Mobo pegando fogo!

Uatarrell

New Member

Ontem fui curtir a temp do sistema no everest( ultima versao), e o chipset aparece em idle 51 graus e full, apos jogar Crysis, 61!

Tirei os dissipadores e pus AS5, e baixou 2 graus, alem de por os fans da lateral( dois) p aqle lado, mas continua quente demais. E o segundo componente mais quente, apos a VGA.

Que q qeu faco pessoal: Por um fanzinho em cima do dissipador. Qual modelo:

Abs!

Obs: fica quente assim sem over. Agora ta em 3,4ghz, com apenas o multi em 17x!

Holley

New Member

Ontem fui curtir a temp do sistema no everest( ultima versao), e o chipset aparece em idle 51 graus e full, apos jogar Crysis, 61!

Tirei os dissipadores e pus AS5, e baixou 2 graus, alem de por os fans da lateral( dois) p aqle lado, mas continua quente demais. E o segundo componente mais quente, apos a VGA.

Abs!

Obs: fica quente assim sem over. Agora ta em 3,4ghz, com apenas o multi em 17x!

Cara, não precisa ser algum modelo específico. Vai aí na tua loja local de informática e vê qual é o modelo que melhor se adapta ao seu caso.

Aqui eu usava um fan daqueles que são para HDs e funcionava numa boa.

Palmito Loko

Active Member
Coloca um Buffalo ou um Hyper TX2, sao baratos e muito eficientes com AS5.

vlwzxx..

MacTALLICA

New Member
O que vale também é a troca da pasta....vai ganhar pouca coisa, mas no seu caso irá ajudar

Palmito Loko

Active Member
O que vale também é a troca da pasta....vai ganhar pouca coisa, mas no seu caso irá ajudar

Ele já usa AS5 e já reaplicou ela, nao tem nem como recomendar outra pasta sendo q a AS5 eh excelente. :yes:

vlwzxx..

CPHanc

Never Stop Playing
Tenta colocar um cooler em cima do dissipador do chipset. Já que a pasta não surtiu muito efeito, confere se o dissipador está bem preso. E também tem o tempo de cura da AS5 que pode levar até 200hrs, mas não sei se isso realmente influecia.

halflife3

Safra 2005 Rulez!!!
Quantos coolers estao instalados na maquina, quantos para entrada de ar e quantos para saida!

lembrando que a refrigeraçao do gabinete tem que ser equilibrada para evitar bolsoes de ar quente dentro dele!

Isso ocorre quando o fluxo de ar é muito desequilibrado, ou seja quando entra mais ar frio do que a capacidade de expulsar o ar quente ou quando nao entra ar frio suficiente para empurrar o ar quente para fora do gabinete!

Coloca um Buffalo ou um Hyper TX2, sao baratos e muito eficientes com AS5.

vlwzxx..

Colocar um Buffalo ou TX2 em cima do chipset??? da uma olhada, ele diz que o chipset ta esquentando muito e nao o processador!

style360

New Member
bufalo tx2 emcima do chipset nao vai tem que se cooler especial pro chipset

Palmito Loko

Active Member
Putz gente, me confundi aqui, eh q o Uatarrell disse:

existe dissipador de chipset com fan? oO

vlwzxx..

Uatarrell

New Member
Quantos coolers estao instalados na maquina, quantos para entrada de ar e quantos para saida!

lembrando que a refrigeraçao do gabinete tem que ser equilibrada para evitar bolsoes de ar quente dentro dele!

Isso ocorre quando o fluxo de ar é muito desequilibrado, ou seja quando entra mais ar frio do que a capacidade de expulsar o ar quente ou quando nao entra ar frio suficiente para empurrar o ar quente para fora do gabinete!

Colocar um Buffalo ou TX2 em cima do chipset??? da uma olhada, ele diz que o chipset ta esquentando muito e nao o processador!

Tem 3 fan 120 entrando e 2 p fora + o fan da fonte + vga dual slot. Axo q ta meio a meio ne naum:::

bu11seye

Crossfire X =P
Putz gente, me confundi aqui, eh q o Uatarrell disse:

existe dissipador de chipset com fan? oO

vlwzxx..

existe sim, quanto ao topico, axo bom por um cooler ai e verifica tudo se ta bem preso e talz =p

halflife3

Safra 2005 Rulez!!!
Tem 3 fan 120 entrando e 2 p fora + o fan da fonte + vga dual slot. Axo q ta meio a meio ne naum:::

Voce percebe alguma lentidao no uso da maquina?

Teve um camarada com uma Asus M4A* aqui que tava em 100 graus, pode ser que o dissipador usado nessas M4A sejam inferiores para balancear no custo final do produto!

Pois a minha M3A78-em nao passa de 30, isso pq é 1 de 120 Frontal, 1 de 80 lateral (na tampa, bem no lugar aonde ficaria os HDs), 1 fundo de 80, 1 de 140 da fonte!

a unica coisa aqui é que joguei os HDs (os 3) aonde fica as baias do gabinete, junto com o DVD-RW e todos sao SATA!

entao ha um fluxo de ar frio bem livre na parte inferior do gabinete!

MacTALLICA

New Member
Se for colocar tantos coolers assim o PC vai parecer um trator!rs

Acho que a solução é migrar para um WaterCooler.... ou diminuir o over.

Foi mals no comentário anterior.

halflife3

Safra 2005 Rulez!!!

Que nada MacTallica (aposto 2 Reais que tu curte o metallica :thumbs_up )

depende do fan que voce usa!

os que tenho aqui, esqueci a marca, é super silencioso durante o uso! Mesmo a noite sozinho e com tudo desligado quase nao se ouve o barulho deles!

Somente quando estou jogando é que e posssivel escutar o fan da HD3850 trabalhando no talo! Esse ai nao tem jeito!

Palmito Loko

Active Member

Vai nada, o meu CM690 eh super silencioso com o cooler da VGA a 55%, 3 coolers 120mm da propria Cooler Master, o fan da CPU e da fonte ainda.

vlwzxx..

Holley

New Member
Cara, pode ser também que seja uma leitura incorreta da temp. Eu tinha uma Asus P35-DELUXE que sempre indicava que o chipset estava a 129ºC independente do que eu estivesse fazendo no momento ou da temperatura ambiente, mas no "dedômetro" o dissipador estava apenas morno.

Outra dica é quanto à fixação do dissipador.

Depois que se tira esses dissipadores que são presos com clips de plástico, muitas vezes eles não ficam tão bem presos como antes, isso sem falar que a pasta de fábrica é adesiva, o que ajuda na fixação...

Aí o correto seria fazer a fixação do mesmo com parafusos finos e porcas... fiz isso numa GA-P35-DS3 que tive e a diferença foi grande.

Good luck pal!

Usuários que está vendo este tópico