Modding de Fan controler na fonte??? Eu fiz!!!

LetalMaN

F1r3M4n
Fala sério...

Agora vou falar uma coisa aki q nego vai kerer me bater...
Enquanto eu num trocar minha MoBo, num tô dando a mínima pra overclock, a minha é mto ruim pra isso... Daí tb minha preocupação maior não é a temperatura. O que tá importando pra mim mesmo agora é o silêncio... Nossa, vc só dá valor depois q vc consegue dormir sem akela zoeira no teu ouvido!!!

Recentemente minha fonte estava mto barulhenta... Daí abri, dei uma lubrificada no fan, mas rapidim o barulho voltou... Resolvi trocar esse fan... Só que o mané aki comprou um genérico, com amperagem maior que a original (0.18A contra 0.13A do original). Daí depois que troquei, qdo liguei o PC, na hora veio na kbça: "ptz! tá mais barulhento doq qdo eu tinha o meu V7!!" Fikei mto putu e resolvi fazer um "modding" na fonte, já que estou quebrado pra comprar uma da Zalman com Silent Mod. Como eu peguei a manha de fazer o controlador de fan, fiz um lá pra fonte, com o potenciômetro lá atrás mesmo...
 

Attachments

  • fontmod1.jpg
    fontmod1.jpg
    99.6 KB · Visitas: 174
Não tirei fotos da montagem, nem do passo a passo, pois eu tava "puto", pq já eram 1h da manhã, e eu fuçando nisso pra poder deixar o PC ligado pra eu dormir!!! Daí nem lembrei de tirar as fotos...
A única diferença é que eu usei outro projeto de fan controller, mto parecido com akele que usa o transistor LM317/T, o mesmo usado no meu fan controller frontal. Ao invés de usar esse transistor, usei o Tip 31 (o 41 é melhor, mas não tinha onde fui comprar). Créditos ao fu!nh4_r0x, que não é desse fórum, mas fez um bom projeto. Quem kiser ver o tópico na íntegra, na FórumPCs , dá uma olhada em http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=37156 , que tem tudo explicado, inclusive as vantagens desse transistor em relação a outros...

Vlw ae, fu!nh4_r0x, pelo projeto!!!
 

Attachments

  • pot.png
    pot.png
    9.4 KB · Visitas: 186
CONCLUSÃO DE TUDO ?!??


Bem, meu PC agora fica + frio em medium ou full load doq em iddle!!! :p
Qdo estou usando ele, o pot fica no máximo... Só qdo vou dormir que ponho a aprox. 50% da velocidade normal desse fan, até menos... É pq vcs nem fazem idéia... É MTO BARULHENTO, GALERA!!! Só que, é claro, pra me despreocupar um pouco, eu ligo as fans superiores (com velocidades baixas por causa do barulho, claro), pra não ficar com a ventilação mto debilitada...

A não ser que eu saia de casa, aí sim, eu esguelo o Pot pra velocidade máxima, pra ele exaurir o ar quente, e não comprometer a fonte, até eu poder comprar uma boa e silenciosa!!!!

Por isso que coloquei o silêncio acima da temperatura baixa, pois depois que troquei o V7 pelo CNP6000Cu da Zalman, vi que ele refrfigerava menos, mas tb o barulho que ele não faz compensa... Daí só melhorei o conjunto!!!

Espero ter colaborado com algo, e estou aberto a tirar as dúvidas da galera, ok???



T+



P.S.: Não usem fans sem grills!!! Olha a poeira que fica!!!
 

Attachments

  • fansup.jpg
    fansup.jpg
    61.4 KB · Visitas: 163
Nice one :) falando em poeria meu cooler tah precisando de uma limpeza mais que urgente =/
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo