[TÓPICO DEDICADO] Monitores ozone chegam ao brasil com 4 modelos fullhd e 1 qhd

Só por curiosidade, qual é a sua placa de vídeo, e versão do driver? Seu cabo DP tem escrito "AWM E101344 STYLE 20276"?

Na minha GTX 1070 usando o DP não tenho a opção de 10bpc, e a opção de HDR do monitor fica desabilitada. Que coisa bizarra.
Tô começando a achar que pode ser alguma limitação das GTX, porque acontece o mesmo na minha 1080Ti. Será que 10 bits via DP só é possível nas RTX?
 
Tô começando a achar que pode ser alguma limitação das GTX, porque acontece o mesmo na minha 1080Ti. Será que 10 bits via DP só é possível nas RTX?

Cheguei a pesquisar sobre isso, mas não achei nada de relevante a não ser que a GTX 1070 usa DP 1.4 e isso deveria ser o suficiente. O estranho é que não consigo nem ativar o HDR por DP (opção fica desabilitada no menu do monitor).

Eu até dispenso os 10 bits, mas gostaria de usar HDR + freesync no DP. Do jeito que tá agora, eu preciso escolher entre HDR no HDMI OU freesync no DP, e rapidinho vou encher o saco de ficar trocando de cabo.
 
turminha, meu monitor deve estar chegando essa semana, queria saber quais as melhores configurações dele para jogo, atualmente tenho uma 5700 XT (odeio aquele painel também da amd cheio de opções, deixo o meu tudo no padrão), só desabilitei todos os hotkeys, pq ficavam conflitando com hotkeys que uso para trabalhar hahaha
 
Tô começando a achar que pode ser alguma limitação das GTX, porque acontece o mesmo na minha 1080Ti. Será que 10 bits via DP só é possível nas RTX?
Não é, pois eu tenho uma RTX 2060 e não está rolando o HDR e 10bits no DP, só no HDMI. Como estou de boa com ele em 8bits e 144Hz e meu painel está perfeito e com quase nada de bleed, eu acabei ficando. Ainda acho que pelo preço valeu e muito!
 
galerinha, chegou aqui meu monitor, quais opções vcs deixam ativadas/desativadas nele e oq vcs controlam via software? aqui rolou 10bits em 60hz, como gosto de jgoar vou deixar 8bits em 144hz mesmo.. mas a questão do freesync e etc... atualmente nho um xt 5700 rt
 
Pessoal , comprei recentemente um monitor ASUS TUF VG279Q1R mas estou achando as cores dele muito ruins, especialmente o amarelo que é muito esverdeado, tentei configurar de várias formas mas ainda continua um pouco, fora que ele parece ser muito fragil. Estou pensando em devolver o monitor e pegar outro com configurações parecidas ( 27" 144hz 1080P ).

Alguma dica??

OBS: Saí de um AGON ag322fcx pq estava achando o tamanho dele muito grande, mas as cores dele eram bem melhores que esse ASUS.
 
Pessoal , comprei recentemente um monitor ASUS TUF VG279Q1R mas estou achando as cores dele muito ruins, especialmente o amarelo que é muito esverdeado, tentei configurar de várias formas mas ainda continua um pouco, fora que ele parece ser muito fragil. Estou pensando em devolver o monitor e pegar outro com configurações parecidas ( 27" 144hz 1080P ).

Alguma dica??

OBS: Saí de um AGON ag322fcx pq estava achando o tamanho dele muito grande, mas as cores dele eram bem melhores que esse ASUS.
Tópico errado, mas esse problema com as cores é um defeito crônico do VG279Q1R, que tem um painel diferente do que os VG279Q que são bem avaliados lá fora. Tem como minimizar com calibração, você deve encontrar sugestões fácil na internet. Mas não fica 100%.
 
Tópico errado, mas esse problema com as cores é um defeito crônico do VG279Q1R, que tem um painel diferente do que os VG279Q que são bem avaliados lá fora. Tem como minimizar com calibração, você deve encontrar sugestões fácil na internet. Mas não fica 100%.
Vlw amigo, vou acabar devolvendo ele msm, odiei as cores msm alterando nos menus.
 
Pessoal , comprei recentemente um monitor ASUS TUF VG279Q1R mas estou achando as cores dele muito ruins, especialmente o amarelo que é muito esverdeado, tentei configurar de várias formas mas ainda continua um pouco, fora que ele parece ser muito fragil. Estou pensando em devolver o monitor e pegar outro com configurações parecidas ( 27" 144hz 1080P ).

Alguma dica??

OBS: Saí de um AGON ag322fcx pq estava achando o tamanho dele muito grande, mas as cores dele eram bem melhores que esse ASUS.
LG 27GL650 se for no 1080p
 
chegou aqui, tudo perfeito aparentemente, só não sei configurar ele... tem com odesabilitar o led de baixo mas deixar o backlight?
 
Ozone DSP27 ou Asus TUF VG279Q1R?
 
Ozone DSP27 ou Asus TUF VG279Q1R?

Esse VG279Q1R é full HD, sem dúvidas o Ozone 27".

chegou aqui, tudo perfeito aparentemente, só não sei configurar ele... tem com odesabilitar o led de baixo mas deixar o backlight?

Olha desligar só o led debaixo não tem como, mas vc pode colar uma fita isolante alí e resolver seus problemas pra sempre.

Sobre como configurar:

Tem sim amigo, só tem uma coisa que é importante frisar antes de fazer isso: cada tela de cada monitor pode variar as cores um pouco de forma completamente diferente, alguns um pouco mais pro vermelho, outros pro azul, outros pro verde, e outros para uma combinação infinita deles. Então se caso o meu monitor estiver levemente inclinado pro verde e vermelho por exemplo, e o seu um pouco mais pro azul, a calibração que eu passar que deixou perfeito no meu vai piorar ainda mais o seu saca? É completamente normal essa variação mesmo dentro dos modelos mais caros do mercado. Mas dito isso, vamos lá:

Alguns ajustes manuais do monitor que influenciam abaixo.

Antes de começar:
- dentro do windows, deixar HDR desligado.
- Todas as opções de ajuste de cores e vídeo no painel da nvidia desligadas / deixar que o software decida - importante.
- Na aba de resolução do painel da Nvidia: profundidade de cor 32 bits, 10 bits por cor + 120Hz (a maioria pode deixar 8bpc + 144Hz se quiser. Mas se temos 10bits disponível, 24Hz é um preço baixo a se pagar - vai de cada usuário), RGB e intervalo completo.

Ajustes no menu:

- Brilho no 18. Esse valor aqui foi o que deu mais próximo aqui de 120 cm/m2 medido no colorímetro depois de balanceadas as cores. O recomendado seria deixar entre 80 a 120 cd/m2, valores mais baixos se usar o monitor no escuro e 120 cd/m2 se usa num ambiente iluminado.
- Contraste no 50 (não mexer no contraste).
- DCR Desligado. Isso muda completamente a calibração quando o monitor achar que deve. Semelhante ao que faziam as TVs plasmas, que era um parto para calibrar por conta dessa vontade própria do painel, que escureciam a tela quando imagem clara era mostrada. Agora com o contraste. O problema disso é que o cara que fez o conteúdo processou a imagem para ser vista daquele jeito, e o monitor zoou isso.

Estamos assumindo que o conteúdo que a gente consome é de qualidade já de entrada. Ou seja: qualquer processamento extra no sentido de cores / contraste / saturação / redução de ruído / nitidez vai sempre piorar a imagem.

- Gama 2.2
- Modo de imagem padrão (as opções desse modo são apenas valores pré-definidos das opções a seguir que vamos ajustar manualmente uma por uma).
- Temperatura de cor: do utilizador. Assim podemos escolher os valores de R, G e B separadamente. Idealmente queremos começar com uma imagem perfeitamente balanceada entre os três canais para que consigamos obter 6500K de temperatura de cor no final da calibração, o padrão da indústria. Assim o perfil do monitor a ser criado aproveita melhor a capacidade do monitor. Para isso é necessário um colorímetro externo e aí é que entra esse ajuste fino. Sem um calibrador externo, vai ser complicado ajustar manualmente, porque você não tem como medir isso. No meu computador a melhor combinação foi R49, G46 e B47. Eu notei que em certos valores eu podia aumentar a vontade e não acontecia nada, e as vezes quando diminuía de um certo valor o salto era um degrau muito alto. Só uma curiosidade. Mas sem um calibrador eu deixaria na temperatura de cor Caloroso (tradução errada do inglês "Warm", que é Quente) ou Normal (nunca na opção "Legal" - que vem do inglês "Cool", traduzida de forma errada que seria "Fria" kkk). Nas TVs a opção Quente (também chamada de modo Filme) é a que mais se aproxima do 6500K de balanço de branco.
- Matiz 50 (padrão)
- Saturação 50 (padrão)
- Baixa luz azul 0 (padrão)

- Nitidez: 50 (menos vai deixar embaçado, e mais vai criar artefatos falsos)
- Tempo de resposta: aqui deixo desligado, mas o overdrive que reduziria o tempo um pouco mais é a opção "alto". Mais acima no tópico foi discutido isso, dá pra fazer o teste do site do UFO. Aqui nao consegui ver diferença, mas os reviews apontam leve melhora no tempo de resposta.
- Redução de ruído: desligado (qualquer valor vai embaçar a imagem)
- Super resolução: desligado
- Controle luminoso dinâmico: desligado

E por último na opção outros:
- Freesync ligado (lembrar de habilitar dentro do painel da nvidia o gsync depois)
- HDR ligado (habilitando essa função, ele vai tornar cinza / desabilitar o ajuste de alguns itens no menu, mas dá pra ajustar o brilho ainda depois - falo a seguir). O HDR do windows continua desligado, não tem problema nenhum. Deixar essa opção ligada só facilita depois na hora de ligar o HDR.

Depois de feito isso o colorímetro vai medir uma séries de cores padronizadas e ajustar as cores individualmente para fazer com que as cores lidas sejam convertidas para os valores padrão que o programa diz pra ele que deve ser. Uso aqui o Colormunki display + o programa Displaycal. Aí o programa gera um arquivo .icc que é o perfil de calibração do monitor. Tem que ser recalibrado de tempos em tempos pois os leds vao cansando ao passar dos anos, mas coisa bem pouca, nada de mais. Sem um calibrador, sugiro rodar o assistente de calibração do próprio windows como uma alternativa, falha, mas talvez melhor que nada e pode dar um norte pelo menos.

Na barra de procura do windows do lado do menu iniciar, digite calibrar cores do vídeo e vai seguindo os passos.
Dá para conferir o resultado de alguns itens nesses dois sites de testes, siga as instruções por lá também:


Isso para conteúdo SDR. É bem complicado a calibração em conteúdo HDR ainda, nem me arrisco e nem sei se é padronizado isso ainda. Mas HDR se trata da maior diferença entre claros e escuro possível. Para isso, quanto maior o brilho do monitor, melhor. E ele é BEM luminoso para um monitor padrão. Então teoricamente devemos aumentar o brilho para o maior valor possível, mas o nivel 100 estourou algumas imagens padrão que vi no youtube então o melhor aqui foi deixar em um valor próximo do 80 (cabe mais testes ainda, só fiz um teste bem preliminar e raso, mas já ficou muito bom).

- Ligar o HDR no windows
- Ajustar dentro da opção de "configurações do windows hd color", "equilíbrio do brilho HDR/SDR" o slider para um valor próximo de 25 (para que seu desktop pareça o menos lavado possível - sempre zoa um pouco o conteúdo não HDR - aqui deixo em 24).
- Sem contar o botão do RGB nas costas do monitor, clicar no terceiro botão de cima para baixo que vai abrir direto a opção de brilho do monitor: mudar para 80.
- Setar para 10 bits caso não tenha setado ainda.

Pronto, teste algum jogo agora com HDR ligado, ou algum vídeo no youtube no Chrome (Firefox não suporta conteúdo HDR). Tem que aparecer escrito HDR em vemelho na config de qualidade do vídeo, se nao o vídeo não está em HDR tb. Alguns jogos tem o HDR muito mal implementado, fica o aviso, é difícil achar conteúdo bem feito.

Basicamente o que faço aqui para alternar entre HDR e SDR é: para navegação normal, edição de fotos, etc, HDR desligado no windows, brilho 18. Para jogar ou ver video em HDR, Ligar HDR no windows, brilho no 80.
 
Fuja desse TUF, comprei aqui e vou devolver, cores horriveis, o Amarelo é esverdeado.
Eu acho que o Asus TUF que vale a pena é esse (apesar de ser mais caro, mas as vezes surge uma promo quando volta em estoque):
 
Devolvi e comprei outro, que chegou agora.

Pra minha surpresa, conseguiu ser pior que o anterior. O antigo tinha dois pixels travados bem na borda da tela, esse tem duas manchas pretas, que acredito serem impurezas entre a proteção da tela e o pixel, uma delas bem no meio da tela. Além de um vazamento muito forte na parte de cima da tela.

Mas acho que é por isso que ele é barato...

A segunda mancha dá a impressão de ser dois pixels queimados bem no meio da tela.

HIqhOfV.jpg
Wh8hjyS.jpg
 
Devolvi e comprei outro, que chegou agora.

Pra minha surpresa, conseguiu ser pior que o anterior. O antigo tinha dois pixels travados bem na borda da tela, esse tem duas manchas pretas, que acredito serem impurezas entre a proteção da tela e o pixel, uma delas bem no meio da tela. Além de um vazamento muito forte na parte de cima da tela.

Mas acho que é por isso que ele é barato...

A segunda mancha dá a impressão de ser dois pixels queimados bem no meio da tela.

HIqhOfV.jpg
Wh8hjyS.jpg
Putz, que coisa isso. Jurei que você ia conseguir um com uma tela melhor nessa troca... Tá pensando em pedir arrependimento de novo?

Depois testa o cabo DisplayPort pra gente, pra ver se consegue ativar o HDR e os 10 bits de cor pelo DP.
 
galera, encontrei 1 deadpixel aqui, devo acionar a garantia da kabum ou pedir arrependimento de compra? como funciona? gostaria de trocar o monitor.

Obrigado.
 
galera, encontrei 1 deadpixel aqui, devo acionar a garantia da kabum ou pedir arrependimento de compra? como funciona? gostaria de trocar o monitor.

Obrigado.

Eu acho que garantia disso não cobre. Ou vc pega o dinheiro de volta e devolva o monitor ou talvez, eles te darão outro monitor...
Não sei. O meu veio sem dead, stuck no final de 2020.
 
galera, encontrei 1 deadpixel aqui, devo acionar a garantia da kabum ou pedir arrependimento de compra? como funciona? gostaria de trocar o monitor.

Obrigado.
Dependendo de onde for e se não te atrapalha, eu deixaria quieto.
O meu tem um, bem pequeno, que só enxerguei naqueles testes (foi na parte da tela azul) e não me atrapalha em nada, pois só aparece em tela azul e só se eu procurar bem.
 
Comprei na ultima promo da loja que explode por R$ 2.200,00 e meus amigos, que monitor sensacional! Apenas uma dúvida, não achei no manual mas tem perfil de cores?

PS: Encontrei logo depois que postei kkkk. Recomendo demais o monitor!!!
 
Realmente o monitor é sensacional. CxB imbatível.
 
Eu acabei ficando com o meu, por ter dado sorte com o painel (nenhum defeito e backlight bleed bem suave). Mas sigo encucado com a história do HDR/10-bit estar disponível para algumas pessoas e outras não...

Pra galera que quiser contribuir com o tópico, por favor nos informem:

1. Que GPU vocês usam, e versão do driver
2. Se o cabo DisplayPort incluso tem a marcação "AWM E101344 STYLE 20276"
3. Se o HDR está disponível via cabo DisplayPort
4. Se é possível selecionar 10-bit na opção de "profundidade de cor" no painel de controle da Nvidia/AMD, ao usar o monitor em 120 Hz (via HDMI ou DisplayPort)
 
Realmente o monitor é sensacional. CxB imbatível.

Sim, o Ozone é. Só espero que dure vários anos. O meu está ótimo aqui, sem
grandes vazamentos, sem dead, stuck pixels. Comprei em dezembro passado.:wtf:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Devolvi e comprei outro, que chegou agora.

Pra minha surpresa, conseguiu ser pior que o anterior. O antigo tinha dois pixels travados bem na borda da tela, esse tem duas manchas pretas, que acredito serem impurezas entre a proteção da tela e o pixel, uma delas bem no meio da tela. Além de um vazamento muito forte na parte de cima da tela.

Mas acho que é por isso que ele é barato...

A segunda mancha dá a impressão de ser dois pixels queimados bem no meio da tela.

HIqhOfV.jpg
Wh8hjyS.jpg

Que zebra. Vc comprou 2 monitores Ozone e os 2 vieram com problemas?
Eu tive muita sorte.
 
Última edição:
Dependendo de onde for e se não te atrapalha, eu deixaria quieto.
O meu tem um, bem pequeno, que só enxerguei naqueles testes (foi na parte da tela azul) e não me atrapalha em nada, pois só aparece em tela azul e só se eu procurar bem.
pensei nisso também, se fosse no canto era de boas, mas é bem no meio da tela, resultado, só consigo olhar para ele hahaha é FODA esse deadpixel é mortão mesmo, aparece tem todas as cores (mas no preto não fica branco)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu acho que garantia disso não cobre. Ou vc pega o dinheiro de volta e devolva o monitor ou talvez, eles te darão outro monitor...
Não sei. O meu veio sem dead, stuck no final de 2020.
então, entrei na kabum na garantia, se não cobrir eu devolvo o produto e compro outro ué..
 
Então galera, meu Ozone 24.5´, Full HD, HDMI, 144Hz, 1ms - OZDSP25FHD (versão não PRO) acabou de dar pau na parte de baixo do painel.
Já vou acionar garantia na Kabum. Comprei no dia 19/10/2020 e mais ou menos 1 mês depois que chegou apareceu um dead pixel, nada demais, nunca nem via ele. Mas ai hoje do nada morreu a parte de baixo do monitor:
image.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo