• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Minha 3080 começou a Fazer um Coil Whine Do Cãooo

r1p33r

Active Member
Registrado
Cara, do nada minha 3080 começou a fazer um coil whine insuportável em games... É uma 3080 MSI Gaming X Trio. Será problema da placa? Minha fonte é um CX750W, processador i9 10850K, placa mae asus rog strix z490-g gaming e 16gb corsair vengeance 3200MHz.
Seria caso de RMA?
Olhei no GPU-Z os três pinos de alimentação estão em 12.1v, 11.9v e 12.0v. E o PCI-e está em 11.9v. Deveriam estar todos em 12v ou isso não tem nada a ver?

 
Última edição:
Fontes de baixa qualidade costumam desenvolver coil whine com o tempo, começa baixinho e vai aumentando gradativamente. Algumas vêm até de fábrica com isso, pessoal reclamava muito desse problema em fontes da PCYes, e infelizmente dependendo da fabricante eles não aceitam a garantia por esse motivo já que afirmam que não afeta o uso normal do componente.

Com placas de vídeo parece ocorrer o inverso, muita gente diz que com a degradação natural dos componentes o coil whine desaparece. Dependendo do caso até se rodar um stress test nessa placa é capaz de sumir, não custa tentar.
 
Fontes de baixa qualidade costumam desenvolver coil whine com o tempo, começa baixinho e vai aumentando gradativamente. Algumas vêm até de fábrica com isso, pessoal reclamava muito desse problema em fontes da PCYes, e infelizmente dependendo da fabricante eles não aceitam a garantia por esse motivo já que afirmam que não afeta o uso normal do componente.

Com placas de vídeo parece ocorrer o inverso, muita gente diz que com a degradação natural dos componentes o coil whine desaparece. Dependendo do caso até se rodar um stress test nessa placa é capaz de sumir, não custa tentar.
Vou fazer isso.... sinceramente tenho que concordar que depois de alguns benchmarks de games o barulho diminuiu bem perto do que estava da primeira vez.... espero que isso que disse se consolide. Vou esperar pra ver... obrigado!
 
Fontes de baixa qualidade costumam desenvolver coil whine com o tempo, começa baixinho e vai aumentando gradativamente. Algumas vêm até de fábrica com isso, pessoal reclamava muito desse problema em fontes da PCYes, e infelizmente dependendo da fabricante eles não aceitam a garantia por esse motivo já que afirmam que não afeta o uso normal do componente.

Com placas de vídeo parece ocorrer o inverso, muita gente diz que com a degradação natural dos componentes o coil whine desaparece. Dependendo do caso até se rodar um stress test nessa placa é capaz de sumir, não custa tentar.
Cara, fiz mais testes diminuiu um pouco mas ainda continua o barulho... estranho né? A fonte é uma corsair CX 750W (não é a primeira aquela com CX em verde, já é a melhorada). Mas será que tem algo a ver com a fonte já estar velha? Porque essa fonte deve ter já uns 3 ou 4 anos. Engraçado que com a minha outra 3080 MSI Ventus não fazia (ela usava dois conectores de 8 para alimentação) Essa é a 3080 MSI Gaming X Trio (usa 3 conectores de 8 pra alimentação). Eu so tenho dois conectores de 8 pinos indpenedentes nessa placa, então o outro é compartilhado.... Não sei se tem algo a ver (olha a foto).

 
Coil whine da placa normalmente tem a ver com os próprios componentes da placa, e não necessáriamente com alimentação de baixa qualidade.
Basicamente é uma ressonância de indutores causada por harmônicos, portanto algo relacionado à frequência da onda que chega neles.
Costuma reduzir com o tempo, mas limitar a frequência da placa também pode funcionar.

OBS: harmônicos são ondas com frequência múltipla da onda principal, é algo comum em circuitos complexos dado que uma onda elétrica é formada por várias componentes em frequência.
 
Coil whine da placa normalmente tem a ver com os próprios componentes da placa, e não necessáriamente com alimentação de baixa qualidade.
Basicamente é uma ressonância de indutores causada por harmônicos, portanto algo relacionado à frequência da onda que chega neles.
Costuma reduzir com o tempo, mas limitar a frequência da placa também pode funcionar.

OBS: harmônicos são ondas com frequência múltipla da onda principal, é algo comum em circuitos complexos dado que uma onda elétrica é formada por várias componentes em frequência.
Então quer dizer que se eu pegar outra placa igual a essa e substituir esse coil whine vai continuar?
 
Então quer dizer que se eu pegar outra placa igual a essa e substituir esse coil whine vai continuar?
Não necessariamente. Pode acontecer apenas com algumas unidades, caso os indutores responsáveis pela ressonância estejam um pouco fora da especificação. Que nesse caso não é uma especificação elétrica, mas apenas de comportamento do material.

Digamos que é uma loteria.
 
Não necessariamente. Pode acontecer apenas com algumas unidades, caso os indutores responsáveis pela ressonância estejam um pouco fora da especificação. Que nesse caso não é uma especificação elétrica, mas apenas de comportamento do material.

Digamos que é uma loteria.
Putz que saco cara... Pior que agora se eu pedir a devolução pra kabum, com certeza eles não vão ter outra pra me enviar e vão querer devolver o dinheiro. Acho que vou é ter que me acostumar com isso, infelizmente.
 
Eu não tentaria um RMA logo agora...tenta deixar um 3DMark rodando por algumas horas pra ver se diminui.
 
Notei que quanto mais alto o fps, mais alto o barulho
Na verdade quanto mais alta a frequência da placa, mais alto o barulho, por isso falei que muitas vezes limitar a frequência resolve. O fato de vc notar com fps alto é reflexo disso.

Ja a tentativa de um stress test prolongado serviria pra tentar "ajustar" o material ao tipo de estresse físico.
 
Coil Whine em placa é complicado....peguei uma galax 2060 ... além de quente (batia 87ºC) e fans barulhentas fazia um coilwhine insuportável... devolvi para a loja e peguei a RX5700 assim que lançou... zero coil whine, mesmo cuspindo frames na tela e frequência la no alto... recentemente a 5700 morreu e esta no RMA... (devo ser reembolsado), usei por 3 dias uma msi 2060 de um amigo que tava "parada"... rapaz...foi o maior coil whine que ja ouvi na minha vida...mesmo com fone de ouvido dava pra ouvir...

Agora estou com essa 1650 super da EVGA que é uma placa bem guerreira...roda bastantes jogos muito bem e roda em boost de 2100 mhz sempre e geladinha... zero ruido de fan e zero coil whine. Obvio que é uma placa de entrada...mas ja vi algumas plaquinhas simples assim apresentar coil whine.
 
Tenho mas é baixo, "resolvi" colocando o PC no chão e não em cima da mesa
Quando ficava em cima da mesa o PC era muito proximo
 
Coil Whine em placa é complicado....peguei uma galax 2060 ... além de quente (batia 87ºC) e fans barulhentas fazia um coilwhine insuportável... devolvi para a loja e peguei a RX5700 assim que lançou... zero coil whine, mesmo cuspindo frames na tela e frequência la no alto... recentemente a 5700 morreu e esta no RMA... (devo ser reembolsado), usei por 3 dias uma msi 2060 de um amigo que tava "parada"... rapaz...foi o maior coil whine que ja ouvi na minha vida...mesmo com fone de ouvido dava pra ouvir...

Agora estou com essa 1650 super da EVGA que é uma placa bem guerreira...roda bastantes jogos muito bem e roda em boost de 2100 mhz sempre e geladinha... zero ruido de fan e zero coil whine. Obvio que é uma placa de entrada...mas ja vi algumas plaquinhas simples assim apresentar coil whine.

A minha rtx 2060 3 fans nem passa de 70 graus em dias bem quentes e tem zero de coil wine. Muito silenciosa, mesmo com o over que dei nela pelo Aorus Engine
 
Coil whine não é considerado problema, mas uma característica da construção da placa. É igual compra de carro, se vc tiver sorte vc pega um impecável, se tiver azar vai pegar um que tem uns "grilos". Nada que vá fazer o carro capotar, tão pouco vai fazer ele parar de funcionar. Vai apenas te incomodar.

Tem um tópico de 2015: https://forum.adrenaline.com.br/threads/vga-com-coil-whine-devo-me-preocupar.566683/

Onde a galera explanou sobre essa preocupação.

Você chegou ao contrário à sua conclusão.
O som não gera energia, a energia gera o som.
O coil whine aparece das bobinas vibrando quando eletricidade passa por elas.
O barulho, na verdade, ajuda a esfriar as bobinas (ainda que desprezivelmente), já que ele esta dissipando parte da energia que passa por elas.

Mas é normal, todas bobinas vibram.
As placas que não apresentam o barulho é porque o fabricante usou algum tipo de epoxi ou silicone pra amortecer a vibração delas.

Citei o que o colega @BlazeBrok disse na época, ele explicou a causa do fenômeno.
 
Coil whine é sempre complicado, você não vai ter problemas nela por isso, somente o incomodo. Faz um stress test por um tempo, veja se melhora
 
Então pessoal, é o seguinte: eu tenho até dia 18/05 para solicitar a troca da placa através do arrependimento da kabum. Porque realmente o barulho deu uma diminuida sim, porém não parou. Gostaria da opinião de vocês, devo enviar a placa através da solicitação de arrependimento e pedir a troca por uma outra igual ou não? Pergunto isso, porque todos nós sabemos que o estoque das 3080 estão escassos e eu sei que a kabum com certeza deve manter algumas no estoque mas estou com medo deles alegarem não terem uma para a troca e querer me devolver o dinheiro. O valor da NF dela é de 15.000 Reais. E aí, o que vocês acham que devo fazer?
 
Coil Whine em placa é complicado....peguei uma galax 2060 ... além de quente (batia 87ºC) e fans barulhentas fazia um coilwhine insuportável... devolvi para a loja e peguei a RX5700 assim que lançou... zero coil whine, mesmo cuspindo frames na tela e frequência la no alto... recentemente a 5700 morreu e esta no RMA... (devo ser reembolsado), usei por 3 dias uma msi 2060 de um amigo que tava "parada"... rapaz...foi o maior coil whine que ja ouvi na minha vida...mesmo com fone de ouvido dava pra ouvir...

Agora estou com essa 1650 super da EVGA que é uma placa bem guerreira...roda bastantes jogos muito bem e roda em boost de 2100 mhz sempre e geladinha... zero ruido de fan e zero coil whine. Obvio que é uma placa de entrada...mas ja vi algumas plaquinhas simples assim apresentar coil whine.
se eu fosse tu, brigava com rma e pedia uma placa nova ao invés de dinheiro... já tem a 1650super então n tem perigo de ficar parado sem placa. Se for receber 2k em uma 5700, prefiro ficar brigando na justiça até do que receber algo que n da nem pra pegar algo melhor q sua 1650s.
 
Então pessoal, é o seguinte: eu tenho até dia 18/05 para solicitar a troca da placa através do arrependimento da kabum. Porque realmente o barulho deu uma diminuida sim, porém não parou. Gostaria da opinião de vocês, devo enviar a placa através da solicitação de arrependimento e pedir a troca por uma outra igual ou não? Pergunto isso, porque todos nós sabemos que o estoque das 3080 estão escassos e eu sei que a kabum com certeza deve manter algumas no estoque mas estou com medo deles alegarem não terem uma para a troca e querer me devolver o dinheiro. O valor da NF dela é de 15.000 Reais. E aí, o que vocês acham que devo fazer?

Arrependimento de compra é diferente de RMA. Se vc devolver a placa alegando arrependimento, você vai receber o dinheiro de volta. Se abrir RMA para solicitar a troca, a fabricante pode alegar que a placa não tem problema, pois ela funciona mesmo com coil whine.

Achei um post no forum da anandtech onde um cara solicitou informações para MSI a respeito de coil whine na placa e a resposta é que se trata de uma característica e não defeito.

link: https://forums.anandtech.com/threads/according-to-msi-coil-whine-is-normal-and-not-a-defect.2350326/

Minha opinião, se estiver te irritando muito, solicite o estorno do valor pra kabum e segura a grana até aparecer novas placas no mercado. Eu evitaria acionar o RMA para troca nas circunstâncias atuais, pois não é garantido que você terá uma uma nova placa, da mesma forma que a nova placa também pode vir com coil whine.
 
Arrependimento de compra é diferente de RMA. Se vc devolver a placa alegando arrependimento, você vai receber o dinheiro de volta. Se abrir RMA para solicitar a troca, a fabricante pode alegar que a placa não tem problema, pois ela funciona mesmo com coil whine.

Achei um post no forum da anandtech onde um cara solicitou informações para MSI a respeito de coil whine na placa e a resposta é que se trata de uma característica e não defeito.

link: https://forums.anandtech.com/threads/according-to-msi-coil-whine-is-normal-and-not-a-defect.2350326/

Minha opinião, se estiver te irritando muito, solicite o estorno do valor pra kabum e segura a grana até aparecer novas placas no mercado. Eu evitaria acionar o RMA para troca nas circunstâncias atuais, pois não é garantido que você terá uma uma nova placa, da mesma forma que a nova placa também pode vir com coil whine.

Exato, se for dentro dos 7 dias e abrir arrependimento com a kabum, você recebera o dinheiro de volta, eles não vão lhe dar outra placa.
 
Fontes de baixa qualidade costumam desenvolver coil whine com o tempo, começa baixinho e vai aumentando gradativamente. Algumas vêm até de fábrica com isso, pessoal reclamava muito desse problema em fontes da PCYes, e infelizmente dependendo da fabricante eles não aceitam a garantia por esse motivo já que afirmam que não afeta o uso normal do componente.

Com placas de vídeo parece ocorrer o inverso, muita gente diz que com a degradação natural dos componentes o coil whine desaparece. Dependendo do caso até se rodar um stress test nessa placa é capaz de sumir, não custa tentar.

Vc quis dizer que fontes ruins podem até danificar a vga para sempre, deixando de presente esse coil whine?
Ou não danificam, e caso troque a fonte por uma top, o barulho some?
 
Vc quis dizer que fontes ruins podem até danificar a vga para sempre, deixando de presente esse coil whine?
Ou não danificam, e caso troque a fonte por uma top, o barulho some?

Fonte ruim pode danificar qualquer componente do PC, mas fonte não faz com que o componente adquira coil whine. A fonte pode ter coil whine, aí nesse caso a substituição dela pode resolver.

Mas se o coil whine estiver em outro componente, não adianta trocar a fonte que não irá resolver.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo