• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Monitor Alienware AW2518HF 240hz

eu nao calibrei nada nele nao.... uso o modo padrao ou o ConfortView
na epoca que comprei, fiz uns ajustes personalizados que passaram, mas nao gostei muito....
talvez era questao de acostumar, mas larguei mao disse e usei o padrao mesmo.....

so deixo o brilho na quantidade ideal pra mim e boa
 
Galera, meu monitor acabou de chegar. Voces usam o Calibrador de Cores do proprio windows para calibrar o monitor?

Ajuda, mas ele não é tão competente assim.

Se puder instale os drivers do seu monitor, que incluem o ICC (calibração de cores) mais adequado ao seu monitor.
O resto é no painel de controle nvidia (se estiver usando NVidia, claro)
Regule primeiro o gama, depois contraste e brilho e por Digital vibrance (saturação de cores)

https://www.dell.com/support/home/b.../alienware-25-gaming-monitor-aw2518hf/drivers
 
Galera, meu monitor acabou de chegar. Voces usam o Calibrador de Cores do proprio windows para calibrar o monitor?

eu só ajustei o gama pelo windows, já a configuração calibra direto no menu dele, tem varias nesse tópico, se procurar a umas 10 paginas atrás vai ver bastante, ai é só testar e ver qual você acha melhor
 
eu só ajustei o gama pelo windows, já a configuração calibra direto no menu dele, tem varias nesse tópico, se procurar a umas 10 paginas atrás vai ver bastante, ai é só testar e ver qual você acha melhor

Achei algumas pessoas comentando suas calibrações, mas tenho uma dúvida: onde eu ajusto o "Ganho RGB", "Deslocamento 55 55 56" e "Matiz"?
Pelo monitor só consigo ajustar o Brilho e Contraste
No programa de calibração de cores do windows eu consigo ajustar só Brilho e Contraste tb
 
Hoje faltou luz e perdi todas as configurações do monitor, voltou o ghosting, cores lavadas, etc.
Alguem tem algum ajuste especifico pra passar?
 
Galera, eu utilizo freesync ativado no meu monitor e tempo de resposta no super rápido. Alguém de vocês sentem um pouco de ghost mesmo assim? Não sei dizer se é ghost, mas as vezes parece que em movimentos rápidos e muito perto nos jogos eu não consigo enxergar direito o personagem (fortnite competitivo, que é bem frenético). Outra coisa, eu sinto que as letras, no monitor, quando vou ler, elas ficam com as bordas meio esquisitas, meio "desfiguradas", não sei o termo certo. E mesmo utilizando freesync eu sinto um leve ghost (MUITO menos do que deixar o freesync desativado) ao rolar as páginas na internet!

Aquele lance das primeiras páginas desse tópico, de que na configuração de exibição do Windows, estar aparecendo 239hz e não 240hz, pode influenciar em algo?
Valeu!
 
Galera, eu utilizo freesync ativado no meu monitor e tempo de resposta no super rápido. Alguém de vocês sentem um pouco de ghost mesmo assim? Não sei dizer se é ghost, mas as vezes parece que em movimentos rápidos e muito perto nos jogos eu não consigo enxergar direito o personagem (fortnite competitivo, que é bem frenético). Outra coisa, eu sinto que as letras, no monitor, quando vou ler, elas ficam com as bordas meio esquisitas, meio "desfiguradas", não sei o termo certo. E mesmo utilizando freesync eu sinto um leve ghost (MUITO menos do que deixar o freesync desativado) ao rolar as páginas na internet!

Aquele lance das primeiras páginas desse tópico, de que na configuração de exibição do Windows, estar aparecendo 239hz e não 240hz, pode influenciar em algo?
Valeu!
De tudo que li, o ideal é deixar o Max Refresh Rate abaixo dos 240Hz pois caso esteja nesse valor, o VSync irá sobrepor o FreeSync (no seu caso AdaptiveSync).
Assim, recomendo que limite (via driver por exemplo) o limite de 236Hz para aproveitar a sincronização otimizada.
Recomendo a leitura desse Input Test.
 
De tudo que li, o ideal é deixar o Max Refresh Rate abaixo dos 240Hz pois caso esteja nesse valor, o VSync irá sobrepor o FreeSync (no seu caso AdaptiveSync).
Assim, recomendo que limite (via driver por exemplo) o limite de 236Hz para aproveitar a sincronização otimizada.
Recomendo a leitura desse Input Test.

Olá amigo, obrigado pelas dicas.

Seguinte, eu já jogo da seguinte forma:

No painel da nvidia deixo em 240hz, ativo o Freesync e deixo sincronização vertical ligada e modo latência baixa ligado, exatamente como esse artigo diz para fazer (já tinha lido, inclusive tirei duvidas com o próprio criador do artigo para ver se era isso mesmo. E ai no jogo eu limito meu fps em 237.

Mas no seu comentário você diz para eu limitar meu monitor em 236hz no painel da nvidia? Criar uma resolução personalizada, 1920x1080 236hz? Teria que mudar algo mais la naquelas opções? Mas caso seja isso, o que isso influenciaria no desempenho do monitor?

Obrigado
 
Galera, eu utilizo freesync ativado no meu monitor e tempo de resposta no super rápido. Alguém de vocês sentem um pouco de ghost mesmo assim? Não sei dizer se é ghost, mas as vezes parece que em movimentos rápidos e muito perto nos jogos eu não consigo enxergar direito o personagem (fortnite competitivo, que é bem frenético). Outra coisa, eu sinto que as letras, no monitor, quando vou ler, elas ficam com as bordas meio esquisitas, meio "desfiguradas", não sei o termo certo. E mesmo utilizando freesync eu sinto um leve ghost (MUITO menos do que deixar o freesync desativado) ao rolar as páginas na internet!

Aquele lance das primeiras páginas desse tópico, de que na configuração de exibição do Windows, estar aparecendo 239hz e não 240hz, pode influenciar em algo?
Valeu!
como vc disse no inicio
esta usando o tempo de resposta super rapido!
experimente deixar em normal, ou rapido, que melhora,
pelo menos aqui é assim
tipo fica em um tom roxo, nao sei se muda de acordo com o ajuste que vc deixa
 
Olá amigo, obrigado pelas dicas.

Seguinte, eu já jogo da seguinte forma:

No painel da nvidia deixo em 240hz, ativo o Freesync e deixo sincronização vertical ligada e modo latência baixa ligado, exatamente como esse artigo diz para fazer (já tinha lido, inclusive tirei duvidas com o próprio criador do artigo para ver se era isso mesmo. E ai no jogo eu limito meu fps em 237.

Mas no seu comentário você diz para eu limitar meu monitor em 236hz no painel da nvidia? Criar uma resolução personalizada, 1920x1080 236hz? Teria que mudar algo mais la naquelas opções? Mas caso seja isso, o que isso influenciaria no desempenho do monitor?

Obrigado
Acredito que da forma que está fazendo, seja suficiente para estar utilizando o Adaptive Sync.
 
Olá amigo, obrigado pelas dicas.

Seguinte, eu já jogo da seguinte forma:

No painel da nvidia deixo em 240hz, ativo o Freesync e deixo sincronização vertical ligada e modo latência baixa ligado, exatamente como esse artigo diz para fazer (já tinha lido, inclusive tirei duvidas com o próprio criador do artigo para ver se era isso mesmo. E ai no jogo eu limito meu fps em 237.

Mas no seu comentário você diz para eu limitar meu monitor em 236hz no painel da nvidia? Criar uma resolução personalizada, 1920x1080 236hz? Teria que mudar algo mais la naquelas opções? Mas caso seja isso, o que isso influenciaria no desempenho do monitor?

Obrigado

Vc pode limitar os FPS usando o RTSS do AfterBurner ou NVidia Inspector.
Particularmente, eu acho desnecessário e contraprodutivo. Esses caps de FPS introduzem lag de um ou dois frames, o que é exatamente o contrário do que se deseja em setup de alta performance:

Yes, RTSS still introduces up to 1 frame of delay, regardless of the syncing method, or lack thereof, used. To prove that a -2 FPS limit was enough to avoid the G-SYNC ceiling, a -10 FPS limit was tested with no improvement. The V-SYNC scenario also shows RTSS delay stacks with other types of delay, retaining the FPS-limited V-SYNC’s 1/2 to 1 frame of accumulative delay.

Next up is Nvidia’s FPS limiter, which can be accessed via the third-party “Nvidia Inspector.” Unlike RTSS, it is a driver-level limiter, one further step removed from engine-level. My original tests showed the Nvidia limiter introduced 2 frames of delay across V-SYNC OFF, V-SYNC, and G-SYNC scenarios.
Fonte:

Como disse o @thiagolpv , o que vc já fez o adequado.
Além disso, cortar um FPS ou dois não vão fazer diferença notável , pq os drivers do Adaptive Sync já vão sincronizar os frames dentro do range oferecido pelo monitor.

Outra coisa:
Os clock do monitor não é valor inteiro cravado. É um multiplo de uma fração e tem valor quebrado.
Veja a tabela de FPS do NVidia Inspector:

FPS.jpg
 
Achei algumas pessoas comentando suas calibrações, mas tenho uma dúvida: onde eu ajusto o "Ganho RGB", "Deslocamento 55 55 56" e "Matiz"?
Pelo monitor só consigo ajustar o Brilho e Contraste
No programa de calibração de cores do windows eu consigo ajustar só Brilho e Contraste tb
no próprio menu dele embaixo da tela, quando escolhe um modo, por exemplo "jogo 1", ele vai te dar todas as opções para ajustar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hoje faltou luz e perdi todas as configurações do monitor, voltou o ghosting, cores lavadas, etc.
Alguem tem algum ajuste especifico pra passar?

uso essa, tanto pra jogo tanto pra navegação

opção jogo 1 2 ou 3
ganho RGB 100% todos
deslocamento R 55% G 55% B 56%
matiz tudo 50%
saturação tudo 56%
brilho 45% contraste 75%

gama ajustado pelo windows
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, eu utilizo freesync ativado no meu monitor e tempo de resposta no super rápido. Alguém de vocês sentem um pouco de ghost mesmo assim? Não sei dizer se é ghost, mas as vezes parece que em movimentos rápidos e muito perto nos jogos eu não consigo enxergar direito o personagem (fortnite competitivo, que é bem frenético). Outra coisa, eu sinto que as letras, no monitor, quando vou ler, elas ficam com as bordas meio esquisitas, meio "desfiguradas", não sei o termo certo. E mesmo utilizando freesync eu sinto um leve ghost (MUITO menos do que deixar o freesync desativado) ao rolar as páginas na internet!

Aquele lance das primeiras páginas desse tópico, de que na configuração de exibição do Windows, estar aparecendo 239hz e não 240hz, pode influenciar em algo?
Valeu!
uso o super rápido tbm, nunca notei nada de estranho. Acho que vai da sua configuração que está usando, tente mudar e tbm testar o modo rápido ou normal pra ver se melhora
 
Última edição:
no próprio menu dele embaixo da tela, quando escolhe um modo, por exemplo "jogo 1", ele vai te dar todas as opções para ajustar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



uso essa, tanto pra jogo tanto pra navegação

opção jogo 1 2 ou 3
ganho RGB 100% todos
deslocamento R 55% G 55% B 56%
matiz tudo 50%
saturação tudo 56%
brilho 45% contraste 75%

gama ajustado pelo windows
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


uso o super rápido tbm, nunca notei nada de estranho. Acho que vai da sua configuração que está usando, tente mudar e tbm testar o modo rápido ou normal pra ver se melhora
VOce consegue ver todas faixas de cores nessa página?

 
Galera, eu reinicei meu monitor para confugrações de fábrica e não to achando uma calibragem legal.

Alguém me recomenda alguma? Eu tava com com um pouco de dificuldade de enxergar lutas bem próximas no fortnite e tentei resetar para achar uma configuração melhor.

Alguma recomendação? Por enquanto to usando Jogo 1, super rápido (com freesync ativado para nao dar aqueles ghostings nojentos), 74 de contraste e 50 de brilho.

Valeu!
 
no próprio menu dele embaixo da tela, quando escolhe um modo, por exemplo "jogo 1", ele vai te dar todas as opções para ajustar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



uso essa, tanto pra jogo tanto pra navegação

opção jogo 1 2 ou 3
ganho RGB 100% todos
deslocamento R 55% G 55% B 56%
matiz tudo 50%
saturação tudo 56%
brilho 45% contraste 75%

gama ajustado pelo windows
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


uso o super rápido tbm, nunca notei nada de estranho. Acho que vai da sua configuração que está usando, tente mudar e tbm testar o modo rápido ou normal pra ver se melhora


Estou tentando utilizar essa sua configuração

Porém quando entro no site:


Eu enxergo o primeiro de todas as cores, mas no azul por exemplo, a partir do 17 todos são a mesma cor, no verde a partir do 24 todos são mesma cor e etc... Não enxergo todos os quadradinhos de todas as cores. O que pode ser?
Valeu
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gosto de utilizar o Digital Vibrance entre 80 e 90 no Painel da Nvidia também. Vocês mexem nele? No 50 sinto as cores lavadas demais. Não mexi no gamma pois não sei como configurar corretamente.
 
Estou tentando utilizar essa sua configuração

Porém quando entro no site:


Eu enxergo o primeiro de todas as cores, mas no azul por exemplo, a partir do 17 todos são a mesma cor, no verde a partir do 24 todos são mesma cor e etc... Não enxergo todos os quadradinhos de todas as cores. O que pode ser?
Valeu
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gosto de utilizar o Digital Vibrance entre 80 e 90 no Painel da Nvidia também. Vocês mexem nele? No 50 sinto as cores lavadas demais. Não mexi no gamma pois não sei como configurar corretamente.
Cara, essa configuração acima aí também perco as cores mais vibrantes, não sei como ele conseguiu. Não tenho nenhum vibrance ativado no driver.

A que uso é essa:

jogo 3.

Deslocamento rgb 52,52,52

Contraste 74

Brilho depende da hora do dia mas entre 45 e 60

O resto não mexi. Nessa configuração o contraste está no limite sem perder branco, o preto está no limite sem perder o preto, a saturação está no limite sem perder a última faixa de cor.

*de acordo com o site lagom
 
Cara, essa configuração acima aí também perco as cores mais vibrantes, não sei como ele conseguiu. Não tenho nenhum vibrance ativado no driver.

A que uso é essa:

jogo 3.

Deslocamento rgb 52,52,52

Contraste 74

Brilho depende da hora do dia mas entre 45 e 60

O resto não mexi. Nessa configuração o contraste está no limite sem perder branco, o preto está no limite sem perder o preto, a saturação está no limite sem perder a última faixa de cor.

*de acordo com o site lagom

Eu to utilizando a configuração que o amigo postou acima:

opção jogo 1 2 ou 3
ganho RGB 100% todos
deslocamento R 55% G 55% B 56%
matiz tudo 50%
saturação tudo 56%
brilho 45% contraste 75%

Porém com brilho no 60 e contraste no 74! E uso digital vibrance no 90%
 
Galera, uma coisa que já havia lido a respeito e resolvi testar agora é que abaixando o contraste do nosso Alienware, o ghosting some. Eu utilizo ele com DP, Freesync ON e modo super rápido. Tava utilizando 74 de contraste, porém quando abaixei para 61 de contraste o teste do UFO: https://www.testufo.com/ghosting sumiu completamente o ghosting na corona do ET do meio, antes com 74 tinha ghosting. Agora me apareceram duas dúvidas:

1-) Eu posso compensar esse contraste perdido no monitor por algum software ou pelo próprio Windows ou painel da nvidia e manter ele sem ghosting, não perdendo qualidade de imagem?

2-) Esse ghosting que sumiu ao usar 61 de contraste pode ser benéfico em games competitivos, jogando em alto nivel? No que isso me ajudaria por exemplo?

Obrigado
 
Galera, uma coisa que já havia lido a respeito e resolvi testar agora é que abaixando o contraste do nosso Alienware, o ghosting some. Eu utilizo ele com DP, Freesync ON e modo super rápido. Tava utilizando 74 de contraste, porém quando abaixei para 61 de contraste o teste do UFO: https://www.testufo.com/ghosting sumiu completamente o ghosting na corona do ET do meio, antes com 74 tinha ghosting. Agora me apareceram duas dúvidas:

1-) Eu posso compensar esse contraste perdido no monitor por algum software ou pelo próprio Windows ou painel da nvidia e manter ele sem ghosting, não perdendo qualidade de imagem?

2-) Esse ghosting que sumiu ao usar 61 de contraste pode ser benéfico em games competitivos, jogando em alto nivel? No que isso me ajudaria por exemplo?

Obrigado
Dá pra aumentar no drive da gpu. Pelo menos na radeon não fica igual o contraste, acho que é mais fraco e o ghosting não aumenta
 
Outra dúvida também que tenho. Mesmo utilizando Freesync, vocês utilizam alguma configuração específica no CRU? Vejo que tem uma galera que usa, mas não sei se depois que saiu o suporte ao Freesync para placas da Nvidia a galera continua utilizando alguma coisa lá. As vezes eu sinto um pouco de motion blur nesse monitor, coisa que no meu 144hz da LG com o ULMB ativado eu não sentia tanto.

Valeu!!!
 
Sobre o ajuste de contraste e brilho https://forums.blurbusters.com/viewtopic.php?t=6601

Em resumo, você pode ajustar livremente brilho e contraste neste monitor pra tirar o ghosting no teste UFO

Mas se brilho aumenta contraste deve diminuir

Edit: Acho que ficou mal explicado, você pode aumentar o contraste até certo ponto antes de ter ghosting, mas você compensar a falta de contras com o aumento do Brilho

file.php

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Caronize
 
Última edição:
Sobre o ajuste de contraste e brilho https://forums.blurbusters.com/viewtopic.php?t=6601

Em resumo, você pode ajustar livremente brilho e contraste neste monitor pra tirar o ghosting no teste UFO

Mas se brilho aumenta contraste deve diminuir

Edit: Acho que ficou mal explicado, você pode aumentar o contraste até certo ponto antes de ter ghosting, mas você compensar a falta de contras com o aumento do Brilho

file.php

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Caronize

Imagem fantástica. Vou dar uma lida e tentar entender o tópico lá depois.

Existe alguma forma, com gpu da NVIDIA, de minimizaro máximo de desfoque de movimento? Sinto que quando movo a câmera muito rapidamente em jogos competitivos, eu enxergo pouco o personagem na minha frente, e acredito que seja o desfoque que esteja me fazendo não enxergar e não o ghosting, pois o ghosting, mesmo com contraste mais alto, pouco me encomoda no jogo, visto que deixo Freesync sempre habilitado em tela cheia.

Outra coisa, esse teste ai, foi feito com Freesync habilitado ou desabilitado será?

Valeu!
 
Pessoal, comprei esse monitor a 2 semanas porém vou colocá-lo a venda. Estava planejando um setup com ele + um LG 27 4k, porém tendo em vista que acabei comprando uma rtx 2080 super, não faz sentido eu ter esse monitor porquê eu nunca vou querer jogar em FullHD. Não jogo FPS competitivo então por mais que os 240hz sejam incríveis eu vou acabar sempre jogando no outro monitor. Quem tiver interesse em comprar ele mais barato me manda uma mensagem e a gente negocia
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo