Misantropia tem cura?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

FuneralDreams

Banido
Banido
Bom,nunca fui muito sociável mas lidava razoavelmente com as pessoas.
Nesses últimos anos passei a odiar tudo e todos e fui me distanciando de tudo,inclusive de pessoas e de coisas que gostava,não foi opção minha,foi acontecendo aos poucos.
Fui levando isso como "normal" mas hoje em dia está me atrapalhando muito,principalmente no trabalho e em casa(que na verdade são os únicos lugares que frequento)
Não tenho mais paciência para nada e finjo muito bem que está tudo ok,vejo as pessoas como idiotas,não concordo com a grande maioria,e acho o "normal" anormal... é meio complicado explicar,o resumo seria ódio a tudo e todos mesmo.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido e se conseguiu melhoras,penso em procurar um psicólogo mas não sei se vou conseguir me expressar totalmente(sou péssimo nisso)

Última edição:
Mas isso te incomoda de que forma?

Tu queria ser sociável?

Eu sou assim também, a única coisa que me incomoda é que sou obrigado a estar em meio a sociedade, e que provavelmente nunca conseguirei me isolar por completo ( precisaria ser rico pra isso, ganhar na loteria, etc ).

Mas isso te incomoda de que forma?
Me incomoda a questão de eu ficar extremamente nervoso e com vontade de dar umas pancadas pelo simples fato de pessoas estarem conversando perto de mim,principalmente quando estão rindo.
Não gosto que venham conversar comigo também,quase nunca nenhum assunto me interessa e fico me remoendo por dentro e tentando manter a normalidade.

Me incomoda a questão de eu ficar extremamente nervoso e com vontade de dar umas pancadas pelo simples fato de pessoas estarem conversando perto de mim,principalmente quando estão rindo.
Não gosto que venham conversar comigo também,quase nunca nenhum assunto me interessa e fico me remoendo por dentro e tentando manter a normalidade.

isso é uma doença? pensei que era normal essa sensação. Estamos cercados de pessoas burras, acho natural querer desprezar todo mundo.

Se você for a um terapeuta ele provavelmente te fará perguntas cruciais para você mesmo colocar pra fora várias coisas que te incomodam a ponto de numa dessas surgir um ''estralo'' na mente e você conseguir saber da onde que vem tanto ódio. Olha, o que posso te dizer é que as vezes á gente se distancia do mundo seja por qual motivo for e acaba desaprendendo a viver em sociedade e cada pessoa reage de uma forma á isso: umas ficam depressivas, outras ficam inseguras, outras ficam ansiosas e você pelo jeito ficou odioso com o mundo.

Ás vezes o fato de você se concentrar em coisas negativas á ponto de não estar mais conseguindo ser feliz e viver uma vida ok sem pensar nessas coisas ruins pode estar te fazendo ver as pessoas que tacam um fodasse para a maioria dos problemas como idiotas e criar ódio por elas, se te desse um conselho te diria para aceitar o mundo do jeito que é e aprender a tacar o f#dasse para muita coisa que te incomoda, não digo virar um ''vagabundo'' digo aprender a enxergar se realmente vale a pena se irritar e se preocupar com a maneira de ser ou agir dos outros, porque no final elas não ligam pra isso e você pode estar com uma mágoa ou raiva dentro de si que ta te consumindo (a criação do tópico é prova disso).

Já passei por algo parecido e quanto mais ''rabugento'' eu ficava mais difícil era sair da situação. Começar a praticar atividades físicas ao ar livre em locais com vistas agradáveis e climas agradáveis vai te ajudar, aprender a admirar as coisas simples da vida: um dia de sol, uma música, as ondas do mar, etc... Também, agora pra tirar esse bloqueio aí, você vai ter que aprender a voltar a ver ''graça'' nas coisas e deixar de ser feliz só porque tem problemas ou porque acha os outros idiotas, todo mundo tem problemas e todo mundo é meio idiota no mundo, uns mais, outros menos.

Tenta sair pra tomar uma gelada (se gosta de beber), vá á um puteiro se for solteiro ou á uma balada, faça algo que te libere adrenalina e endorfina ao mesmo tempo como essas coisas que eu falei ou um exercício físico de alta intensidade: musculação, halterofilismo, cross fit. Se não quiser gastar muito, procura por calistênicos no youtube (são exercícios que você pode fazer com o peso do corpo nessas barras fixas que tem em praças).

Acredito que você perdeu a ''alegria'' de viver e isso só se recupera de novo fazendo coisas novas ou intensas, ou seja, se continuar reclamando fazendo sempre as mesmas coisas esquece só vai piorar.

E o principal conselho: se afastar das pessoas e virar um anti social só vai PIORAR MUITO tua vida (experiência própria) eu tinha e ainda tenho tendência a me afastar e me emputecer com tudo quando minha semana já começa ruim por ex... Com o tempo vi que a vida é assim mesmo e nada sai perfeito SEMPRE! ou seja a gente vai tocando do jeito que dá, porque problemas e gente idiota tem em todo lugar, resta saber o quanto você se deixará afetar por isso.

Quanto a deixar de falar com gente idiota, retardada, invejosa, etc... : Eu pratico isso á anos, porém invés de guardar mágoa e sequer cumprimenta-los eu simplesmente finjo que não existem, só que não faço isso COM TODO MUNDO, porque nem todo mundo é assim, á partir do momento que você se distancia de quase todos, é porque tem algo muito ruim te bloqueando e como falei, não vejo isso como uma coisa boa.

Última edição:
Se você for a um terapeuta ele provavelmente te fará perguntas cruciais para você mesmo colocar pra fora várias coisas que te incomodam a ponto de numa dessas surgir um ''estralo'' na mente e você conseguir saber da onde que vem tanto ódio. Olha, o que posso te dizer é que as vezes á gente se distancia do mundo seja por qual motivo for e acaba desaprendendo a viver em sociedade e cada pessoa reage de uma forma á isso: umas ficam depressivas, outras ficam inseguras, outras ficam ansiosas e você pelo jeito ficou odioso com o mundo.

Ás vezes o fato de você se concentrar em coisas negativas á ponto de não estar mais conseguindo ser feliz e viver uma vida ok sem pensar nessas coisas ruins pode estar te fazendo ver as pessoas que tacam um fodasse para a maioria dos problemas como idiotas e criar ódio por elas, se te desse um conselho te diria para aceitar o mundo do jeito que é e aprender a tacar o f#dasse para muita coisa que te incomoda, não digo virar um ''vagabundo'' digo aprender a enxergar se realmente vale a pena se irritar e se preocupar com a maneira de ser ou agir dos outros, porque no final elas não ligam pra isso e você pode estar com uma mágoa ou raiva dentro de si que ta te consumindo (a criação do tópico é prova disso).

Já passei por algo parecido e quanto mais ''rabugento'' eu ficava mais difícil era sair da situação. Começar a praticar atividades físicas ao ar livre em locais com vistas agradáveis e climas agradáveis vai te ajudar, aprender a admirar as coisas simples da vida: um dia de sol, uma música, as ondas do mar, etc... Também, agora pra tirar esse bloqueio aí, você vai ter que aprender a voltar a ver ''graça'' nas coisas e deixar de ser feliz só porque tem problemas ou porque acha os outros idiotas, todo mundo tem problemas e todo mundo é meio idiota no mundo, uns mais, outros menos.

Tenta sair pra tomar uma gelada (se gosta de beber), vá á um puteiro se for solteiro ou á uma balada, faça algo que te libere adrenalina e endorfina ao mesmo tempo como essas coisas que eu falei ou um exercício físico de alta intensidade: musculação, halterofilismo, cross fit. Se não quiser gastar muito, procura por calistênicos no youtube (são exercícios que você pode fazer com o peso do corpo nessas barras fixas que tem em praças).

Acredito que você perdeu a ''alegria'' de viver e isso só se recupera de novo fazendo coisas novas ou intensas, ou seja, se continuar reclamando fazendo sempre as mesmas coisas esquece só vai piorar.

E o principal conselho: se afastar das pessoas e virar um anti social só vai PIORAR MUITO tua vida (experiência própria) eu tinha e ainda tenho tendência a me afastar e me emputecer com tudo quando minha semana já começa ruim por ex... Com o tempo vi que a vida é assim mesmo e nada sai perfeito SEMPRE! ou seja a gente vai tocando do jeito que dá, porque problemas e gente idiota tem em todo lugar, resta saber o quanto você se deixará afetar por isso.

Quanto a deixar de falar com gente idiota, retardada, invejosa, etc... : Eu pratico isso á anos, porém invés de guardar mágoa e sequer cumprimenta-los eu simplesmente finjo que não existem, só que não faço isso COM TODO MUNDO, porque nem todo mundo é assim, á partir do momento que você se distancia de quase todos, é porque tem algo muito ruim te bloqueando e como falei, não vejo isso como uma coisa boa.
Muito bem observado,o que me impede de muita coisa é eu ter família (esposa e filhos) já terminamos algumas vezes mas por iniciativa dela mas acabou que voltamos,não quero ter a iniciativa de terminar e também não sei se será o melhor para mim,na verdade creio que será depois de um tempinho,mas como tenho filhos vai ser difícil evitar contato.
É triste eu me sentir assim e acaba refletindo no meu comportamento em casa e eu ter que "forçar" na hora de dar atenção a família,tento fazer de tudo para agradar a todos e nunca é suficiente,até ai ok,é bem normal,querer uma solução pra isso é complicado,só seria possível se houvesse como esquecer certas coisas como no filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças".. revi esse filme a pouco tempo e a bad bateu fortíssima .
Bom,no momento estou tentando achar alguma coisa que me traga distração,quando consigo é por poucos momentos,minha mulher não trabalha e fica em casa o dia todo,ai quando pego pra fazer algo para me distrair ela acaba atrapalhando,o que me salva é ter um emprego tranquilo que uso de escap,muitas vezes vou mais cedo e volto mais tarde,tenho um escritório separado e não preciso lidar com muita gente,mas a grande maioria que lido me irrita bastante,ai quando vão embora fico tranquilo novamente,desligo telefone e só respondo por e-mail,nem whatsapp eu uso para evitar amolação,só me atrapalha na questão de me irritar mesmo,minha produtividade não mudou....
Vou ver o que tem por vir de agora em diante,nunca planejo e sempre deixo tudo acontecer naturalmente,gostava desse sentimentozinho que sentia quando acontecia algo bom e inesperado,tipo,ficar com uma menina que eu gostava por acaso,ser convidado pra uma viagem legal e por ai vai,pode ser por essas falta de??? satisfação? que posso estar assim,mas vou ver o que pode ser feito,vou tentar ir a um psicólogo,quem sabe,fui a um neurologista uma vez que que tive desmaios após ficar muito nervoso,ele me disse que o cérebro é como um HD e os problemas são vírus,você tem que apagar a parte infectada para ficar ok,eu entendi mas não é fácil,até tomei uns remédios que ele me receitou,fluoxecetina e um outro q n lembro o nome,essa fluoxecetina me deixava com a cabeça mais "vazia", sei lá,mas tomei pouco,não queria me acostumar a ter que viver de remédios.
Pensando bem, acho que o que me falta é me sentir vivo,tenho a triste percepção de só estar sobrevivendo ,pensamentos suicidas me vem o tempo todo mas creio que me resta uma pequena esperança para eu me manter de pé até hoje,já bolei vários "sumiços alternativos" para que nem achem o meu corpo,não quero que ninguém me veja morto,uma vez a beira de um parapeito de um prédio eu me vi todo despedaçado lá embaixo e desisti da ideia.
Tenho que descobrir qual é essa minha esperança que me mantém vivo para eu continuar e correr atrás de melhorar,espero conseguir a médio prazo pelo menos pq a situação tá bem c´ritica .

Muito bem observado,o que me impede de muita coisa é eu ter família (esposa e filhos) já terminamos algumas vezes mas por iniciativa dela mas acabou que voltamos,não quero ter a iniciativa de terminar e também não sei se será o melhor para mim,na verdade creio que será depois de um tempinho,mas como tenho filhos vai ser difícil evitar contato.
É triste eu me sentir assim e acaba refletindo no meu comportamento em casa e eu ter que "forçar" na hora de dar atenção a família,tento fazer de tudo para agradar a todos e nunca é suficiente,até ai ok,é bem normal,querer uma solução pra isso é complicado,só seria possível se houvesse como esquecer certas coisas como no filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças".. revi esse filme a pouco tempo e a bad bateu fortíssima .
Bom,no momento estou tentando achar alguma coisa que me traga distração,quando consigo é por poucos momentos,minha mulher não trabalha e fica em casa o dia todo,ai quando pego pra fazer algo para me distrair ela acaba atrapalhando,o que me salva é ter um emprego tranquilo que uso de escap,muitas vezes vou mais cedo e volto mais tarde,tenho um escritório separado e não preciso lidar com muita gente,mas a grande maioria que lido me irrita bastante,ai quando vão embora fico tranquilo novamente,desligo telefone e só respondo por e-mail,nem whatsapp eu uso para evitar amolação,só me atrapalha na questão de me irritar mesmo,minha produtividade não mudou....
Vou ver o que tem por vir de agora em diante,nunca planejo e sempre deixo tudo acontecer naturalmente,gostava desse sentimentozinho que sentia quando acontecia algo bom e inesperado,tipo,ficar com uma menina que eu gostava por acaso,ser convidado pra uma viagem legal e por ai vai,pode ser por essas falta de??? satisfação? que posso estar assim,mas vou ver o que pode ser feito,vou tentar ir a um psicólogo,quem sabe,fui a um neurologista uma vez que que tive desmaios após ficar muito nervoso,ele me disse que o cérebro é como um HD e os problemas são vírus,você tem que apagar a parte infectada para ficar ok,eu entendi mas não é fácil,até tomei uns remédios que ele me receitou,fluoxecetina e um outro q n lembro o nome,essa fluoxecetina me deixava com a cabeça mais "vazia", sei lá,mas tomei pouco,não queria me acostumar a ter que viver de remédios.
Pensando bem, acho que o que me falta é me sentir vivo,tenho a triste percepção de só estar sobrevivendo ,pensamentos suicidas me vem o tempo todo mas creio que me resta uma pequena esperança para eu me manter de pé até hoje,já bolei vários "sumiços alternativos" para que nem achem o meu corpo,não quero que ninguém me veja morto,uma vez a beira de um parapeito de um prédio eu me vi todo despedaçado lá embaixo e desisti da ideia.
Tenho que descobrir qual é essa minha esperança que me mantém vivo para eu continuar e correr atrás de melhorar,espero conseguir a médio prazo pelo menos pq a situação tá bem c´ritica .
Cara, eu não ia comentar nada visto que o @GCN foi perfeito em suas palavras. Mas quando vi nesse teu post falar de suicídio, me alertei...

Tire essa ideia de suicídio da cabeça... Meu irmão e namorada sofrem com crises fortes de depressão e também já pensaram muito nisso, por favor, nenhuma vida deve ser encerrada dessa forma! Quando vier com pensamentos de morte, esconder seu corpo... Cara, pense em algum lazer. Você toca algum instrumento? Curte inglês, alemão, mandarim? Esportes, academia? Jogar videogame, PC? Curso profissionalizante? Algum tipo de lazer SÓ SEU você tem que ter. Um tempo só seu, mas isso não significa se isolar da sua família e dos outros. Gente idiota e irritante existe aos montes, mas como o amigo acima disse, não é TODO O MUNDO que é assim. É aprender a lidar com isso e focar nas boas companhias.

Sugiro que procure ajuda profissional, apenas para tentar descobrir o que causou tudo isso. Em todo caso, por tudo que você relatou, seu corpo já nem deve estar mais estar produzindo endorfina nem adrenalina por conta própria e infelizmente isso só se resolve com o uso de remédios antidepressivos. Não tenha vergonha disso, procure ajuda de verdade: psicólogo para tratamento e psiquiatra para receitar remédio. Claro que não é remédio pra vida toda, mas também não ache que tomando por 1 ou 2 meses vai melhorar, porque não vai MESMO! É um tratamento longo e demorado, pelo que relatou aí, tomou pouco do remédio que foi recomendado. Esses tipos de remédios, se não forem tomados na medida e tempo certos, causam um efeito ainda pior quando é suspendido sem autorização médica. Eu sei disso pois convivo com duas pessoas que passam por coisas parecidas com o que relatou.

Procure ajude, faça sua parte em querer ser ajudado e mudar para melhor. Não precisa ser o candidato a vereador da cidade a ponto de querer se enturmar com todos, mas também a situação em que está é muito ruim. Você não está bem consigo mesmo para se isolar, isso não resulta em coisa boa pra sua cabeça e os pensamentos ruins tomam conta.

Ao contrário do que o emerson disse, não é normal.

Tudo bem alguém não ser integralmente sociável, ter habilidades sociais de regulares e incríveis, mas o extremo é patológico.

Procure sim um terapeuta e nele/nela, levando a possibilidade de um psiquiatra.

Se você consegue reconhecer isso como algo importante, de incômodo, então já deu um primeiro passo.

Fale exatamente o que você disse aqui pro terapeuta. E daí o profissional vai dar prosseguimento.

só o seu nick ja diz que tem algo errado ai :haha:

sou meio anti social, tenho dificuldade de dar bom dia e sorrir, meu cumprimento é um leve gesto de cabeça
já ouvi varias vezes "ta bravo por que?" já respondo com um sorriso forçado "não estou bravo"

muita gente deve me achar arrogante mas foda-se, não consigo fingir :obrigue:
mas não odeio ninguém, ainda.

Eu não gosto das pessoas, não gosto de me relacionar com os outros, tenho personalidade esquizoide.
Mas o teu problema parece ser bem pior, querer bater nos outro por nada é bem estranho.

Bom,

É extremamente recomendado que você busque um terapeuta (se puder, hoje mesmo ou ainda essa semana), eu não sou da área da saúde, mas como tenho muitos casos na família de problemas envolvendo: depressão, ansiedade, irritabilidade e síndrome do pânico além de coisas mais pesadas (tenho um primo que já sofreu de esquizofrenia a ponto de ficar internado e o pior é que muitos problemas se não tratados podem evoluir para algo mais pesado, por isso é importante você manter a calma e procurar um terapeuta, mas veja bem, PODEM evoluir não significa que vai).

Eu já passei por coisas exatamente iguais á você e sei de boa parte das coisas que estou falando, porque apesar de eu passar por um risco enorme eu resolvi não me medicar, não fazer acompanhamento e tentar entender o problema e lidar com ele.
(não recomendo isso em hipótese alguma)

O que me preocupa é a sua busca por esconder o seu ''eu'' a ponto de querer morrer, isso é muito grave, eu já fiquei muito mal mas nunca á ponto de imaginar formas de me suicidar. Sinceramente, você tem uma família que te ama, tem conhecidos, amigos, não buscar ajuda e simplesmente se matar é um ato muito egoísta já imaginou como todos ficarão caso isso aconteça?

O neurologista te falou algo real, nossa mente grava assuntos e situações (possíveis traumas) negativas e toda vez que você as revive ou pensa nelas isso serve de gatilho para uma nova crise, seja de: ansiedade, pânico, depressão , os remédios são importantes para ''bloquearem'' esses pensamentos até tua mente esquece-los ou aprender a lidar com eles, porém o remédio por si só NÃO RESOLVE o problema, ele só te deixa meio ''fora do mundo'' e despreocupado o que evita essas situações ruins, porém, pode prejudicar outras com os efeitos colaterais: excesso de sono, lerdeza, pouca ou muita fome, etc... Logo, o mais recomendado é que você busque ajuda profissional em um terapeuta e caso ele julgue que você está muito mal e precise de remédios por alguns meses para voltar ao normal aí sim ele te passa, o mais importante é e sempre vai ser aprender a lidar com os problemas e controlar a mente e acredite isso é uma das coisas mais difíceis na vida.

Quanto as ações que você pode tomar por você mesmo, eu recomendaria tentar ao máximo esquecer esses pensamentos negativos buscando interação social para isso e te recomendaria fazer isso com tua própria família, saia mais com eles, se dinheiro não for o problema aproveite o próximo feriado caso não vá trabalhar e faça uma pequena viagem, vá comer em um restaurante diferente , experimentar novos ares, quem sabe pegar o carro e visitar uma cidade ou estado próximo, você vai notar o quanto coisas novas e manter a mente 100% ocupada com novas sensações pode fazer na tua vida.

E sempre, sempre que algo te irritar ou incomodar, vai dar meia volta , uma respirada até baixar os sentimentos ruins e depois volte ao que está fazendo, todo mundo fala isso, mas isso funciona, já evitei muitas crises pesadas de pânico á anos atrás fazendo isso, nada como fechar os olhos , respirar e falar consigo mesmo perguntando, porque eu to fazendo isso comigo? Qual motivo pra tanta aflição a troco de nada? Muitas vezes eu saia rindo depois dessas reflexões, porque a mente querendo ou não cisma com coisas que não devia e cabe a você redirecionar os sentimentos para coisas boas.

Última edição:
Aparentemente a normalidade e a felicidade dos outros te incomoda, talvez por você não ter isso.

Você disse que tem família, pense neles, seus filhos sofrem ou vão sofrer muito se você não buscar uma mudança de comportamento, pq para filhos os pais são heróis, são espelhos, são referências absolutas, seja isso para eles, e eles te retribuirão pelo resto da vida.

Estou numa crise de natureza misantrópica semelhante. Vou deixar minhas "dicas" e opinião brevemente e depois um relato mais completo.
  • Busque sim uma terapia. Pesquise sobre as linhas de atuação na psicoterapia e veja o que te atrai mais, isso vai te ajudar a escolher um profissional.
  • Você não está sozinho. Você tem uma família que se importa, é importante que sua parceira te apoie e saiba sobre suas dificuldades. Por muito tempo achei que as pessoas se afastavam de mim, mas depois percebi que eu que as afastava. Olhe as respostas no tópico e perceba como tem pessoas que nem te conhecem mas querem o seu bem.
  • Você continua buscando seus objetivos? Todo mundo precisa de alguma perspectiva ou ambição. Mesmo que discreta. Definir e entender o porque dos meus objetivos é uma das coisas que mais me ajudou no tratamento psicológico.
  • Considere também um acompanhamento psiquiátrico junto a terapia. Não precisa tomar remédio.

Eu ando mais devagar só pra não chegar perto de pessoas conhecidas que estão indo no mesmo sentido que o meu, para não ter que conversar, ou desvio o caminho para não me aproximar. Na faculdade eu tenho que sair do prédio nos intervalos porque a quantidade de pessoas lá e o volume das conversas me deixam a beira de um ataque de nervos. Já me mutilei com uma navalha por me parecer a melhor forma de distração pra fugir da ansiedade (eu estava na faculdade e ainda tinha uma aula para atender). Em outras ocasiões me arranhei até sangrar, tentando fugir do mal estar de uma viagem longa no coletivo socado de gente.

Acredite em mim quando digo que sei o que é desejar estar longe de todos. E também vejo, principalmente quando pensamos no lado "profissional" da vida, que conhecer pessoas e saber lidar com elas é muito importante. Não só para conseguir oportunidades, mas para crescer nas que você já aproveitou. Obviamente um bom relacionamento com as pessoas do dia-a-dia é essencial para que tudo se desenvolva bem. Você está percebendo como esses traços de misantropia em você afetam sua vida, e a boa noticia e primeiro passo para a solução é justamente isso. Você perceber e aceitar que existe um problema.

Eu me identifiquei em tudo que você falou, fora a parte da família, ainda não tenho uma e imagino que estamos em momentos diferentes da vida nesse sentido. Semestre passado fiz um curso de Psicologia no qual falaram de 7 estados da consciência, no qual o primeiro era o da "sobrevivência pura", e enquanto a professora falava sobre como nós flutuamos entre esses estados, eu pensava "Mas eu nunca saí do estado da sobrevivência". E isso me fez buscar a psicoterapia pela 3ª vez na vida.

A 1ª não me serviu de nada, foi na adolescência e fiz por pouco tempo. A 2ª fiz junto com tratamento psiquiátrico, tomando Oxalato de Escitalopram (Exodus), que trabalha nos neuroreceptores e mantém a serotonina por mais tempo no organismo, melhorando a sensação de bem-estar. O remédio melhorou pouco meus ataques de ansiedade (palpitações, falta de ar e inquietação extrema), mas melhorou muito meu sono, conseguia dormir mais rapidamente e sem me perturbar em pensamentos. Porém não melhorou em nada minha sensação de melancolia e aversão a interações sociais. Larguei o remédio e comecei a comer melhor e praticar exercícios, que tiveram um efeito melhor.

Na terceira psicoterapia eu escolhi a profissional por sua experiência e linha de trabalho (psicólogos atuam com base em diferentes metodologias), ao contrário das outras vezes, nas quais simplesmente escolhi o que tinha mais perto e entrava no plano de saúde. Além disso, entrei no tratamento mais maduro em relação a experiências anteriores. E vou te falar, provavelmente não é fácil pra ninguém expressar o que sentimos e como sentimos, principalmente porque nem nós mesmos entendemos isso muito bem.

A noção que eu tenho é que a psicoterapia te ajuda a iluminar seu interior e entender como você mesmo funciona. Como o @GCN bem colocou, eventualmente você vai ter os "estralos" de porque "as coisas são assim". Mas NINGUÉM PODE FAZER ISSO POR VOCÊ. Entenda que um psicólogo não vai te dar respostas nem soluções, ele vai te ajudar a olhar para dentro de si mesmo e encontrar respostas lá. Minhas conversas no primeiro mês eram muito diferentes de como eram no sexto mês, por exemplo. No começo eu apresentava os pensamentos de forma desconexa, porque nem eu entendia onde eu quero chegar. Mas com o tempo e com a orientação, eu comecei a entender alguns pontos e a prestar atenção a fatores que antes pareciam irrelevantes.

Melhorei? Melhorei. Mas continuo me sentindo miserável e ainda existe muita possibilidade para melhora, e o processo não é rápido. O importante é que parece que finalmente parei de "cair no poço" e agora consigo respirar.

Obrigado a todos,de coração.
Eis que agora a pouco recebo um telefonema de um ex colega de trabalho...
Uma proposta para "mudança de vida",troca de emprego e cidade,cidade minúscula e tranquila,custo de vida bem mais em conta, além de outras coisas que serão benéficas para mim,o cargo será o mesmo que atuo a 8 anos na mesma empresa,onde trabalho eu gosto por conta do sossego que tenho,trabalho ouvindo música bem alta que é a única "atividade" que faço e ainda gosto,essa mudança será ótima para minha esposa tbm que já está de saco cheio da barulhada do lugar onde moramos,quando eu for conversar com ela sobre essa oportunidade será um ótimo gancho para eu tentar explicar o que sinto a anos e nunca consegui conversar com ela,se ela ficar bem e diminuir as cobranças vai me aliviar bastante também,depois disso terei mais tempo e tranquilidade para aos poucos ir tentando mudar e deixando minha cabecinha no lugar,caso eu faça isso mesmo vou deixar ela aqui por um tempo até ajeitar as coisas por lá(esse tempo vai ser bom pra mim) a cidade em questão é perto,uns 100kms +-,ai fica de boa,a empresa em questão acabou de ser construida,foi um investimento altíssimo fruto da separação de sociedade dos meus antigos patrões (irmãos) ,não vejo como arriscado,conheço o pessoal e outra,é bom entrar numa empresa que está começando.
Bom,não sei se isso vai demorar muito pois esse ex colega de trabalho por enquanto está fazendo de tudo lá,quando o movimento na empresa aumentar que irá precisar de mim,enquanto isso vou esperando para ver no que vai dar,não vou falar nada com minha esposa ainda,como ela não trabalha não vai precisar de tempo para planejar algumas coisas,aqui tenho casa própria mas n faço questão,a casinha é boa mas a rua onde moro é muito movimentada e eu também odeio barulho,alugo ou vendo ela por aqui e lá pago aluguel mesmo que é barato,me falaram que casa grande com 3 quartos no centro é 300,00 por mês,vou optar por uma boa localização e que fique perto do trabalho e escola,como a cidade é pequena isso vai ser fácil de arrumar,a empresa não conta com a cidade para seu faturamento,vai trabalhar com exportação e vendas em vários estados.
Uma "luzinha" se acendeu,não posso contar com isso mas pensei bem e será uma boa,creio que em alguns meses as coisas mudam por lá,veremos..

Eu creio que você não conheceu as pessoas certas ainda, provavelmente você já se decepcionou com alguém em algum ponto da sua vida e você simplesmente começou a ignorar tudo e todos, eu não to dizendo pra você ser amigo de todo mundo mas se relacione com as pessoas e busque amizades significativas, preze por qualidade e não quantidade, uma boa amizade é algo impagável.

Eu creio que você não conheceu as pessoas certas ainda, provavelmente você já se decepcionou com alguém em algum ponto da sua vida e você simplesmente começou a ignorar tudo e todos, eu não to dizendo pra você ser amigo de todo mundo mas se relacione com as pessoas e busque amizades significativas, preze por qualidade e não quantidade, uma boa amizade é algo impagável.
Sim,eu me senti bem em desabafar por aqui,pessoalmente com um amigo creio que seria bem melhor,uma pena eu não ter nenhum por aqui,um único que consegui falar sobre coisas pessoais algum dia desapareceu.

Isso aqui acende um baita alerta vermelho.

Categoricamente, esses pensamentos suicidas NÃO SÃO NORMAIS. Você relatar isso é importante, pois talvez você não saiba ou não perceba, mas você está pedindo ajuda.
Você relatar que teve uma ideia suicida e desistiu mostra que você tem mecanismos de defesa ativos, você ainda conscientemente e inconscientemente rejeita a ideia de terminar com a própria vida, algo que vai contra o princípio básico de autopreservação.
Não há nada de mal em pedir ajuda, às vezes nós não conseguimos andar pelas nossas próprias forças, não se menor ou pior por isso, o mundo moderno cobra muito das pessoas e às vezes a "conta" chega a um patamar insustentável.

Por favor, procure um familiar e tente marcar com um psicólogo ou psiquiatra, que trabalhem com psicoterapia.
É possível que um psiquiatra te indique remédios, mas os remédios sozinhos não resolvem, são apenas suporte.
O que você precisa é de tranquilidade, foco e ajuda pra identificar e superar dificuldades que estão te deixando mal.

A pessoa que comete suicídio não está buscando saída fácil, e não é coragem que ela tem pra cometer um ato extremo desse.
O que ela tem é DESESPERO!

Não deixe chegar a esse ponto, procure ajuda!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar