• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mini-review LG 27UL650-W (27", 4K, IPS, 10-bit, FreeSync, G-SYNC compatible, Vesa DisplayHDR 400)

Pessoal, peguei um LG 27UL650-W e gostaria de dar um breve relato.

Pelas minhas pesquisas, esse modelo é praticamente idêntico ao 27UK650, que foi analisado pelo Rtings e obteve um ótimo resultado, especialmente para uso misto office e games.

https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27uk650-w

No geral o monitor me agradou bastante.

Tomei a liberdade de trazer as imagens do review acima para ilustrar o meu.

27uk650-design-large.jpg


Principais características

IPS, 4K, Vesa HDR400, FreeSync compatível com G-SYNC (40-60) e 10-bit de profundidade de cor. A conexão DisplayPort 1.4 comporta isso tudo ao mesmo tempo, então não é necessário recorrer à chroma subsampling, como ocorre em alguns modelos concorrentes como o Dell U2718Q.

Pontos positivos

Beleza
O monitor é lindo, apesar de ser basicamente de plástico (que eu coloquei como ponto negativo logo abaixo). A borda infinita dá uma ar de modernidade ao produto muito bem-vinda. O material imita metal, e só percebe-se que é plástico ao toque.

27uk650-borders-large.jpg


FreeSync, 4K e HDR
Incrível. Estou realmente impressionado pela qualidade e fluidez absurdas. Outra coisa boa é que o range iniciando em 40 Hz é uma baita ajuda para manter uma jogabilidade fluida. Estou muito impressionado.

Tempo de resposta e ghosting
Não é algo que eu sou tão exigente, mas estou feliz com o resultado. Não sei se a sensação de fluidez se dá pelo FreeSync apenas ou se também é percebida pelo baixo de tempo de resposta. Não sei o motivo, só sei que me agrada. O monitor parece ser bem "esperto", eu acho que ele pode merecer o selo de monitor gamer, não competitivo, mas o casual. Atende perfeitamente o gamer comum, que não ganha a vida com isso e tem o game como hobby.

27uk650-motion-blur-max-large.jpg


HDR
Sim, é um HDR limitado, mas já dá um gás legal. Ele possui certificação Vesa HDR 400, que é uma das mais básicas. Está muito longe dos HDR top de linha, mas em alguns jogos e vídeos é perceptível, sim, uma boa diferença. Pelo preço vale a pena.

Regulagens
Não é perfeito, mas tem os principais: vertical, horizontal e altura. Faltou apenas o giro lateral.

27uk650-back-large.jpg


Light bleed, glow e uniformidade:
Excelentes. Não é perfeito, tem bleed e tem glow, mas estão em níveis muito baixos, praticamente imperceptíveis. Eu não sei até onde foi minha sorte ou é algo generalizado, mas ele apresentou o melhor glow e bleed de todos os monitores IPS e VA que já tive. A uniformidade é ótima, mesmo em brilho máximo. É possível perceber um leve escurecimento nas bordas, mas é muito, muito, mas muito sutil. Precisa ter uma imagem com branco 100% e ficar olhando com bastante atenção para perceber. A uniformidade do cinza e do RGB também são ótimos, nada me desagradou. Minha unidade veio sem dead ou stuck pixels.

Pontos negativos

Acabamento
É bonito, mas é todo em plástico e balança bastante ao encostá-lo.

27uk650-build-quality-large.jpg


Extras
Os cabos que acompanham são bem curtos.

27uk650-in-the-box-large.jpg


Construção e estabilidade
O monitor é lindo de se olhar, mas ruim de se tocar. É perceptível de imediato o plástico simples ao toque, independente do local, seja na base, na parte frontal ou traseira.

27uk650-thickness-large.jpg


Overclock

Infelizmente não subiu muito, mas subiu o suficiente para dar uma "folga" para o V-Sync não adicionar lag aos 60 FPS. Minha unidade subiu até 62 Hz.

Película anti reflexo

Não pude identificar o tipo, mas não causa nenhum efeito colateral, como o screen door effect presente nos monitores Samsung QLED.

Cor e Perfil de calibração

A LG garante 95% de cobertura do DCI-P3 no modelo de 32", 99% sRGB no 650 e 98% no 500.

Fig02-AdobeRGBDisplayP3sRGB.jpg


Preço

Comprei online pela Fastshop e optei por retirar na loja física no mesmo dia. Paguei em 2x de R$ 1150 no dia 05/03/2020. Para compras 100% online é possível encontrar preços melhores.

Conclusão

O LG 27UL650-W é atualmente meu monitor IPS preferido. As deficiências da tecnologia IPS nesse monitor estão muito sutis, a ponto de não serem mais um incômodo. O Vesa DisplayHDR 400 é bem básico, mas, dependendo do jogo, já causa, sim, uma melhora significativa na imagem. É legal de se ter e brincar. Este monitor é uma excelente alternativa para quem procura um equilíbrio perfeito entre trabalho e lazer. A tela 4K em 27" ainda é utilizável com escala de 125%, o que resulta numa área útil equivalente a 4 monitores 720p em mosaico (como se fossem 4 notebooks). Em jogos o monitor também faz muito bonito, com excelente tempo de resposta, ghosting e FreeSync compatível com G-SYNC.

Antes de dar minha nota, gostaria de deixar uma lista dos monitores que utilizei nos últimos meses. Isso é importante pois o monitor é algo muito pessoal, então minhas impressões, qualidades e defeitos são baseados nas minhas experiências anteriores: LG 29UM68-P, Dell U2718Q, Samsung LU28E590DS, LG 34UM68-P, LG 27UD59-B, LG 27EA83-R, Samsung QLED 27", Samsung QLED 27" (duas vezes), Gamemax GMX27C144, BenQ BL2720PT.

Com base no meu conhecimento e nas minhas experiência particulares anteriores, minha nota para este monitor é 8/10. Lembrando que monitor é uma experiência particular, não leve como verdade o que falo com base nas minhas exigências, expectativas e experiências.

Recomendadíssimo!

edit 20/11/2020

Pessoal, comprei um calibrador simples e fiz alguns testes com o monitor. Também gerei um perfil de calibração que estou disponibilizando para download ao final do post.

Meu calibrador é bem simples e apresentou algum tipo de incompatibilidade com o monitor na calibração do balanço de branco, então me vi obrigado a calibrar com target de 6300K. Os resultados abaixo e o perfil de calibração foram feitos com base nesse ponto de branco.

RELATÓRIO COMPLETO

INFORMAÇÕES BÁSICAS
image.png


SUMÁRIO
image.png

obs1: o "NOT OK" ali em cima é justamente o white balance em relação ao 6500K do sRGB, pois eu calibrei propositalmente em 6300K.
obs2: aqui vemos excelentes resultados para deltaE, com média de apenas 0.32 e pico de 1.55. Até 2.0 já é considerado apto para trabalhos profissionais.

RELAÇÃO COMPLETA DE PRECISÃO DE CORES
image.png

obs: o resultado é a coluna da direita. Qualquer valor abaixo de 2.0 é considerado excelente.

image.png

image.png

image.png

image.png

Aqui está faltando o espectro das cores atrás, mas podemos ver a precisão. A ideia é que as bolinhas coloridas precisam ficar mais dentro possível dos arcos transparentes que correspondem ao ponto perfeito daquela cor. Podemos ver um resultado excelente nesse teste.

Link para download do perfil: https://1drv.ms/u/s!Ark_xZw7HeIQnahXUQbf2oVZAc8eNA?e=RHmKt2
Eu queria utilizar G-sync nesse monitor que acabei comprando tb. Então de acordo com o seu post, para poder usar eu teria que atualizar o firmware do monitor? (driver?). E também seria bom tentar overclockar? (pelo visto por padráo meu parece ter vindo em 59Hz)
 
Eu queria utilizar G-sync nesse monitor que acabei comprando tb. Então de acordo com o seu post, para poder usar eu teria que atualizar o firmware do monitor? (driver?). E também seria bom tentar overclockar? (pelo visto por padráo meu parece ter vindo em 59Hz)

Não precisa atualizar firmware nenhum.

Com placa da NVIDIA o meu também fica em 59 Hz.

Pra vc usar o GSYNC e não ter tearing, basta limitar o FPS em 58 e habilitar o Vsync no jogo.
 
Alg sabe informar se tem flicker nesse monitor? Vi num outro tópico um cara reclamando de flicker, e isso me preocupa. Além disso pra galera que tá usando o G-sync, dá flicker ao usar?
 
Basta ativar o gsync no painel da Nvidia, e quem For fazer o teste com o pêndulo da nvidia, se clicar em gsync nao vai funcionar, tem que usar a funcão vsync, pois este monitor nao é gsync nativo.
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Utilizando a saida USB-C (que ja possui Display Port embutido),o boot do PC é mostrado normalmente, mas utilizando a conexao DP, o boot nao é mostrado, só entrando video na hora do login, mesmo tendo as outras conexoes desligadas (HDMI, USB-C), somente utilizando DP.

Como resolvo isso?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Sua placa de vídeo é uma Nvidia Pascal?

Tive um problema parecido, talvez vc precise disso:
 
Olá, poderia me dar um feedback do que achei dos monitores QLED da Samsung? Muita diferença para um "normal" VA da Samsung básico de 144hz?
 
Olá, poderia me dar um feedback do que achei dos monitores QLED da Samsung? Muita diferença para um "normal" VA da Samsung básico de 144hz?

O QLED por si só é apenas uma tecnologia que torna as cores primárias mais vibrantes. A questão é que os monitores QLED recebem os painéis de melhor qualidade, enquanto os demais são destinados aos modelos comuns. A diferença na prática é que os monitores básicos podem ter contraste pior, maior light bleed, etc, porque eles acabam recebendo os piores painéis da fábrica.
 
Eu uso aquele da Samsung que está na media de 1499, vc acha que vale essa troca? É muito obrigado pelo feedback.
 
Eu uso aquele da Samsung que está na media de 1499, vc acha que vale essa troca? É muito obrigado pelo feedback.
Vai perder em cores e contraste. Vai ganhar em nitidez e tamanho. Ai depende das suas preferências.

Se fosse um QLED de 27" QHD eu não trocava. Agora o de 24" FHD eu já acho muito pequeno, então eu trocaria. Mas assim... isso é algo totalmente subjetivo. As vezes pra vc 24" já é ótimo então se fosse o caso não teria sentido nenhum a troca.

Enfim, é pessoal.
 
Cara, queria uma ajuda de quem possui um 27UL650. Depois de muitos reviews, inclusive este (excelente, por sinal) adquiri o meu. Chegou na segunda-feira (01/03/21) e comecei a usar. O monitor é excelente, não tem o que falar da qualidade de imagem. Mas, inicialmente, achei estranho o fato de mexermos no joystick embaixo dele e uma das primeiras opções ser volume + ou -. Não me recordava de ter visto em nenhum local informações sobre alto-falantes. Olhei embaixo dele, e as saídas do que parecem ser alto-falantes, estão lá. Meu Windows 10 jogou a saída de áudio automaticamente para o monitor.

No primeiro dia, não dei muita bola. Mas no dia seguinte, resolvi me debruçar sobre isto e fuçei várias configurações do WIndows e do monitor, sem sucesso. Até que pluguei um headphone atrás do monitor e o som saiu. Troquei o cabo HDMI (estava usando que veio no monitor), nada. Troquei de computador, ligando-o à um Mac Mini. Mesma coisa, sem som no monitor, mas com som no headphone. Sem pensar duas vezes, fiz como a galera do forum de TV's aqui e solicitei a troca do monitor por defeito nos alto-falantes. A empresa veio coletar hoje. Irão analisar e me devolver um novo (teoricamente)...

Hoje, chegou um outro monitor que havia comprado aqui em casa, um LG 25UM58G (UltraWide para minha filha). E, para minha surpresa, o mesmo comportamento. Tanto no Windows quanto no Mac. Pensei: "Não pode ser". Fui fazer download dos dois manuais e não há nenhuma linha sobre áudio ou potência dos alto-falantes. Dei uma googlada rápida e encontrei uma matéria do Tecnoblog falando do 27UL650 e nas especificações, informa 2 x 5W RMS como áudio. Já na página do monitor na Kabum, um usuário responde à uma pergunta dizendo que não tem áudio.

Enfim, os controles de volume estão lá. As saídas de alto-falantes tradicionais (inferiores) estão lá. Este monitor tem ou não tem alto-falantes?

Abraços.
 
Cara, queria uma ajuda de quem possui um 27UL650. Depois de muitos reviews, inclusive este (excelente, por sinal) adquiri o meu. Chegou na segunda-feira (01/03/21) e comecei a usar. O monitor é excelente, não tem o que falar da qualidade de imagem. Mas, inicialmente, achei estranho o fato de mexermos no joystick embaixo dele e uma das primeiras opções ser volume + ou -. Não me recordava de ter visto em nenhum local informações sobre alto-falantes. Olhei embaixo dele, e as saídas do que parecem ser alto-falantes, estão lá. Meu Windows 10 jogou a saída de áudio automaticamente para o monitor.

No primeiro dia, não dei muita bola. Mas no dia seguinte, resolvi me debruçar sobre isto e fuçei várias configurações do WIndows e do monitor, sem sucesso. Até que pluguei um headphone atrás do monitor e o som saiu. Troquei o cabo HDMI (estava usando que veio no monitor), nada. Troquei de computador, ligando-o à um Mac Mini. Mesma coisa, sem som no monitor, mas com som no headphone. Sem pensar duas vezes, fiz como a galera do forum de TV's aqui e solicitei a troca do monitor por defeito nos alto-falantes. A empresa veio coletar hoje. Irão analisar e me devolver um novo (teoricamente)...

Hoje, chegou um outro monitor que havia comprado aqui em casa, um LG 25UM58G (UltraWide para minha filha). E, para minha surpresa, o mesmo comportamento. Tanto no Windows quanto no Mac. Pensei: "Não pode ser". Fui fazer download dos dois manuais e não há nenhuma linha sobre áudio ou potência dos alto-falantes. Dei uma googlada rápida e encontrei uma matéria do Tecnoblog falando do 27UL650 e nas especificações, informa 2 x 5W RMS como áudio. Já na página do monitor na Kabum, um usuário responde à uma pergunta dizendo que não tem áudio.

Enfim, os controles de volume estão lá. As saídas de alto-falantes tradicionais (inferiores) estão lá. Este monitor tem ou não tem alto-falantes?

Abraços.
Putz brother, esse monitor não tem os falantes! O controle do volume é apenas para o fone de ouvido mesmo... ou qualquer falante que vc conecte na saída P2 do painel traseiro.

Não precisava ter trocado de monitor... é assim mesmo.

Sobre as ranhuras no plástico, elas devem existir apenas por uma questão de arrefecimento ou porque a LG aproveita o mesmo molde para outros modelos que possuem os falantes.
 
Putz brother, esse monitor não tem os falantes! O controle do volume é apenas para o fone de ouvido mesmo... ou qualquer falante que vc conecte na saída P2 do painel traseiro.

Não precisava ter trocado de monitor... é assim mesmo.

Sobre as ranhuras no plástico, elas devem existir apenas por uma questão de arrefecimento ou porque a LG aproveita o mesmo molde para outros modelos que possuem os falantes.
Valeu. Foi a conclusão que estava chegando ontem pouco antes de pedir ajuda aqui. Mas aí, fica uma bobeada da LG em minha opinião. Se o volume tem um uso tão secundário, não deveria ser a primeira opção de atividade quando tocamos no joystick. E o manual também não deixa isto claro.

E o mais engraçado é que a Americanas.com recolheu o monitor para análise pela "Equipe Técnica", e pelos e-mails que recebi agora de tarde, eles estão trocando o monitor. Ou seja, nem eles sabem que os alto-falantes não existem (nem conversaram com a LG para tirar a dúvida). O meu anterior estava perfeito pelos testes de vídeo que fiz, tomara que este venha da mesma forma.

Forte abraço.
 
Eu tava olhando além desse o Acer XV280K, o que você acha?

No papel o Acer é melhor. Se fosse comprar um hoje, seria ele.

Tenho um Acer Nitro VX280K e estou satisfeito, tem um teste do VG280K no
https://www.tftcentral.co.uk/reviews/acer_nitro_vg280k.htm
(O VX280K/VG280K usam o mesmo painel InnoLux_M280DCA-E3B, mas o suporte do VX tem tilt de 90º)

A quem possa interessar, meu profile pode ser baixado do

ou

Montior:
Brilho = 20
Ganho R = 49
Ganho G = 42
Ganho B = 42

A intenção foi criar um profile mais compatível e agradável visualmente(Curves + matrix) do que precisão(XYZ LUT + matrix).
Foi usado um X-Rite i1Display PRO com o DisplayCALL e a correção espectral para "White LED".
Iy7jK4q.png

d9MunsA.png

NDPZlTP.png



0Hq92fN.png

3ho4oWM.png


Em monitores sem LUT interno, quanto maior a correção, maior a perda e a perda pode gerar "banding".
O resultado da calibração foi bom com poucas perdas, de 256 restou:
Vermelho 249
Verde 250
Azul 248
olYdu7c.png

O "gamut" não cobre 100% do sRGB
yXtxaJy.png

ju7UBZu.png

tqZMQrr.png

AwllREQ.png


Além do próprio DisplayCAL, quem quiser pode carregar meu profile no https://www.iccview.de/
GXA65K3.png
 
Oi Pessoal estou em dúvida entre esses dois monitores 4k.
Acer XV280K ou LG 27UL650, a principal utilização será para meu filho jogar no PS4 pro, e também para assistir filmes no monitor utilizando o console (PS4) ou a uma Apple TV.
Podem me questionar, mas para essa utilização não seria melhor comprar uma Tv 4K!!! Sim até seria, mas o espaço onde onde ficará o Tela/monitor não cabe uma TV e somente um monitor de até 29”.
 
Última edição:
Oi Pessoal estou em dúvida entre esses dois monitores 4k.
Acer XV280K ou LG 27UL650, a principal utilização será para meu filho jogar no PS4 pro, e também para assistir filmes no monitor utilizando o console (PS4) ou a uma Apple TV.
Podem me questionar, mas para essa utilização não seria melhor comprar uma Tv 4K!!! Sim até seria, mas o espaço onde onde ficará o Tela/monitor não cabe uma TV e somente um monitor de até 29”.
O Acer tem maior volume de cor (115% sRGB), menor brilho (300 bits) e certificação HDR inferior (HDR10).

O LG tem menor volume de cor (99% sRGB), maior brilho (400 bits) e certificação HDR superior (HDR400).

Existe também uma diferença de 1 polegada no tamanho, sendo o Acer maior.

A imagem do Acer deve ter cores ligeiramente mais vibrantes, mas com brilho inferior.

Ai depende do que vc acha mais importante...

De forma geral a experiência em ambos deve ser muito próxima. Eu escolheria pelo preço, garantia, etc.
 
@brdtoledo obrigado pelo seu tempo e zelo nas informações sobre esse monitor!

Me ajuda com algumas questões?

1 - Qual seu feedback após um ano de uso?
2 - Qual o problema com a garantia da LG que foi mencionado em outras respostas?
3 - O meu uso será num MacBook Pro 16” que contém apenas usb-c, ou seja, não vou consegui usar o DisplayPort pois meu hub é apenas HDMI. Com isso vi em outras respostas o lance dos 10-8 bits. O que muda na prática?
4 - Você chegou a considerar tecnicamente algum Dell UltraSharp 4k ( 3.5 ~ 4.6k) ?

Grato!
 
@brdtoledo obrigado pelo seu tempo e zelo nas informações sobre esse monitor!

Me ajuda com algumas questões?

1 - Qual seu feedback após um ano de uso?
2 - Qual o problema com a garantia da LG que foi mencionado em outras respostas?
3 - O meu uso será num MacBook Pro 16” que contém apenas usb-c, ou seja, não vou consegui usar o DisplayPort pois meu hub é apenas HDMI. Com isso vi em outras respostas o lance dos 10-8 bits. O que muda na prática?
4 - Você chegou a considerar tecnicamente algum Dell UltraSharp 4k ( 3.5 ~ 4.6k) ?

Grato!
Bom dia amigo, tudo certo?

1 - Qual seu feedback após um ano de uso?
Não mudou nada. O monitor continua ótimo, do mesmo jeito que chegou.

2 - Qual o problema com a garantia da LG que foi mencionado em outras respostas?
Não sei do que se trata. Não precisei acionar a garantia...

3 - O meu uso será num MacBook Pro 16” que contém apenas usb-c, ou seja, não vou consegui usar o DisplayPort pois meu hub é apenas HDMI. Com isso vi em outras respostas o lance dos 10-8 bits. O que muda na prática?
Teoricamente teria maior possibilidade de apresentar color banding especialmente quando exibindo conteúdo em HDR com WCG. Na prática vai depender do seu nível de exigência. Eu mesmo não me importo com isso, eu uso 8-bit mesmo no Display Port. Em conteúdo SDR eu arriscaria dizer que a diferença é imperceptível para a maioria das pessoas.

4 - Você chegou a considerar tecnicamente algum Dell UltraSharp 4k ( 3.5 ~ 4.6k) ?
Sim, eu já tive um Dell U2718Q (UltraSharp, 27", 4K, IPS, HDR) e no final acabei preferindo o LG principalmente por conta do FreeSync e Display Port.
 
Pessoal, peguei um LG 27UL650-W e gostaria de dar um breve relato.

Pelas minhas pesquisas, esse modelo é praticamente idêntico ao 27UK650, que foi analisado pelo Rtings e obteve um ótimo resultado, especialmente para uso misto office e games.

https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27uk650-w

No geral o monitor me agradou bastante.

Tomei a liberdade de trazer as imagens do review acima para ilustrar o meu.

27uk650-design-large.jpg


Principais características

IPS, 4K, Vesa HDR400, FreeSync compatível com G-SYNC (40-60) e 10-bit de profundidade de cor. A conexão DisplayPort 1.4 comporta isso tudo ao mesmo tempo, então não é necessário recorrer à chroma subsampling, como ocorre em alguns modelos concorrentes como o Dell U2718Q.

Pontos positivos

Beleza
O monitor é lindo, apesar de ser basicamente de plástico (que eu coloquei como ponto negativo logo abaixo). A borda infinita dá uma ar de modernidade ao produto muito bem-vinda. O material imita metal, e só percebe-se que é plástico ao toque.

27uk650-borders-large.jpg


FreeSync, 4K e HDR
Incrível. Estou realmente impressionado pela qualidade e fluidez absurdas. Outra coisa boa é que o range iniciando em 40 Hz é uma baita ajuda para manter uma jogabilidade fluida. Estou muito impressionado.

Tempo de resposta e ghosting
Não é algo que eu sou tão exigente, mas estou feliz com o resultado. Não sei se a sensação de fluidez se dá pelo FreeSync apenas ou se também é percebida pelo baixo de tempo de resposta. Não sei o motivo, só sei que me agrada. O monitor parece ser bem "esperto", eu acho que ele pode merecer o selo de monitor gamer, não competitivo, mas o casual. Atende perfeitamente o gamer comum, que não ganha a vida com isso e tem o game como hobby.

27uk650-motion-blur-max-large.jpg


HDR
Sim, é um HDR limitado, mas já dá um gás legal. Ele possui certificação Vesa HDR 400, que é uma das mais básicas. Está muito longe dos HDR top de linha, mas em alguns jogos e vídeos é perceptível, sim, uma boa diferença. Pelo preço vale a pena.

Regulagens
Não é perfeito, mas tem os principais: vertical, horizontal e altura. Faltou apenas o giro lateral.

27uk650-back-large.jpg


Light bleed, glow e uniformidade:
Excelentes. Não é perfeito, tem bleed e tem glow, mas estão em níveis muito baixos, praticamente imperceptíveis. Eu não sei até onde foi minha sorte ou é algo generalizado, mas ele apresentou o melhor glow e bleed de todos os monitores IPS e VA que já tive. A uniformidade é ótima, mesmo em brilho máximo. É possível perceber um leve escurecimento nas bordas, mas é muito, muito, mas muito sutil. Precisa ter uma imagem com branco 100% e ficar olhando com bastante atenção para perceber. A uniformidade do cinza e do RGB também são ótimos, nada me desagradou. Minha unidade veio sem dead ou stuck pixels.

Pontos negativos

Acabamento
É bonito, mas é todo em plástico e balança bastante ao encostá-lo.

27uk650-build-quality-large.jpg


Extras
Os cabos que acompanham são bem curtos.

27uk650-in-the-box-large.jpg


Construção e estabilidade
O monitor é lindo de se olhar, mas ruim de se tocar. É perceptível de imediato o plástico simples ao toque, independente do local, seja na base, na parte frontal ou traseira.

27uk650-thickness-large.jpg


Overclock

Infelizmente não subiu muito, mas subiu o suficiente para dar uma "folga" para o V-Sync não adicionar lag aos 60 FPS. Minha unidade subiu até 62 Hz.

Película anti reflexo

Não pude identificar o tipo, mas não causa nenhum efeito colateral, como o screen door effect presente nos monitores Samsung QLED.

Cor e Perfil de calibração

A LG garante 95% de cobertura do DCI-P3 no modelo de 32", 99% sRGB no 650 e 98% no 500.

Fig02-AdobeRGBDisplayP3sRGB.jpg


Preço

Comprei online pela Fastshop e optei por retirar na loja física no mesmo dia. Paguei em 2x de R$ 1150 no dia 05/03/2020. Para compras 100% online é possível encontrar preços melhores.

Conclusão

O LG 27UL650-W é atualmente meu monitor IPS preferido. As deficiências da tecnologia IPS nesse monitor estão muito sutis, a ponto de não serem mais um incômodo. O Vesa DisplayHDR 400 é bem básico, mas, dependendo do jogo, já causa, sim, uma melhora significativa na imagem. É legal de se ter e brincar. Este monitor é uma excelente alternativa para quem procura um equilíbrio perfeito entre trabalho e lazer. A tela 4K em 27" ainda é utilizável com escala de 125%, o que resulta numa área útil equivalente a 4 monitores 720p em mosaico (como se fossem 4 notebooks). Em jogos o monitor também faz muito bonito, com excelente tempo de resposta, ghosting e FreeSync compatível com G-SYNC.

Antes de dar minha nota, gostaria de deixar uma lista dos monitores que utilizei nos últimos meses. Isso é importante pois o monitor é algo muito pessoal, então minhas impressões, qualidades e defeitos são baseados nas minhas experiências anteriores: LG 29UM68-P, Dell U2718Q, Samsung LU28E590DS, LG 34UM68-P, LG 27UD59-B, LG 27EA83-R, Samsung QLED 27", Samsung QLED 27" (duas vezes), Gamemax GMX27C144, BenQ BL2720PT.

Com base no meu conhecimento e nas minhas experiência particulares anteriores, minha nota para este monitor é 8/10. Lembrando que monitor é uma experiência particular, não leve como verdade o que falo com base nas minhas exigências, expectativas e experiências.

Recomendadíssimo!

edit 20/11/2020

Pessoal, comprei um calibrador simples e fiz alguns testes com o monitor. Também gerei um perfil de calibração que estou disponibilizando para download ao final do post.

Meu calibrador é bem simples e apresentou algum tipo de incompatibilidade com o monitor na calibração do balanço de branco, então me vi obrigado a calibrar com target de 6300K. Os resultados abaixo e o perfil de calibração foram feitos com base nesse ponto de branco.

RELATÓRIO COMPLETO

INFORMAÇÕES BÁSICAS
image.png


SUMÁRIO
image.png

obs1: o "NOT OK" ali em cima é justamente o white balance em relação ao 6500K do sRGB, pois eu calibrei propositalmente em 6300K.
obs2: aqui vemos excelentes resultados para deltaE, com média de apenas 0.32 e pico de 1.55. Até 2.0 já é considerado apto para trabalhos profissionais.

RELAÇÃO COMPLETA DE PRECISÃO DE CORES
image.png

obs: o resultado é a coluna da direita. Qualquer valor abaixo de 2.0 é considerado excelente.

image.png

image.png

image.png

image.png

Aqui está faltando o espectro das cores atrás, mas podemos ver a precisão. A ideia é que as bolinhas coloridas precisam ficar mais dentro possível dos arcos transparentes que correspondem ao ponto perfeito daquela cor. Podemos ver um resultado excelente nesse teste.

Link para download do perfil: https://1drv.ms/u/s!Ark_xZw7HeIQnahXUQbf2oVZAc8eNA?e=RHmKt2
Excelente review amigo. Parabéns.

atualmente estou usando um ultrawide de 29. Estou pensando em passar ele pra esposa e pegar outro.

Estou pensando em um 4k para usar no MacBook Pro. Acha uma boa troca pra este modelo? Ou um aquele LG 32” painel VA é uma boa tbm?
 
Excelente review amigo. Parabéns.

atualmente estou usando um ultrawide de 29. Estou pensando em passar ele pra esposa e pegar outro.

Estou pensando em um 4k para usar no MacBook Pro. Acha uma boa troca pra este modelo? Ou um aquele LG 32” painel VA é uma boa tbm?

Obrigado!

Eu tenho os dois aqui em casa, o 32" VA eu deixei com a minha esposa porque no final eu ainda acabei preferindo o 27" IPS. Mas ai é muito particular... depende das suas preferências. Pra jogar o 32" fica um baita telão e o contraste é maior, mas para trabalhar e no dia a dia a uniformidade do IPS eu achei mais conveniente.
 
Bom dia amigo, tudo certo?

1 - Qual seu feedback após um ano de uso?
Não mudou nada. O monitor continua ótimo, do mesmo jeito que chegou.

2 - Qual o problema com a garantia da LG que foi mencionado em outras respostas?
Não sei do que se trata. Não precisei acionar a garantia...

3 - O meu uso será num MacBook Pro 16” que contém apenas usb-c, ou seja, não vou consegui usar o DisplayPort pois meu hub é apenas HDMI. Com isso vi em outras respostas o lance dos 10-8 bits. O que muda na prática?
Teoricamente teria maior possibilidade de apresentar color banding especialmente quando exibindo conteúdo em HDR com WCG. Na prática vai depender do seu nível de exigência. Eu mesmo não me importo com isso, eu uso 8-bit mesmo no Display Port. Em conteúdo SDR eu arriscaria dizer que a diferença é imperceptível para a maioria das pessoas.

4 - Você chegou a considerar tecnicamente algum Dell UltraSharp 4k ( 3.5 ~ 4.6k) ?
Sim, eu já tive um Dell U2718Q (UltraSharp, 27", 4K, IPS, HDR) e no final acabei preferindo o LG principalmente por conta do FreeSync e Display Port.
@brdtoledo, obrigado pela atenção.

Desculpa pelas duvidas newbie, tenho mais algumas.

1 - Você disse em outra resposta: "Se vc usar HDMI nesse monitor, mesmo que seja 2.0, você não vai ter banda suficiente pra 4K 60Hz 10-bit 444, vai ter que ser ou 422 ou 8-bit."
Isso é uma limitação do próprio meio de transmissão certo?
2 - Eu não achei informações no site da LG (br e us) quanto a versão do HDMI, sei que o DP é 1.4. Sabe dizer?
3 - Você disse que usa 8-bit mesmo com DP, isso é selecionável/configurável ?
4 - Com um cabo DP -> HDMI é possível atingir a mesma qualidade de um DP -> DP? O que importa nesse caso é sair da porta DP do monitor?

Para tentar resumir: as minhas duvidas gira em torno das saídas HDMI e DP.
Como disse anteriormente não tenho como ligar o DP (pois os macs só tem entrada usb-c) a não ser que eu compre um cabo DP -> USB-C, como esse: https://m.kabum.com.br/produto/103616/cabo-adaptador-usb-c-displayport-5-1-8m-alum-nio-018-7451
Hoje já tenho o adaptador HDMI -> USB-C, então será que a mudança de um cabo para o outro é tão perceptível assim para valer o investimento em outro cabo?

Obs: Já comprei o monitor a algumas horas, esperando chegar. Consegui por 2.6k (razoável).
 
@brdtoledo, obrigado pela atenção.

Desculpa pelas duvidas newbie, tenho mais algumas.

1 - Você disse em outra resposta: "Se vc usar HDMI nesse monitor, mesmo que seja 2.0, você não vai ter banda suficiente pra 4K 60Hz 10-bit 444, vai ter que ser ou 422 ou 8-bit."
Isso é uma limitação do próprio meio de transmissão certo?
2 - Eu não achei informações no site da LG (br e us) quanto a versão do HDMI, sei que o DP é 1.4. Sabe dizer?
3 - Você disse que usa 8-bit mesmo com DP, isso é selecionável/configurável ?
4 - Com um cabo DP -> HDMI é possível atingir a mesma qualidade de um DP -> DP? O que importa nesse caso é sair da porta DP do monitor?

Para tentar resumir: as minhas duvidas gira em torno das saídas HDMI e DP.
Como disse anteriormente não tenho como ligar o DP (pois os macs só tem entrada usb-c) a não ser que eu compre um cabo DP -> USB-C, como esse: https://m.kabum.com.br/produto/103616/cabo-adaptador-usb-c-displayport-5-1-8m-alum-nio-018-7451
Hoje já tenho o adaptador HDMI -> USB-C, então será que a mudança de um cabo para o outro é tão perceptível assim para valer o investimento em outro cabo?

Obs: Já comprei o monitor a algumas horas, esperando chegar. Consegui por 2.6k (razoável).

1- Sim, isso é uma limitação de banda do protocolo HDMI 2.0.

2- O HDMI desse monitor é 2.0.

3- Sim, é configurável. Pelo macOS eu não sei onde, mas no Windows você seleciona pelo painel de controle da sua placa de vídeo.

4- Não, o que importa é a saída de vídeo do seu computador, não a entrada no monitor.

Mas assim, eu acho que vc está dando muita importância para uma coisa não tão relevante assim. Os 10-bits são importantes quando vc está exibindo conteúdo HDR e quiser evitar o banding. Para conteúdo SDR os 8-bits já são suficientes, visto que esse modelo fica nos 98% do sRGB.

Uma breve analogia para deixar mais claro os bits das cores: imagine que as cores (no geral) são um pedaço de elástico. Todas as cores do mundo estão ali presentes naquele elástico. A grossura da borracha do elástico seriam os 8 ou 10-bits, e o quanto vc estica o elástico seria a quantidade de cores que você está querendo exibir. Se vc esticar muito o elástico para exibir muitas cores, se a borracha for fina, o elástico vai começar a criar fissuras (banding), então vc precisa de um elástico mais grosso (10-bits) para ter borracha suficiente para esticá-lo sem problemas. O ponto é que se vc só estica esse elástico quando vc está exibindo conteúdo HDR. Em conteúdo SDR o elástico está em repouso, então tanto faz se a grossura dele for 8 ou 10-bits. Pra ver diferença entre 8 e 10-bits com o elástico em repouso vc precisa realmente ter aquela última gota na precisão, aquele tipo de coisa que só quem trabalha seriamente com imagem precisa se preocupar. Para uso comum isso é basicamente irrelevante.

Se para vc essa última gota for importante, então o ideal é usar a saída Thunderbolt do seu Mac e usar a entrada DisplayPort do monitor. Dessa forma teria banda suficiente para 4K + 60Hz + HDR + 10-bit + 4:4:4 (sem nenhum tipo de compressão ou comprometimento).

Se o seu Mac for o M1 eu recomendo que você utilize a saída Thunderbolt de qualquer maneira, visto que a Apple removeu o suporte ao protocolo DDC no chip M1 por HDMI, então se você quiser ajustar o brilho da tela ela precisa estar necessariamente conectada na saída Thunderbolt.
 
Obrigado!

Eu tenho os dois aqui em casa, o 32" VA eu deixei com a minha esposa porque no final eu ainda acabei preferindo o 27" IPS. Mas ai é muito particular... depende das suas preferências. Pra jogar o 32" fica um baita telão e o contraste é maior, mas para trabalhar e no dia a dia a uniformidade do IPS eu achei mais conveniente.
Fala mestre.
Pior que esse só vou usar pra trabalho mesmo. Acho que vou ter que pegar um ips. Recomenda algum modelo de 32” ips?
 
Fala mestre.
Pior que esse só vou usar pra trabalho mesmo. Acho que vou ter que pegar um ips. Recomenda algum modelo de 32” ips?
Pior que não brother, vou ficar te devendo.
 
Vc tem alguma opinião do

Acer XV280K?​


Nunca testei o Acer, mas já tinha analisado e vi que o Acer tem maior espaço de cores (110% sRGB vs 98% sRGB), mas o HDR é pior (10 vs 400) e o brilho é menor (300 vs 400).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo