, ainda mais naquele "suporte" minúsculo.
 
Da pra colocar o unifi controller na raspberry né?
Eu nem tenho dispositivo AX pra usar o wifi6 mas já comprei os dois aps mesmo assim.
 
Da pra colocar o unifi controller na raspberry né?
Eu nem tenho dispositivo AX pra usar o wifi6 mas já comprei os dois aps mesmo assim.
Dá sim mano... Inclusive é isso que faço no meu Pi.
Aqui eu tenho meu notebook, meu celular, o iPhone da patroa...
Veremos se vou conseguir obter os 600mb no wifi corretamente
 
Da pra colocar o unifi controller na raspberry né?
Da sim, mas também não não há problema em fazer o setup via celular e deixá-los trabalhando 'standalone', eu mesmo acesso o controller 1x/semana e olhe lá.

As últimas atualizações deixaram ele meio confuso e quase te forçam a comprar um USG para que mais informações sejam exibidas, tá ficando desnecessariamente poluído.

Se colocassem uma opção "tenho apenas Wi-Fi, mostre somente funções e informações inerentes" seria maravilhoso.

Eu nem tenho dispositivo AX pra usar o wifi6 mas já comprei os dois aps mesmo assim.
Justamente, este é outro ponto que não me faz ter muita pressa agora.

Meus dispositivos são 802.11ac, batem 400~500Mbps em grande parte da casa (iperf) e não precisam disso no dia a dia, como meu link é 300/150 dá e sobra.

Os que precisam de maior banda e/ou estabilidade estão todos conectados por cabo.
 
Da pra fazer conexão via wi-fi (tipo ap cliente) entre os dois aps né?

Tipo eu coloco o u6 lite na casa da minha vó pegando sinal wi-fi do u6 LR e distribuindo por lá, igual eu faço com o Deco m5 atualmente
 
Aqui tá bem similar também.

Achei uma foto da minha instalação que postei lá pela página 10 do tópico:

IMG-20181009-002313942.jpg


Fiz um 5º furo para passar o cabo de rede para cima do gesso e na lateral da parede há outro, depois ele desce por dentro de uma canaleta até o conduite que leva pro andar de baixo.

Como esse espaço é um corredor simples que dá acesso aos quartos/escritório visualmente não incomoda nada.


Pois é, eu vi isso em algum lugar, não consegui achar agora para compartilhar aqui mas guardei a informação de que se fosse trocar o AC-LR por outro teria que refazer a furação.
Eu olho pra essa foto, olho o meu e vejo como o meu tá podre, sujo, grudento.
Alguém tem alguma ideia de como limpar a superfície do Unifi? Estou cogitando lixar/lustrar por completo.
 
Da pra fazer conexão via wi-fi (tipo ap cliente) entre os dois aps né?

Tipo eu coloco o u6 lite na casa da minha vó pegando sinal wi-fi do u6 LR e distribuindo por lá, igual eu faço com o Deco m5 atualmente
Sim, através de Uplink WiFi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu olho pra essa foto, olho o meu e vejo como o meu tá podre, sujo, grudento.
Alguém tem alguma ideia de como limpar a superfície do Unifi? Estou cogitando lixar/lustrar por completo.
Use Veja, limpa direitinho e não agride o equipamento.
O meu tá a 1 ano lá sendo usado e tá parecendo que foi tirado da caixa hehe
 
Eu olho pra essa foto, olho o meu e vejo como o meu tá podre, sujo, grudento.
Alguém tem alguma ideia de como limpar a superfície do Unifi? Estou cogitando lixar/lustrar por completo.
Que bizarro, já tive alguns equipamentos em plástico que ficaram desse jeito mas não é o caso, vc mora no litoral né? maresia talvez?
Tenho 1m90 e preciso ficar na ponta dos dedos ou usar um banquinho para alcançá-lo, vou ser sincero em dizer que ele não vê produtos de limpeza com muita frequência :vish:

Essa foto deve ter uns 2 anos (se não mais), há pouco dei uma olhada mais atenta e ele está exatamente igual, o fato de ficar no teto ajuda muito neste aspecto também, nem pó gruda.

____________


EDIT: Por curiosidade dei uma pesquisada e vi que comprei o meu em 07/2018, demorei algumas semanas para colocá-lo no local definitivo e de lá não saiu mais.

EDIT²: Acabei de lembrar que na empresa tenho um par de UAP-Pro (geração mais antiga) e ao menos um deles também está com essa aparência 'grudenta', não sei se pode ser algo relacionado à fabricação/lote mas por coincidência eles também estavam em zona litorânea em um escritório que desativamos no inicio da pandemia, vieram assim e ficaram guardados desde então.
 
Sim, através de Uplink WiFi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Use Veja, limpa direitinho e não agride o equipamento.
O meu tá a 1 ano lá sendo usado e tá parecendo que foi tirado da caixa hehe
Vou experimentar, obrigado pela sugestão!
Que bizarro, já tive alguns equipamentos em plástico que ficaram desse jeito mas não é o caso, vc mora no litoral né? maresia talvez?
Tenho 1m90 e preciso ficar na ponta dos dedos ou usar um banquinho para alcançá-lo, vou ser sincero em dizer que ele não vê produtos de limpeza com muita frequência :vish:

Essa foto deve ter uns 2 anos (se não mais), há pouco dei uma olhada mais atenta e ele está exatamente igual, o fato de ficar no teto ajuda muito neste aspecto também, nem pó gruda.

____________


EDIT: Por curiosidade dei uma pesquisada e vi que comprei o meu em 07/2018, demorei algumas semanas para colocá-lo no local definitivo e de lá não saiu mais.

EDIT²: Acabei de lembrar que na empresa tenho um par de UAP-Pro (geração mais antiga) e ao menos um deles também está com essa aparência 'grudenta', não sei se pode ser algo relacionado à fabricação/lote mas por coincidência eles também estavam em zona litorânea em um escritório que desativamos no inicio da pandemia, vieram assim e ficaram guardados desde então.
Moro na capital de PE, aqui é litoral mas não chego a sofrer com maresia (estou há 3~4km do mar).
Eu uso o meu em cima de uma mesinha, receio que alguma diarista tenha passado algum produto inadequado a fim de tirar a poeira...

Vou testar a sugestão do colega Snk B, vamos ver se obtenho sucesso. hehe
 
Moro na capital de PE, aqui é litoral mas não chego a sofrer com maresia (estou há 3~4km do mar).
Eu uso o meu em cima de uma mesinha, receio que alguma diarista tenha passado algum produto inadequado a fim de tirar a poeira...
Putz, já fui pro Recife à trabalho e sofri com o combo calor + umidade desse lugar :fire:, mas não creio que tenha sido isso.

Acho que produtos de limpeza são a causa mais provável, se bem que esses que comentei anteriormente ficavam no teto e não eram limpos com frequência, vai saber né...
 
  • Curtir
Reações: sLk
Alguém recebeu NF do U6 LR por e-mail?
Aqui eu só recebi do u6 Lite + injetor. Do u6 LR + injetor não recebi.
 
Alguém recebeu NF do U6 LR por e-mail?
Aqui eu só recebi do u6 Lite + injetor. Do u6 LR + injetor não recebi.
Ainda nada... Nenhum status fora do "Pedido XXXXX confirmado"
 
Não é querendo bancar o profeta, mas assim que comprei os ap's e terminei de instalar pensei que uma chuva atípica poderia fazer entrar água na laje e molhar o ap.......


Demorou mas aconteceu....

-> Recomendo fortemente o uso de espuma expansiva ou outro material no furo por onde passa o cabo de rede pra evitar possíveis prejuízos por conta de tempestade.


photo-2021-10-11-21-39-03.jpg



Mas felizmente o guerreiro sobreviveu...:haha:

photo-2021-10-11-21-39-27.jpg


photo-2021-10-11-21-39-203.jpg
 
Não é querendo bancar o profeta, mas assim que comprei os ap's e terminei de instalar pensei que uma chuva atípica poderia fazer entrar água na laje e molhar o ap.......


Demorou mas aconteceu....

-> Recomendo fortemente o uso de espuma expansiva ou outro material no furo por onde passa o cabo de rede pra evitar possíveis prejuízos por conta de tempestade.


photo-2021-10-11-21-39-03.jpg



Mas felizmente o guerreiro sobreviveu...:haha:

photo-2021-10-11-21-39-27.jpg


photo-2021-10-11-21-39-203.jpg
O negócio é instalar na parede e não no teto. :haha:
 
Melhor script de watchdog. Testa o ping em 3 IPs diferentes antes de dar o self reboot.
Basta configurar no Scheduler o Start Time em "startup" e para rodar de 1 em 1 minuto.

Código:
:global netcount
:set netcount ( $netcount + 1)

: if (netcount > 7) do={
# alterar o 7 acima para a quantidade de minutos que você quer que o script aguarde antes de rodar o watchdog

:if ([/ping 8.8.8.8 count=5] = 0) do={
  
      :log info "Ping 1 (google 8.8.8.8) Failed"
      :if ([/ping 1.1.1.1 count=5] = 0) do={
  
         :log info "Ping 2 (cloudflare 1.1.1.1) Failed"
         :if ([/ping 9.9.9.9 count=5] = 0) do={
  
            :log info "Ping 3 (quad9 9.9.9.9) Failed"
            /system reboot
  
            } else={
               :log info "Ping 3 (quad9 9.9.9.9) success"
            }
  
         } else={
               :log info "Ping 2 (cloudflare 1.1.1.1) success"
         }
  
   } else={
      #:log info "Ping 1 (google 8.8.8.8) success"
   }
}
 
Melhor script de watchdog. Testa o ping em 3 IPs diferentes antes de dar o self reboot.
Basta configurar no Scheduler o Start Time em "startup" e para rodar de 1 em 1 minuto.

Código:
:global netcount
:set netcount ( $netcount + 1)

: if (netcount > 7) do={
# alterar o 7 acima para a quantidade de minutos que você quer que o script aguarde antes de rodar o watchdog

:if ([/ping 8.8.8.8 count=5] = 0) do={

      :log info "Ping 1 (google 8.8.8.8) Failed"
      :if ([/ping 1.1.1.1 count=5] = 0) do={

         :log info "Ping 2 (cloudflare 1.1.1.1) Failed"
         :if ([/ping 9.9.9.9 count=5] = 0) do={

            :log info "Ping 3 (quad9 9.9.9.9) Failed"
            /system reboot

            } else={
               :log info "Ping 3 (quad9 9.9.9.9) success"
            }

         } else={
               :log info "Ping 2 (cloudflare 1.1.1.1) success"
         }

   } else={
      #:log info "Ping 1 (google 8.8.8.8) success"
   }
}
Aqui nunca tive problemas que necessitasse que reiniciasse o mikrotik
eFCyRTk.png
 
Aqui nunca tive problemas que necessitasse que reiniciasse o mikrotik
eFCyRTk.png

Eu também não. Pelo menos não no mikrotik em especial.

É que minha ONU fica ligada na PoE da RB4011, e notei vários reboots aleatórios ao usar o watchdog mais simples do MK (System/Watchdog), pingando apenas o 8.8.8.8.
Incrivel a falta de confiabilidade destes DNS públicos.

Poderia alterar o script para apenas reiniciar a porta PoE em caso de problemas de conexão, mas como a RB vai ter que discar o PPoE novamente, e o reboot da ONU demora mais que o reboot da RB, prefiro deixar pra rebootar sozinho, o que também faz um power cycle na PoE por consequência.

Mal não faz.
 
Olha, tô apanhando em policy based routing com o usg 3p, acho que vou logo ir pra rb4011. Gosto da gestão da unifi mas esse software deles n tem policy based routing, apenas via CLI/ json de configuração.

Eu tinha uma rb750gr3 mas ela ta com algum curto ou pode até ser q seja a fonte na real.
 
Olha, tô apanhando em policy based routing com o usg 3p, acho que vou logo ir pra rb4011. Gosto da gestão da unifi mas esse software deles n tem policy based routing, apenas via CLI/ json de configuração.

Eu tinha uma rb750gr3 mas ela ta com algum curto ou pode até ser q seja a fonte na real.
Rapaz... Até onde pesquisei, Ubiquiti só presta mesmo para switching/wireless.
Fora isso, perdem bastante para Mikrotik.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo