[TÓPICO DEDICADO] Monitores Samsung Odyssey (G3, G5, G7, G9)

Galera como está a configuração de cores do monitor de vcs? acssei o ML aqui e achei o amarelo do logo deles bem fora da cor que estou acostumado kkkk faz 10 min q to tentando por deixar igual a tela do meu celular, mas acho tb q é até impossivel querer comparar a cor do celular com o do monitor né... celular é amoled...cor deve ser bem melhor.

Vou por o monitor lado a lado do meu AOC de 32FULLHD e comparar as cores...
 
Última edição:
Pessoal, estou com o meu há 5 dias.
Cores ótimas, imersão incrível nos jogos, boa capacidade de multitasking. Nenhum dead/stuck pixel e praticamente zero backlight bleeding, acho que dei sorte. Outro ponto super positivo é o preto muito escuro. Sou acostumado com minha televisão OLED e esse painel não faz tão feio perto dela, algo que os monitores IPS e TN aqui de casa faziam.
Ghosting igual ao meu AOC Hero TN que usava antes, então não me incomodou muito. E sinceramente, não vejo o tão famigerado dark smearing, e nem vou ficar procurando.

A única pulguinha atrás da orelha é quanto ao formato dessa curvatura. Ele não é todo curvo, mas com a curva concentrada no meio e com as extremidades planas, isso causa um efeito esquisito ao trabalhar com janelas side by side, com distorções acontecendo apenas próximo do meio da tela. Eu vi que algumas pessoas acharam isso bom e outras ruim. Eu acho que preferiria uma curvatura igual na tela toda, porque aí o cerebro aprende a corrigir depois de um tempo.
Vocês veem algum racional dessa curvatura não uniforme? Isso incomodou algum de vocês no começo mas depois "esqueceram"?
 
A única pulguinha atrás da orelha é quanto ao formato dessa curvatura. Ele não é todo curvo, mas com a curva concentrada no meio e com as extremidades planas, isso causa um efeito esquisito ao trabalhar com janelas side by side, com distorções acontecendo apenas próximo do meio da tela. Eu vi que algumas pessoas acharam isso bom e outras ruim. Eu acho que preferiria uma curvatura igual na tela toda, porque aí o cerebro aprende a corrigir depois de um tempo.
Vocês veem algum racional dessa curvatura não uniforme? Isso incomodou algum de vocês no começo mas depois "esqueceram"?

Eu já achei bem agradável e confortável essa curvatura, não incomodou nada, pelo contrário, gostei muito. Não notei nenhum efeito esquisito em janela lado a lado, nem distorção

Mas pode incomodar bastante quem trabalha com edição de imagem, porém é preciso dizer que este monitor NÃO foi feito pra isso, seria uma baita mancada comprá-lo pra edição, aliás o próprio formato UltraWide não é adequado pra isso. Nestes casos, o ideal é um monitor grande (28 ou 32") não-ultrawide (seria até maior na vertical) e sem curvatura (ou curvatura bem mais suave), com tela IPS. Inclusive a maioria é até mais barato que esse G5, mesmo um 4K 31,5" da Dell está mais barato.
 
Não trabalho com edição de imagem, mas mexo com planilhas e diagramas lógicos e outros gráficos que possuem linhas retas.

A curvatura de 1000R em si não me incomoda, o que me incomoda é que ela não é constante, o monitor vira flat screen nas pontas, gerando não-uniformidade na distorção.
É bem fácil de notar colocando uma régua (ou outro objeto reto) no meio e vendo que fica um vão entre ela e a tela, mas quando coloca nas periferias, a régua fica colada na tela.
Segue uma demonstração da tela comparada com uma curvatura uniforme entre as duas bordas:
2V6KoIG.png


Talvez exista motivo positivo para essa não uniformidade, porque o G7 e G9 também tem isso.
Notar isso no G9 é mais difícil porque quase todo ele é curvo, mas no G7 é até mais fácil que no G5, porque tem menos parte curva.
Segue link do pessoal comentando sobre isso:
reddit.com/r/Monitors/comments/im116d/the_curve_of_the_g7_is_not_uniform/
 
Última edição:
Pessoal, estou com o meu há 5 dias.
Cores ótimas, imersão incrível nos jogos, boa capacidade de multitasking. Nenhum dead/stuck pixel e praticamente zero backlight bleeding, acho que dei sorte. Outro ponto super positivo é o preto muito escuro. Sou acostumado com minha televisão OLED e esse painel não faz tão feio perto dela, algo que os monitores IPS e TN aqui de casa faziam.
Ghosting igual ao meu AOC Hero TN que usava antes, então não me incomodou muito. E sinceramente, não vejo o tão famigerado dark smearing, e nem vou ficar procurando.

A única pulguinha atrás da orelha é quanto ao formato dessa curvatura. Ele não é todo curvo, mas com a curva concentrada no meio e com as extremidades planas, isso causa um efeito esquisito ao trabalhar com janelas side by side, com distorções acontecendo apenas próximo do meio da tela. Eu vi que algumas pessoas acharam isso bom e outras ruim. Eu acho que preferiria uma curvatura igual na tela toda, porque aí o cerebro aprende a corrigir depois de um tempo.
Vocês veem algum racional dessa curvatura não uniforme? Isso incomodou algum de vocês no começo mas depois "esqueceram"?
Configurou como as cores ai?
 
Não trabalho com edição de imagem, mas mexo com planilhas e diagramas lógicos e outros gráficos que possuem linhas retas.

A curvatura de 1000R em si não me incomoda, o que me incomoda é que ela não é constante, o monitor vira flat screen nas pontas, gerando não-uniformidade na distorção.
É bem fácil de notar colocando uma régua (ou outro objeto reto) no meio e vendo que fica um vão entre ela e a tela, mas quando coloca nas periferias, a régua fica colada na tela.
Segue uma demonstração da tela comparada com uma curvatura uniforme entre as duas bordas:
2V6KoIG.png


Talvez exista motivo positivo para essa não uniformidade, porque o G7 e G9 também tem isso.
Notar isso no G9 é mais difícil porque quase todo ele é curvo, mas no G7 é até mais fácil que no G5, porque tem menos parte curva.
Segue link do pessoal comentando sobre isso:
reddit.com/r/Monitors/comments/im116d/the_curve_of_the_g7_is_not_uniform/

Sim, eu entendi o que vc falou, mas não me incomodou não. Ou talvez você esteja usando perto demais, não sei.
 
Configurou como as cores ai?
Cara, deixei tudo de fábrica. Cheguei a colocar os números e ICC do RTINGS, mas como eles mesmo falam, é muito específico da unidade que eles calibraram.
Então voltei pra 50/50/50, black eq 13, contraste 75 e tô achando perfeito, mas não sou nenhum designer que entende de cores.
 
Cara, deixei tudo de fábrica. Cheguei a colocar os números e ICC do RTINGS, mas como eles mesmo falam, é muito específico da unidade que eles calibraram.
Então voltei pra 50/50/50, black eq 13, contraste 75 e tô achando perfeito, mas não sou nenhum designer que entende de cores.

Pois é, calibração de cor só faz sentido pra quem precisa de fidelidade de cores para trabalho. Na verdade, uma calibração perfeita pode ser até MENOS atraente para um usuário comum ou gamer, por pura questão de gosto.

Vide o caso dos recursos como Black Equalizer, muito usado por gamers para enxergar melhor em cenas escuras, que simplesmente destroem sem piedade qualquer fidelidade do monitor bem como a própria composição de iluminação da cena feita pelo designer do jogo.
 
Galera, o meu monitor chegou. Muito legal. Porem estranhei as cores saindo de um IPS pra ele. Qual configuracao de cor voces recomendam ai
Porem nao consigo setar a o nivel de preto dele no painel. Alguem sabe como ativar ai?
 
Monitor eh bom.. Mas so achei as cores um pouquinho apagadas.
Tem como dar uma melhorada nisso? devo ta estranhando porque sai de um IPS
 
Checa no painel da NVIDIA se a saída de cores tá RGB e tá 10 bits.
Estranho, so tem opcao de 8 bpc na profundidade de cor de saida, mesmo em RGB
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Configurei aqui.
Deixei o brilho no painel NVIDIA em 50%¨
Contraste 75%
Digital vibrance em 60

Saida de cores so vai ate 8 bits, nao sei o motivo, alguem ta com mesmo problema?

No painel do monitor coloquei brilho em 100, Contastre 75 , nitidez 100 Cor vermelho 30 verde 35 e azul 50.
Tonalidade Fria e estabilizador de preto em 20.
Foi o maximo que consegui do meu antigo IPS em calibracao, mas ainda to achando as cores mais estranhas que o antigo.
Deve ser costume mesmo.

Freesync funciona ridiculamente bem. Senti diferença em 1 partida do warzone.
Quem souber como tirar essa limitacao de cores do RGB e puder falar ai..
 
Última edição:
Nossa cara, black equalizer em 20? Acho muito difícil isso deixar a imagem melhor.
Tonalidade fria sobrescreve suas opções de cores, mas 30/35/50 é uma baita variação da calibração de fábrica.
Será que você não mexeu demais não? Tira tudo, perfil ICC, opções do painel NVIDIA e reseta as cores pra fábrica. Vê se não fica bom.

O fato de não ter 10bpc deve ser limitação do Display Port 1.4 em 165hz, só daria 10bits se colocar uma frequência menor.
Qual a sua GPU? Seria legal ver com alguém que tem série RTX 3000 se esse monitor dá suporte ao DSC (Display Stream Compression), permitindo 3440x1440@165hz, 10bpc e RGB.
 
Nossa cara, black equalizer em 20? Acho muito difícil isso deixar a imagem melhor.
Tonalidade fria sobrescreve suas opções de cores, mas 30/35/50 é uma baita variação da calibração de fábrica.
Será que você não mexeu demais não? Tira tudo, perfil ICC, opções do painel NVIDIA e reseta as cores pra fábrica. Vê se não fica bom.

O fato de não ter 10bpc deve ser limitação do Display Port 1.4 em 165hz, só daria 10bits se colocar uma frequência menor.
Qual a sua GPU? Seria legal ver com alguém que tem série RTX 3000 se esse monitor dá suporte ao DSC (Display Stream Compression), permitindo 3440x1440@165hz, 10bpc e RGB.
rapaz tenho uma 3080.
Acho que nao deve dar nao viu kkkkkkkk
testei aqui e em 120hz ela vai a 10 bits.
Talvez use a 120 mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nossa cara, black equalizer em 20? Acho muito difícil isso deixar a imagem melhor.
Tonalidade fria sobrescreve suas opções de cores, mas 30/35/50 é uma baita variação da calibração de fábrica.
Será que você não mexeu demais não? Tira tudo, perfil ICC, opções do painel NVIDIA e reseta as cores pra fábrica. Vê se não fica bom.

O fato de não ter 10bpc deve ser limitação do Display Port 1.4 em 165hz, só daria 10bits se colocar uma frequência menor.
Qual a sua GPU? Seria legal ver com alguém que tem série RTX 3000 se esse monitor dá suporte ao DSC (Display Stream Compression), permitindo 3440x1440@165hz, 10bpc e RGB.

E como faz pra testar isso? Porque vou acabar usando a 120 hz mesmo por causa das cores.. Diferença
gritante.
 
Última edição:
rapaz tenho uma 3080.
Acho que nao deve dar nao viu kkkkkkkk
testei aqui e em 120hz ela vai a 10 bits.
Talvez use a 120 mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



E como faz pra testar isso? Porque vou acabar usando a 120 hz mesmo por causa das cores.. Diferença
gritante.
Amigo, pelas minhas contas um link DP 1.4 suporta 3440x1440, 10bpc e RGB até 158hz.
Ou seja, não precisa baixar tanto (120), cria uma resolução custom em 155hz e vai na fé, só perde 10hz e tem toda a cor que você é capaz de distinguir.
 
Tentei aqui, não fundou não.
Já ate acostumei pra ser real, configurei aqui pra dar uma vivida nas cores e ficar bonitão, esta do jeito que eu quero agora.

Realmente eh um excelente painel. Essa curva pra mim eh perfeita.

E esse suporte da ELG ta bem sofrido pra aguentar o peso dele
 
Última edição:
Tentei aqui, não fundou não.
Já ate acostumei pra ser real, configurei aqui pra dar uma vivida nas cores e ficar bonitão, esta do jeito que eu quero agora.

Realmente eh um excelente painel. Essa curva pra mim eh perfeita.

E esse suporte da ELG ta bem sofrido pra aguentar o peso dele
Tem um parafuso no suporte que é pra regular o peso do monitor, devo ter colocado no max aqui, mas ai ficou bom pra regular, apertei bem tbm o de regular ângulo vertical.
 
E esse suporte da ELG ta bem sofrido pra aguentar o peso dele

O ELG F80N aguenta até 6,5kg, o G5 tem apenas 5,2kg sem o suporte, então aguenta tranquilo. Mas tem que regular um parafuso tensor que existe em uma das articulações.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nossa cara, black equalizer em 20? Acho muito difícil isso deixar a imagem melhor.

Mas o BE em 20 é justamente o default de fábrica, ou seja, inativo/imagem natural. Quanto mais próximo do 1, mais claro fica.

Eu nunca uso isso, acho que estupra totalmente a imagem, por isso deixei no 20 mesmo.
 
Última edição:
Curioso, meu Black Equalizer padrão é 13.

Quanto ao F80N, eu uso ele no monitor sem problemas, só precisa dar uma apertadinha com chave allen no mecanismo de tilt.
 
Curioso, meu Black Equalizer padrão é 13.

Opa, posso ter me enganado aqui, o default não lembro agora se é 13 ou 20.

Contudo, o 20 me parece ser totalmente inativo, e achei melhor assim.

Notaram que além do Black Equalizer, existe também um controle Black Level, mas pela descrição só se aplica a sinal HDMI.
 
Eu prefiro deixar em 20 inativo também.
Porque sofria com o ips.
 
Pois é, calibração de cor só faz sentido pra quem precisa de fidelidade de cores para trabalho. Na verdade, uma calibração perfeita pode ser até MENOS atraente para um usuário comum ou gamer, por pura questão de gosto.

Vide o caso dos recursos como Black Equalizer, muito usado por gamers para enxergar melhor em cenas escuras, que simplesmente destroem sem piedade qualquer fidelidade do monitor bem como a própria composição de iluminação da cena feita pelo designer do jogo.
Exatamente, eu gosto das calibrações profissionais feita com o Spyder, porem a maioria dos amigos não curte, preferem telas com cores mais aberrantes. Aliás nenhum deles gostam de tela IPS, preferem sempre VA.
 
Na real minha calibração não eh muito em questão de fidelidade.
Eu gosto que fica bonitao só
Que quando jogar ver o jogo e falar : caaaaaarai tá tudo muito colorido e bonito
 
Aqui veio 13 por padrão o BlackEqualizer, no menu diz que quanto mais perto de 1, mais claro fica, então 20 deve ser desligado mesmo.
 
uQAZWi9.jpg


Que deus tire essa vontade de mim. Tenho que vender esse outro huashuahusahus
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo