[Mini Review] - Fight!! E7400 X E8400

DarkCoder

Usuário Registrado
Registrado


Fight - E7400 X E8400



Fala galera, muito o pessoal tem se perguntado ultimamente se os processadores da série E7xxx são inferiores aos E8xxx, principalmente pelo elevado preço dos E8xxx em relação a sua série anterior.
Então para desmistificar pelo menos em partes esse questionamento do pessoal, resolvi fazer esse mini review, digo mini pois realmente é bem pequeno ja que não tenho muitas opções para testes aqui. Mas então vamos lá:


Sistema Utilizado:

Windows 7 RC x86
Intel Core2Duo E7400 @3800mhz / Intel Core2Duo E8400@3800mhz
Asus P5N-E Sli
4Gb Gskill Black Pi 4-4-4-12
eVga gtx260 216sp - driver 185.81


Testes:

3dMark 06

E7400
e74003dmark063800mhz.jpg

E8400
e84003dmark063800mhz.jpg


Crysis

E7400
e7400crysis3800mhz.jpg

E8400

e8400crysis3800mhz.jpg



Crysis Warhead

E7400
e7400warhead3800mhz.jpg


E8400
e8400warhead3800mhz.jpg


Minhas Conclusões:

Só tive ganho de temperatura :slap:, desempenho por desempenho foi a mesma coisa, mas a temperatura em relação ao e7400 teve aumento de mais de 12º. Talves meus testes estejam precipitados ou equivocados, mas deu pra perceber que a série E7xxx dá um belo de um caldo, mesmo pra vgas mais parrudas. Eu estava querendo vender meu e7400, mas depois dos testes talves até continue com ele :fist:

Obs: Sou apenas iniciante em over, então não liguem para meu over :fun::fun:


 
Bem cara, lembra de mim? Eu quase comprei o seu E7400, mas você não queria vendê-lo no dia em que eu queria, hehehe. Enfim, eu peguei um E8400 C0 OEM por 350 e acho que fiz um ótimo negócio. Se você souber comprar, o E8400 vale muito a pena.

Na verdade, o E7400 só perde na Tecnologia de Virtualização (que vai começar a fazer sentido com o XP Mode do Windows 7), nos 3MB de cache vs. os 6MB de cache do E8400 (que fazem muito pouca diferença) e ganha no multiplicador.

Resumindo:
Se você tem uma mobo low-end, compre o E7400 que vai fazer um over ótimo. Se tiver uma P35 ou melhor, um E8400 é melhor pois passa de 4GHz, coisa que o E7400 não faz muito bem.

PS: Só faltou um Super Pi 1M aí ;)
 
acho que a serie E8xxx eh mais para OC, pode compara nesse quesito, nenhum C2D ganha deles em OC ou nenhum AMD, esperamos os Phenom II X2.
 
Sim concerteza o e8400 é melhor pra OC, mas analizando o custo beneficio em jogos que é nosso principal objetivo, o e7400 está muito na frente. Pelo menos foi isso que percebi aqui.
 
Conseguiu tudo isso de FSB nessa mobo? (no caso do e8400)
Algum tweak? Tudo estável?
Aqui tá praticamente impossível usar 1600 de FSB.

Abs
 
Conseguiu tudo isso de FSB nessa mobo? (no caso do e8400)
Algum tweak? Tudo estável?
Aqui tá praticamente impossível usar 1600 de FSB.

Abs

Sim, tudo estável, o pc ta ligado desde a tarde até agora e nada de problemas. Eu fiz o pencil mod pra estabilizar o vcore somente. Acho que da pra subir mais que isso até.

:yes:
 
Sim, tudo estável, o pc ta ligado desde a tarde até agora e nada de problemas. Eu fiz o pencil mod pra estabilizar o vcore somente. Acho que da pra subir mais que isso até.

:yes:

Aqui eu consigo sabe, até 1800 de FSB.
Mas por exemplo, consigo desempenho melhor em 9x333 do que em 8x400 (1333 contra 1600 de FSB), pelo menos nos jogos.
Só noto melhora com FSB maior, no super PI e nos testes do Everest.

:nugget:
 
mas não é assim q testa processador, coloca os jogs em 800x600 e no medium e veja a diferenca q vai dar.

Colocando resolucao alta e filtros vc vai estar exigindo da GPU e nao da CPU
 
Ta isso era previsivel os dois processadores @ 3.8Ghz , mesmo com a diferença de cache para o E7 a quantia que ele tem eh suficiente.

E7 como todo mundo ta meio careca de saber precisa de mais vcore se comparado a E8 rev E0.

Enfim vc soh verá diferença se atinguir frequencias mais altas!
 
mas não é assim q testa processador, coloca os jogs em 800x600 e no medium e veja a diferenca q vai dar.

Colocando resolucao alta e filtros vc vai estar exigindo da GPU e nao da CPU


Mas dificilmente eu irei jogar algum jogo com essa resolução e no médio, o que eu fiz foi testar de acordo com o uso real do pc.


Ta isso era previsivel os dois processadores @ 3.8Ghz , mesmo com a diferença de cache para o E7 a quantia que ele tem eh suficiente.

E7 como todo mundo ta meio careca de saber precisa de mais vcore se comparado a E8 rev E0.

Enfim vc soh verá diferença se atinguir frequencias mais altas!

Então o que eu percebi foi que clock x clock eles fazem praticamente a mesma coisa, claro que os e8xxx são melhores pra over, mas para os usuarios normais, um e7xxx atenderá muito bem.
 
Excelente review, gostei muito, a diferença ai foi pouca mesmo, de 5% foi muito.

Qual mombo e configuração usou?

Mas o E8400 vai rodar o XP virtual no Windows 7, coisa que o E7400 nao vai fazer, um dos motivos que quero o E8400, mas fora isso nao vale a pena pegar o E8400, so se achar ele bem barato.

Bem cara, lembra de mim? Eu quase comprei o seu E7400, mas você não queria vendê-lo no dia em que eu queria, hehehe. Enfim, eu peguei um E8400 C0 OEM por 350 e acho que fiz um ótimo negócio. Se você souber comprar, o E8400 vale muito a pena.

Na verdade, o E7400 só perde na Tecnologia de Virtualização (que vai começar a fazer sentido com o XP Mode do Windows 7), nos 3MB de cache vs. os 6MB de cache do E8400 (que fazem muito pouca diferença) e ganha no multiplicador.

Resumindo:
Se você tem uma mobo low-end, compre o E7400 que vai fazer um over ótimo. Se tiver uma P35 ou melhor, um E8400 é melhor pois passa de 4GHz, coisa que o E7400 não faz muito bem.

PS: Só faltou um Super Pi 1M aí ;)

Realmente faltou o Super Pi 1mb e 32mb.

Cara onde vc comprou um E8400 por R$350,00? Eu quero um desse.
É a versao C0 do E8400 que vai longe no over, agora eu nao me lembro?
 
Excelente review, gostei muito, a diferença ai foi pouca mesmo, de 5% foi muito.

Qual mombo e configuração usou?

Mas o E8400 vai rodar o XP virtual no Windows 7, coisa que o E7400 nao vai fazer, um dos motivos que quero o E8400, mas fora isso nao vale a pena pegar o E8400, so se achar ele bem barato.

Realmente faltou o Super Pi 1mb e 32mb.

Cara onde vc comprou um E8400 por R$350,00? Eu quero um desse.
É a versao C0 do E8400 que vai longe no over, agora eu nao me lembro?


Poisé, o que eu percebi aqui é que para o usuario casual, com qualquer um dos dois estará bem servido, mas o e7400 é bem mais em conta no bolso e tem temperaturas mais baixas.

Usei essa configuração:

Windows 7 RC x86
Intel Core2Duo E7400 @3800mhz / Intel Core2Duo E8400@3800mhz
Asus P5N-E Sli
4Gb Gskill Black Pi 4-4-4-12
eVga gtx260 216sp - driver 185.81


O melhor de over o pessoal fala que é a revisão e0.

Nem lembrei de fazer teste do super pi :p
 
Gostei dos testes, realmente o E7 dá um bom caldo, mas hj em dia eu não investiria mais em processador dual core não...
 
mas não é assim q testa processador, coloca os jogs em 800x600 e no medium e veja a diferenca q vai dar.

Colocando resolucao alta e filtros vc vai estar exigindo da GPU e nao da CPU

Mas quem vai comprar um combo desse para jogar em 800x600?????kkkkkkk

O que interessa é o rendimento com tudo no talo e isso os dois processadores se equivalem........outros testes pela net também apresentaram a mesma conclusão, ou seja, quem não tem 500 paus para dar num E8400 pode pegar um E7400 e ser muito feliz inclusive com as vgas mais tops do mercado atual!!!

Parabéns INTEL!!!!!! não só pela se´ria 7*** mas a série 5**** com louvor!!!
 
adorei esse mini review hehehhehe

sinal que o meu cpu da um caldo

quero ver se ele aguenta o sli que eu vou fazer aki daqui a uns dias....
 
Esses testes só reafirmam o que defendo:

Acima de 1.5MB de cache por núcleo o Core2 não rende mais desempenho. Esse é o cache ideal. Abaixo disso há perda, acima não há ganho decente.

Belos testes, Dark, parabéns!
 
E se fosse sem Over ? faria alguma diferença ?

Pois estou em duvida para comprar o processador ou o E7400 ou E8400, porem nao farei over, pois o dinheiro do cooler eu vou investir em uma VGA melhor.

A diferença de preço e de 100 reais dos dois, so que se eu pegar o E7400 nao usarei o dinheiro para comprar um cooler, irei usar ele na VGA tambem

Entao sem over qual seria melhor pra mim ?
 
sei-la pega esses 100 reais a mais e compra uma VGA melhor, o e7400 chega a 3,6 com cooler box =)
 
otimo review, pra quem gosta de ver bastante disputa entre o dual 8400 x quad 6600, amanha eu vou postar isso, baseado em jogos..
usando uma 9800 gx2 x radeon 4850.
vamos soh ver.. uheahueahuea
valews..
 
Rodo com meu E7200@3800 acho que so vale a pena trocar por um Q9550. Mais a i vem os I5, Athlon II. Hum que agunia.
 
...

Se possível testa GTA4 e jogos de corrida.

Esses jogos são bem mais CPU bound do que GPU bound como o Crysis.


Parabéns pela iniciativa dos testes!
 
Parabens. Otimo review, deve ter dado um baita trabalho.

Gastar grana com processadores caros esta comprovado que é besteira. Um E7400 faz o serviço do E8400 sem perder nada. Comprar um E8400 hoje pra jogar é totalmente ruim, ja que existe o 7400 que faz o mesmo por menos R$.

Gostaria muito de ver esse review com um E5200 rodando a 3.8ghz para ver se existe perda.
 
Valeu pelos elogios pessoal :D

Mas infelizmente não tenho como fazer mais testes desses pois o E8400 já foi vendido.

@DienK

Seria interessante mesmo um E5200 na briga, pena que pra mim sairia caro comprar um aqui pra testar :cry:
 
Também queria ver como o E5200 se sai junto dos dois...
Tenho um aqui, só que rodo ele a 3.6 :yes:. Abraço!
 
Valeu pelos elogios pessoal :D

Mas infelizmente não tenho como fazer mais testes desses pois o E8400 já foi vendido.

@DienK

Seria interessante mesmo um E5200 na briga, pena que pra mim sairia caro comprar um aqui pra testar :cry:

Se voce tivesse me sp eu te emprestava o meu :yes:

To com um desse abençoado fazendo 3.5ghz 1.78v e 3.9ghz a 1.264:evil:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo