• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Para fazer failover, load balance e etc no nanopi r4s tem duas opções ou switch gerenciável antes do nano conectando aos modens\ONT das operadoras e fazendo as vlans necessárias ou uma placa de rede USB 3.0 gigabit, igual esse chinês aqui mostra:



Se for usar switch, tu pode tirar duvidas com o @t1ago porque ele já usou o nanopi r4s com load balance\fail over usando switch gerenciável. Aqui no meu caso, eu só uso a Boi no momento.

Show muito obrigado pelo retorno, pode deixar, se precisarem de algo também estarei a disposição
 
Para fazer failover, load balance e etc no nanopi r4s tem duas opções ou switch gerenciável antes do nano conectando aos modens\ONT das operadoras e fazendo as vlans necessárias ou uma placa de rede USB 3.0 gigabit, igual esse chinês aqui mostra:



Se for usar switch, tu pode tirar duvidas com o @t1ago porque ele já usou o nanopi r4s com load balance\fail over usando switch gerenciável. Aqui no meu caso, eu só uso a Boi no momento.

Sobre esses adaptadores USB para RJ45 eu tenho as minhas dúvidas em relação ao real desempenho.
Aqui em um notebook porta gigabit conseguia atingir 600 mega na placa de rede dele, porém depois que deu defeito a entrada foi necessário realizar a compra de um adaptador USB 3.0 e foi realizados os testes para desempenho e foi notado que ele só conseguia atingir 300 mega chorando kkk
 
Sobre esses adaptadores USB para RJ45 eu tenho as minhas dúvidas em relação ao real desempenho.
Aqui em um notebook porta gigabit conseguia atingir 600 mega na placa de rede dele, porém depois que deu defeito a entrada foi necessário realizar a compra de um adaptador USB 3.0 e foi realizados os testes para desempenho e foi notado que ele só conseguia atingir 300 mega chorando kkk
Se tu comprar um adaptador de qualidade e o aparelho aonde tu vai conectar esse adaptador também for de qualidade não tem porque não pegar gigabit igual o chinês mostra no video.

porém, realmente acho que a melhor opção para expandir as portas wan do nano seria um switch gerenciável mesmo.
 
Esse processador é o mesmo da RB750Gr3 (hEX)...
Bem interessante as diferenças de resultados por conta dos softwares, pois se a memoria ram desse roteador também for 256MB, será a mesma quantidade da hEX.
O mi router 4 é 256mb de ram
Eu acredito que aguenta 400megas com QoS ativo.
Os software é bem otimizado para entregar mais que uma rb750
Já que Rb750 quando bate 66% um núcleo já bate 100% de uso
 
Para fazer failover, load balance e etc no nanopi r4s tem duas opções ou switch gerenciável antes do nano conectando aos modens\ONT das operadoras e fazendo as vlans necessárias ou uma placa de rede USB 3.0 gigabit, igual esse chinês aqui mostra:



Se for usar switch, tu pode tirar duvidas com o @t1ago porque ele já usou o nanopi r4s com load balance\fail over usando switch gerenciável. Aqui no meu caso, eu só uso a Boi no momento.

Me desculpa, mas isso é uma gambiarra de A a Z. Prefiro contar com um hardware mais sólido que nem mikrotik ou edgerouter e afins. Da menos trabalho e é mais confiável.
 
Vou vender minha rb750, tô usando o roteador Asus RT-ac59u mesmo limitado a 100 megas
Eu poderia usar o mi router 4 com um switch mais preferir comprar xiaomi ax3000
Ele tem o processador Qualcomm® IPQ5000 Dual-core A53 1.0GHz CPU e outro Single core 1.0GHz NPU
Bem para meu caso ele vai me atender bem
 
Me desculpa, mas isso é uma gambiarra de A a Z. Prefiro contar com um hardware mais sólido que nem mikrotik ou edgerouter e afins. Da menos trabalho e é mais confiável.
Tu pode até argumentar algo sobre a placa USB 3.0 gigabit não ser a solução mais elegante ou até a melhor das opções nesse caso, porém, quando que uma solução adaptativa se torna uma gambiarra no mundo das redes? Ainda mais quando levamos em consideração que essa possibilidade extra teve um hardware próprio que foi desenhado para cumprir tal papel(converter uma porta USB de alta velocidade em uma porta ethernet de alta velocidade) e existe suporte devido no software?

Porque se o pensamento é esse então vc não pode usar load balance\failover e etc, já que os mesmos são soluções adaptativas(gambiarra no seu pensamento) criadas quando apareceu a necessidade de se utilizar mais de um link de internet para alimentar uma única rede. O mundo das redes é basicamente "gambiarra\soluções adaptativas".

Agora quando falamos sobre a solução do switch gerenciável e vlans, ai é demais falar que é gambiarra só porque vc não sabe como mexer com Vlans ou não sabia que elas existiam ou não tem interesse em aprender como elas ambrem um leque de possibilidades no mundo das redes...

Eu sou a favor de uma rede modular, que usa software open source! Ao invés de tudo socado em um dispositivo overpriced, closed source e etc. Já que dessa maneira se torna mais fácil, melhor, mais barato e mais eficientemente de fazer upgrades, reparos e etc aonde e quando é necessário.

Eu estou muito feliz com o meu investimento de 800 reais(kit completo nano + switchs) por um hardware superior e que gasta menos energia do que uma RB4011 que custa basicamente o dobro por menos. Tenho adblock nativo para rede toda com openwrt sem ter que ficar usando um raspeberry pi ou outra solução porque no mikrotik não tem nada nativo, tenho DoH, SQM Cake e etc.

Cada um com seu cada um :deal:
 
Última edição:
Quanto tempo vocês acham que demora para lançarem o RouterOS 7.1 Long-Term?
 
Senhores peguei uma nanopi e gostaria de saber se é possível deixar o meu hAP-ac2 como switch+AP? Se for o que eu preciso alterar de configurações? Já coloquei como dhcp client mas não tenho acesso em nenhuma porta ethernet e nem na wi-fi.
 
Senhores peguei uma nanopi e gostaria de saber se é possível deixar o meu hAP-ac2 como switch+AP? Se for o que eu preciso alterar de configurações? Já coloquei como dhcp client mas não tenho acesso em nenhuma porta ethernet e nem na wi-fi.
Na hAP-ac2 você pode remover o dhcp client e vai criar uma bridge e na janela bridge, você adiciona uma bridge port como na imagem abaixo, ai ela ficará em bridge tanto no wifi como nas porta ether.

Opcional:
Caso queira acessar a hAP-ac2 pelo ip, só ir em IP > Address e adicionar um IP da mesma sub-rede do seu dhcp.
E uma rota estática com o dst-address: 0.0.0.0/0 e gateway: (ip do nanopi), assim a sua RB também conseguirá ter acesso a internet também mas não interfere em nada se não quiser fazer essa configuração.
mVqtTKM.png
 
Última edição:
Quanto tempo vocês acham que demora para lançarem o RouterOS 7.1 Long-Term?
Já lançaram.

EDIT: Errei, só criaram a coluna lá, mas depois vi que não tem opção nenhuma pra download hehehehe.
 
Já lançaram.

EDIT: Errei, só criaram a coluna lá, mas depois vi que não tem opção nenhuma pra download hehehehe.

Para quem tá na v6 basta ir em upgrade dentro do Winbox.
Mas o colega falou sobre a versão long-term, a v7.1 hoje está na stable.
 
Na hAP-ac2 você pode remover o dhcp client e vai criar uma bridge e na janela bridge, você adiciona uma bridge port como na imagem abaixo, ai ela ficará em bridge tanto no wifi como nas porta ether.

Opcional:
Caso queira acessar a hAP-ac2 pelo ip, só ir em IP > Address e adicionar um IP da mesma sub-rede do seu dhcp.
E uma rota estática com o dst-address: 0.0.0.0/0 e gateway: (ip do nanopi), assim a sua RB também conseguirá ter acesso a internet também mas não interfere em nada se não quiser fazer essa configuração.
1kffs2W-RBuJgw0gjSUGiA.png
A imagem está quebrando
 
Alguem que esteja com 7.1 sabe dizer se está funcionando docker? Gostaria de colocar o Adguard na RB ao invés do raspberry pi
 
Na hAP-ac2 você pode remover o dhcp client e vai criar uma bridge e na janela bridge, você adiciona uma bridge port como na imagem abaixo, ai ela ficará em bridge tanto no wifi como nas porta ether.

Opcional:
Caso queira acessar a hAP-ac2 pelo ip, só ir em IP > Address e adicionar um IP da mesma sub-rede do seu dhcp.
E uma rota estática com o dst-address: 0.0.0.0/0 e gateway: (ip do nanopi), assim a sua RB também conseguirá ter acesso a internet também mas não interfere em nada se não quiser fazer essa configuração.
mVqtTKM.png
Deu certo, obrigado.

Tentei esse passo adicional que citou mas não consgui e inclusive não consigo mais acessar o mikrotik pelo winbox, o ip que é pra atribuir é na eth1 (que no caso é a conectada a nanopi)?

EDIT: Agora foi, era alguma cagada que eu estava fazendo, obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Na hAP-ac2 você pode remover o dhcp client e vai criar uma bridge e na janela bridge, você adiciona uma bridge port como na imagem abaixo, ai ela ficará em bridge tanto no wifi como nas porta ether.

Opcional:
Caso queira acessar a hAP-ac2 pelo ip, só ir em IP > Address e adicionar um IP da mesma sub-rede do seu dhcp.
E uma rota estática com o dst-address: 0.0.0.0/0 e gateway: (ip do nanopi), assim a sua RB também conseguirá ter acesso a internet também mas não interfere em nada se não quiser fazer essa configuração.
mVqtTKM.png
Vou fazer como minha RB750
Fazer ele de switch, mais vai ser um switch meio caro e ainda gasta mais energia
 
Alguem que esteja com 7.1 sabe dizer se está funcionando docker? Gostaria de colocar o Adguard na RB ao invés do raspberry pi
Pelo que deu pra entender na documentação, só pra dispositivos com processador ARM. Os MIPS, TILE por enquanto não tem suporte.
 
Pelo que deu pra entender na documentação, só pra dispositivos com processador ARM. Os MIPS, TILE por enquanto não tem suporte.
A 4011 é ARM então da de boa, vou procurar algum tutorial sobre isso daí
 
Alguem que esteja com 7.1 sabe dizer se está funcionando docker? Gostaria de colocar o Adguard na RB ao invés do raspberry pi
Na versão final ainda não está disponível.
Infelizmente só está disponível no rOS 7.1 rc3
 
Deu certo, obrigado.

Tentei esse passo adicional que citou mas não consgui e inclusive não consigo mais acessar o mikrotik pelo winbox, o ip que é pra atribuir é na eth1 (que no caso é a conectada a nanopi)?

EDIT: Agora foi, era alguma cagada que eu estava fazendo, obrigado pela ajuda.
Opa, show de bola mano.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo