• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Monitoramento de temperatura usando Arduíno e Zabbix

timrgt

know-it-all Member
Registrado
Monitoramento de temperatura usando Arduíno e Zabbix - é possível?

Boa noite galera!

Bom, pra começar, não achei nenhuma das outras áreas (internet e redes, hardware em geral, Linux, Windows) apropriadas para isso então resolvi postar aqui.

Basicamente, pra resumir a história, é o seguinte: estou pensando em desenvolver um projeto pra faculdade (faço tecnologia em redes de computadores) que consiste basicamente em usar o Zabbix (ferramenta para gerenciamento de ativos, administração da rede) para monitorar a temperatura do ambiente usando um Arduíno com um shield de sensor de temperatura e umidade. Ainda não sei mexer no Zabbix (temos uma matéria de adm. de redes na faculdade e iremos usar essa ferramenta, ainda esse semestre) e não tenho prática com Arduíno, mas pelo que vi a programação usada se assemelha com C/C++, então pra mim não seria tão complicado.

Minha dúvida é a seguinte: há como eu criar algum tipo de script / plugin pro Zabbix de modo que eu consiga ler os dados do Arduíno com o sensor de temperatura pra poder montar os gráficos e tudo mais? Vi alguns tutoriais explicando o uso de um sensor de temperatura ligado numa porta serial e usando o Nagios para monitorar, mas queria usar o Arduíno até pelo fato de se poder implementar outras coisas junto e usar a rede como comunicação (Ethernet, Wifi, ZigBee) e, talvez, até mesmo SNMP para coleta dos dados. Sabendo se é possível ou não (e viável também), já posso trocar ideia com um professor que mexe com Arduíno e pedir algumas dicas.

Sei que contam contra os fatos de eu não saber mexer com o Zabbix ainda e nem ter prática com Arduíno, mas como tenho tempo pra desenvolver isso, tenho condições de aprender o que é necessário
Bom galera, é isso, desde já agradeço a atenção de todos :joia:
 
Última edição:
Eu evitaria o Zabbix, acho que é muita coisa pro que você quer. Porém, o Arduino ainda é uma boa, você pode passar dados pela porta USB e sequer precisa de shields específicas, só usar sensores de temperatura LT35 que são bem precisos e realizar o tratamento dos dados.
 
Eu evitaria o Zabbix, acho que é muita coisa pro que você quer. Porém, o Arduino ainda é uma boa, você pode passar dados pela porta USB e sequer precisa de shields específicas, só usar sensores de temperatura LT35 que são bem precisos e realizar o tratamento dos dados.

Entendi sua colocação, mas a intenção não é usar Zabbix SÓ pra isso

Mas não expliquei todo o projeto também, erro meu :haha:

A ideia é basicamente a seguinte: suponhamos que já se use o Zabbix para monitorar a infraestrutura da empresa, sem monitorar a temperatura da sala de servidores por exemplo. A ideia é implementar esse monitoramento já na ferramenta existente, mantendo tudo centralizado numa ferramenta só, aproveitando os recursos de alertas, relatórios e tal. Poderia usar algum outro programa/script que fizesse isso, mas a intenção é manter tudo numa ferramenta só, por isso que citei o uso do Zabbix. Além disso, conta o fato de ser a ferramenta que o professor da facul irá trabalhar na disciplina de adm de redes, então já é um começo.

E agora lembrei que o 6o semestre de redes montou um projeto usando Zabbix e Arduíno, mas não sei de detalhes :hmm: Eles apresentaram na semana de tecnologia, qualquer hora vou trocar uma ideia com o pessoal da sala e ver se consigo alguma informação
 
talvez fosse melhor você entrar no grupo de discussão do zabbix-brasil no yahoo, tem uma galera que manja bem de criar scripts no zabbix, eu utilizo ele a uns 2 anos mas nunca precisei criar um plugin, pois os que vem nele me atende, não é uma ferramenta muito complexa como dizem por ae, acredito que seja mais fácil lidar com ele do que com o Nagios, no mais e isso ae, procura la no yahoo por zabbix-brasil.
 
é bem facil criar plugin para o zabbix, so precisa ler o dado e passar por parametro para o agente. Um das maiores empresas de zabbix no pais é a unirede, tenta entrar em contato com eles fala do teu projeto e pede uma ajuda. Talvez eles consigam te dar um força.
 
Obrigado pela ajuda colegas :joia:

Vou pesquisar mais sobre o assunto e trocar uma ideia com o professor (até pra ver se ele me aceita como orientando) e aí eu posto o andamento da coisa por aqui. Até porque a prova de adm de redes foi hoje, então semana que vem provavelmente já iniciaremos o uso do zabbix, fica até melhor pra mim ter ideia de como funciona, até pra não pedir ajuda no grupo de discussão ou na unirede sem nem saber como que acessa o painel administrativo do zabbix

Mais uma vez agradeço a atenção e a ajuda :joia:
 
Bom galera, ontem troquei uma ideia com o professor e ele achou a ideia muito "básica", já que se pode simplesmente alguém ir na sala e setar o ar pra mínima temperatura possível e boa, mas creio que ele não tenha entendido direito qual a minha ideia. Enfim, de qualquer modo, ele deu uma ideia de aplicar isso dentro de um rack de equipamentos, e com isso controlar ventoinhas dentro desse rack (existem bandejas com coolers). Pelo que pesquisei, esses coolers são ligados diretamente à rede elétrica. Pesquisando as shields pra arduíno, encontrei algumas com relés e outras com drivers. Qual seria a mais adequada pra esse fim? No caso, ligar e desligar as ventoinhas conforme a temperatura, exemplo: por padrão liga 1 delas. Se a temperatura atingir nível x, liga mais uma. Se atingir x+10, liga mais outra. Se a temperatura atingir x+15, envia-se um alerta ao operador para verificar o rack.

O problema é que, pelo que pesquisei, essas shields são meio caras, sem contar a shield ethernet que custa caro, mesmo lá fora :nooo: e não tenho as manhas pra montar uma (no caso de ser de relés) eu mesmo. Vai sair um tanto dispendioso esse projeto :vish: mas também tem coisa que não dá pra fazer se não investir..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo