[TÓPICO DEDICADO] Monitor Dell U2718Q - 27' 4K HDR

Boa tarde galera,
Atualmente tenho estudado as opções de monitores no mercado e oque mais me interessou foi o U2718Q. Trabalho com webdesign e e-commerce em uma agencia grande na minha cidade, e me vejo na necessidade de comprar um monitor de qualidade, mas tenho o orçamento limitado, tanto que estou no desespero atrás de um cupom da Dell, aqueles que realmente fazem diferença no valor final do carrinho, hahaha :D

Eu li e re-li o post inteiro, mas ainda estou receoso quanto a aquisição. Gostaria da opinião de quem está à algum tempo usando "hardmente" todas as funções do dito cujo e se vale a pena o investimento.

Outra questão, eu estava lendo um site gringo famoso sobre o U2718Q e aparentemente este comentário me fez refletir a respeito. Segue o comentário abaixo:

"Just a heads up this monitor only does 350 nits.
The upcoming monitors are suppose to do 1000nits.
The max lumnance for HDR makes a huge difference! 350nits is just barely HDR. If HDR is the main selling point, I'd wait."

É que esses monitores o pessoal diz que são "HDR fake", porque as especificações são ridiculamente próximas do mínimo possível, ou porque são simulados via software. Para atingir os níveis de HDR você precisa de implementações físicas nos painéis, estas que só existem hoje em monitores muito mais caros como o uQ2718.

Para quem joga e faz questão do HDR em toda sua glória, precisamos esperar os fabricantes lançarem os novos monitores que seguem as especificações do G-SYNC HDR e do FREESYNC-HDR, que iriam ser lançados agora no final do ano mas já mudaram as previsões para 2018Q1. Aí você imagina o preço que eles vão chegar no Brasil... Aí você imagina o tempo que vai levar até inundar o mercado com as novas padronizações para os preços começarem a baixar... Pra mim é coisa de final de 2018 para 2019.

No mundo do PC é foda, principalmente aqui no Brasil. Se a gente for ficar esperando algo novo, nunca compra nada.

Tirando o fator HDR, eu acho esse monitor uma excelente opção. É um painel IPS de qualidade, de uma empresa que respeita o consumidor brasileiro, com 10-bits de cor, um preço equivalente ao mercado mundial, ótimo acabamento, ótimo tempo de resposta. O único "porém" é que se vende como HDR, até é, mas digamos que é o "pior HDR possível". Tirando isso ainda sobra um monte de qualidades.
 
Última edição:
É que esses monitores o pessoal diz que são "HDR fake", porque as especificações são ridiculamente próximas do mínimo possível, ou porque são simulados via software. Para atingir os níveis de HDR você precisa de implementações físicas nos painéis, estas que só existem hoje em monitores muito mais caros como o uQ2718.

Para quem joga e faz questão do HDR em toda sua glória, precisamos esperar os fabricantes lançarem os novos monitores que seguem as especificações do G-SYNC HDR e do FREESYNC-HDR, que iriam ser lançados agora no final do ano mas já mudaram as previsões para 2018Q1. Aí você imagina o preço que eles vão chegar no Brasil... Aí você imagina o tempo que vai levar até inundar o mercado com as novas padronizações para os preços começarem a baixar... Pra mim é coisa de final de 2018 para 2019.

No mundo do PC é foda, principalmente aqui no Brasil. Se a gente for ficar esperando algo novo, nunca compra nada.

Tirando o fator HDR, eu acho esse monitor uma excelente opção. É um painel IPS de qualidade, de uma empresa que respeita o consumidor brasileiro, com 10-bits de cor, um preço equivalente ao mercado mundial, ótimo acabamento, ótimo tempo de resposta. O único "porém" é que se vende como HDR, até é, mas digamos que é o "pior HDR possível". Tirando isso ainda sobra um monte de qualidades.

Obrigado pela resposta meu caro. Realmente, percebi que os gringos crucificaram o monitor pelo "HDR fake", não é ponto forte dele, mas o conjunto das especificações e o custo benefício já compensam o valor pago.

A sua resposta teve um grande peso na minha decisão de comprar o U2718Q. Agora é só esperar algum "cupom maneiro" pra bater o martelo.
 
Verdade. Alguém não teria algum cupom pra doar ?
 
Boletei o meu U2718Q com desconto de CNPJ ficou em R$ 2.244,00. Só esperando aquela "coragem" pra pagar...
 
Última edição:
Nossa, mas tem desconto na compra de uma unidade só ? Será que da pra comprar como MEI ?

Na hora do cadastro pediu CNPJ e IE. Se vc tem os dois, teoricamente, dá sim...
 
Na hora do cadastro pediu CNPJ e IE. Se vc tem os dois, teoricamente, dá sim...
Bom saber. Eu vi a sua tabela de comparação e fiquei intrigado, será que vale pegar o P2715Q, porque se levarmos em consideração apenas a diferença de contraste e o valor do U2718Q, o P2715Q vale a pena.
 
PQP, paguei. Mais um pro time. Previsão de entrega: 24/11.
 
Bom saber. Eu vi a sua tabela de comparação e fiquei intrigado, será que vale pegar o P2715Q, porque se levarmos em consideração apenas a diferença de contraste e o valor do U2718Q, o P2715Q vale a pena.
Isso que eu pensei. Mas a diferença de preço é muito pequena. Eu acho que vale a pena pagar um pouco mais por algo mais moderno. Agora que eu percebi que eu fui editar o post e acabei apagando a tabela, vou por de volta.
 
monitores.png
 
Oi pessoal, comprei o meu aqui e estou super animado! Os comentários de todos foram decisivos pra comprar o U2718Q, obrigado.

Me parece que ele vem sem cabo, pra ligar em um MacBook 2014 via Mini Display Port como funciona? Quais cabos ou adaptadores são recomendados?

Fala galera, será que alguém tem alguma dica? Deve tá chegando o meu aqui!
 
Fala galera, será que alguém tem alguma dica? Deve tá chegando o meu aqui!

Para usar 4K @ 60Hz, você pode usar a entrada do monitor DisplayPort v1.2, Mini DisplayPort v1.2 ou HDMI v2.0.

Para usar 4K @ 60Hz HDR, você só pode usar a entrada do monitor HDMI v2.0.

Ai depende do seu Mac.

Levando em consideração os limites de versões do SO e do ano/modelo do seu aparelho que listei abaixo do site da Apple, se baseie pelo seguinte:

Se o seu Mac tiver somente saída USB-C, então você vai precisar de um adaptador USB-C para DisplayPort (v1.2 ou superior) / Mini DisplayPort (v1.2 ou superior) / HDMI (v1.4 ou superior). Ficará em 4K @ 60Hz se usar DisplayPort ou Mini DisplayPort, 4K @ 30Hz se usar HDMI v1.4, e 4K @ 60Hz HDR se usar HDMI v2.0.

Se o seu Mac não tem USB-C, ai depende conforme abaixo:

Se o seu Mac tiver somente saída HDMI, é só usar um cabo HDMI para HDMI da versão equivalente à saída do seu Mac. Ficará em 4K @ 30Hz se a saída HDMI do seu Mac e o cabo forem v1.4, e 4K @ 60Hz HDR se a saída HDMI do seu Mac e o cabo forem v2.0.

Se o seu Mac só tem saída HDMI v1.4, então a única opção é 4K @ 30Hz sem HDR. Até existe um adaptador HDMI v1.4 para HDMI v2.0 da Club3D, mas nunca vi vendendo no Brasil. Ele promete fazer funcionar saída HDMI v1.4 em monitores 4K @ 60Hz com entrada HDMI v2.0, o que é o caso do nosso monitor. Tem até uns vídeos no YouTube, mas nunca vi ninguém falando nada a respeito do HDR.

Se o seu Mac tiver saída Thunderbolt v1.2 (o nome que a Apple dá para o Mini DisplayPort), então basta usar um cabo v1.2 ou superior de Mini DisplayPort para Mini DisplayPort, ou Mini DisplayPort para DisplayPort (nosso monitor tem tanto a entrada normal quanto a mini). Ficará em 4K @ 60Hz, independente do cabo, pois tanto a saída do Mac quanto a entrada do monitor é v1.2.

Se o seu Mac só tem saída HDMI v1.4, mas tem, também, a Thunderbold v1.2 e você quer HDR (que só funciona no nosso monitor na entrada HDMI v2.0), então você precisaria de um adaptador Mini DisplayPort v1.2 para HDMI v2.0. Teoricamente funcionaria 4K @ 60Hz com HDR, mas nunca vi na pratica pra te dar certeza.

Esse monitor tem vários inputs diferentes, vai precisar usar adaptador só se for um caso bem específico.

https://support.apple.com/pt-br/HT206587

Telas com SST (Single-Stream Transport, meio único de transmissão)
A maioria das telas 4K com SST são compatíveis com operação a 30 Hz.

Com o OS X Yosemite 10.10.3 e posterior, a maioria das telas 4K (3840 x 2160) com SST é compatível com operação a 60 Hz com estes computadores Mac:
  • MacBook Pro (Retina, 13 polegadas, início de 2015) e posterior
  • MacBook Pro (Retina, 15 polegadas, meados de 2014) e posterior
  • Mac Pro (final de 2013)
  • iMac (27 polegadas, final de 2013) e posterior
  • MacBook Air (início de 2015)
Com o OS X Yosemite 10.10.3 e posterior, a maioria das telas 4K (4096 x 2160) com SST é compatível com operação a 60 Hz com estes computadores Mac:
  • MacBook Pro (2016 e posterior)
  • Mac Pro (final de 2013)
  • iMac (Retina 5K, 27 polegadas, final de 2014) e posterior
Com o macOS Sierra, o MacBook (2015 e posterior) é compatível com telas 4K (3840 x 2160) com operação a 60 Hz por meio de DisplayPort.
 
Última edição:
Bobtoledob muito obrigado pela resposta mais do que completa. Te devo no mínimo uma cerveja :)

Maravilha, meu MacBook Pro 15’’ é mid 2014, pelo que vejo é HDMI 3 e Thunderbolt 2.

Estou pensando no cenário ideal, que seria como você comentou pra ter 4k@60hz e HDR então preciso do cabo HDMI 2.0. Será que confere essa informação que meu MacBook é HDMI3 ? Aí só com o cabo já ficaria 4k@60 HDR?
 
Surgiu um pequeno review do monitor no YouTube:



Apesar de todos os reviews, parece que o HDR dele é muito bom!
 
Alguém conseguiu uma solução para o problema do verde via DP? Vi mais um review no Amazon relatando sobre isso, segue o trecho:


UPDATE: So, I had a chance finally to run calibration using an i1 Display Pro. I'm sorry, but this monitor is a let down in image quality compared to the venerable P2715Q. I'm really disappointed.

First the good, it does indeed have a 1300:1 contrast ratio. I'm measuring it at around 1275:1 which is close enough to call this a pass.

Now for the bad. Dell promises the display is calibrated from the factory with a Delta E of ≤ 2. That would be great as far as color accuracy goes if it were true. However, after several calibration attempts (native white, D65, 80/120/native luminance, etc.) the best Delta I can achieve is an average of 3.63 with a max of the lowest 90% of 9.12!! That's terrible. By comparison, my P2715Q measures an average Delta E of 1.85 with a max of the lowest 90% of 2.10. If this if foreign language to you it's simply a measure of how close the display comes to matching a set of color swatches. The lower the number, the better. The P2715Q is truly remarkable for a display in its price range.

Worse is that this isn't a theoretical issue. The greens are particularly bad, and no amount of calibration will get them to look just right. The display won't match the calibrated retina MBP display right next to it, while the P2715Q matches it dead on.

My advice? If color accuracy is important to you, grab the P2715Q while you still can. It's cheaper, is much more accurate, has the same resolution, and save the faux HDR and bezel-less frame, is greatly superior to the newer U2718Q.
 
Alguém conseguiu uma solução para o problema do verde via DP? Vi mais um review no Amazon relatando sobre isso, segue o trecho:


UPDATE: So, I had a chance finally to run calibration using an i1 Display Pro. I'm sorry, but this monitor is a let down in image quality compared to the venerable P2715Q. I'm really disappointed.

First the good, it does indeed have a 1300:1 contrast ratio. I'm measuring it at around 1275:1 which is close enough to call this a pass.

Now for the bad. Dell promises the display is calibrated from the factory with a Delta E of ≤ 2. That would be great as far as color accuracy goes if it were true. However, after several calibration attempts (native white, D65, 80/120/native luminance, etc.) the best Delta I can achieve is an average of 3.63 with a max of the lowest 90% of 9.12!! That's terrible. By comparison, my P2715Q measures an average Delta E of 1.85 with a max of the lowest 90% of 2.10. If this if foreign language to you it's simply a measure of how close the display comes to matching a set of color swatches. The lower the number, the better. The P2715Q is truly remarkable for a display in its price range.

Worse is that this isn't a theoretical issue. The greens are particularly bad, and no amount of calibration will get them to look just right. The display won't match the calibrated retina MBP display right next to it, while the P2715Q matches it dead on.

My advice? If color accuracy is important to you, grab the P2715Q while you still can. It's cheaper, is much more accurate, has the same resolution, and save the faux HDR and bezel-less frame, is greatly superior to the newer U2718Q.

Essa coisa de anunciar algo que não é, realmente, é errado. Mas no HDMI fica melhor? Se no HDMI ficar melhor, então é só usar um adaptador Mini DisplayPort para HDMI. A vantagem do U2718Q em relação ao P2715Q não é só HDR, o modelo novo tem mais contraste, mais brilho e menor tempo de resposta. No entanto, se estiver custando bem menos e o foco for trabalhar com imagens, realmente vale a pena.
 
Como eu havia dito em uma postagem anterior, no HDMI fica simplesmente perfeito, enquanto no DisplayPort o verde simplesmente fica com um aspecto estourado dependendo da tonalidade dele. Para mim adquirir um adaptador para usar não é uma solução. Quero muito acreditar que é um problema de software que a Dell consiga resolver através de Firmware. Claro que se eu usar o computador via HDMI não compensa já que minha máquina só tem HDMI 1.4, então fico limitado a 30hz.
 
Como eu havia dito em uma postagem anterior, no HDMI fica simplesmente perfeito, enquanto no DisplayPort o verde simplesmente fica com um aspecto estourado dependendo da tonalidade dele. Para mim adquirir um adaptador para usar não é uma solução. Quero muito acreditar que é um problema de software que a Dell consiga resolver através de Firmware. Claro que se eu usar o computador via HDMI não compensa já que minha máquina só tem HDMI 1.4, então fico limitado a 30hz.

Se o seu equipamento não tem saída HDMI v2.0 e você quer quiser usar HDR, não vai ter jeito, vai ter que usar adaptador. Agora essa questão do DisplayPort é muito estranha mesmo. Eu também não tenho saída HDMI v2.0 e vou usar na Mini DisplayPort. Será que tem alguma chance de ser o cabo?
 
Não tenho interesse em usar o HDR no macOS, apenas os 4k em 60hz (que eu já tenho) e com a fidelidade na reprodução de cor que o HDMI me proporciona. Futuramente pretendo comprar um Xbox One X e aí sim tiraria o proveito do HDR no HDMI2.0a. Acredito que não seja problema no cabo. Algumas pessoas já relataram sobre esse problema. Segue alguns links:

http://en.community.dell.com/support-forums/peripherals/f/3529/t/20019181

http://en.community.dell.com/support-forums/peripherals/f/3529/t/20023864

http://en.community.dell.com/support-forums/peripherals/f/3529/t/20017931

Uma observação: acabei de instalar Linux em USB e dei boot por ele, mesmo problema no verde. O problema não é do macOS. Pensando em testar com Windows.
 
Bom dia! Boletei também o U2718q hoje rsrs. Tenho o U2515h com uma Gtx1080 SC rodando em 1440p. Na resolução 2880x1620p a placa faz mais de 60 fps Very High/Ultra na quase totalidade dos jogos, é dessa forma que pretendo jogar até sair uma provável 2080 ou 2080ti.
Para quem está com o monitor e usou as duas opções, sei que pode ser relativo,mas quem apresenta melhor qualidade de imagem, em jogos com mesmo preset gráfico, 1440p nativo ou 1620p upscale?
 
Última edição:
O monitor chegou aqui e é simplesmente fantástico. É difícil descrever a sensação, mas quando ligou me surpreendi muito positivamente mesmo depois de ter feito toda a minha pesquisa e selecionando esse como o melhor monitor custo x benefício pra edição de vídeo, foto, etc.

Ainda não consegui ligar o HDR no meu MacBook Pro 15''mid 2014, mesmo com um cabo HDMI 2.0 da ELG.DO cabo diz que tem suporte a 4k, mas não especifica HDR e assim não ficou nem HDR nem 60hz e sim a 30hz. Liguei no suporte da Apple e eles recomendaram o cabo Bellink HDMI ultra high speed. Disseram que o cabo HDMI precisa ter "Dolby video" , e assim deve rodar 4k@60hz e HDR. O suporte da iPlace no Shopping Ibirapuera disse que o meu Macbook que provavelmente não teria a saída que suporte HDR, como o btoledob comentou que precisaria do adaptador. O suporte da Apple comentou que é o conteúdo que precisa ser em HDR, e o Macbook apenas transmite a informação. Agora estou na dúvida, será que esse cabo da Benlking que me parece ser o padrão da Apple TV 4k vai fazer rodar em HDR@60hz?
 
Ola,

Fiquei muito animado por todos os comentários que vi por aqui, e estou decidido em comprar este monitor.

Vcs acham que valem a pena esperar a Black Friday para compra-lo ? Não sei se a Dell costuma entrar nessa moda

Obrigado
 
Para os experts:
Asus PG27AQ vs U2718Q ?
Lí por ai que o asus o painel não é la essas coisas, mas têm g sync que para 4k é essencial já que nada segura 60 fps em 4k.
E já o dell que pelo que lí preza a qualidade do painel mas não tem o g sync e vc sofre com o tearing a todo momento.
Então para vcs que já tem o monitor em mãos usando qual suas opiniões ?
 
Ola,

Fiquei muito animado por todos os comentários que vi por aqui, e estou decidido em comprar este monitor.

Vcs acham que valem a pena esperar a Black Friday para compra-lo ? Não sei se a Dell costuma entrar nessa moda

Obrigado

Estou no mesmo dilema. Boletei ele por R$ 2144,00 com CNPJ + Cupom, mas não sei se devo esperar mais um pouco por um desconto maior.
 
Se alguém tiver um cupom que funcione para esse monitor dell e puder me enviar por mp agradeço.
 
Acompanhando os preços, hj deu uma baixada, ta por R$ 2.459, espero abaixar mais para a black friday.

E se tiver cupom, e puder compartilhar, ficaria agradecido!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo