• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Então, no AC-LR eu sentia um pouco de "gap" nesse sentido.
Tinha hora que era rápido, momentos que eram um pouco mais lentos... Lá em casa são 18 dispositivos conectados no AP né. Então imagine o tráfego aéreo que é gerado...
Eu já usei AC-LR com 25~30+ dispositivos pendurados e não tinha 'gap' nenhum :vish:

Brincadeiras à parte (em termos), eu tinha várias dúvidas sobre as diferenças entre um e outro mas não adianta a gente sugerir um monte de testes agora.

Seria legal comparar velocidade e potência de sinal de ambos antes e depois em diferentes cômodos, lado interno ou externo da casa e por aí vai.... como você não tem mais o outro AP não adianta você executar testes no U6-LR aí e eu no AC-LR aqui pois são cenários diferentes, tudo ficaria bem subjetivo e não seria diferente de ler algum review aleatório na internet.
De toda forma vida que segue, se você notou melhora no seu dia a dia é isso que importa :joia:
 
Tem uma encomenda minha dos correios q vai fazer 2 meses q tá aqui perto de casa e até hj não saiu pra entrega hueee
Estou torcendo pra que os dois APs cheguem antes do fim do mês
 
Eu já usei AC-LR com 25~30+ dispositivos pendurados e não tinha 'gap' nenhum :vish:

Brincadeiras à parte (em termos), eu tinha várias dúvidas sobre as diferenças entre um e outro mas não adianta a gente sugerir um monte de testes agora.

Seria legal comparar velocidade e potência de sinal de ambos antes e depois em diferentes cômodos, lado interno ou externo da casa e por aí vai.... como você não tem mais o outro AP não adianta você executar testes no U6-LR aí e eu no AC-LR aqui pois são cenários diferentes, tudo ficaria bem subjetivo e não seria diferente de ler algum review aleatório na internet.
De toda forma vida que segue, se você notou melhora no seu dia a dia é isso que importa :joia:
Sei lá... Eu devo ter configurado algo errado.
Mas, de antemão a taxa de transferência e cobertura em alguns pontos da minha casa melhoraram.
Quando estou chegando na esquina (minha casa é a 3 depois da esquina) meu celular já conecta.
 
Um rolo de 30 metrô e os conectores e o crimpador para cat7 e 8
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Da hora
Eu tô pesquisando para ver se compro mikrotik hap ac3 ou RB4011 com wi-fi
Eu sei que RB 4011 não tem necessidade mais eu gostei.
Fora que tô conversando com um provedor para usar a fibra direito na RB
Eles falaram que pode fazer isto, eu tô querendo pega como eles o link de 1gb
Onde conseguiu comprar? Pode dar mais detalhes?
 
Pensem numa ansiedade de acabar logo, mas vai levar mais tempo do que estou imaginando até deixar tudo redondinho.

eCZ4093.jpeg
 
Última edição:
Onde conseguiu comprar? Pode dar mais detalhes?
No Aliexpress, mais não compensa comprar um rolo, é só dor de cabeça
A primeira vez, chegou no Brasil e foi envia do volta para o vendedor, não sei o pq
Outa 2 vendedor não quis enviar
Comprei comprei um cabo pronto com vendedor, só que ele vendia do metrô também
Comprei 30 pronto, entrei em contato e pedi para ele envia um rolo de 30 metros para fazer vários cabo
Ele fazia o envio do rolo mais teria que pagar um a mais para fazer um pacote que entra no Brasil
Paguei os 10 dólares e chegou o pacote de boa
Eu recomendo comprar cobo pronto não dá tanto problema para enviar
 
Eu já usei AC-LR com 25~30+ dispositivos pendurados e não tinha 'gap' nenhum :vish:

Brincadeiras à parte (em termos), eu tinha várias dúvidas sobre as diferenças entre um e outro mas não adianta a gente sugerir um monte de testes agora.

Seria legal comparar velocidade e potência de sinal de ambos antes e depois em diferentes cômodos, lado interno ou externo da casa e por aí vai.... como você não tem mais o outro AP não adianta você executar testes no U6-LR aí e eu no AC-LR aqui pois são cenários diferentes, tudo ficaria bem subjetivo e não seria diferente de ler algum review aleatório na internet.
De toda forma vida que segue, se você notou melhora no seu dia a dia é isso que importa :joia:
Ele gerencia muito bem o airtime eu cheguei a usar um equipamento da mimosa (bem mais caro) e que o AC-LR bate de frente.
 
Continuo no aguardo da boa vontade dos correios
 
alguém sabe o porque esta dando perda de pacote 100% no mikrotik
sempre aparecia ip do mikrotik no primeiro salto

Não é o roteador seguinte? Como vc está rodando o teste de dentro do Mikrotik o primeiro salto é o 'next-hop' e não ele próprio, ao menos aqui sempre foi assim.

Uma pela outra, como o restante da rota e o destino estão ok isso não representa necessariamente um problema.
 
Não é o roteador seguinte? Como vc está rodando o teste de dentro do Mikrotik o primeiro salto é o 'next-hop' e não ele próprio, ao menos aqui sempre foi assim.

Uma pela outra, como o restante da rota e o destino estão ok isso não representa necessariamente um problema.
Qual eu tive problemas de rotas com a operadora aparecia o IP da bridge 192.168.10.1
Agora tive problema denovo fui fazer o teste não apareceu o IP da bridge não sei o pq
 
Qual eu tive problemas de rotas com a operadora aparecia o IP da bridge 192.168.10.1
Agora tive problema denovo fui fazer o teste não apareceu o IP da bridge não sei o pq
Não conheço seu cenário e quais problemas vc está enfrentando aí mas caso eu faça um tracert de dentro do MK (como vc fez no print anterior) ele mesmo não é listado, isso só irá acontecer se eu fizer a mesma coisa em algum equipamento que fique 'atrás' dele.

Acho que seu problema deve estar relacionado à configuração do MK, do equipamento à frente dele ou mesmo no provedor.
 
Não conheço seu cenário e quais problemas vc está enfrentando aí mas caso eu faça um tracert de dentro do MK (como vc fez no print anterior) ele mesmo não é listado, isso só irá acontecer se eu fizer a mesma coisa em algum equipamento que fique 'atrás' dele.

Acho que seu problema deve estar relacionado à configuração do MK, do equipamento à frente dele ou mesmo no provedor.
Qual eu dava o traceroute ficava assim
1 192.168.10.1
2 100.120.66.102
3 100.120.26.21
4 100.120.x.x.
Até o final
Agora
1 100% loss
2 100.120.66.102
3 100.120.26.21
4 100.120.x.

Até usando programa de traceroute e no cmd aparecia o o gateway que é 192.168.10.1
Agora não aparece mais isto
 
Hoje chegaram os 2 aps aqui.
No momento ambos estão em bancada e em cômodos opostos da casa, é a única forma aqui. Vou comprar uma canaleta pra colocar na parede e colocar o LR no teto do meu quarto, já o u6 lite vai ter que ficar na bancada mesmo.

Testei praticamente todos os canais de 2.4 e também 20mhz e 40mhz.
Falando de alcance horizontal, o LR apresentou uns 10%~15% a mais de alcance do que o deco m5. Infelizmente não conseguiu pegar toda a casa da minha vó (vizinha) entregando ao menos 10mb de wifi 2.4, então vou ter que manter um deco aqui em casa e outro lá pra wifi. Talvez quando ele estiver no teto do meu quarto melhore o sinal wifi pra casa dela e eu possa me desfazer do deco.
Sobre velocidade de conectar no wifi, é a mesma do deco e do xiaomi 3g, todos sempre conectaram rápido. Não tenho dispositivos wifi AX então não dá pra ver ganhos significativos.

A raspbery está hospedando a controladora unifi.

Desenho feito nas coxas pra demonstrar a cobertura do wifi 2.4
Minha casa é 1 andar e uns 100m² de área interna (eu acho)
nJMQusg.jpg

Testes IPERF3 com 5 streams usando um ipad de 2017 (acho que tem mimo 4x4, meu celular eu sei que é 2x2)
U6 LR - Download 550~600 - Upload 400~500
Deco M5 - Download 300~400 - Upload 300~400
 
Última edição:
@Arris
Você pode ao invés de colocar a VLAN em uma porta específica colocar ela direto na bridge, assim em qualquer porta que você conectar o cabo, se a outra ponta estiver configurada a VLAN vai funcionar, se não estiver configurada vai funcionar também, só que sem VLAN. Pode também colocar um DHCP na VLAN, aí quando alguém conectar nela ela vai atribuir um endereço desse DHCP.
Vou colocar um print de como está aqui em casa, acho que fica mais fácil de entender:

Na outra ponta da VLAN tenho um Unifi, no caso ele recebe a VLAN com a tag e retira para passar para os dispositivos conectados no wifi, posso colocar print também se interessar...


e-ljH7V3bqN3rfIX7W3vP0RRFA9VNleKIGd_cxPRxSy_CX0E6ABZoFZp7qvzPAmYIjCweT-F3XnCsFwlUtF4bHGWqSuis3eOs6aR6AttV5xFALC1suMwwv-MiAzfQb70ADU9bwxeSaCFs8BSgkICnC2ojvKRDiNMqyBXSXycFB6yr5fE_qivGf7lo70MDjEh7cyFhCY3pV1vd6scBcVlYRKq0C5qa_Q-MH9vtX0I-kFMfGNp5ia6SsyGbCl5e4qTRI4O0lzRDAxVSE0LLAM4NGczk7PZ6bhQ7XyngPdk-gCPrC-Lmgee_-7O64V2hs-2Q2n2y2-1hWGpxDIyGS5rNs2o8CtgB8EaskNiv7KeR62s7L1b2BG_Oc_COt_j97GWXw_xYtdm6adBvKt4wpmu2vhb_vg7EvwwIcuw7KebZZgvoXM_ZaA7jmqCjtgSeKM-bBYQkbm7Xk_aN_lDOxKm-j6m75hvCdd_FKPKOZDpqdc4v8YTirK9RZi6DYffWJsUHYFQIq6AlJokLo_KU1VYsNlYvOBxn-tIp7Xw0tnHzaVL94nUuY5thTxWCfguJKBqPPpcEkEcqLFwmhpA12TsB6zbFuGGNHVKKz6Xp3pkymyT0z_NTkG9Ng1YltlhK9xEGIdU4waORT45AhA5WyNYxRoWKjWjSTyEuOHHSmeLjmMW7UmxCbUUdfXBnNdoOjbge2bfyo_Rv66uD9i2cZQ7ondVWw=s882-no

rLz5DxjPCwMCiHjmd8Vwd53ql5REv1WN5O6Sxnc2FD4wczRtbBoGIai76SMd_tmMPece1EZhPQiwGkcfQdt8hOob0DO3ziGa6mV7TVFYXu5m22mj8qgxwL-Bi9iRgEaMmPfBEdiBy4hEIBk7dgvlmNZ8iZ6GFDGkmsFGSDbOuU5x1Kxs8DAbZJkLmxyvoTTB00OAuSC14ySml-ODJ34hbwMZLqlTfgqi7vTGXmjjRBa1OXg6zOUHPxPN3907sNeTl0zY0Cx67gy31p_XbuVgSxCzaBIXhyyFTah3wX09TCIq38sAJJl7RdmVNhBXhh-hwAmoWgEOriQqq4LWdmvor5HjQ0ifcyVGfRghZ6NEoMd8hj_wV6ax6r8Sqt6TQmaIJKznMHzsPlwXrNuJTXiJ3AAq7ULT58ASmuV4TTq2-8pwxTk3NCREYRz_uIjmdjr6KfZSc9MqeoXuXb49XZhLmSCGZ1RPUJMcyp_msone6zhQgowd1eBqtZUat3GOK7YX2idVmtwkNVhqgPx9foBfXA240MaXrAwMp9sQqlElaR-7tLx0FeDBy_RqXv5BoHGyAphHp8UBcZTUMjwm3pbEpmjVzA8fMw7yOz10cokYg8MbpsYka5cPrSLyGie8xPD7i2RieENxaWI5SUYLsfwC4ppcKe3xp_W72Ju6YhbnHF9qpEFcePtMZrDa88MVa21Z9Vy7blubJohb--jLdnv-4zQPlg=w439-h216-no
Vou testar isso agora :hihi:
Você coloca todas as ether na bridge? Não tem necessidade de uma vlan pra rede interna?
 
No Aliexpress, mais não compensa comprar um rolo, é só dor de cabeça
A primeira vez, chegou no Brasil e foi envia do volta para o vendedor, não sei o pq
Outa 2 vendedor não quis enviar
Comprei comprei um cabo pronto com vendedor, só que ele vendia do metrô também
Comprei 30 pronto, entrei em contato e pedi para ele envia um rolo de 30 metros para fazer vários cabo
Ele fazia o envio do rolo mais teria que pagar um a mais para fazer um pacote que entra no Brasil
Paguei os 10 dólares e chegou o pacote de boa
Eu recomendo comprar cobo pronto não dá tanto problema para enviar
Já recebeu o cabo e os conectores? Consegue mandar as fotos e links?
 
Hoje chegaram os 2 aps aqui.
No momento ambos estão em bancada e em cômodos opostos da casa, é a única forma aqui. Vou comprar uma canaleta pra colocar na parede e colocar o LR no teto do meu quarto, já o u6 lite vai ter que ficar na bancada mesmo.

Testei praticamente todos os canais de 2.4 e também 20mhz e 40mhz.
Falando de alcance horizontal, o LR apresentou uns 10%~15% a mais de alcance do que o deco m5. Infelizmente não conseguiu pegar toda a casa da minha vó (vizinha) entregando ao menos 10mb de wifi 2.4, então vou ter que manter um deco aqui em casa e outro lá pra wifi. Talvez quando ele estiver no teto do meu quarto melhore o sinal wifi pra casa dela e eu possa me desfazer do deco.
Sobre velocidade de conectar no wifi, é a mesma do deco e do xiaomi 3g, todos sempre conectaram rápido. Não tenho dispositivos wifi AX então não dá pra ver ganhos significativos.

A raspbery está hospedando a controladora unifi.

Desenho feito nas coxas pra demonstrar a cobertura do wifi 2.4
Minha casa é 1 andar e uns 100m² de área interna (eu acho)
nJMQusg.jpg

Testes IPERF3 com 5 streams usando um ipad de 2017 (acho que tem mimo 4x4, meu celular eu sei que é 2x2)
U6 LR - Download 550~600 - Upload 400~500
Deco M5 - Download 300~400 - Upload 300~400
Só o LR cobriria sua casa toda, mas como você colocou ele mais próximo à casa da sua avó, realmente as paredes atrapalham bastante a cobertura...
 
Atualizando...

Consegui retirar o Deco finalmente. Peguei o meu antigo roteador xiaomi 3g com firmware personalizada do padavan e o coloquei como cliente AP na rede wifi 5g do U6 LR entregando DHCP pra casa da minha vó.
Embora ela esteja no duplo NAT, está conseguindo enxergar o Adguard Home da minha raspberry pra receber DNS e AdBlock. Além disso o Mi3g também está fornecendo sinal de quase 100mb na casa dela via wi-fi e via cabo ethernet através da LAN.

Ficou excelente.

O próximo passo é comprar as canaletas pra colocar na parede até o teto e colocar o U6 LR no teto do meu quarto
 
Embora ela esteja no duplo NAT, está conseguindo enxergar o Adguard Home da minha raspberry pra receber DNS e AdBlock.
Na prática só haveria problema se o cenário estivesse "ao contrário', isto é, se as aplicações estivessem na rede/casa da sua avó e você tentasse acessar da sua.
No mais, muito bom! :joia:
 
Bom dia.

Para quem usa Mikrotik faz agregação de link ?

Qual e o modelo ?

Ou sabe de alguem que faz ?


Obrigado.
 
Bom dia.

Para quem usa Mikrotik faz agregação de link ?

Qual e o modelo ?

Ou sabe de alguem que faz ?


Obrigado.
Eu faço agregação de pacotes na porta 443 e 8080 no protocolo TCP apenas.
Fora isso, o segundo link serve para Failover.

Funciona muito bem, link de 500 + 300, baixando a 80~90 mb/s se tiver várias conexões
 
Eu faço agregação de pacotes na porta 443 e 8080 no protocolo TCP apenas.
Fora isso, o segundo link serve para Failover.

Funciona muito bem, link de 500 + 300, baixando a 80~90 mb/s se tiver várias conexões
E este modelo funciona agregacao
MIKROTIK ROUTERBOARD RB 750GR3 HEX 880MHZ 256MB L4 ?
 
E este modelo funciona agregacao
MIKROTIK ROUTERBOARD RB 750GR3 HEX 880MHZ 256MB L4 ?
Funciona quase tudo em todos os mikrotiks, a diferença entre eles é o quanto de banda pode ser gerenciada pelo processador.
Eu tenho essa rb 750gr3 servindo de super switch aqui em casa, mas antigamente ela servia como principal roteador.
Sua internet é via PPPoE? Qual velocidade? Faz questão de usar Queues pra limitar tráfego?
Todas essas respostas irão influenciar na escolha do equipamento.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo