Mini-Review - ECS A780GM-A - A força do On-Board

Soufly3xtr3m3

Loading...
Registrado
Há muito tempo atras, video on-board era sinal de vergonha e zoação pra comunidade que assistia a filmes e tentava rodar alguns jogos, tanto pelo desempenho, como pela "comilança" desnecessária de ram para um vga que sequer conseguia usar 32MB.

Hoje, o assunto é outro, a AMD mostrou seu Chipset 780G, e esse, foi o primeiro passo a integrar um verdadeiro HTPC com um valor barato no qual ainda se pode usurfluir de alguns jogos e ter qualidade descente de filmes. O chipset muito promete, tem suporte aos novos Phenom, e apesar de algumas fabricantes terem problemas com os modelos de 125W, isso pode ser resolvido na escolha certa na hora da compra.

Vou começar a colocar o review desta mobo, inicialmente só as imagens dela, e em breve os testes em si.

CPU

Processador AMD Phenom™ (Socket AM2+)
Note: This board supports CPU up to 95W TDP only; you can refer to AMD website to check your CPU.

GRAPHICS
Max Dynamic Hyper Memory: 1920MB
MEMÓRIA
Arquitetura de memória Dual-channel DDR2 800
4 soquetes DIMM DDR2 240-pinos suportam até 32GB
* (Devido ao tamanho máximo de memória DRAM de 2GB, o máximo testado foi de 8GB)

Slot de Expansão
1 x slots x16 PCI Express
2 x slot x1 PCI Express
3 x slots PCI

ARMAZENAMENTO
2 x dispositivos Ultra DMA133/100/66
RAID0, RAID1, RAID10 configuration
ÁUDIO
Concordante com especificação de HD

REAR PANEL I/O
1 x conectores teclado PS/2 & mouse PS/2
1 x External SATA port
1 x porta de Áudio (Line-in, Line-out, Mic-in)
1 x porta VGA
1 x HDMI Port

INTERNAL I/O CONNECTORS & HEADERS
1 x FDD connector
5 x Serial ATA connectors
1 x Conector de Energia ATX de 24 pinos
1x Conector ATX 12V de 4 pinos
Conectores CPUFAN/PWRFAN/SYSFAN
1 x conector IDE
1 x conector para alto-falante
1 x botão de painel frontal/conector LED
1 x conector de áudio de painel frontal
1 x conector saída SPDIF
1 x conector CD-in
3 x conectores USB 2.0 suporta mais 6 portas USB

FORM FACTOR
ATX Size, 305mm*220mm

Nova Bios: Release 24/05/2008

Preço: $74,90 ou R$260,00

Navenet
56877 76.50 Placa mãe AM2 940P ECS A780GM-A VGA/GB LAN/SOM 8CH/SATA2/1066MHZ 5200MHZ
Loading... :yes:

Caixa
23052008580zn1.jpg

Extras
23052008581vv4.jpg

Desing
23052008582da5.jpg

Desing2
23052008583tz9.jpg


Até o momento, o visual da mobo é agradável, e o numero de conexões está em otimo número, esse modelo da ecs tem um porém na falta de um conector DVI, mas de resto, tanto o numero de portas quanto entradas e suas respectivas posições esta de modo excelente ao preço praticado. Daqui a pouco posto os testes. :yes:




Tested System 1:

AMD Athlon X2 4000+ 2.1Ghz
2x1GB DDR2 800
Motherboard ECS A780GM-A
HD 400GB Seagate Sata1

Temperatura Chipsets e etc:

everestxr1.jpg




Loading...

Call of Duty 4

800 x 600
AA: Off
AF: Off
All options: Low.

imagemix1.jpg


imagem1mo7.jpg


imagem3ix1.jpg


imagem4bf3.jpg


FPS
Minimo: 9
Media: 15
Máximo:25

Jogável só se baixar um pouco mais as resoluções, em comparação, o X2 4200+ + 2X 1GB DDR2 + X800 Pura tem esse resultado:

1024 x 768
AA: 4X
AF: 16X
All options Enabled Medium


attachment.php


Minimo: 48
Media: 72
Máximo: 102



Pro Evolution Soccer 2008

1024x768
AA 4x
Qualidade: Alta

image4mi1.jpg


Minimo: 35
Média: 39
Máximo:49


Assassins Creed

1024x768
AA: 2x
AF: Off
All Options: On Lv1

assassinsqe0.jpg


assassins2zh4.jpg


assassins3ym2.jpg


Minimo: 13
Média: 20
Máximo: 34

Se abaixar as opções graficas fica perfeitamente jogável.


Batlefield 2142

800 x 600
AA 2X
AF: Off
All Options: Medium

batlefield2142ky5.jpg


batlefield21422gm2.jpg


batlefield21423wr1.jpg


Minimo: 22
Media: 30
Máximo:52


Gears Of War
800x600
Todas as opções em Medium

gearsofwarzq3.jpg


gearsofwar2ep6.jpg


gearsofwar3wo8.jpg


Minimo: 22
Média: 32
Máximo:48



Bioshock

800x600
AA: Off
Opções graficas: Médio


bioshockgc4.jpg


bioshock2zl9.jpg


bioshock3qb0.jpg


bioshock4tw7.jpg


bioshock5ic6.jpg


Minimo: 14
Média: 26
Máximo:52

Perfeitamente jogável com minimos slowdowns.


Overclock no processador sem alterar V-Core nem HT. Athlon 64 X2 4000+ Brisbane 65nm GH-B1 2.1@2.5Ghz Estáveis.



overko0.jpg



Overclck na GPU com a nova revisão de Bios, 700Mhz estáveis.

over2il0.jpg



Loading...
3D Mark06 - Esta Instalado mas não iniciar, alguem sabe resolver ?


Review ECS 780G-GM Vs ECS 8200A
http://my.ocworkbench.com/2008/ecs/GF8200A/g1.htm
 
Tenho que dar os parabens a ECS que se mostra cada vez mais eficiente e bonita.
A mobo esta linda,quando a vi pela primeira vez jurava ser uma DFI,aguardo os testes.
Abracos
 
Lindona a placa e pelo visto parece ser muito boa.....ela lembra bem uma DFI
 
mt bonita a placa! aguardando os testes!
 
Ela lembra bastante as DFI,PCB preto,com alguns conectores amarelos,nossa,fico muito linda.

Esperando os testes do video onboard dela. ;)

Eh,Ecs antes era sinonimo de problemas/má qualidade,mais agora ta voltando com tudo,fazendo ótimas vgas,otimas placas mae,tá de parabens :)
 
Legal a plaquinha, vamos ver como ela se sai nos testes! :)
 
Soulfly fanzaço de ECS, hehehe, eles quando cismam de fazer algo bom eles mandam muito bem.
Estão conseguindo se livrar da imagem associada a PCChips, com essa aí então...
 
Linda essa ECS, não tive boas experiências quando tive uma L7VMM2, mas foi o chipset e outras coisas, mas essa aí tá linda!
Quanto custa em média?
E ela suporta memos DDR2 800Mhz ou 1066Mhz?
No site da ECS fala que é 1066Mhz o_O
Abraços
EDIT: Pelo que entendi, em Dual Channel o máximo é 800Mhz?
Se for em single aí vai até 1066Mhz?
 
Nossa, essa placa é show de bola. Estava andando na santa aqui de Sampa. Essa placa está em todas as prateleiras. Espero que as pessoas percam o preconceito que tem quanto a ECS. As VGAs e agora, placas mãe excelentes(aguardado testes), e com preço muito agradável.
 
Linda Placa

Linda placa realmente, mais ainda acho o preço muito abusivo, ela não tem motivo nenhum para custar mais que 200 reais...
Não vejo a hora de a Gigabyte começar a produzir as MA78GM-S2H aqui no brasil...
 
Linda placa realmente, mais ainda acho o preço muito abusivo, ela não tem motivo nenhum para custar mais que 200 reais...
Não vejo a hora de a Gigabyte começar a produzir as MA78GM-S2H aqui no brasil...

Via importação vindo dos EUA, achei o preço até que compatível...

O video onboard dela simplesmente "detona" o da Intel num teste (WiC por exemplo ficava em Slow motion com travamentos ainda...no IGP da Intel)
 
Soulfly fanzaço de ECS, hehehe, eles quando cismam de fazer algo bom eles mandam muito bem.
Estão conseguindo se livrar da imagem associada a PCChips, com essa aí então...

XD, isso pq ta vindo uma 8600GT da ECS ae tb :p Só me deu alegria até hoje.


Linda essa ECS, não tive boas experiências quando tive uma L7VMM2, mas foi o chipset e outras coisas, mas essa aí tá linda!
Quanto custa em média?
E ela suporta memos DDR2 800Mhz ou 1066Mhz?
No site da ECS fala que é 1066Mhz o_O
Abraços
EDIT: Pelo que entendi, em Dual Channel o máximo é 800Mhz?
Se for em single aí vai até 1066Mhz?

Dual Channel 1066.

Linda placa realmente, mais ainda acho o preço muito abusivo, ela não tem motivo nenhum para custar mais que 200 reais...
Não vejo a hora de a Gigabyte começar a produzir as MA78GM-S2H aqui no brasil...

Se levar em conta o preço lá fora de $74 + impostos + frete, acho que tem sim. Se esse modelo da gigabyte começar a ser produzido aqui seria otimo pro mercado brasileiro. :yes:
 
No seu Pc2 ,você tem uma M2n-MX,já fez testes comparando o video onboard dela(geforce 6100) X 780G?

Tá estranho este desempenho no COD4.Pelo que me lembro,a geforce 6150 da minha m2npv-vm tinha mais ou menos o mesmo desempenho,só que eu acho que jogava em 640X480.Não me lembro se para vídeo onboard tem muita diferença de 640X480 para 800X600.

Já no PEs2008 ,ficou bem melhor,Eu só conseguia rodar o jogo com estes fps em 640X480 em qualidade média na geforce 6150.QUando coloca em alta,ficava injogável ou quando colocava em 1024X768 ae ficava slideshow.hehe

Já deu overclock no video onboard?
 
Po lindona a placa-mãe hein e gostei também do desenho da caixa :p

Muito bom o desempenho nos jogos, você esta usando qual driver nesses testes?

E também você vai fazer over no IGP?

Por que seria muito bom ver os resultados dos jogos em stock e depois em over. :yes:
 
No seu Pc2 ,você tem uma M2n-MX,já fez testes comparando o video onboard dela(geforce 6100) X 780G?

Tá estranho este desempenho no COD4.Pelo que me lembro,a geforce 6150 da minha m2npv-vm tinha mais ou menos o mesmo desempenho,só que eu acho que jogava em 640X480.Não me lembro se para vídeo onboard tem muita diferença de 640X480 para 800X600.

Já no PEs2008 ,ficou bem melhor,Eu só conseguia rodar o jogo com estes fps em 640X480 em qualidade média na geforce 6150.QUando coloca em alta,ficava injogável ou quando colocava em 1024X768 ae ficava slideshow.hehe

Já deu overclock no video onboard?

Posso ate fazer o comparativo dos dois on-board sim, só finalizar os testes primarios que estava querendo fazer, hoje vou terminar os testes com assassins creed e bioshock, o 3Dmark06 não ta funcionando, não sai da tela de inicialização...

Hoje vou colocar o X2 6000+ + 2GB de ram pra ver como fica no on-board. Da pra colocar mais de 1GB de memoria dedicada :eek:

O video on-board vou overclocar tb.

Ela tem ajustes/opçoes pra overclock ? :cry:

Tem sim, vários afinal, ajustes bons de over por sinal.

Po lindona a placa-mãe hein e gostei também do desenho da caixa :p

Muito bom o desempenho nos jogos, você esta usando qual driver nesses testes?

E também você vai fazer over no IGP?

Por que seria muito bom ver os resultados dos jogos em stock e depois em over. :yes:

Catalist 8.5/IGP and Motherboard drivers.

Como disse, vou fazer over no video on pra verificar os testes. :yes:


PS: Alguem viu a temperatura da mobo ? Bom, as voltagens o everest costuma errar né ?! Fiquei preocupado XD
 
Terminei os testes com Tudo em Stock, não consegui rodar bioshock por "problemas" XD e o 3DMark06 não funcionou... Minha nota até o momento:

Performance:

75% de 100% - Acho que estava esperando mais.

Loading, Test com over na GPU.

Edit: Consegui colocar 700Mhz

ACima de 750Mhz ta travando.

Edit2: A 700Mhz trava in game, 650Mhz ta rodando.

Edit3:

Bom, com o ver para 650Mhz, a média geral de fps subiu 6 ~9 Frames, jogos cmo o Batlefield e Assassins Creed ficaram com fps mais estabilizados, a menor melhora foi no Call of Duty 4 cerca de 4Fps, vou ver se arrumo umas memorias de qualidade pra tentar overs maiores.
 
Como ficaram as temps do igp com o clock em 650mhz?

E qual o clock de fábrica do IGP?
 
Como ficaram as temps do igp com o clock em 650mhz?

E qual o clock de fábrica do IGP?

Temperatura não passou de 45º

Clock de fabrica = 500Mhz


Pra dar uma visao geral testei com o X2 6000+

O game que apresentou menor melhora foi o COD4, cerca de 2Fps
Gears of War dessa vez tb teve pouca melhora, mas os fps ficaram mais estáveis.
O restante dos games e principalmente Batlefield teve uma melhora de quase 15~20Fps média. O que comprova que os games mais antigos demandavam mais por processador e os atuais mais por GPU.
 
esse video onboard vai ser a alegria de milhoes mundo afora quando souberem q roda o PES 2008 em high em 1024x768

com uma simples adição de uma plakinha de 200 reais ele deve rodar em 1440x900

quero soh ver se a intel vai barrar essa :yes:
 
NOSSA CARA!!! TA DE PARABENS!!

mas acho q vc deveria ter encomendado uma HD3650...pq dai dava pra fazer um hybrid crossfire com a placa on-board.

ai ia ficar fera!!!
 
para o 3dmark 06 tem que instalar um FIX oficial, ele tem problemas para detectar o clock das variaçoes do r600.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo