[TÓPICO DEDICADO] Monitor AOC AGON AG322FCX - 31.5" Painel VA Curvo 1080p 144Hz Freesync

A AOC lançou recentemente uma nova linha de produtos denominada AGON, voltada ao público gamer com foco em qualidade e bom custo x benefício. Um dos produtos dessa nova linha é o monitor AGON AG322FCX que começou a ser vendido recentemente aqui no Brasil, com preço na casa dos R$ 2.400. Reviews desse monitor são praticamente inexistentes, com um ou outro review em chinês ou coreano pelo que pesquisei. O objetivo deste tópico é juntar informações sobre o monitor e trocar idéias e conhecimento sobre ele.

Basicamente é um monitor com tela de 31.5" e resolução 1920x1080, com taxa de atualização de até 144Hz e suporte a Freesync com range de 48-144Hz usando DisplayPort e 48-120Hz usando HDMI. O painel é curvo e diferente da maioria dos monitores gamers vendidos no Brasil, a AOC usou um painel VA com taxa de brilho de 250 nits e taxa de contraste estático de 3.000:1 e dinâmico de 50.000.000:1, o que teoricamente garante melhor qualidade de imagem comparado aos monitores com painel TN que são mais comuns por aqui.

Página do produto
http://agon.aocmonitorap.com/my/product_ag322fcx.php

Abaixo as especificações oficiais encontradas no site da AOC Brasil.



Conexões

Ver anexo 132737

Os conectores ficam localizados atrás do suporte, sendo 1x DVI-D dual link, HDMI 1.4, Displayport 1.2 e VGA. Há também um conector P2 de fone de ouvido e o conector da fonte de alimentação que é externa. A fonte é bivolt e o monitor acompanha apenas um cabo Displayport de 1.8 metros, a despeito da caixa dizer que estão inclusos 1x cabo HDMI, 1x cabo Displayport, 1x cabo DVI-D e 1x cabo VGA.

A base do suporte é robusta, inteira em metal e é fixada com 4 parafusos.

Ver anexo 132730

Ver anexo 132742

Montado

Ver anexo 132740

Fotos

Ver anexo 132721

Ver anexo 132723 Ver anexo 132725 Ver anexo 132730 Ver anexo 132726 Ver anexo 132727 Ver anexo 132728 Ver anexo 132729Ver anexo 132731 Ver anexo 132736

O monitor tem entrada HDMI podendo ser ligado a um receptor de TV, porém não tem alto-falantes embutidos e conta apenas com uma saida de fone de ouvido, por sinal bem mal localizada na parte traseira do monitor, perto dos conectores. A tela tem ajuste de inclinação e a AOC pisou na bola por não ter colocado ajuste de altura. Aparentemente dá pra usar um suporte VESA 100x100mm, útil pra quem se incomodar com a falta de ajuste de altura, no meu caso ficou bom na altura normal da base.

Ver anexo 132732

Performance

Uma das grandes vantagens desse monitor é a taxa de atualização de 144Hz que em conjunto com a tecnologia Freesync da AMD garante fluidez impossível de ser "sentida" num monitor convencional com taxa de atualização de 60Hz ou 75Hz, e o Freesync garante imagens sem "tearing" - efeito de tela cortada quando o vsync está desligado.

A grande dúvida fica em relação ao tempo de resposta, que é onde os painéis TN geralmente se destacam por terem tempo de resposta ultra baixo de até 1ms. O AGON AG322FCX é anunciado com 5ms de tempo de resposta GtG, mas na prática o lag não pode ser medido apenas pelo tempo GtG. Peguei como base o Acer XB270HU/XB271HU que tem lag total estimado de 3ms quando usado o Overdrive em normal médio e filmei em 240 FPS o AGON junto com o Acer no teste de input lag do Lagom.nl, que apesar de não ser 100% preciso dá uma noção da diferença entre os monitores. O AGON tem 4 níveis de Overdrive, de desligado(0) a Strong(4), fiz 2 testes com o Overdrive em Weak(1-mínimo) e Strong(4-máximo)

Overdrive=Weak (mínimo)


Overdrive=Strong (máximo)


Como pode ser visto nos videos, com Overdrive no mínimo o AGON fica aproximadamente 1 frame (até 16.67ms) atrás do Acer de forma consistente, já com Overdrive no máximo ele praticamente empata com o Acer, deixando o AGON no nível de monitores tidos como ultra rápidos a exemplo do Asus PG278Q e Dell S2716DG, sem as conhecidas deficiências dos paíneis TN com relação a ângulo de visão, reprodução de cores e contraste. Esse teste que fiz bate com o que diz um review coreano e como dito lá, usar o Overdrive em Strong não causa overshoot como pode ser visto no video abaixo e por isso deve ser usado para se obter o menor tempo de resposta possível.

Descobri que na demo do Freesync, o Overdrive em Strong deixa um rastro (overshoot) bem notável em um dos cenários com movimentação lateral, já o Overdrive em Normal remove esse rastro. Vou gravar um video e refazer o teste para comparar com o Acer usando Overdrive em Normal.

Teste de blur: http://www.testufo.com/#test=framerates



E o lag estimado de 3ms do Acer medido pelo TFTCentral que mencionei acima.

Ver anexo 132735


Imagem

O painel VA usado no AGON garante bons ângulos de visão horizontal e vertical, mas ainda fica atrás comparado a monitores IPS. Mas é no nível de preto e contraste que o painel VA se destaca, a imagem é limpa e as cores são bem definidas com preto e contraste notáveis. A AOC anuncia o monitor sendo flicker-free, ou seja, sem variações ou piscadas do backlight durante o uso o que causa fadiga visual e em algumas pessoas pode gerar dor de cabeça. O computador onde o monitor está instalado tem duas R9 380 4GB em Crossfire e jogar no AGON é uma experiência incrível, a fluidez e ausência do tearing - mérito do Freesync - são um colírio pros olhos. Como ponto negativo fica a resolução baixa para o tamanho da tela, certamente 2560x1440 cairia melhor para 31.5", mas devido ao tamanho do monitor é natural que ele fique mais afastado do que deixaria um monitor menor. Antes usava uma TV 42" 1080p e ficava mais afastada, nunca vi problemas pelo PPI baixo e não vejo nesse de 31.5".

Em termos de ajustes de cores, praticamente não precisei mexer em nada, tirei apenas o modo "Warm" e reduzi brilho e contraste para ajustar ao meu gosto pessoal. O Windows 10 instalou automaticamente um profile ICC para o monitor, que internamente é reconhecido como AG322FWG4.

O modo Freesync é ativado automaticamente (não pode ser desligado no monitor, apenas no driver de video) e pode ser conferido no OSD do monitor, como mostra a imagem abaixo:

Ver anexo 132733

O entusiasmo do meu filho quando usou o monitor a primeira vez já valeu a compra :wub: e ele continua a exaltar como é bom jogar nesse monitor novo.




OSD

As funções do monitor são acionadas por um stick localizado na parte inferior do monitor, ele é acionado ao apertar levemente o stick e as funções podem ser acessadas movendo-o na direção desejada.

Ver anexo 132748

Video com as funções




Outros


A AOC colocou leds na parte traseira e inferior do monitor, os leds podem ser configurados para usar azul, vermelho ou verde, com 3 níveis de intensidade. Há também a opção para desligar todos os leds.

Ver anexo 132743

Ver anexo 132741

Em construção...

Peguei esse monitor, esse botão de ligar dele parece bem fragil e é meio solto, o seu ainda fuciona bem ?
 
Poderia postar uma foto da tela com alguma foto preta estabelecida no monitor ? pois no meu há vazamento, achei que todos os modelos tivessem afinal rsrs
Sim, o vazamento é característico desse modelo, porém com as configurações que passei, o vazamento fica quase nulo. Eu mesmo não percebo.

Pelas fotos não da pra ver o quão bom está a qualidade da imagem do monitor, mas já é possível perceber que não tem nenhum vazamento absurdo.

 
Sim, o vazamento é característico desse modelo, porém com as configurações que passei, o vazamento fica quase nulo. Eu mesmo não percebo.

Pelas fotos não da pra ver o quão bom está a qualidade da imagem do monitor, mas já é possível perceber que não tem nenhum vazamento absurdo.


Vou seguir sua dica entao, maneiro... Uma coisa que reparo.. esse monitor com o cabo vga nao vaza luz na borda de jeito algum.
 
Vou seguir sua dica entao, maneiro... Uma coisa que reparo.. esse monitor com o cabo vga nao vaza luz na borda de jeito algum.
Pois é, o cabo VGA também libera regulagem de nitidez, que é uma coisa que sinto falta de poder deixar ao meu gosto, com o cabo DP e HDMI.
 
Só percebo algum vazamento no breu ou se socar o brilho no talo (em tela preta). Usando o brilho do jeito certo, fica de boa.
 
Recebi o meu no sábado e após ajustar conforme o http://www.lagom.nl/lcd-test/ ficou com uma imagem bem bacana. 99% do tempo não percebo nenhum vazamento, estou bem satisfeito com o monitor por enquanto!
 
O meu chegou hoje e ainda em testes!
Achando sensacional a diferença de fluidez de 60 para 144 hz.
Sai de uma TV 40" samsung FHD para o monitor, deu pra sentir uma diferença no input lag também.
Uma parada que achei estranho, apesar de dizer no site do carrefour, não veio cabo DP (vieram 1 HDMI e 1 VGA).
Vou mandar email amanhã reclamando disso, mas um amigo já é me arrumou 1.
Será que da diferença? Tô usando no meu HDMI por enquanto.
 
caramba como subiu esse monitor, eu estava pensando em ir nele mais saiu dos 1400 para 1900 :(

agora vou acompanhar aqui e esperar uma nova promoção.
 
O meu chegou hoje e ainda em testes!
Achando sensacional a diferença de fluidez de 60 para 144 hz.
Sai de uma TV 40" samsung FHD para o monitor, deu pra sentir uma diferença no input lag também.
Uma parada que achei estranho, apesar de dizer no site do carrefour, não veio cabo DP (vieram 1 HDMI e 1 VGA).
Vou mandar email amanhã reclamando disso, mas um amigo já é me arrumou 1.
Será que da diferença? Tô usando no meu HDMI por enquanto.

Que estranho, peguei o meu no Carrefour também (chegou sábado) e veio o DP e o VGA, mas não HDMI.

Se não me engano, esse monitor só funciona 100% (maior taxa de atualização possível e freesync na nvidia) pelo DisplayPort, mas posso estar enganado.
 
Segue minha configuração.
Uso placa Nvidia.
Não vejo vazamentos e a imagem ao meu gosto ficou ótima, mas algumas opções são de gostos pessoais.

Painel Nvidia:
Configurações de cor da área de trabalho > Usar configurações da Nvidia
Brilho +42
Contraste +55
Gama + 1.02
Digital Vibrance +52

Monitor:
Ajuste de Imagem
Contraste 0
Brilho 99
Modo ECO Padrão
Gamma 2
DCR Desligado

Config. Cor:
Ajuste de Cor Usuário
DCB Modo Desligado
Demo Desligado
Vermelho 50
Verde 50
Azul 53

DCB-Picture Boost:
Área realçada Ligado
Tam. imagem realce 100
Brilho 47
Contraste 64

Config Jogo:
Modo de Jogo Desligado
Cont Sombra 0
Cor do Jogo 11
Luz azul baixa Fraca
Overdrive Médio
Valeu pela config.

Se mais alguém tiver uma boa, especialmente para jogar CS, favor passar.
 
Valeu pela config.

Se mais alguém tiver uma boa, especialmente para jogar CS, favor passar.
Lurtz como ficou os pixeis ai no CS ?? o jogo que mais jogo :D

como foi a experiencia no jogo,

obrigado
 
Lurtz como ficou os pixeis ai no CS ?? o jogo que mais jogo :D

como foi a experiencia no jogo,

obrigado
Eu também praticamente uso o PC para jogar CS.

Como sento a uns 50cm do monitor, tá tranquilo essa questão dos pixels, se ficar mais próximo, pode se incomodar.
 
Que estranho, peguei o meu no Carrefour também (chegou sábado) e veio o DP e o VGA, mas não HDMI.

Se não me engano, esse monitor só funciona 100% (maior taxa de atualização possível e freesync na nvidia) pelo DisplayPort, mas posso estar enganado.

Sério? Ainda não testei com freesync (na verdade testaria a adaptação pra nvidia né,rs).
Peguei um cabo DP com um amigo e não senti diferença nenhuma pro HDMI.
Agora, se só funciona freesync com ele, vou testar ainda. Bem lembrado...

@Topic
Tô usando a uns 75 cm de distância e tô achando o monitor com brilho MUITO forte. De dia tô usando com brilho no 15~20 e a noite 0~5, qualquer coisa acima disso incomoda e muito... Mais alguém tem essa sensação?
 
Peguei esse monitor semana passada e notei que a tela fica piscando com o gsync ligado, alguém mais com esse problema?
 
Peguei esse monitor semana passada e notei que a tela fica piscando com o gsync ligado, alguém mais com esse problema?
Por acaso é uma piscada preta durante algum jogo?
Se for, eu tive no Destiny 2. Fiquei um tempo sem jogar, rodei ontem e não aconteceu. Estou com o driver 417.71, acho...
 
Por acaso é uma piscada preta durante algum jogo?
Se for, eu tive no Destiny 2. Fiquei um tempo sem jogar, rodei ontem e não aconteceu. Estou com o driver 417.71, acho...
Sim são essas piscadas pretas e acontecem com muita frequência, pra não dizer a todo momento principalmente quando o fps passam o range do monitor. Eu resolvi criando uma resolução personalizada no painel de controle da nvidia e setando o monitor em 142hz. Creio que deva ser alguma incompatibilidade do gsync com esse monitor, já que não vi o pessoal da amd com o mesmo problema.
 
Na dúvida, sempre bom limitar o fps dos jogos nuns 142 mesmo, assim garante que não sai do range.
 
Sim são essas piscadas pretas e acontecem com muita frequência, pra não dizer a todo momento principalmente quando o fps passam o range do monitor. Eu resolvi criando uma resolução personalizada no painel de controle da nvidia e setando o monitor em 142hz. Creio que deva ser alguma incompatibilidade do gsync com esse monitor, já que não vi o pessoal da amd com o mesmo problema.
Eu uso com uma 1070ti e não tenho problemas de piscadas. Já tive algumas vezes após atualização de driver, mas mexendo nas configurações do G-sync, ele para.
Esse é um bug, mas que tem solução.

Muda as opções na aba do G-sync, aplica e depois volta ao normal.
Ex. Desabilita a opção 3 e aplica. Desabilita o G-sync e aplica. Habilita o G-sync mas como modo janela também e aplica. Depois habilita somente pra tela cheia novamente e aplica.
 
Eu uso com uma 1070ti e não tenho problemas de piscadas. Já tive algumas vezes após atualização de driver, mas mexendo nas configurações do G-sync, ele para.
Esse é um bug, mas que tem solução.

Muda as opções na aba do G-sync, aplica e depois volta ao normal.
Ex. Desabilita a opção 3 e aplica. Desabilita o G-sync e aplica. Habilita o G-sync mas como modo janela também e aplica. Depois habilita somente pra tela cheia novamente e aplica.
Eu já troquei as portas na placa de vídeo, testei 3 versões de drivers, restaurei as configurações para o padrão, troquei de cabo e até reinstalei o SO e nada deu jeito, somente criando a resolução personalizada e jogando o refresh rate para 142hz é que funcionou. Vou esperar novas versões de drivers para ver se o problema possa ser resolvido, o problema pode ser nos drivers, na minha placa de vídeo ou no próprio monitor, das 3 uma.
Uma pena que a minha tv tem freesync mas só funciona pelo hdmi, eu nem teria comprado o monitor se conseguisse fazer funcionar o gsync pelo hdmi.
 
Boa noite. Tenho tido pequenas travadas em praticamente todos os jogos. Minha config é ryzen 7 2700, rtx 2060, SSD 512gb +HD 2tb. Já atualizei driver da NVIDIA, não sei o que tem acontecido, tenho notado muito isso no Forza 7 e no PES 2019.
 
Boa noite. Tenho tido pequenas travadas em praticamente todos os jogos. Minha config é ryzen 7 2700, rtx 2060, SSD 512gb +HD 2tb. Já atualizei driver da NVIDIA, não sei o que tem acontecido, tenho notado muito isso no Forza 7 e no PES 2019.
Essas travadas estão relacionadas ao monitor do tópico?
 
O que esse vazamento que vocês falam?, e a luz branca intermitente quando o FreeSync ta ativo?, e algo que me incomoda pra cacete, e quando ele ta trocando a taxa de atualização, fica com uma luz branca acima, so resolvo desligando o freesync, mas ai ganho flickering quando o frame rate ta baixo
 
Faz uma filmagem do monitor pra podermos ver o que está acontecendo. Faz com o MSI Afterburner aberto.

O que esse vazamento que vocês falam?, e a luz branca intermitente quando o FreeSync ta ativo?, e algo que me incomoda pra cacete, e quando ele ta trocando a taxa de atualização, fica com uma luz branca acima, so resolvo desligando o freesync, mas ai ganho flickering quando o frame rate ta baixo
O vazamento é ao redor de toda a borda do monitor.
A piscada do FreeSync só tive no primeiro dia e em algumas telas de loading apenas. Hoje não tenho mais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo