[TÓPICO DEDICADO] Monitor LG 29WK600 / 29WK500 UltraWide IPS Freesync

Quanto tempo ele tem de uso? Já experimentou resetar as configs de fabrica dele? Pode ser o falante direito com defeito, sujeira, oxidação, um componente estragando, estouro de frequência, ou seja, só um técnico abrindo e olhando para te falar. Em notebooks quando isso acontece geralmente é o modulo de som (falante) falhando num monitor só vendo para ter certeza.


Fui notar esse ruído ontem apenas, até cheguei fazer 2 testes... entre eles resetei as configurações de fabrica e nada, e também testei com a frequência tanto em 60Hz e 75Hz e nada também.
A única coisa que não testei foi desativar o som do monitor (nem sei se é possível) mas se for possível vou fazer isso para ver.

Como fui notar ontem isso, eu vou fazer uma bateria de testes para ver se esse ruído acontece também com outras tarefas em execução, tipo jogos e etc... mas é muito bizarro isso acontecer apenas com arquivos Excel, e pelo que notei quanto mais informação estiver no Excel mais alto é o ruído, inclusive até abri um arquivo Word que tinha aqui bem grande e o ruído não aconteceu.

O maior problema é que não sei se isso já acontecia antes, porque é muito raro abrir arquivos Excel, muito raro mesmo... e para ajudar eu tenho o costume de sempre que estou usando o PC eu estou de headset então abafa completamente todo ruído.
A única coisa de diferente que fiz no PC ontem (não sei se pode ser isso, por mas que não entenda, acho bizarro algo relacionado a software gerar um ruído justamente em monitor) foi instalar Windows 11 e novo drive de vídeo da Nvidia, mas como fui notar isso só ontem tendo que abrir um arquivo Excel no Windows 11, não saberia dizer se o mesmo acontecia no Windows 10
 
Hmm aproveite e teste com outro cabo HDMI e DP algumas bizarrices se resolvem facilmente trocando o cabo.
 
Hmm aproveite e teste com outro cabo HDMI e DP algumas bizarrices se resolvem facilmente trocando o cabo.

Acabei até esquecendo de comentar, comprei o monitor em fevereiro do ano passado... então tem aproximadamente 1 ano e 7 meses.
Ainda não cheguei testar com outro cabo, eu uso aqui um cabo DP inclusive de qualidade, da Ugreen gastei uma nota nesse cabo kk

Cara valeu até o momento, irei fazer esses testes para matar a duvida e volto aqui depois para dizer se resolveu ou não!
 
Olá pessoal, bom dia.
Procurei uma forma de fazer uma busca aqui no tópico exclusivo do monitor, mas não achei.
Estou com o seguinte problema:
Estava usando o monitor normalmente, e ele apagou do nada. Agora o botão embaixo dele (o botão joystick de navegação) fica piscando uma luz branca, mas nada mais aparece no monitor.
Já passaram por isso ? É possível que algo no monitor tenha queimado ?
Desliguei e liguei novamente na tomada.. troquei a porta hdmi e nada...
Acredito que mesmo que não tivesse ligado nada nas portas dele, pelo menos a navegação pelo botão deveria aparecer né ?

Obrigado!
Desculpe ressuscitar sua pergunta, mas conseguiu resolver? Tenho o mesmo problema, foi se agravando. Cheguei suspeitar da fonte mas já testei com outras e o problema persiste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora meu relato.
Tenho o monitor WK500-P a pouco mais de 1 ano e 2 meses. Começou a não querer ligar ou quando entrava em standy by, não voltava. Eu tirava da tomada e depois de uns segundos voltava a funcionar.
Cheguei usar mais de 2 semanas sem problema mas ai do nada voltava.

OBS: enquanto ele funcionava, nunca chegou a desligar e já passou mais de 12 horas ligado.
E já levei em eletrônica e me falaram que poderia ser a fonte, mas descartei.
Outros já passaram por esse problema? Vi algumas reclamações no reclame aqui do mesmo sintoma depois de um ano de uso.
 
Desculpe ressuscitar sua pergunta, mas conseguiu resolver? Tenho o mesmo problema, foi se agravando. Cheguei suspeitar da fonte mas já testei com outras e o problema persiste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora meu relato.
Tenho o monitor WK500-P a pouco mais de 1 ano e 2 meses. Começou a não querer ligar ou quando entrava em standy by, não voltava. Eu tirava da tomada e depois de uns segundos voltava a funcionar.
Cheguei usar mais de 2 semanas sem problema mas ai do nada voltava.

OBS: enquanto ele funcionava, nunca chegou a desligar e já passou mais de 12 horas ligado.
E já levei em eletrônica e me falaram que poderia ser a fonte, mas descartei.
Outros já passaram por esse problema? Vi algumas reclamações no reclame aqui do mesmo sintoma depois de um ano de uso.
se pode ser a fonte e facil de testar uma fonte chaveada e um conversor dc dc resolve isso facil
 
se pode ser a fonte e facil de testar uma fonte chaveada e um conversor dc dc resolve isso facil
Certo, mas é normal o led do power acender e a tela piscar e apagar? Ele até dá aquele bip ao ligar, depois a tela apaga. Consigo desligar pelo botão.
A fonte também causaria esse problema?
 
Certo, mas é normal o led do power acender e a tela piscar e apagar? Ele até dá aquele bip ao ligar, depois a tela apaga. Consigo desligar pelo botão.
A fonte também causaria esse problema?
se a fonte não estiver dando a amperagem necessária sim daria esse problema ou se ela estiver com queda na hora que o consumo sobe
 
se a fonte não estiver dando a amperagem necessária sim daria esse problema ou se ela estiver com queda na hora que o consumo sobe
Ok, mas testei aquelas fontes de notebook universal com amperagem maior e o problema persiste.
Descartando a fonte, poderia ser um problema nos led do monitor?
 
Uma fonte externa excluiu a fonte externa ainda tem solda fria, defeito em componente de passagem ou o conector do painel pode estar com mal contato... Uma vez tive um problema similar e era humidade foi só deixei um dia no sol e problema resolvido, bizarrices da eletrônica.
 
Uma fonte externa excluiu a fonte externa ainda tem solda fria, defeito em componente de passagem ou o conector do painel pode estar com mal contato... Uma vez tive um problema similar e era humidade foi só deixei um dia no sol e problema resolvido, bizarrices da eletrônica.
esquenta esfria normal
pode abrir a fonte e ver se tem solda rachada
 
Alguém com alguma dica pra calibrar? tenho dois wk600 e deixei eles no personalizado com brilho alto. Não achei recomendação do rtings pra esses monitores, inclusive, nem analise tem lá.
 
Alguém com alguma dica pra calibrar? tenho dois wk600 e deixei eles no personalizado com brilho alto. Não achei recomendação do rtings pra esses monitores, inclusive, nem analise tem lá.
Uso o perfil de configuração desse review.

Software used: DisplayCal

Software defaults + target whitepoint 6500K and target luminance 150 cd/m2

To use profile factory reset monitor.
Then
(Picture mode: Custom) - default
Brightness: 51%
Colour temperature: R 50 | G 46 | B 45

Of course this profile is for my monitor - ymmv.

 
Uso o perfil de configuração desse review.

Software used: DisplayCal

Software defaults + target whitepoint 6500K and target luminance 150 cd/m2

To use profile factory reset monitor.
Then
(Picture mode: Custom) - default
Brightness: 51%
Colour temperature: R 50 | G 46 | B 45

Of course this profile is for my monitor - ymmv.


VLw
 
Uma fonte externa excluiu a fonte externa ainda tem solda fria, defeito em componente de passagem ou o conector do painel pode estar com mal contato... Uma vez tive um problema similar e era humidade foi só deixei um dia no sol e problema resolvido, bizarrices da eletrônica.
Obrigado pelo relato kkk. Agora funcionou depois de deixar na tomada por 30 min. Dessa vez foi deixar "esquentando" pois ele da indícios que está ligado, só os leds da tela que não acende.
 
Última edição:
Consegui chegar num balanço de cores sensacional, vamos lá. EDIT: HDR off. Não consegui algo decente com HDR on por enquanto.
Modo de imagem - personalizado
Ajuste de imagem é a gosto
Ajuste de Cor - Gama modo 2.
Temp de cor - Usuário
Vermelho 65
Verde 65
Azul 83

Seis Cores:
Vermelho saturação 60
Verde saturação 60
Magenta saturação 43
Azul saturação 60
Ciano saturação 60
Amarelo saturação 50

Brilho eu uso 63
Contraste 51
Estabilizador de preto 85
Super resolution+ Baixo
 
Última edição:
Consegui chegar num balanço de cores sensacional, vamos lá. EDIT: HDR off. Não consegui algo decente com HDR on por enquanto.
Modo de imagem - personalizado
Ajuste de imagem é a gosto
Ajuste de Cor - Gama modo 2.
Temp de cor - Usuário
Vermelho 65
Verde 65
Azul 83

Seis Cores:
Vermelho saturação 60
Verde saturação 60
Magenta saturação 43
Azul saturação 60
Ciano saturação 60
Amarelo saturação 50

Brilho eu uso 63
Contraste 51
Estabilizador de preto 85
Super resolution+ Baixo
Voce diz nesse balanço em questão de fidelidade?
 
Consegui chegar num balanço de cores sensacional, vamos lá. EDIT: HDR off. Não consegui algo decente com HDR on por enquanto.
Modo de imagem - personalizado
Ajuste de imagem é a gosto
Ajuste de Cor - Gama modo 2.
Temp de cor - Usuário
Vermelho 65
Verde 65
Azul 83

Seis Cores:
Vermelho saturação 60
Verde saturação 60
Magenta saturação 43
Azul saturação 60
Ciano saturação 60
Amarelo saturação 50

Brilho eu uso 63
Contraste 51
Estabilizador de preto 85
Super resolution+ Baixo
Coloquei essas configurações aqui pra testar. Sei que cada painel vai ter suas variações, mas no geral tô gostando. Achando um pouco saturado, talvez eu só estivesse acostumado com como estava antes.
Mas aí vem a dúvida: vc chegou nesses resultados com um aparelho pra calibração ou foi no olho?
 
To pensando em pegar um calibrador emprestado, um colega meu tem um spider pro, mas o que eu acho ruim é que além de mexer nas configurações do monitor ele usa um software que inicia junto do sistema pra mudar um pouco o input das cores.
 
Coloquei essas configurações aqui pra testar. Sei que cada painel vai ter suas variações, mas no geral tô gostando. Achando um pouco saturado, talvez eu só estivesse acostumado com como estava antes.
Mas aí vem a dúvida: vc chegou nesses resultados com um aparelho pra calibração ou foi no olho?
Foi no olhômetro, eu tenho uma boa iluminação no meu quarto, então tentei chegar o branco do monitor o mais próximo de uma folha sulfite.
A saturação é questão de gosto mesmo, deixa tudo em 50 e mexer de acordo com o que vc gosta.
 
Foi no olhômetro, eu tenho uma boa iluminação no meu quarto, então tentei chegar o branco do monitor o mais próximo de uma folha sulfite.
A saturação é questão de gosto mesmo, deixa tudo em 50 e mexer de acordo com o que vc gosta.
Saqueei! Segue uma dica então: o site http://www.lagom.nl/lcd-test/ tem a calibração mais completa pra fazer no olhômetro. Se tiver uma dslr ou um celular com modo pro dá até pra calibrar os brancos e pretos da tela tirando fotos e enviando pro site. Bem legal!! Recomendo testarem
 
Pessoal, o WK600 ainda compensa hoje em dia? Tem algum monitor melhor que ele nessa faixa de preço?
Minha sincera opinião após usar o monitor por 2 semanas, se tiver alguma opção melhor na faixa de preço 1.500-2.000 pegue outro.
Esse monitor tem um belo ghosting, não me incomoda mas tá lá, o HDR é saturado pra caralho e buga bastante com o windows 10, só dor de cabeça.
Tô usando sem HDR, muito melhor, mas se pudesse pegar um de 1ms eu pegava, o ghosting é bem aparente nesse aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguem indica um app alternativo pra controlar o brilho da tela que não seja o da LG? O software da LG é muito pesado, lagado...
Não sei se posso colocar link externo de download aqui, mas procura no google por "win10 brightness slider download" o primeiro resultado deve ser da FilaCroco, programinha simples e leve só pra aumentar e diminuir o brilho.
 
Última edição:
Não sei se posso colocar link externo de download aqui, mas procura no google por "win10 brightness slider download" o primeiro resultado deve ser da FilaCroco, programinha simples e leve só pra aumentar e diminuir o brilho.
Show, era isso que eu queria mesmo. Algo simples e efetivo, pra não ter que ficar entrando no software da LG, que é pesado, lagado, toda hora.
 
Recebi o meu.

Imagem parece amarelada, não consigo melhorar calibrando.

Meus olhos ficam cansados rápidos, não estou conseguindo me adaptar.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo