• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Monitores: Overclock, Hacks Freesync (Gsync?), configs, edits, CRU, etc..

Fala galera, comprei um Setup inteiro novo, 3800x + RTX2080 Super e etc, estou esperando chegar... meu monitor atual é 27" 1080p 144hz, estou pensando em comprar um novo a altura do setup, mas está difícil achar algo do meu agrado... se alguém tiver uma sugestão....

Requisitos 1440P+ painel VA + 144hz + BFI (tecnologia que insira quadros negros entre cada quadro exibido para remover efeito fantasma, cada fabricante da um nome)

Estava olhando o Asus XG32VQ 3.799,00 na Kabum e lá tem um open Box por 3.099,00
Painel VA, 144hz, 1440p, ELMB (BFI) mas não tem review deste monitor no RTINGS.com que é minha referencia para comprar...

Outro interessante é o ASUS TUF VG32VQ
Painel VA, 144hz, 1440P e não só tem modo ELMB como é o unico que permite usar as ELMB (ELMB = BFI cada marca poe um nome) em conjunto com Freesync Kabum 3.399,00

parece ser as melhores opção no meu gosto dentro da faixa de preço, mas se alguém tiver uma sugestão...

Alguém que tenha dell pode me dizer mais a respeito?
 
Última edição:
Fala galera, comprei um Setup inteiro novo, 3800x + RTX2080 Super e etc, estou esperando chegar... meu monitor atual é 27" 1080p 144hz, estou pensando em comprar um novo a altura do setup, mas está difícil achar algo do meu agrado... se alguém tiver uma sugestão....

Requisitos 1440P+ painel VA + 144hz + BFI (tecnologia que insira quadros negros entre cada quadro exibido para remover efeito fantasma, cada fabricante da um nome)

Estava olhando o Asus XG32VQ 3.799,00 na Kabum e lá tem um open Box por 3.099,00
Painel VA, 144hz, 1440p, ELMB (BFI) mas não tem review deste monitor no RTINGS.com que é minha referencia para comprar...

Outro interessante é o ASUS TUF VG32VQ
Painel VA, 144hz, 1440P e não só tem modo ELMB como é o unico que permite usar as ELMB (ELMB = BFI cada marca poe um nome) em conjunto com Freesync Kabum 3.399,00

parece ser as melhores opção no meu gosto dentro da faixa de preço, mas se alguém tiver uma sugestão...

Alguém que tenha dell pode me dizer mais a respeito?

Não Pensou em uma TV OLED para usar junto com monitor, Gsync e tal.
 
Não Pensou em uma TV OLED para usar junto com monitor, Gsync e tal.

Quero algo com tamanho de um monitor mesmo 27" no maxímo 31"..
dou mais prioridade a um monitor com bom overdrive para poder tirar totalmente o efeito fantasma e etc... se o monitor conseguir executar overdrive + freesync como este asus ótimo, mas se for para optar entre gsync vs overdrive fico com overdrive...
gosto muito de jogos competitivo, então um painel rápido e fundamental...
 
Galera boa tarde,

Comprei um monitor péssimo, mas puro descuido, um acer v226HQL, basicão mesmo, mas por ser tão basicão, o balanceamento de branco dele e péssimo, aquele sintoma do preto está tão acinzentado que não se pode nem pensar em fidelidade de cores, poderiam me indicar um monitor decente mesmo 1080p, que tenha um controle de tonalidade decente e não seja tão prejudicial a vista, pois um brilho estourado e um contraste que não funciona bem incomoda bastante no trabalho noturno.
 
Galera boa tarde,

Comprei um monitor péssimo, mas puro descuido, um acer v226HQL, basicão mesmo, mas por ser tão basicão, o balanceamento de branco dele e péssimo, aquele sintoma do preto está tão acinzentado que não se pode nem pensar em fidelidade de cores, poderiam me indicar um monitor decente mesmo 1080p, que tenha um controle de tonalidade decente e não seja tão prejudicial a vista, pois um brilho estourado e um contraste que não funciona bem incomoda bastante no trabalho noturno.
CF390.
 
E quantos frames por segundo o olho humano consegue ver?

 
Fala galera, comprei um Setup inteiro novo, 3800x + RTX2080 Super e etc, estou esperando chegar... meu monitor atual é 27" 1080p 144hz, estou pensando em comprar um novo a altura do setup, mas está difícil achar algo do meu agrado... se alguém tiver uma sugestão....

Requisitos 1440P+ painel VA + 144hz + BFI (tecnologia que insira quadros negros entre cada quadro exibido para remover efeito fantasma, cada fabricante da um nome)

Estava olhando o Asus XG32VQ 3.799,00 na Kabum e lá tem um open Box por 3.099,00
Painel VA, 144hz, 1440p, ELMB (BFI) mas não tem review deste monitor no RTINGS.com que é minha referencia para comprar...

Outro interessante é o ASUS TUF VG32VQ
Painel VA, 144hz, 1440P e não só tem modo ELMB como é o unico que permite usar as ELMB (ELMB = BFI cada marca poe um nome) em conjunto com Freesync Kabum 3.399,00

parece ser as melhores opção no meu gosto dentro da faixa de preço, mas se alguém tiver uma sugestão...

Alguém que tenha dell pode me dizer mais a respeito?
É óbvio que este TUF é um dos melhores que tu pode comprar . Na verdade , pra mim , não tem melhor . O TUF é o novo modelo do meu , já com HDR.
Top demais
 
Pessoal, me tirem uma dúvida por favor, sou leigo nessa parte e gostaria de tirar essa dúvida.

Suponha que tenho um pc top, mas um monitor básico de 60hz, e eu for jogar um jogo de FPS, não vou conseguir ter mais do que 60 FPS no jogo ?

E pra eu conseguir jogar a por exemplo, 120 FPS, o que preciso ter pra chegar nesses valores ? Placa de vídeo boa e monitor de 144hz ?

E nas especificações das VGA, onde que fala que ela entrega "tanto de hz" ?

Outra coisa, as TV 4k são bem mais baratas do que alguns monitores 144hz 27", pq isso ? Compensaria então pegar uma tv pra jogar FPS ?

E onde que entra o fator resolução e o quão importante é ?

Vejam se entendem as minhas perguntas, se fui claro, mas como não entendo disso e to procurando saber, pode ser que as perguntas não estejam bem feitas.
 
Cabo Displayport pra monitor 144hz, qual indicam?
 
@AgleoEoleO, tais usando cabo hdmi ou display port?
Tentei usar minha tela em 2560x1440 como você faz com o 29UM68 e não tive sucesso. Fica com a mensagem de fora de escala e não há santo que resolva. Tentei ajustar pelo scaling no driver, mas não teve jeito. (Apesar de que consegui rodar o teste de frame skipping e aparentemente estava de boas.)

Descobri por acaso que a minha tela só faz OC pelo HDMI. Não sei a razão, mas no dp a partir de 76.5hz ela já buga a imagem. Pelo HDMI foi possível subir com facilidade 10% no OC:



A diferença é sutil, mas perceptível.
 
Última edição:
Agora fiquei contente com meu painel chinês rebranded



Eu sou uma pessoa simples 😃
 
Alguém aqui do forum pegou esse Predator XB253Q GX de 240hz???

Estou procurando o manual dele, mas não acho nada sobre o produto. Só encontro ele na loja da Acer e só tem informação superficial
 
Pessoal, nunca fui paranóico com esse negócio de FPS e sempre quis ter a maior tela possível com uma boa resolução. Antes tinha uma TV de 40 polegadas full HD e agora tenho uma 4K de 43 polegadas (que pra mim é o limite de tamanho pra vc não ficar vendo os pixels na tela). Pelo fato das opções serem poucas e do preço ser ridiculamente alto, acabei pegando uma TV de 60hz mesmo. Até porque eu não tenho PC pra rodar jogos novos em 4K nem a 60 fps direito, imagina 120 ou mais. No futuro talvez procure por uma TV com 120hz nativo (sem pegadinha ou enganação). Até lá acredito que deva ter muito mais opções e preços melhores.

Mas na falta do que fazer dessa maldita quarentena acabei vendo um vídeo desse CRU. Alguém já experimentou ele numa TV Samsung dessas novas? Queria só testar pra ver.
E qual a chance de eu detonar minha TV tentando alguma coisa não muito agressiva como 75-85hz (se é que vai suportar)?
 
Alguém aqui do forum pegou esse Predator XB253Q GX de 240hz???

Estou procurando o manual dele, mas não acho nada sobre o produto. Só encontro ele na loja da Acer e só tem informação superficial


Pessoal, nunca fui paranóico com esse negócio de FPS e sempre quis ter a maior tela possível com uma boa resolução. Antes tinha uma TV de 40 polegadas full HD e agora tenho uma 4K de 43 polegadas (que pra mim é o limite de tamanho pra vc não ficar vendo os pixels na tela). Pelo fato das opções serem poucas e do preço ser ridiculamente alto, acabei pegando uma TV de 60hz mesmo. Até porque eu não tenho PC pra rodar jogos novos em 4K nem a 60 fps direito, imagina 120 ou mais. No futuro talvez procure por uma TV com 120hz nativo (sem pegadinha ou enganação). Até lá acredito que deva ter muito mais opções e preços melhores.

Mas na falta do que fazer dessa maldita quarentena acabei vendo um vídeo desse CRU. Alguém já experimentou ele numa TV Samsung dessas novas? Queria só testar pra ver.
E qual a chance de eu detonar minha TV tentando alguma coisa não muito agressiva como 75-85hz (se é que vai suportar)?

Detonar a TV não vai, só vai sair de sync mesmo e ficar sem imagem até tu desligar e voltar ou no caso reiniciar o PC (caso não volte imagem).

Agora, o que seria bom é o passo a passo de pegar as specs do manual e timings (caso tenha) e ver até aonde vai, e claro se a TV for já modelo 2.0 (a HDMI) há chances de subir, e não esquecendo a saída da VGA caso seja anda 1.4, patchear a HDMI.

Sinceramente em casos de 4K eu ainda acharia jogo uma tentativa de down pra resolução mais baixa e aumentar a frequência, o lance de jogar pra 75hz é uma margem mais aceitável pra tvs de 60, nem monitor atualmente anda conseguindo subir a 85hz via DP, estão todos no limite do painel.

Pessoal, me tirem uma dúvida por favor, sou leigo nessa parte e gostaria de tirar essa dúvida.

Suponha que tenho um pc top, mas um monitor básico de 60hz, e eu for jogar um jogo de FPS, não vou conseguir ter mais do que 60 FPS no jogo ?

- Sim, vai conseguir sem problema nenhum, mas haverá quebra de quadros.

E pra eu conseguir jogar a por exemplo, 120 FPS, o que preciso ter pra chegar nesses valores ? Placa de vídeo boa e monitor de 144hz ?

- Placa de vídeo e processador, sendo jogar a 120 fps. Com monitor "rápido" no conjunto, você verá de fato os tais FPS's altos em ação e sentir a diferença da taxa de atualização.

E nas especificações das VGA, onde que fala que ela entrega "tanto de hz" ?

- Qualquer manual ou caixa do produto tem indicado o máximo de resolução e frequência possível. Nos anúncios de lojas colocam resumido, presumindo "up to 4k" sendo no mínimo @60hz.

Outra coisa, as TV 4k são bem mais baratas do que alguns monitores 144hz 27", pq isso ? Compensaria então pegar uma tv pra jogar FPS ?

- Isso é uma discussão longa e tem N tópicos por ai, sites, etc....
Cada qual tem seus prós e contras e isso não tem como alguém falar vá nisso ou naquilo, apesar de serem painéis aonde vemos imagens, os recursos, qualidade, e até a questão de conforto visual são bem distintos.


E onde que entra o fator resolução e o quão importante é ?

- Quanto maior a resolução, mais pixels, por teoria a qualidade de imagem aumentará. Claro, de acordo com a resolução em que for comparada, mas sendo Full HD (1080p) > WQHD (2560x1440) > UHD (3840 x 2160).

Uma comparação boa:


Vejam se entendem as minhas perguntas, se fui claro, mas como não entendo disso e to procurando saber, pode ser que as perguntas não estejam bem feitas.

Meio tardio, mas... respondido.
 
Última edição:
Galera, alguém uso HDR em monitor 100hz+?
Estou a dias batendo cabeça pois a largura de banda do cabo DP não comporta 10bits a 1440p 165hz no modo chroma 444 ou RGB Full.
E HDR a 8bits não é HDR é SDR...

coloquei aqui a chroma através do drive nvidia em 422 10bits, mais sei lá, alguma coisa ainda não está 100% se alguém tiver experiencia no assunto
 



Detonar a TV não vai, só vai sair de sync mesmo e ficar sem imagem até tu desligar e voltar ou no caso reiniciar o PC (caso não volte imagem).

Agora, o que seria bom é o passo a passo de pegar as specs do manual e timings (caso tenha) e ver até aonde vai, e claro se a TV for já modelo 2.0 (a HDMI) há chances de subir, e não esquecendo a saída da VGA caso seja anda 1.4, patchear a HDMI.

Sinceramente em casos de 4K eu ainda acharia jogo uma tentativa de down pra resolução mais baixa e aumentar a frequência, o lance de jogar pra 75hz é uma margem mais aceitável pra tvs de 60, nem monitor atualmente anda conseguindo subir a 85hz via DP, estão todos no limite do painel.



Meio tardio, mas... respondido.

Ah, não... Diminuir resolução é fora de cogitação pra mim. Eu encarei até uma queda de desempenho pra jogar em 4K e não ficar vendo os pixels na tela. Jogar com imagem "borrada" é o fim pra mim. Usei uma TV de 40 polegadas full HD por um bom tempo e a questão de resolução era algo que sempre me incomodava.

A minha TV é essa aqui é a Samsung 43ru7100 (acho que é o 2º modelo mais básico 4K da Samsung). Vou ver se acho o manual dela.

Esse negócio de taxa de atualização é velho pra mim. Em meados da década de 90 eu fazia isso nos monitores CRTs (que suportavam nativamente aumentar dos 60hz padrão para 85hz). E lembro que já dava diferença perceptível até na seta do mouse no Windows. Aí bateu curiosidade pra fazer algo parecido hoje depois que vi um vídeo. Mas se não der, tá tranquilo. Não é algo que valha muito esforço.
Meu medo era só forçar de alguma forma e danificar a TV.
 
Obrigado pelo ajuda, amigo!

Acho que esse manual não é exatamente pro modelo que eu preciso, não achei informação nenhuma sobre 240hz.

Quero saber se é possível atingir os 240hz e usar do G-Sync apenas na Display Port ou se pode ser na HDMI também.

Realmente, eu só peguei o link que estava la na página, que está direcionando pra outro modelo :facepalm:. Abri o manual e não tá batendo com a versão atual.

Segue as infos:

Horizontal Frequency
  • 255 kHz - DisplayPort
  • 31 kHz to 255 kHz - HDMI
Vertical Frequency
  • 56 Hz to 240 Hz - HDMI
  • 50 Hz to 240 Hz - DisplayPort
Tearing Prevention Technology
G-sync Compatible - HDMI VRR


Se atentar ao PN, é esse mesmo modelo.

O lance todo é ter VGA de acordo pra utilizar ele.

Ah, não... Diminuir resolução é fora de cogitação pra mim. Eu encarei até uma queda de desempenho pra jogar em 4K e não ficar vendo os pixels na tela. Jogar com imagem "borrada" é o fim pra mim. Usei uma TV de 40 polegadas full HD por um bom tempo e a questão de resolução era algo que sempre me incomodava.

A minha TV é essa aqui é a Samsung 43ru7100 (acho que é o 2º modelo mais básico 4K da Samsung). Vou ver se acho o manual dela.

Esse negócio de taxa de atualização é velho pra mim. Em meados da década de 90 eu fazia isso nos monitores CRTs (que suportavam nativamente aumentar dos 60hz padrão para 85hz). E lembro que já dava diferença perceptível até na seta do mouse no Windows. Aí bateu curiosidade pra fazer algo parecido hoje depois que vi um vídeo. Mas se não der, tá tranquilo. Não é algo que valha muito esforço.
Meu medo era só forçar de alguma forma e danificar a TV.


Então, a TV é ótima pra jogos mesmo, input bom e tudo.

O lance que falei foi mais por ter ciência que descendo ela sobe. O true motion ali no manual diz chegar a 100hz, o review amostra até as resoluções em 1440p mas nada aceitando acima de 60hz, porém, custom até o que tu falou é uma coisa, usar redondo 120hz é outra.

E não esquece do lance de que talvez precise patchear a HDMI pra suporta essa banda toda na hora de subir, caso de tela preta direto tente.

Galera, alguém uso HDR em monitor 100hz+?
Estou a dias batendo cabeça pois a largura de banda do cabo DP não comporta 10bits a 1440p 165hz no modo chroma 444 ou RGB Full.
E HDR a 8bits não é HDR é SDR...

coloquei aqui a chroma através do drive nvidia em 422 10bits, mais sei lá, alguma coisa ainda não está 100% se alguém tiver experiencia no assunto

Eu não sei qual é o monitor, mas se for MAG272, diz que ele tem DP 1.2 e HDMI 2.0b, se for isso na 1.2 não seguraria isso tudo não.
Tenta descer pra 144 ou 120.

E lembro de uma situação também dos monitores com "HDR" que não são "True" só pegarem mesmo 4:2:2, isso constava na página da Nvidia ou especificação da Gsync / Free.
 
Realmente, eu só peguei o link que estava la na página, que está direcionando pra outro modelo :facepalm:. Abri o manual e não tá batendo com a versão atual.

Segue as infos:

Horizontal Frequency
  • 255 kHz - DisplayPort
  • 31 kHz to 255 kHz - HDMI
Vertical Frequency
  • 56 Hz to 240 Hz - HDMI
  • 50 Hz to 240 Hz - DisplayPort
Tearing Prevention Technology
G-sync Compatible - HDMI VRR


Se atentar ao PN, é esse mesmo modelo.

O lance todo é ter VGA de acordo pra utilizar ele.




Então, a TV é ótima pra jogos mesmo, input bom e tudo.

O lance que falei foi mais por ter ciência que descendo ela sobe. O true motion ali no manual diz chegar a 100hz, o review amostra até as resoluções em 1440p mas nada aceitando acima de 60hz, porém, custom até o que tu falou é uma coisa, usar redondo 120hz é outra.

E não esquece do lance de que talvez precise patchear a HDMI pra suporta essa banda toda na hora de subir, caso de tela preta direto tente.



Eu não sei qual é o monitor, mas se for MAG272, diz que ele tem DP 1.2 e HDMI 2.0b, se for isso na 1.2 não seguraria isso tudo não.
Tenta descer pra 144 ou 120.

E lembro de uma situação também dos monitores com "HDR" que não são "True" só pegarem mesmo 4:2:2, isso constava na página da Nvidia ou especificação da Gsync / Free.

É um MAG272QR mesmo.
Estou desde ontem testando, se eu deixo "auto" no drive da nvidia ela fica 4:4:4 só que 8 bits, então se eu habilitar HDR com essas configuraçoes fica pior do que com HDR desligado...
quando coloquei 4:2:2 10 bits a magica aconteceu, realmente o HDR fica usável e muito bonito, porém perde-se um pouco de nitidez em textos e etc, mas mto pouco mesmo, até pelo fato da densidade de pixel do monitor ser alta...
Oq estou tentando encontrar é uma configuração fixa para jogar todo tipo de conteudo HDR e SDR...
Cá entre nós o Windows deixa muito a desejar quanto a HDR, muitos jogos só aparece a opção para habilitar HDR se o recurso estiver ativo no windows, e é uma merda isso, não quero minha area de trabalho com HDR ativo...
 
É um MAG272QR mesmo.
Estou desde ontem testando, se eu deixo "auto" no drive da nvidia ela fica 4:4:4 só que 8 bits, então se eu habilitar HDR com essas configuraçoes fica pior do que com HDR desligado...
quando coloquei 4:2:2 10 bits a magica aconteceu, realmente o HDR fica usável e muito bonito, porém perde-se um pouco de nitidez em textos e etc, mas mto pouco mesmo, até pelo fato da densidade de pixel do monitor ser alta...
Oq estou tentando encontrar é uma configuração fixa para jogar todo tipo de conteudo HDR e SDR...
Cá entre nós o Windows deixa muito a desejar quanto a HDR, muitos jogos só aparece a opção para habilitar HDR se o recurso estiver ativo no windows, e é uma merda isso, não quero minha area de trabalho com HDR ativo...

Cara, então é isso mesmo....

"1x DP (1.2a) "
Conseguiram cagar o monitor em um item básico, só para permitir o uso do VRR, e sem pensar em outros casos possíveis :facepalm: :facepalm:

Não tem jeito mesmo, tu pode tentar via HDMI com um cabo High Speed mas eu sei que chance 0 de melhorar algo de fato, pois o painel é 8 bits + FRC, não é painel 10 bits "true", e esse HDR de sempre com 300~400 nits da vida não tem milagre em configuração dessas, fica difícil, foi feito pra ser assim (que na verdade nem era pra ser, mas inventaram essas categorias de HDR...).

Se você quiser aproveitar e tentar uma coisa, de forma "forçada" a funcionar 4:4:4 em um caso específico mesmo com a teoria dos 10bits, tem o método via MPC com FULL Window modo exclusivo (alt+enter e ctrl+J pra conferir a questão, tem vários tutos por ai da questão), e funcionava pra outros casos também o modo exclusivo.

Meu caso aqui com Nvidia + U25 é assim rola os 4:4:4 entendendo os 8b+FRC como "10bits", no mais não tem como ignorar que ele é um 8 bits com FRC, não dá pra mudar a física kkkk.

E pra até te deixar tranquilo: antes era muito pior mesmo, MUITO MESMO, o color banding rolava via driver pra todo mundo, tudo era uma grande M, nada de opção pra HDR, tudo bugava, tudo uma bosta, o que tem agora já melhorou muito mesmo e é o que temos pra hoje :melior4:.
 
Cara, então é isso mesmo....

"1x DP (1.2a) "
Conseguiram cagar o monitor em um item básico, só para permitir o uso do VRR, e sem pensar em outros casos possíveis :facepalm: :facepalm:

Não tem jeito mesmo, tu pode tentar via HDMI com um cabo High Speed mas eu sei que chance 0 de melhorar algo de fato, pois o painel é 8 bits + FRC, não é painel 10 bits "true", e esse HDR de sempre com 300~400 nits da vida não tem milagre em configuração dessas, fica difícil, foi feito pra ser assim (que na verdade nem era pra ser, mas inventaram essas categorias de HDR...).

Se você quiser aproveitar e tentar uma coisa, de forma "forçada" a funcionar 4:4:4 em um caso específico mesmo com a teoria dos 10bits, tem o método via MPC com FULL Window modo exclusivo (alt+enter e ctrl+J pra conferir a questão, tem vários tutos por ai da questão), e funcionava pra outros casos também o modo exclusivo.

Meu caso aqui com Nvidia + U25 é assim rola os 4:4:4 entendendo os 8b+FRC como "10bits", no mais não tem como ignorar que ele é um 8 bits com FRC, não dá pra mudar a física kkkk.

E pra até te deixar tranquilo: antes era muito pior mesmo, MUITO MESMO, o color banding rolava via driver pra todo mundo, tudo era uma grande M, nada de opção pra HDR, tudo bugava, tudo uma bosta, o que tem agora já melhorou muito mesmo e é o que temos pra hoje :melior4:.

eu gosto de jogar o frame rate alto e gosto do contraste do VA, então fiquei com poucas opçoes na hora de comprar esse monitor... E 1440p é algo escasso....
mais fácil eu comprar uma TV para o quarto para aproveitar jogos como AC, Forza, Facry e etc em HDR e deixar essa monito para jogos competitivos a mais de 165 fps (cs go, battlefield, cod e afins...)
 
To tentando fazer essa alteração de 60 pra 75 num monitor ultra wide LG 25".
Placa de Video GTX1050TI
Resolução 1680x1080 - 75hz.
A principio o monitor aguenta, por 1 hora +/-, após isso da tela azul com o erro nvlddmkm.sys.
Alguém sabe me dizer se tem alguma outra config que possa fazer pra evitar esse erro?
Talvez alguma outra resolução?
 
To tentando fazer essa alteração de 60 pra 75 num monitor ultra wide LG 25".
Placa de Video GTX1050TI
Resolução 1680x1080 - 75hz.
A principio o monitor aguenta, por 1 hora +/-, após isso da tela azul com o erro nvlddmkm.sys.
Alguém sabe me dizer se tem alguma outra config que possa fazer pra evitar esse erro?
Talvez alguma outra resolução?

Estranho pois isso é erro de driver, isso você fez pelo próprio painel ou pelo CRU?

E o que houve para tu diminuir a resolução? Só dá o erro usando dessa forma?

______________________________________________________________________________________________________________

Galera, seguinte:

Tive uma conversa com o @Lucifis via PM, com a questão de recomendação de monitor (para trabalho, com CxB). Ele pegou a época de ouro dos 1440p e afins e se assustou com o que viu no momento.

Com a questão de dólar absurdo (já antes da crise) e da falta de monitores 1440p @ 60hz com preços razoáveis, e que sejam voltados para trabalho primariamente (secundariamente para jogos), no papo veio a cabeça a ideia de custom resolutions em monitores que sejam 1080p@144hz para essa finalidade.

A ideia é jogar ao contrário do overclock comum: subiria a resolução (consequentemente aumentaria a densidade de pixels) e diminuiríamos a taxa de atualização (por questões óbvias de evitar sair de sincronização, além de estar em faixas aceitáveis de timings ou limite de banda da saída de vídeo).

Com isso, na teoria e prática (a depender do modo realizado), sabemos que ganharíamos a resolução desejada.

Mas, a custo de que?

Pois bem. A tempos atrás eu já fiz o tal experimento de CR (custom resolution a partir daqui) com 1080p@60hz da Dell, inclusive jogando pra UW, todas com sucesso, sem sair de sync, etc...
Também testei com o atual, que fez alguns milagres em resoluções mais altas. Porém, ambos são monitores 60hz;

O resumo das tentativas:

Que deram errado:

1- Diminuição de IQ (qualidade de imagem);
2- Tarjas pretas (afinal, Wide pra Ultra-Wide);
3- Diminuição de taxa de atualização (sensação as vezes pior de lentidão por estar abaixo de 60hz);
4- Possível quebra de frames;
5- Falta de nitidez (ai depende do meio da custom, via driver ou CRU, pois a Nvidia tem recursos diferentes da AMD nesse sentido).
6- Nem todos jogos lidam bem com customs;

Que deram certo:

1- IQ maior (com a densidade maior de pixels, apesar do painel não ter tanta densidade mas soube lidar bem);
2- Resoluções fora do padrão (conforme citado no 2 acima);
3- Bom para usos em trabalho ou até mesmo filmes;
4- A depender, até nos jogos é aceitável a diminuição da taxa de atualização, desde que utilizando com métodos de sincronização vertical;
5- Quando cai uma proporção e resolução certa, não falta nitidez.
6- Borderless as vezes quebra o galho na compatibilidade;

No fim, tudo depende da paciência.

Em 2020, o que temos de monitor 1440p no momento, no mínimo está custando R$ 1900, e sendo um Dell que já custou R$ 1100 (e ainda estava caro). Painel IPS, 6bits + FRC, nada demais.
Ou, temos os Dell 1440p, com painéis de 8bits puro (regressão aos modelos de 2015) ou 6 bits + FRC (também), e que custam R$ 2500-3000, sem nada de interessante de fato (tirando a garantia).
E por fim, temos aquela penca de monitor "gamer" com tela curvada, painel da AuO, com o fake HDR de 300nits, com Freesync, sendo Dell, AOC, Asus, Acer, tudo variantes e custando R$ 3000 e la vai fumaça. Todos na sua maioria sendo 8 bits puros, e tem os absurdos com 6 bits + FRC e com HDR :facepalm:

Inviável para muitos.

Com a chegada do AOC Hero 24G2, com painel IPS e um custo razoável, 1080p@144hz@6bits + FRC, um monitor que apesar dos pesares tem um CxB e pode ser esse o cara para tentar, será que agora vai?

Perguntei no tópico oficial do mesmo aqui no forum, e o @lionel sanchies prontamente respondeu no tópico. Pedi mais detalhes por PM, segue:

-------------------------

"A resolução customizada funciona de boa. Porém qualquer resolução criada acima de 1080p (Ex: 1921x1081), desabilita o FreeSync. Isso pelo menos foi o que percebi utilizando o driver 445.87.

Exemplo:
1921x1081@144Hz = Funciona, mas com FreeSync desligado.
2048x1152@144Hz = Funciona, mas com FreeSync desligado.
2560x1440@144Hz = Funciona, mas com FreeSync desligado.
1920x1080@144Hz = Funciona, FreeSync ligado.
1919x1079@144Hz = Funciona, FreeSync ligado.
1600x1050@144Hz = Funciona, FreeSync ligado.

ou seja, se a resolução customizado for maior que a nativa do monitor, você não pode usar o FreeSync. Ai fica a seu critério, utilizar o FreeSync ou melhorar a qualidade da imagem (IQ).

Eu prefiro o FreeSync, pois melhora a estabilidade dos jogos e diminui o input lag. Eu sai de uma TV 4K 60Hz HDR e com input lag baixo (11ms) para jogar no monitor FreeSync e com alto Hz."

-------------------------

Então, além de "dar certo", a questão do Freesync no monitor ficou off. Temos um contra a mais, só que em tarefas que não sejam jogos é totalmente aceitável (e para muitos também com jogos é aceitável, vivemos trocentos anos com quebra de quadros e não vai ser hoje a rolar mimimi quanto a isso).

Porém, com VGA Nvidia que funciona sob compatibilidade de sincronização adaptativa, diferente de ATI nativo, podemos ter resultados diferentes (ou não, pois sabemos que tem o espaço de atuação da sincronização vertical geralmente definido em Freesync de 48hz@75hz@144hz).

Gostaria de pedir aos caros foristas que tem paciência (como este camarada aqui):

Quem puder tentar com outras telas de 1080p@144hz desse porte de painel IPS ou VA e postar a experiência para agregar informações, poste.

Até para outros que tenham esses monitores também enxergarem outras possibilidades de uso, a ideia é interessante.

E no fim das contas, se não temos um cão, caçaremos com gato. É o que tem pra hoje!
 
Galera, bom dia. Eu to interessado em comprar um monitor de 144hz, minha placa de vídeo tem uma entrada vga, uma hdmi 1.4a e uma dvi-dual link. Usando a entrada hdmi eu vou ficar limitado em 120hz, certo? se eu usar a custom resolution no painel da nvidia consigo pegar 144hz?
 
@mga1

Depende. Se o monitor nas especificações (manual de preferência) aceitar tal taxa de atualização via HDMI, ok.

Mas, tem monitores que só aceitam via DVI-D, como o caso dos Benq's da série XL/11 ainda vendidos nas lojas.

A custom não seria a situação exata para a solução, mas sim patchear para suportar a banda necessária além da conta via HDMI (caso o monitor aceite via HDMI). Aí sim, e no pior dos casos der alguma complicação, rola ele a 120hz (caso suporte ao menos isso no manual).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo