[TÓPICO OFICIAL] Monitor Dell S2716DG / S2719DGF / S2721DGF - 27" WQHD 144Hz G-Sync

chegou meu monitor ontem, eu tenho um LG 29" ultrawide IPS faz 1 ano.
Bom realmente o painel TN é bem inferior, tem que ficar no angulo certinho, uma pena, achei que seria um pouco melhor, porem depois de calibrado com essas otimas informações que vcs passaram fica muito bom questao de cores, isso tava bem inferior tb, agora ta otimo.

Mas ai hora que ta tudo certo calibrado, tu sobe um game com gsync deuso, fps alto, sem tearing, sem stutter... eh glorioso, realmente é um upgrade gigante, sempre usei v-sync pq nao suporto tearing, aí entre ter stutter e baixar o grafico eu preferia nao jogar, agora isso mudou, eh impressionante mesmo o g-sync. O que ferrou é que agora vou ter que guardar muito dinheiro pra um dia ter um dia um IPS G-sync ultrawide hehehe.
Qual calibração vc colocou?
Esse monitor bem calibrado fica muito bom mesmo
 
Ainda não consegui uma calibração boa pro meu A07, foda, to pensando em vender, ta me incomodando d+ isso.
 
Tinha um A04 q simplesmente manchou a tela por talvez ter ficado muito tempo em alguma imagem estática abri o processo de RMA e trocaram por um A09, saberiam dizer qual mudança efetivamente existe entre eles.
Já tive um A02 e um A04 ambos para mim nao tinha diferenças
 
Ainda não consegui uma calibração boa pro meu A07, foda, to pensando em vender, ta me incomodando d+ isso.

Nao conseguiu encontrar uma combinação de cores/brilho/contraste/gamma que te agradou?

Olha, eu vim de um IPS Ultrawide, estou a uns 2 meses com este Dell, e o único incomodo real que tive foi os diferentes ângulos de visão causar algumas diferença nas cores. Tanto na calibragem de fabrica, como nessas do rtings e outras, consegui me adaptar rapidamente. Experimente resetar para os settings de fabrica e ir "tweakando" as cores do RGB, brilho e nitidez ao seu gosto. Os controles do NVCP sinceramente para mim só servem para dar um boost nas cores, algo que nem sempre agrada a todos.

Tinha um A04 q simplesmente manchou a tela por talvez ter ficado muito tempo em alguma imagem estática abri o processo de RMA e trocaram por um A09, saberiam dizer qual mudança efetivamente existe entre eles.
Já tive um A02 e um A04 ambos para mim nao tinha diferenças

Eu acredito que sejam pequenas modificações em processos internos, seja na linha de montagem, no próprio hardware, ou linha X, linha Y. Difícil sabermos, a menos que tenhamos aqui alguém que trabalhe diretamente com a produção desse produto la na dell china ou eua ou seja la onde for fabricado. Processos internos sem duvidas.

Mas um changelog técnico deles seria bastante interessante, mtos tem essa duvida tbm.
 
3.329 reais na Americanas. Usando o app e o cupom appboa tem 10% de desconto ficando 2996,10

Pagando pelo ame recebe 166 reais de volta

Vendido e entregue por Dell

Frete free
 
Qual calibração vc colocou?
Esse monitor bem calibrado fica muito bom mesmo

que vcs passaram do rtings, coloquei o perfil deles e so mexi um pouco no contraste e cor, tb dei uma aumentada no vibrance no NCP

Nao conseguiu encontrar uma combinação de cores/brilho/contraste/gamma que te agradou?

Olha, eu vim de um IPS Ultrawide, estou a uns 2 meses com este Dell, e o único incomodo real que tive foi os diferentes ângulos de visão causar algumas diferença nas cores. Tanto na calibragem de fabrica, como nessas do rtings e outras, consegui me adaptar rapidamente. Experimente resetar para os settings de fabrica e ir "tweakando" as cores do RGB, brilho e nitidez ao seu gosto. Os controles do NVCP sinceramente para mim só servem para dar um boost nas cores, algo que nem sempre agrada a todos.



Eu acredito que sejam pequenas modificações em processos internos, seja na linha de montagem, no próprio hardware, ou linha X, linha Y. Difícil sabermos, a menos que tenhamos aqui alguém que trabalhe diretamente com a produção desse produto la na dell china ou eua ou seja la onde for fabricado. Processos internos sem duvidas.

Mas um changelog técnico deles seria bastante interessante, mtos tem essa duvida tbm.

Exatamente, a coisa que mais incomoda mesmo é o angulo de visão, vc tb tinha um LG ultrawide ? eu ainda tenho vou manter ele, pra edição de video e fotos continua sendo melhor, mas caramba 2 dias com o dell fui arrastar o mouse no LG 60hz achei mega lento se arrastando uhdauhdusha
 
que vcs passaram do rtings, coloquei o perfil deles e so mexi um pouco no contraste e cor, tb dei uma aumentada no vibrance no NCP



Exatamente, a coisa que mais incomoda mesmo é o angulo de visão, vc tb tinha um LG ultrawide ? eu ainda tenho vou manter ele, pra edição de video e fotos continua sendo melhor, mas caramba 2 dias com o dell fui arrastar o mouse no LG 60hz achei mega lento se arrastando uhdauhdusha

Qnd vou pro sim correr no triple screen com os aoc 60hz, é terrível.

O tearing lá é até pouco perceptível pelo fov, mas a falta de refresh rate realmente é um saco.
 
Ainda não consegui uma calibração boa pro meu A07, foda, to pensando em vender, ta me incomodando d+ isso.

Higa,
Você conseguiria descrever o seu problema ?
>>> Antes de começar, verifique se você está em modo RGB e cores modo completo. Vá em NVCP /“Mudar Resolução”/ “Configurações de Cor Nvidia”/“Intervalo de saída dinâmica” -> Modo Completo

Tipo:
  • Tela muito esbranquiçada/cinza ? Diminua Gama, ajuste fino no contraste/brilho, usando no NVCP.
  • Cores fracas, sem vida ? aumente Digital Vibrance. Ajuste fino no gama, aumente digital vibrance um pouco.
Se for outra coisa, compartilhe. TIre foto ao lado de outro monitor, etc.
 
Última edição:
E pensar que quando ia comprar este monitor, ele estava na faixa dos 2600 reais. Vi o pessoal comprando por 2400 com CNPJ.

Aumentou bastante...
 
Finalmente depois de 50 dias, umas tres entradas em contato com o suporte pós-venda da Dell por erros no cadastro e envio, chegou meu S2716dg.
Veio a revisão A09 de Junho 2018, acho que é uma das fornadas mais recentes do produto.
Minhas primeiras impressões:

Não vi em nenhum momento nenhum artefato ou color banding reportado nas revisões anteriores. Tudo muito bem
Nível de preto é muito decente
Sem light bleed, que me incomodava um pouco no meu IPS da LG que uso no trabalho
Agora a parte que não foi tão boa:
Cores: é inegavel a diferenca entre o painel TN e o IPS no que se refere a correção de cores, tentei diversas calibragens tanto da TFT Central, TFT User, Dell Original e Rtings, cada uma joga as cores do monitor para outra regulagem totalmente diferente. É um trabalho que exige paciência chegar numa calibragem que agrade seus olhos e isso depende muito de quanto exigente você é. Definitivamente não é um monitor voltado para profissionais de imagem que usem ele pra trabalhar com Photoshop, Illustrator etc.. mas isso não é demérito, visto que ele é vendido como monitor gamer.
No final das contas a calibragem menos ruim que achei de todas foi a da TFT Central (original), mas é que sou bem exigente nesse quesito. Mas entendam, não é algo que faça você desistir do monitor, segundo o que dizem quem teve outros monitores TN esse é um dos melhores no quesito. Vai muito da sua sensibilidade.

Gaming
Aí é o ponto mais forte desse monitor, que é a delícia do G-Sync:joia: consigo jogar sem ter o tearing na tela que me incomodava MUITO, fica tudo mais liso e natural. Até mesmo na área de trabalho dá diferença nas animações de abertura e fechamento de janelas com os 144Hz ligados. A parte gaming do monitor é tão recompensadora que voce até esquece do problema das cores. Pra navegar, ler textos etc também é muito melhor do que meu antigo monitor que deixava muitos rastros, com o 1ms de input lag isso não acontece.


Enfim, minha conclusão é que vale até R$ 2.500 pelo fato de ter G-Sync, ser 2.5K, mas ter painel TN. Claro que se tivesse tudo isso e ainda fosse IPS seria ideal, mas ai o preço sobe muito aqui no Brasil para os modelos semelhantes. Pra jogos, navegação, programação etc é muito bom, pra quem usa para edição de imagens, não recomendo, não é o publico alvo dele.


Uma coisa que ainda nao consegui foi fazer minha placa de video dar saída pelo DisplayPort desde o BOOT, a imagem só é exibida a partir do carregamento do driver no Windows, então no momento não tenho como acessar o Setup porque simplesmente o monitor não exibe nada.
 
Finalmente depois de 50 dias, umas tres entradas em contato com o suporte pós-venda da Dell por erros no cadastro e envio, chegou meu S2716dg.
Veio a revisão A09 de Junho 2018, acho que é uma das fornadas mais recentes do produto.
Minhas primeiras impressões:

Não vi em nenhum momento nenhum artefato ou color banding reportado nas revisões anteriores. Tudo muito bem
Nível de preto é muito decente
Sem light bleed, que me incomodava um pouco no meu IPS da LG que uso no trabalho
Agora a parte que não foi tão boa:
Cores: é inegavel a diferenca entre o painel TN e o IPS no que se refere a correção de cores, tentei diversas calibragens tanto da TFT Central, TFT User, Dell Original e Rtings, cada uma joga as cores do monitor para outra regulagem totalmente diferente. É um trabalho que exige paciência chegar numa calibragem que agrade seus olhos e isso depende muito de quanto exigente você é. Definitivamente não é um monitor voltado para profissionais de imagem que usem ele pra trabalhar com Photoshop, Illustrator etc.. mas isso não é demérito, visto que ele é vendido como monitor gamer.
No final das contas a calibragem menos ruim que achei de todas foi a da TFT Central (original), mas é que sou bem exigente nesse quesito. Mas entendam, não é algo que faça você desistir do monitor, segundo o que dizem quem teve outros monitores TN esse é um dos melhores no quesito. Vai muito da sua sensibilidade.

Gaming
Aí é o ponto mais forte desse monitor, que é a delícia do G-Sync:joia: consigo jogar sem ter o tearing na tela que me incomodava MUITO, fica tudo mais liso e natural. Até mesmo na área de trabalho dá diferença nas animações de abertura e fechamento de janelas com os 144Hz ligados. A parte gaming do monitor é tão recompensadora que voce até esquece do problema das cores. Pra navegar, ler textos etc também é muito melhor do que meu antigo monitor que deixava muitos rastros, com o 1ms de input lag isso não acontece.


Enfim, minha conclusão é que vale até R$ 2.500 pelo fato de ter G-Sync, ser 2.5K, mas ter painel TN. Claro que se tivesse tudo isso e ainda fosse IPS seria ideal, mas ai o preço sobe muito aqui no Brasil para os modelos semelhantes. Pra jogos, navegação, programação etc é muito bom, pra quem usa para edição de imagens, não recomendo, não é o publico alvo dele.


Uma coisa que ainda nao consegui foi fazer minha placa de video dar saída pelo DisplayPort desde o BOOT, a imagem só é exibida a partir do carregamento do driver no Windows, então no momento não tenho como acessar o Setup porque simplesmente o monitor não exibe nada.

Parabens pela compra!

Só um comentário:
Até onde eu sei, as calibrações via ICC não são suficientes para corrigir as cores do S2716DG. Deveria ser suficiente, sim, eu sei que deveria. Mas as calibragens foram feitas considerando revisões anteriores, e pode ter mudado muita coisa.
Considerando que o seu deve ser revisão A9, recomendo o seguinte:

No Monitor:
Brilho: entre 40 e 45 %
Contraste: entre:75% e 80%

No Painel de Controle NVidia:
Em "Monitor", "Ajustar as config..."
(*) Usar Configurações NVidia
Brilho: 50%
Contraste: 50%
Gama: 0.82
Digital Vibrance: 50%

Em "Monitor", "Mudar Resolução", "3.Aplique as configurações a seguir"
(*) Utilize configurações de Cor da NVidia;
Fomato de saída: RGB
Intervalo de saída dinâmica: Completo

De resto, faça seu ajuste fino.
No meu setup, a configuração acima fica pau-a-pau com meu Dell U2717D (IPS) e melhor que meu antigo LG 23MPGG IPS.
 
Finalmente depois de 50 dias, umas tres entradas em contato com o suporte pós-venda da Dell por erros no cadastro e envio, chegou meu S2716dg.
Veio a revisão A09 de Junho 2018, acho que é uma das fornadas mais recentes do produto.
Minhas primeiras impressões:

Não vi em nenhum momento nenhum artefato ou color banding reportado nas revisões anteriores. Tudo muito bem
Nível de preto é muito decente
Sem light bleed, que me incomodava um pouco no meu IPS da LG que uso no trabalho
Agora a parte que não foi tão boa:
Cores: é inegavel a diferenca entre o painel TN e o IPS no que se refere a correção de cores, tentei diversas calibragens tanto da TFT Central, TFT User, Dell Original e Rtings, cada uma joga as cores do monitor para outra regulagem totalmente diferente. É um trabalho que exige paciência chegar numa calibragem que agrade seus olhos e isso depende muito de quanto exigente você é. Definitivamente não é um monitor voltado para profissionais de imagem que usem ele pra trabalhar com Photoshop, Illustrator etc.. mas isso não é demérito, visto que ele é vendido como monitor gamer.
No final das contas a calibragem menos ruim que achei de todas foi a da TFT Central (original), mas é que sou bem exigente nesse quesito. Mas entendam, não é algo que faça você desistir do monitor, segundo o que dizem quem teve outros monitores TN esse é um dos melhores no quesito. Vai muito da sua sensibilidade.

Gaming
Aí é o ponto mais forte desse monitor, que é a delícia do G-Sync:joia: consigo jogar sem ter o tearing na tela que me incomodava MUITO, fica tudo mais liso e natural. Até mesmo na área de trabalho dá diferença nas animações de abertura e fechamento de janelas com os 144Hz ligados. A parte gaming do monitor é tão recompensadora que voce até esquece do problema das cores. Pra navegar, ler textos etc também é muito melhor do que meu antigo monitor que deixava muitos rastros, com o 1ms de input lag isso não acontece.


Enfim, minha conclusão é que vale até R$ 2.500 pelo fato de ter G-Sync, ser 2.5K, mas ter painel TN. Claro que se tivesse tudo isso e ainda fosse IPS seria ideal, mas ai o preço sobe muito aqui no Brasil para os modelos semelhantes. Pra jogos, navegação, programação etc é muito bom, pra quem usa para edição de imagens, não recomendo, não é o publico alvo dele.


Uma coisa que ainda nao consegui foi fazer minha placa de video dar saída pelo DisplayPort desde o BOOT, a imagem só é exibida a partir do carregamento do driver no Windows, então no momento não tenho como acessar o Setup porque simplesmente o monitor não exibe nada.


Sobre a parada do post bios VS cabo DP.
Vai de cada vga, mas um suma a grande maioria delas não dá vídeo no dp antes do win carregar os drivers de vídeo.

Não sei se eh alguma sequência de saída definida na bios de caga gpu, ou realmente a dependência de drivers carregados para tal.

Aqui tenho 4 monitores ligados à vga, 2 em dp, 1 em hdmi, e 1 dvi.

Qnd liga, o post aparece no monitor q está na dvi, se tiro esse cabo da saída da vga, então o post aparece no que está na hdmi só então se tiro esse tbm aparece no s2716dg que está na porta dp1

Anyway, experimente usar diferentes saída dp1 dp2 dp3
 
Última edição:
Como faço pra windows salvar a taxa de atualização? Toda vez que eu ligo o PC ele está em 60Hz, ai preciso abrir o painel da nvidia pra alterar pra 144Hz
 
Como faço pra windows salvar a taxa de atualização? Toda vez que eu ligo o PC ele está em 60Hz, ai preciso abrir o painel da nvidia pra alterar pra 144Hz
Windows 10
Botão direito do Mouse na Área de Trabalho
Configurações de exibição
Configurações avançadas de tela
Exibir propriedades do adaptador de vídeo do Monitor X
Na tela que abrir, aba Monitor
Alterar Taxa de atualização da tela
 
Windows 10
Botão direito do Mouse na Área de Trabalho
Configurações de exibição
Configurações avançadas de tela
Exibir propriedades do adaptador de vídeo do Monitor X
Na tela que abrir, aba Monitor
Alterar Taxa de atualização da tela

Muito bom !
Seguindo sua dica acabei por descobrir que Windows 10 tinha REconfigurando meus monitores DELL como "Monitor Genérico" !! HUHAHUAUHAUHAUH
Mas basta ir na aba Driver, clicar em [Atualizar Driver], [Pesquisar Automaticamente ...] que ele baixa o driver da Dell.
Funcionou nos dois monitores.
Thanks!
 
Última edição:
Higa,
Você conseguiria descrever o seu problema ?
>>> Antes de começar, verifique se você está em modo RGB e cores modo completo. Vá em NVCP /“Mudar Resolução”/ “Configurações de Cor Nvidia”/“Intervalo de saída dinâmica” -> Modo Completo

Tipo:
  • Tela muito esbranquiçada/cinza ? Diminua Gama, ajuste fino no contraste/brilho, usando no NVCP.
  • Cores fracas, sem vida ? aumente Digital Vibrance. Ajuste fino no gama, aumente digital vibrance um pouco.
Se for outra coisa, compartilhe. TIre foto ao lado de outro monitor, etc.

A tela fica acinzentada. Quando entro em jogo com preto ou cinza, você vê todas as camadas do cinza que fazem o cinza mesmo, fica umas "áureas" ao redor, é muito estranho, vou postar foto aqui mas se o seu tiver calibradinho, não deve aparecer
To usando o icc da rtings com tudo como ensinam, até o vermelho, azul e verde, etc
Já baixei até prá 50 pelo nv a gama e o trosso não some...

RBG modo completo

O meu é rev 07, provavelmente a postada no rtings..

Não tenho outro monitor pra testar aqui, o outro é vga...

3e0CapturadeTela34renam.jpg

CapturadeTela35renam.jpg

CapturadeTela36renam.jpg

CapturadeTela38renam.jpg

CapturadeTela43renam.jpg
 
Nao conseguiu encontrar uma combinação de cores/brilho/contraste/gamma que te agradou?

Olha, eu vim de um IPS Ultrawide, estou a uns 2 meses com este Dell, e o único incomodo real que tive foi os diferentes ângulos de visão causar algumas diferença nas cores. Tanto na calibragem de fabrica, como nessas do rtings e outras, consegui me adaptar rapidamente. Experimente resetar para os settings de fabrica e ir "tweakando" as cores do RGB, brilho e nitidez ao seu gosto. Os controles do NVCP sinceramente para mim só servem para dar um boost nas cores, algo que nem sempre agrada a todos.

Não :(
 
Última edição:
Sumir não vai uai, lol, o que pode é amenizar, mas sumir não.
 
A tela fica acinzentada. Quando entro em jogo com preto ou cinza, você vê todas as camadas do cinza que fazem o cinza mesmo, fica umas "áureas" ao redor, é muito estranho, vou postar foto aqui mas se o seu tiver calibradinho, não deve aparecer
To usando o icc da rtings com tudo como ensinam, até o vermelho, azul e verde, etc
Já baixei até prá 50 pelo nv a gama e o trosso não some...

RBG modo completo

O meu é rev 07, provavelmente a postada no rtings..

Não tenho outro monitor pra testar aqui, o outro é vga...

3e0CapturadeTela34renam.jpg

CapturadeTela35renam.jpg

CapturadeTela36renam.jpg

CapturadeTela38renam.jpg

CapturadeTela43renam.jpg
 


Não :(

Essa intro do FH4 é um video bem zuado com muito artefato mesmo, aparece mesmo no meu IPS.
 
Eu achei horrível todas as configurações que as pessoas falaram rsrsrs
E2fjb6H.jpg

sUltRpv.jpg

Desse jeito que configurei, tem pouquíssimo banding.
 
Última edição:
@Arris qual perfil está usando ? TFT? Dell ? Rtings ? E qual revisão do seu monitor ? O lance do vermelho, verde e azul você não mexeu, confere?
 
@Arris qual perfil está usando ? TFT? Dell ? Rtings ? E qual revisão do seu monitor ? O lance do vermelho, verde e azul você não mexeu, confere?
A03, não uso nenhum perfil, todos os perfis eu achei uma bosta. No monitor eu mexi no vermelho, verde e azul, como consta na foto. Mas, no painel da nvidia não mexi em cores individualmente.
 
A03, não uso nenhum perfil, todos os perfis eu achei uma bosta. No monitor eu mexi no vermelho, verde e azul, como consta na foto. Mas, no painel da nvidia não mexi em cores individualmente.

Ah sim, minha dúvida era nas cores do NVCP, vou testar dessa forma então, obrigado amigo. O meu é o A07, tá fod@ e tem uma merda de um stuck pixel que vira e mexe aparece, ficou um bom tempo sem aparecer, achei que tinha resolvido isso...
Em casa testo sua config e aviso. Valeu.
 
Finalmente depois de 50 dias, umas tres entradas em contato com o suporte pós-venda da Dell por erros no cadastro e envio, chegou meu S2716dg.
Veio a revisão A09 de Junho 2018, acho que é uma das fornadas mais recentes do produto.
Minhas primeiras impressões:

Não vi em nenhum momento nenhum artefato ou color banding reportado nas revisões anteriores. Tudo muito bem
Nível de preto é muito decente
Sem light bleed, que me incomodava um pouco no meu IPS da LG que uso no trabalho
Agora a parte que não foi tão boa:
Cores: é inegavel a diferenca entre o painel TN e o IPS no que se refere a correção de cores, tentei diversas calibragens tanto da TFT Central, TFT User, Dell Original e Rtings, cada uma joga as cores do monitor para outra regulagem totalmente diferente. É um trabalho que exige paciência chegar numa calibragem que agrade seus olhos e isso depende muito de quanto exigente você é. Definitivamente não é um monitor voltado para profissionais de imagem que usem ele pra trabalhar com Photoshop, Illustrator etc.. mas isso não é demérito, visto que ele é vendido como monitor gamer.
No final das contas a calibragem menos ruim que achei de todas foi a da TFT Central (original), mas é que sou bem exigente nesse quesito. Mas entendam, não é algo que faça você desistir do monitor, segundo o que dizem quem teve outros monitores TN esse é um dos melhores no quesito. Vai muito da sua sensibilidade.

Gaming
Aí é o ponto mais forte desse monitor, que é a delícia do G-Sync:joia: consigo jogar sem ter o tearing na tela que me incomodava MUITO, fica tudo mais liso e natural. Até mesmo na área de trabalho dá diferença nas animações de abertura e fechamento de janelas com os 144Hz ligados. A parte gaming do monitor é tão recompensadora que voce até esquece do problema das cores. Pra navegar, ler textos etc também é muito melhor do que meu antigo monitor que deixava muitos rastros, com o 1ms de input lag isso não acontece.


Enfim, minha conclusão é que vale até R$ 2.500 pelo fato de ter G-Sync, ser 2.5K, mas ter painel TN. Claro que se tivesse tudo isso e ainda fosse IPS seria ideal, mas ai o preço sobe muito aqui no Brasil para os modelos semelhantes. Pra jogos, navegação, programação etc é muito bom, pra quem usa para edição de imagens, não recomendo, não é o publico alvo dele.


Uma coisa que ainda nao consegui foi fazer minha placa de video dar saída pelo DisplayPort desde o BOOT, a imagem só é exibida a partir do carregamento do driver no Windows, então no momento não tenho como acessar o Setup porque simplesmente o monitor não exibe nada.

"Uma coisa que ainda nao consegui foi fazer minha placa de video dar saída pelo DisplayPort desde o BOOT, a imagem só é exibida a partir do carregamento do driver no Windows, então no momento não tenho como acessar o Setup porque simplesmente o monitor não exibe nada." isso acontecia comigo por que tinha a tv ligada no hdmi, ai deixei so o monitor no dp e pronto, qndo preciso ligo o hdmi da tv, qndo n deixou o hdi desplugado.
 
"Uma coisa que ainda nao consegui foi fazer minha placa de video dar saída pelo DisplayPort desde o BOOT, a imagem só é exibida a partir do carregamento do driver no Windows, então no momento não tenho como acessar o Setup porque simplesmente o monitor não exibe nada." isso acontecia comigo por que tinha a tv ligada no hdmi, ai deixei so o monitor no dp e pronto, qndo preciso ligo o hdmi da tv, qndo n deixou o hdi desplugado.
Para evitar esse tira-bota, vc poderia adquirir um hub hdmi e apenas desligar a chavinha...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo