• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Monitores: Overclock, Hacks Freesync (Gsync?), configs, edits, CRU, etc..

@Joel Cruz 80 não vai ter problemas, o problema é tu vai criar uma resolução "nativa" que vai ser "obrigado" a utilizar uma taxa de atualização menor do que os 144hz para ser suportável pelo monitor (provavelmente, usar estourando na casa dos 90-100hz sem dar uma blank screen ou falha de vídeo).

Pelo detalhamento e tudo mais de um DLSS (quando tem suporte) ou NIS (que agora funciona em qualquer jogo) vs DSR vs CRU, e com essa GPU, talvez seja mais viável optar por um desses dois primeiros em conjunto do CRU ou do próprio DSR com a nitidez um pouco acima e ver se a adaptação visual do escalonamento não te incomoda e tu não perde tanto FPS (ou a fluidez).
 
@Joel Cruz 80 não vai ter problemas, o problema é tu vai criar uma resolução "nativa" que vai ser "obrigado" a utilizar uma taxa de atualização menor do que os 144hz para ser suportável pelo monitor (provavelmente, usar estourando na casa dos 90-100hz sem dar uma blank screen ou falha de vídeo).

Pelo detalhamento e tudo mais de um DLSS (quando tem suporte) ou NIS (que agora funciona em qualquer jogo) vs DSR vs CRU, e com essa GPU, talvez seja mais viável optar por um desses dois primeiros em conjunto do CRU ou do próprio DSR com a nitidez um pouco acima e ver se a adaptação visual do escalonamento não te incomoda e tu não perde tanto FPS (ou a fluidez).
Então eu criei a resolução 4k pelo driver, estou usando para jogar forza horizon 5 que não possui o recurso do DLSS e seu AA eh porco. Pelo que vi o desempenho e a qualidade é superior do que usar o DSR.
 
Galera, to pensando em trocar de monitor, tenho achado as cores muito lavadas do AOC. Queria subir de resolução e pensando em Custo beneficio, o Monitor Concórdia Gamer R270q 27 (1440p x 144Hz) seria uma boa pedida abaixo de R$2k?
 
Pessoal, recebi meu Acer Nitro QG241Y hoje e vi que o infeliz veio com pelo menos dois pixels mortos na parte superior esquerda, conforme a foto, mas tô achando que tem é mais. Liguei para a assistência para me informar acerca da política de garantia de dead/stuck pixel, e só enrolaram dizendo que essa quantidade de pixels defeituosos e a localização deles não ser no centro da tela, a garantia não cobre. Estou em dúvida se devolvo ou troco o monitor, será que dei azar ou é algo crônico nessa linha e não adianta pedir a troca? Cliquem para ampliar, só postei as thumbnails pra não ocupar muito espaço:

obs: essas linhas verticais e horizontais são adesivos de fábrica e não defeito



 
@ksio89 essa ai é nova hein, que eu saiba é pela quantidade de pixels, nada haver com posição. Geralmente consta no próprio manual do produto na última página ou acerca da garantia.

No Acer se não me engano eram 5, a única coisa que tu poderia fazer é a devolução dentro do período de compra e arrependimento.

E claro, se for nele novamente, torcer para não vir com o mesmo problema.
 
@ksio89 essa ai é nova hein, que eu saiba é pela quantidade de pixels, nada haver com posição. Geralmente consta no próprio manual do produto na última página ou acerca da garantia.

No Acer se não me engano eram 5, a única coisa que tu poderia fazer é a devolução dentro do período de compra e arrependimento.

E claro, se for nele novamente, torcer para não vir com o mesmo problema.

Agora já guardei de volta o monitor e o manual, mas nem vale esquentar a cabeça já que não tem troca, mas tô mais propenso a devolver mesmo. É absurdo painel vir com defeito e essa política de só trocar a partir de X pixels, defeito é defeito.

Eu vi depois o post do cara com monitor da Dell com dead pixel também, em que ele pagou uma nota. Outros usuários recomendando devolver até para ver se desestimulava as fabricantes a venderem produto com defeito e não darem garantia. Eu acho que eles têm toda a razão, amanhã já devo ligar para solicitar devolução.
 
Pessoal, tem algum motivo para deixar o monitor em 144Hz em vez de 120Hz o tempo todo? Meu raciocínio é que devo deixar em 120Hz por ser múltiplo de 24, 30 e 60 Hz, aí ele iria sincronizar a cada 5, 4 e 2, quadros respectivamente, correto?

E a frequência menor ajuda a aumentar a vida útil, ou abaixo do 165Hz, que só é alcançado com overclock, não tem muita diferença?
 
Pessoal, tem algum motivo para deixar o monitor em 144Hz em vez de 120Hz o tempo todo? Meu raciocínio é que devo deixar em 120Hz por ser múltiplo de 24, 30 e 60 Hz, aí ele iria sincronizar a cada 5, 4 e 2, quadros respectivamente, correto?

E a frequência menor ajuda a aumentar a vida útil, ou abaixo do 165Hz, que só é alcançado com overclock, não tem muita diferença?

Em tempos pré-VRR era mais vantajoso deixar em 120Hz ou algum múltiplo de 24, 30 e 60. Mas hoje em dia não precisa.

Por isso que também não faz sentido o pessoal pegar monitor de 75Hz por jogar somente em 60fps, exceto por motivo de orçamento limitado.


Bom dia pessoal, tenho um Dell S2716DG 1440p 144Hz. Em alguns jogos gosto de utilizar o recurso DSR da nvidia e subir a resolução para 4K. Esses dias andei testando e vi que se eu criar uma resolução personalizada em 4k ao invés do DSR, os resultados são melhores, tanto em qualidade, quanto em desempenho. Aí fica a pergunta: Tem algum problema em usar uma resolução personalizada acima da nativa do monitor? Estaria forçando o monitor?

Obs: Não estou falando do DSR e sim da resolução personalizada no driver da nvidia.

Não tem problema desde que seja utilizado a escala por GPU. Mas geralmente usar uma resolução acima da nativa sem ser pelo DSR, acaba desabilitando o VRR do seu monitor e você começa a ter tearing e stuttering perceptivel dependendo do jogo.
 
Por isso que também não faz sentido o pessoal pegar monitor de 75Hz por jogar somente em 60fps, exceto por motivo de orçamento limitado.

Justamente o que eu pensei, queria finalmente sair dos 60Hz, mas pular para 75Hz não valeria o investimento, melhor juntar mais grana e partir logo para 144Hz devido à longevidade. Se fosse pra economizar, comprava outro de 60Hz então.

Mesmo que não fosse para jogar, a fluidez de 120Hz+ é simplesmente absurda e melhora experiência do uso diário, eu achava que era exagero mas não é. Quando fui testar o QG241Y que devolvi, eu fiquei boa parte do tempo só movendo o cursor e rolando a página no navegador kkkk, é tudo muito mais suave.

E esse que eu peguei ainda tem HDR, que é outra coisa que tinha muita curiosidade de testar, vamos ver se eu percebo tanta diferença pro meu monitor SDR.
 
Justamente o que eu pensei, queria finalmente sair dos 60Hz, mas pular para 75Hz não valeria o investimento, melhor juntar mais grana e partir logo para 144Hz devido à longevidade. Se fosse pra economizar, comprava outro de 60Hz então.

Mesmo que não fosse para jogar, a fluidez de 120Hz+ é simplesmente absurda e melhora experiência do uso diário, eu achava que era exagero mas não é. Quando fui testar o QG241Y que devolvi, eu fiquei boa parte do tempo só movendo o cursor e rolando a página no navegador kkkk, é tudo muito mais suave.

E esse que eu peguei ainda tem HDR, que é outra coisa que tinha muita curiosidade de testar, vamos ver se eu percebo tanta diferença pro meu monitor SDR.

Até porque se você for jogar, você usa os 120fps+ em jogos mais leves/competitivos e quando você quiser jogar algo mais "graficoso" você limita pra 30, 45 ou 60fps a depender do seu gosto e sem perder a sincronia do monitor com o jogo (pra isso o monitor obrigatoriamente tem que ser 120Hz+ com VRR). Fora mesmo o que você disse, até para coisas simples a fluidez melhora bastante. Quanto a HDR pra monitor eu não vejo tanta diferença que compense o uso (ao menos pro meu monitor que é 400nits e dizem que o ideal é pelo menos 600nits), mas isso varia de jogo para jogo e também envolve opinião pessoal. Melhor você testar pessoalmente.
 
Até porque se você for jogar, você usa os 120fps+ em jogos mais leves/competitivos e quando você quiser jogar algo mais "graficoso" você limita pra 30, 45 ou 60fps a depender do seu gosto e sem perder a sincronia do monitor com o jogo (pra isso o monitor obrigatoriamente tem que ser 120Hz+ com VRR). Fora mesmo o que você disse, até para coisas simples a fluidez melhora bastante. Quanto a HDR pra monitor eu não vejo tanta diferença que compense o uso (ao menos pro meu monitor que é 400nits e dizem que o ideal é pelo menos 600nits), mas isso varia de jogo para jogo e também envolve opinião pessoal. Melhor você testar pessoalmente.

Vish, ainda tem essa questão da luminância (quantidade de nits) pro HDR funcionar plenamente? O que eu comprei só tem 250 cd/m², será que não terá muita diferença então?
 
Vish, ainda tem essa questão da luminância (quantidade de nits) pro HDR funcionar plenamente? O que eu comprei só tem 250 cd/m², será que não terá muita diferença então?

Provavelmente nem vai dar pra ativar o HDR pois o Windows detecta a colorimetria do monitor para liberar e habilitar o HDR, mas é melhor testar pessoalmente para ver se funciona e se te agrada.
 
Pessoal, não sei o que aconteceu mas no Acer Nitro RG241Y que recebi hoje não aparece mais 144 e 165 Hz na lista de taxa de atualização do Windows, só vai até 120Hz. Testei o monitor extensivamente agora à tarde na sala, estava aparecendo e funcionando 144Hz e 165Hz (só testei 144Hz), desliguei e levei para meu quarto, e agora o infeliz não passa de 120Hz. Já testei diversos cabos e as 2 entradas HDMI e nada, continua não aparecendo 144Hz and 165Hz, sendo que hoje à tarde estava normal, alguém tem ideia do porque? Será algum bug de driver gráfico?




Além disso, o HDR também não funciona nem com reza braba:

 
Última edição:
Pessoal, não sei o que aconteceu mas no Acer Nitro RG241Y que recebi hoje não aparece mais 144 e 165 Hz na lista de taxa de atualização do Windows, só vai até 120Hz. Testei o monitor extensivamente agora à tarde na sala, estava aparecendo e funcionando 144Hz e 165Hz (só testei 144Hz), desliguei e levei para meu quarto, e agora o infeliz não passa de 120Hz. Já testei diversos cabos e as 2 entradas HDMI e nada, continua não aparecendo 144Hz and 165Hz, sendo que hoje à tarde estava normal, alguém tem ideia do porque? Será algum bug de driver gráfico?




Além disso, o HDR também não funciona nem com reza braba:


Porque não usa somente o driver AMD na sua 5500XT ?
 
Descobri porque estava limitado a 120Hz, era a intensidade de bits em 10bpp. Quando mudei para 8bpp, 144H e 165Hz reapareceram. Fiquei surpreso que 165Hz funciona via HDMI, pensei que só iria com DisplayPort. O HDR, no entanto, parece ser só marketing da Acer, ou implementado no próprio monitor, porque não funciona de jeito nenhum, o botão para ativar o Windows HD Color não aparece.

Agora devo deixar o formato de cor em RGB ou YCbCr444? Vou usar em 120Hz e 10bpp.

Porque não usa somente o driver AMD na sua 5500XT ?

Esqueci de mencionar que estou sem computador no momento, placa-mãe está no RMA. Mas resolvi o problema, descobri que 10bpp limita a taxa de atualização a 120Hz.
 
Última edição:
Pessoal, recentemente adquiri um LG 34WP550.
A resolução nativa dele é 2560x1080 75Hz, mas estou tentando criar uma resolução com o CRU 3440x1440 porém quando crio essa resolução, só aparece 30Hz.
O que achei estranho é que posso colocar 5120×2160 que ele funciona normalmente a 75Hz

Alguém tem alguma ideia de como posso colocar a resolução 3440x1440 a 75Hz?
Não seria para jogar, até pq a 6600XT não consegue empurrar alguns jogos mais atuais nessa resolução. Mas sim para resolução do Windows, pra mim fica mais "agradável".
 
Última edição:
Pessoal, recentemente adquiri um LG 34WP550.
A resolução nativa dele é 2560x1080 75Hz, mas estou tentando criar uma resolução com o CRU 3440x1440 porém quando crio essa resolução, só aparece 30Hz.
O que achei estranho é que posso colocar 5120×2160 que ele funciona normalmente a 75Hz

Alguém tem alguma ideia de como posso colocar a resolução 3440x1440 a 75Hz?
Não seria para jogar, até pq a 6600XT não consegue empurrar alguns jogos mais atuais nessa resolução. Mas sim para resolução do Windows, pra mim fica mais "agradável".

Na NVIDIA temos o DSR (Dynamic Super Resolution), que no meu monitor que é 1920x1080 @ 240Hz por exemplo, a depender do peso do jogo, consigo colocar 3840x2160 @ 240Hz e ainda manter o VRR ativado.

No seu caso, por usar AMD tem o VSR (Virtual Super Resolution), mas tem que ver se os drivers da AMD permitem usar Downsampling (usar uma resolução maior do que a nativa e fazer downscale para o monitor) com a frequência maior que 60Hz, pois algum tempo atrás, os drivers da NVIDIA não permitiam usar acima de 60Hz, mesmo que você tivesse um monitor com frequência maior, então exigia criar manualmente a resolução, mas tinha que abrir mão do VRR (Variable Refresh Rate), dando stuttering, tearing e tendo aumento de input lag.
 
Na NVIDIA temos o DSR (Dynamic Super Resolution), que no meu monitor que é 1920x1080 @ 240Hz por exemplo, a depender do peso do jogo, consigo colocar 3840x2160 @ 240Hz e ainda manter o VRR ativado.

No seu caso, por usar AMD tem o VSR (Virtual Super Resolution), mas tem que ver se os drivers da AMD permitem usar Downsampling (usar uma resolução maior do que a nativa e fazer downscale para o monitor) com a frequência maior que 60Hz, pois algum tempo atrás, os drivers da NVIDIA não permitiam usar acima de 60Hz, mesmo que você tivesse um monitor com frequência maior, então exigia criar manualmente a resolução, mas tinha que abrir mão do VRR (Variable Refresh Rate), dando stuttering, tearing e tendo aumento de input lag.
É justamente o driver da AMD que não permite ou não tem suporte para resoluções ultrawide. Mas é aquele negocio né porque suporta 5120×2160 e não suporta 3440x1440? Vai entender essa AMD. O que resta é esperar kkkk
Valeu brother!
 
Galera, estava usando normalmente o PC e percebo essa mancha na tela, apareceu do nada, ontem estava tudo normal
Não sei exatamente do que se trata e se tem como eu resolver, porém o monitor ainda está na garantia
HzkyarK.jpg
 
Boa tarde!
Troquei de placa de vídeo recentemente e formatei o PC, poucos dias depois, notei que o monitor ( Samsung C27FG7x ) não estava em 144Mhz, fui até as configurações no monitor (acessado pelo botão na traseira) e algumas opções com Taxa de atualização, Tempo de Reposta, FreeSync e Latência entrada baixa estavam cinzas e inacessiveis, restaurei para as definições de fábrica e elas voltaram a aparecer, com isso fui até o Advanced display settings do windows 10 e lá somente encontrava o Refresh rate de 60Hz, fui até o Nvidia Control Panel e mesma coisa!
Nas configurações do monitor, consigo visualizar a opção de taxa de atualização e esta em 144Hz

Alguém sabe o que poder ser? Tentei ver vários vídeos no youtube, porém não obtive sucesso.
Na dúvida, comprei também um novo cabo displayport 1.4 (atualmente utilizo o cabo original que veio com monitor, acredito que 1.2)
 
placa de vídeo HD6850(véia) e o monitor VG270S

165hz só no cabo Displayport mesmo, ou pelo HDMI também vai ?
aqui é miniDP x DP, tá meio caro o cabo
 
Galera, estava usando normalmente o PC e percebo essa mancha na tela, apareceu do nada, ontem estava tudo normal
Não sei exatamente do que se trata e se tem como eu resolver, porém o monitor ainda está na garantia
HzkyarK.jpg
Isso ai é problema na tela provavelmente. Só trocando. Mas está estranho, uma coisa tão "perfeita" numa região assim.
Boa tarde!
Troquei de placa de vídeo recentemente e formatei o PC, poucos dias depois, notei que o monitor ( Samsung C27FG7x ) não estava em 144Mhz, fui até as configurações no monitor (acessado pelo botão na traseira) e algumas opções com Taxa de atualização, Tempo de Reposta, FreeSync e Latência entrada baixa estavam cinzas e inacessiveis, restaurei para as definições de fábrica e elas voltaram a aparecer, com isso fui até o Advanced display settings do windows 10 e lá somente encontrava o Refresh rate de 60Hz, fui até o Nvidia Control Panel e mesma coisa!
Nas configurações do monitor, consigo visualizar a opção de taxa de atualização e esta em 144Hz

Alguém sabe o que poder ser? Tentei ver vários vídeos no youtube, porém não obtive sucesso.
Na dúvida, comprei também um novo cabo displayport 1.4 (atualmente utilizo o cabo original que veio com monitor, acredito que 1.2)

Configuração ou cabo, mas driver seria bom conferir (nem sempre corrigem problemas, criam) e por último pode ser algo no monitor (não faz sentido as opções em cinza sem você ter escolhido elas ficarem assim).

placa de vídeo HD6850(véia) e o monitor VG270S

165hz só no cabo Displayport mesmo, ou pelo HDMI também vai ?
aqui é miniDP x DP, tá meio caro o cabo

Placa dessa época consegue de boa via DP Bruno, o suporte a frequência de 120/144hz é nativo mesmo em DP "antiga".

Via HDMI, sendo 1.4a a existente nessa leva de placa, talvez via CRU em 100-120hz consiga, mas dependeria 100% de usar o patch para hdmi suportar velocidade maior e ver se a banda da conta (teoricamente).
Acima disso, sem condições.
 
  • Curtir
Reações: snw
Placa dessa época consegue de boa via DP Bruno, o suporte a frequência de 120/144hz é nativo mesmo em DP "antiga".

Via HDMI, sendo 1.4a a existente nessa leva de placa, talvez via CRU em 100-120hz consiga, mas dependeria 100% de usar o patch para hdmi suportar velocidade maior e ver se a banda da conta (teoricamente).
Acima disso, sem condições.
eu vou investir em um cabinho DP então.. valeu pela confirmação
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo