• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Monitores: Overclock, Hacks Freesync (Gsync?), configs, edits, CRU, etc..

Galerinha recomenda algum 34 ultrawide maneiro?
 
Alguém sabe como é a política de troca da LG? Se o 27GL650F vier com 1 deadpixel é possível trocar?
To entre ele e o Dell S2421 mesmo. São os que vi que dão menos problemas em relação ao bleeding, deadpixels etc...
veja, eu comprei um LG 27GL650F faz uns 5 meses na Magazine Luiza.
Bem, o primeiro veio com dead pixel, estava dentro dos 7 dias entao mandaram outro sem me extressar.
O segundo veio OK, estou com ele até hoje, acho um monitor maravilhoso, tem um aplicativo dele que voce consegue configurar os jogos que vc quiser pra por exemplo ativar o HDR automaticamente, ai saindo do jogo e entrando no windows ele ja ativa o modo padrao, show de bola.
Estou gostando demais do monitor.
Voce pegou qual ?
 
veja, eu comprei um LG 27GL650F faz uns 5 meses na Magazine Luiza.
Bem, o primeiro veio com dead pixel, estava dentro dos 7 dias entao mandaram outro sem me extressar.
O segundo veio OK, estou com ele até hoje, acho um monitor maravilhoso, tem um aplicativo dele que voce consegue configurar os jogos que vc quiser pra por exemplo ativar o HDR automaticamente, ai saindo do jogo e entrando no windows ele ja ativa o modo padrao, show de bola.
Estou gostando demais do monitor.
Voce pegou qual ?
E eu peguei esse LG também na magazineluiza mês passado e o primeiro veio com 2 stuck pixels, devolvi dentro dos 7 dias e enviaram outro, este veio com 1 stuck pixel. Devolvi e comprei o Asus VG32VQ com painel VA mesmo. Reflete menos a luz do sol que entra pela janela de manhã e eu queria uma resolução maior, esse Asus é 1440p, e depois de configurado não tenho do que reclamar das cores e tudo mais.
 
Eai galera, Bom comprei o monitor acer nitro xz242q, (Jogo No Console). Não entendo nada sobre monitor ou algo do tipo. E não sei se e comum isso ou não. Então um cara me mandou eu pesquisar sobre inverse Ghosting... É está acontecendo exatamente isso (inverse Ghosting) quando eu mecho a tela parece meio que um "rastro" nós objetos, No Minecraft e muito visível isso e quase impossível não perceber, No cód WARZONE, No Fortnite parace ser menos visível do que os outros jogos... Bom esses "rastros" está incomodando muito tá muito chato ver toda hora isso, E o monitor tem 1 dia de uso praticamente não foi usado... Se podessem me ajuda em relação a isso. Ficarei muito grato :)
 
Gostaria de deixar meu relato sobre o que parece ter sido conseguir usar o Freesync apropriadamente. Finalmente to conseguindo jogar meu PUBGzin de modo satisfatório.

Passei muito tempo pra conseguir chegar a tais configurações, pois as informações sobre isso estão distribuídas na internet muito aleatoriamente, então fui 'encaixando' cada uma até chegar como está hoje.

O melhor jeito (não o único) que consegui usá-lo foi com a seguinte combinação:

- Freesync ativado no driver de vídeo da amd e no monitor (óbvio)
- Vsync ligado no jogo (sim, junto com o Freesync)
- Função FRTC calibrada para 72 fps. (função que serve pra travar o fps tipo o rivatuner)
obs1: Função disponível apenas nos drivers de vídeo antigos da AMD, no meu caso é o 19.20)
obs2: -3 fps da taxa total de atualização do meu monitor que é de 75hz
- Freesync ON setado manualmente em cada jogo pelo driver da AMD.
obs3: Se deixar em 'AMD Otimizado' que é o padrão quando se ativa o Freesync no driver, aparentemente também funciona, mas como sou noiado deixei em ON.
- Jogos em Fullscreen
obs4: Aparentemente também funciona no modo janela sem borda

Coisas que havia testado antes disso, seja individualmente ou em conjunto, mas que apresentaram resultados piores do que a config. acima:

-Travar fps no limite da taxa máxima do monitor; Função 'Aguardar atualização vertical'; Função 'Radeon Chill' (uma espécie de limitador de fps); Travar fps com rivatuner; Função 'EnhancedSync'; e outras mais.

Como disse anteriormente, não é que algumas dessas funções necessariamente não funcionem, mas algumas podem apresentar resultados 'inferiores' ao obtido se comparadas. Por ex: o rivatuner funciona normalmente, mas por escolha pessoal preferi travar no FRTC.

Espero que ajude alguém, pois eu sofri pra chegar nisso, viu...

Então, aproveitem! :awesome:
Aqui eu costumo travar os jogos pelo Radeon Chill em 60/60, o frametime fica lisinho, já se deixo em 60 sem ser pelo chill, ocorrem instabilidades no frametime.
 
1080 ou 1440p? Ajuda todo mundo a te ajudar ;)
Comprei ja o odissey g5 uhauhsuhasuhas
Inclusive recomendo
agora to com 2 ultrawide, o 29 antigo e esse
 
Pessoal uma ajuda:

Em menos de 1 mês comprei meu primeiro monitor de fato bom que é o TUF VG279Q da Asus. Como recomendado conectei ele na minha 1060 6gb via DP com o próprio cabo que veio no monitor. Configurado em full HD com g-sync á 165hz só que ocorre as vezes ele começa a piscar como se tivesse tentando sincronizar isso tanto no win como no por exemplo WZ. A versão do driver atual é a 466.47 pois, ao instalar a versão do driver mais atual não teve jeito de faze-lo funcionar com o g-sync a 165hz e por isso que voltei ao driver 466.47.

Mas, novamente agora nesse momento liguei o PC e a tela ficou escura prontamente desliguei o PC reconectei o cabo DP e ao voltar o driver da nvidia mostrava que o g-sync ía no máximo a 100hz. Reinstalei o driver e nada, depois desliguei o monitor e o PC mexi no cabo DP e agora ele estabilizou em full HD a 165hz e até agora estável.

O que isso poderia ser:
1- um problema na 1060 6gb
2- um problema no monitor
3- um problema na conexão da porta DP da VGA pois, a mesma nunca a utilizei somente agora com esse monitor.
 
Pessoal uma ajuda:

Em menos de 1 mês comprei meu primeiro monitor de fato bom que é o TUF VG279Q da Asus. Como recomendado conectei ele na minha 1060 6gb via DP com o próprio cabo que veio no monitor. Configurado em full HD com g-sync á 165hz só que ocorre as vezes ele começa a piscar como se tivesse tentando sincronizar isso tanto no win como no por exemplo WZ. A versão do driver atual é a 466.47 pois, ao instalar a versão do driver mais atual não teve jeito de faze-lo funcionar com o g-sync a 165hz e por isso que voltei ao driver 466.47.

Mas, novamente agora nesse momento liguei o PC e a tela ficou escura prontamente desliguei o PC reconectei o cabo DP e ao voltar o driver da nvidia mostrava que o g-sync ía no máximo a 100hz. Reinstalei o driver e nada, depois desliguei o monitor e o PC mexi no cabo DP e agora ele estabilizou em full HD a 165hz e até agora estável.

O que isso poderia ser:
1- um problema na 1060 6gb
2- um problema no monitor
3- um problema na conexão da porta DP da VGA pois, a mesma nunca a utilizei somente agora com esse monitor.
nas configurações do monitor: voce deu uma olhada pra trocar a revisão do cabo display port? Voce tem que trocar essa opção no menu de alguns monitores.;
 
Alterar o pixel clock do monitor por exemplo de 640Mhz mexendo pelo Blanking Vertical de 31 para 53 Linhas, para até o limite de 650Mhz, traz algum benefício ou malefício?
 
nas configurações do monitor: voce deu uma olhada pra trocar a revisão do cabo display port? Voce tem que trocar essa opção no menu de alguns monitores.;
Obrigado pela sua resposta mas, pelo que eu entendi vc se refere a configuração do monitor se está em DP? se é isso sim ele está em DP. Assim como, no driver da nvidia.
 
Galera, troquei o setup com desktop por um com notebook e coloquei o mesmo "suspenso" num braço articulado ao lado do meu monitor 144 velho de guerra para servir de segundo monitor, porém eles estão com uma diferença de cores bem forte, teria algum meio de eu equilibrar isso? ou qual seria o meio mais fácil para fazer isso? Pra ajudar ainda sou um pouco daltônico, então posso pensar que to equilibrando e to desequilibrando mais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK segue foto:
282POHG.jpg


Sei que igualzinho nunca vai ficar, pois um é TN e o outro IPS mas queria apenas deixar mais parecido, parece que no do notebook todos vermelhos são laranjas e a tela ta um pouco mais amarelada, enquanto no monitor ela é azulada
 
Obrigado pela sua resposta mas, pelo que eu entendi vc se refere a configuração do monitor se está em DP? se é isso sim ele está em DP. Assim como, no driver da nvidia.
Nao exatamente. alguns monitores, tem uma configuração específica para configurar a revisão do displayport: 1.1, 1.2, 1.4. Coloque a mais recente, for o caso de voce achar.
 
Alterar o pixel clock do monitor por exemplo de 640Mhz mexendo pelo Blanking Vertical de 31 para 53 Linhas, para até o limite de 650Mhz, traz algum benefício ou malefício?
Provavelmente subir assim vai causar perda/salto de frames, aí só testando. Aliás para esses painéis já costumam estar um pouco dentro do limite de overclock, não sei aonde tu pretende chegar rs.

Galera, troquei o setup com desktop por um com notebook e coloquei o mesmo "suspenso" num braço articulado ao lado do meu monitor 144 velho de guerra para servir de segundo monitor, porém eles estão com uma diferença de cores bem forte, teria algum meio de eu equilibrar isso? ou qual seria o meio mais fácil para fazer isso? Pra ajudar ainda sou um pouco daltônico, então posso pensar que to equilibrando e to desequilibrando mais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK segue foto:
282POHG.jpg


Sei que igualzinho nunca vai ficar, pois um é TN e o outro IPS mas queria apenas deixar mais parecido, parece que no do notebook todos vermelhos são laranjas e a tela ta um pouco mais amarelada, enquanto no monitor ela é azulada
Tenta mudar a temperatura do monitor para menos que 7500/7000k ou selecionar modo gráfico / cinema (costumam ser mais quentes). E após isso pode fazer uma config manualmente também e tentar ajustar as cores para mais "red e green" do que blue, tipo R 100 - G 97 - B 92.
Ajusta contraste e brilho também, sempre reduzindo um pouco mais.
 
Alterar o pixel clock do monitor por exemplo de 640Mhz mexendo pelo Blanking Vertical de 31 para 53 Linhas, para até o limite de 650Mhz, traz algum benefício ou malefício?

Queria fazer ideia do que se trata mas não sei kkkk.

Vejo isso lá no CRU mas pra mim não significa nada, eu mexia quando tinha AMD, pra tirar o bug da memória não entrar em idle, mas eu usava um preset que já tem lá, nunca setei nada manualmente.
 
Queria fazer ideia do que se trata mas não sei kkkk.

Vejo isso lá no CRU mas pra mim não significa nada, eu mexia quando tinha AMD, pra tirar o bug da memória não entrar em idle, mas eu usava um preset que já tem lá, nunca setei nada manualmente.
Eu mexi exatamente por conta disso, para deixar a memória em Idle em @165Hz, mas não deu certo, só em @120Hz mesmo... Acho que vou voltar para o padrão, esse valor que coloquei de 650Mhz é descrito como o limite pelo CRU, mas dá pra subir até uns 657Mhz antes de ficar em vermelho os valores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Provavelmente subir assim vai causar perda/salto de frames, aí só testando. Aliás para esses painéis já costumam estar um pouco dentro do limite de overclock, não sei aonde tu pretende chegar rs.


Tenta mudar a temperatura do monitor para menos que 7500/7000k ou selecionar modo gráfico / cinema (costumam ser mais quentes). E após isso pode fazer uma config manualmente também e tentar ajustar as cores para mais "red e green" do que blue, tipo R 100 - G 97 - B 92.
Ajusta contraste e brilho também, sempre reduzindo um pouco mais.
Não notei frame skipping aparente, mas vou reduzir para o padrão e comparar, aí deixo no meio termo para não ter erro kk
 
Eu mexi exatamente por conta disso, para deixar a memória em Idle em @165Hz, mas não deu certo, só em @120Hz mesmo... Acho que vou voltar para o padrão, esse valor que coloquei de 650Mhz é descrito como o limite pelo CRU, mas dá pra subir até uns 657Mhz antes de ficar em vermelho os valores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não notei frame skipping aparente, mas vou reduzir para o padrão e comparar, aí deixo no meio termo para não ter erro kk

Eu consigo até 144, acima disso realmente não fica não importa o que vc mexa. No case nem precisa usar o CRU mais, pelo driver da AMD mesmo vc faz, resolução personalizada com o Reduced CVT ou algo assim, não me lembro mais de cabeça.
 
Pessoal uma ajuda:

Em menos de 1 mês comprei meu primeiro monitor de fato bom que é o TUF VG279Q da Asus. Como recomendado conectei ele na minha 1060 6gb via DP com o próprio cabo que veio no monitor. Configurado em full HD com g-sync á 165hz só que ocorre as vezes ele começa a piscar como se tivesse tentando sincronizar isso tanto no win como no por exemplo WZ. A versão do driver atual é a 466.47 pois, ao instalar a versão do driver mais atual não teve jeito de faze-lo funcionar com o g-sync a 165hz e por isso que voltei ao driver 466.47.

Mas, novamente agora nesse momento liguei o PC e a tela ficou escura prontamente desliguei o PC reconectei o cabo DP e ao voltar o driver da nvidia mostrava que o g-sync ía no máximo a 100hz. Reinstalei o driver e nada, depois desliguei o monitor e o PC mexi no cabo DP e agora ele estabilizou em full HD a 165hz e até agora estável.

O que isso poderia ser:
1- um problema na 1060 6gb
2- um problema no monitor
3- um problema na conexão da porta DP da VGA pois, a mesma nunca a utilizei somente agora com esse monitor.

Sobre a tela piscando:

xOmPBrl.jpg


Verifique se a opção "Background Application Max Framerate" está desligado ou com algum número acima do seu refresh rate total. No teu caso teria que ficar abaixo de 165fps, ideal abaixo de 144fps porque geralmente esses painéis de 165 são de 144 com overclock. Em alguns raros casos pode ser bug do monitor.
 
Eu consigo até 144, acima disso realmente não fica não importa o que vc mexa. No case nem precisa usar o CRU mais, pelo driver da AMD mesmo vc faz, resolução personalizada com o Reduced CVT ou algo assim, não me lembro mais de cabeça.
Eu tentei, mas deu blackscreen, tive que resetar o PC manualmente. Acabei optando por usar em @120Hz mesmo, pois assim dá pra rodar em 10 bits e o clock fica em Idle. Nos jogos, eu deixo em @165Hz sem problemas.
 
pessoal to querendo a TV LG Oled C1 para jogar meu Series X mas o pouco espaço no quarto e o risco de burn-in me preocupam
pensei em pegar um monitor com HDMI 2.1, que consiga rodar 120fps e saia áudio, existe algo nessa configuração? to totalmente por fora disso

desde já agradeço
 
Pessoal, uma dúvida: é verdade que os temas claros facilitam o aparecimento de dead/stuck pixel? No caso eu me refiro aos temas do windows que fazem mais diferença no dia a dia.
 
Do nada o HDR aqui ficou lavado no Windows de novo. Não faço ideia do que fiz pra arrumar isso.
 
Eu tentei, mas deu blackscreen, tive que resetar o PC manualmente. Acabei optando por usar em @120Hz mesmo, pois assim dá pra rodar em 10 bits e o clock fica em Idle. Nos jogos, eu deixo em @165Hz sem problemas.
Isso não é bug no driver não?
Pessoal, uma dúvida: é verdade que os temas claros facilitam o aparecimento de dead/stuck pixel? No caso eu me refiro aos temas do windows que fazem mais diferença no dia a dia.
Rapaz, não faço ideia dessa teoria.
Só penso em problemas se fosse algo completamente largado quase que 24/7 a ponto de começar o painel dar burn-in de alguma forma (hoje ocorre muito menos).
E independentemente de cor usada, sejam deads ou stucks: eles surgirão caso teu painel não seja um 100% e muito dos casos eles estão ali mas o ângulo de visão ameniza notar.

@marcelocruz, mesmo caso acima do joao, pergunto se não seria driver? Ou alguma att do Windows com algum bug especifico, tipo esse:
 
Isso não é bug no driver não?

Rapaz, não faço ideia dessa teoria.
Só penso em problemas se fosse algo completamente largado quase que 24/7 a ponto de começar o painel dar burn-in de alguma forma (hoje ocorre muito menos).
E independentemente de cor usada, sejam deads ou stucks: eles surgirão caso teu painel não seja um 100% e muito dos casos eles estão ali mas o ângulo de visão ameniza notar.

@marcelocruz, mesmo caso acima do joao, pergunto se não seria driver? Ou alguma att do Windows com algum bug especifico, tipo esse:
Sim, é bug antigo de driver, tanto da Nvidia quanto AMD, mas é tranquilo de contornar. Em relação à mudança que fiz do Pixel Clock, usei por uma semana com o "overclock" em 650Mhz, ontem retornei para o padrão de 640Mhz, deu uma diminuída boa no overshoot haha O vertical blanking tava em 54, voltei para stock em 31. Achei que fosse melhorar, não tinha frame skipping, porém causou overshoot, algo que já é normal de painel VA, só que acentuou.
 
Comprei um monitor LG 4K HDR modelo 32UL750-W 31,5", achei excelente pra tudo seja pra jogar, ver filmes/documentários, não tem sensação de arrasto/ghosting nem nada.

Para filmes eu ligo um cabo HDMI na minha Sony 65" mas documentários, jogos, navegação na internet o monitor se sai muito bem, além de ter um menu com interface muito boa. Você acha o que quer rapidamente para calibrar ele da melhor forma possível, sem ter que passar por vários menus.

Interessante que veio cabo HDMI, Displayport e aquele USB-C, a traseira do monitor é branca e os cabos brancos também, achei muito bonito. Meu antigo Samsung 27" resolveu se aposentar e peguei esse LG sem medo, nunca tive problemas com a marca.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo