Vou largar esse mini tutorial pra configurar um monitor porque ele é genérico e explicativo o suficiente para ser aplicado em qualquer equipamento, pelo menos para a configuração básica.
Claro que o perfil de cores, por exemplo, tem que buscar do seu próprio monitor assim como os ajustes na unidade de fato.
Segue:
(O monitor sofria de muito smearing, ghosting e no geral estava desequilibrado, não estava uma imagem "real" nem agradável. Se refere ao ASUS TUF Gaming VG32VQ1B)
Então vai um guia rápido que pode vir a orientar o pessoal (
parte dos passos deve ajudar a qualquer um com qualquer monitor):
1. PARTE FÍSICA
Rodei durante algum tempo com HDMI mas para ter acesso a 100% do monitor é preciso utilizar o Display Port: ai você consegue 10bits de cores, 165Hz e o G-sync.
Então a recomendação é essa: Use Display Port.
2. CONFIGURAÇÃO DE CORES
O site
RTINGS apresente que após a calibração de cores o monitor ganha muito, então vamos se aproveitar do perfil criado por eles. Não é exatamente o modelo que tenho aqui mas deve ser próximo o suficiente. Pode até ter outras dicas no texto do site mas nada que eu lembre de cabeça. O link direto para o perfil de cores é
ESSE.
Já no Windows, vamos acessar o menu de configuração de cores. Botão direito no desktop e então configurações avançadas de tela:
Segundo passo, já aumente a frequência do monitor (lembrando que no DP que libera tudo, HDMI acho que fica limitado a 120 ou 144 Hz), vá em
Exibir Propriedades..., vá na aba de
Gerenciamento de Cores e
Adicione o perfil de cores escolhendo o arquivo que baixaram do site. Deixem ele marcado como padrão também.
3. DRIVER DE VÍDEO
Aqui já não sei como funciona pro pessoal da AMD mas Nvidia são 3 passos. Para acessar o driver, bandeja lá do lado do relógio (mantenha seus drivers sempre atualizados, é melhor na imensa parte dos casos):
Uma vez no driver, primeiro vamos habilitar de vez a atualização alta e liberar os 10bits de cores:
Segundo passo é habilitar o G-Sync:
E o terceiro passo é forçar para que o G-sync sempre seja utilizado por qualquer aplicação (ai pode desligar o V-sync e não se incomodar com cada aplicação individualmente).
DICA: Nessa mesma tela, na aba Configurações de Programa, você pode fazer ajustes individuais para cada jogo. Só selecionar o executável e ajustar a vontade. Nem sempre as coisas funcionam tão bem ou tem o efeito desejado então é preciso testar bastante, mas se você tiver um jogo com performance sobrando, vale a pena fuçar aqui pra extrair um pouco mais de qualidade de imagem, forçando os filtros AA por exemplo. Filtro de nitidez também ajuda em algumas aplicações, vale a pena testar.
4. CONFIGURAÇÃO NO MONITOR
Aqui eu deixei algumas configurações padrão do monitor mesmo. Sugiro baixar o Overdrive pra 60(é ele que diminui o efeito de Smearing que tanto incomodava) pois se deixar em 100 parece que até piora o efeito. Teste a seu gosto.
A configuração de imagem deixei esse padrão ai sRGB Mode. Ele acaba limitando as demais configurações de contraste e tal do monitor mas gostei da forma que ficou. Confira também se o Freesync Premium está ativo, só assim pro G-sync funcionar de fato.
De novo, vai a gosto do freguês mas eu fiquei satisfeito com esse modo e não quis fuçar mais. Mesma coisa pode-se dizer das configurações no driver da Nvidia, você pode ajustar cores, contraste e até o Digital Vibrance lá mas escolhi deixar padrão pois achei agradável da forma que ficou.
É ISSO! Como falei antes, foi só depois disso aí que fiquei realmente contente com o monitor e parei de me incomodar. Agora consigo ler de boa aqui no fórum, rola a página não incomoda como antes e dentro dos jogos é quase imperceptível o "blur" do smearing. Fiquei reparando no meu irmão jogando CS:GO e, o efeito ainda existe mas só se for pra ficar reparando nele. G-sync é uma dádiva, ficou muito mais prazeroso jogar o Battlefield V assim.
5. COMENTÁRIOS
Detalhe: Muitos jogos hoje em dia tem filtros AA que são de pós-processamento e eles sozinhos podem adicionar muito desse "blur" (FXAA e principalmente o TXAA faz MUITO isso, apesar do ganho de qualidade de imagem ser inegável). O tão aclamado DLSS também pode injetar uma falta de nitidez nas imagens em movimento, um rastro por assim dizer. É inerente da tecnologia e depende muito da aplicação feita. Então nem tudo é culpa do monitor......
Outro detalhe: HDR. Até habilitei em algum momento quando estava usando HDMI, funciona e é perceptível (dando contraste e "cores as cores") mas não é aquela explosão de luz que se espera visto em monitores melhores, obviamente. A aplicação também precisa estar preparada para isso, então digo que no BFV funcionou e em demais jogos da pra notar algo diferente mas não sei se o ganho é mesmo.
Se quiser ativar pra testar, va no Windows como no primeiro passo do item 2, habilite ali em
Windows HD Color (Habilitar HDR).
Em seguida vai ter que acessar as configurações do monitor e ativar o HDR ali também. Não sei se ele está disponível em todos os modos de cores, pode ser preciso mudar pra Scenery ou Racing (que são os pré-definidos mais melhorzinhos).
Terceiro passo é ativar na aplicação quando está disponível.
E é isso. Prefiro rodar sem porque pode dar uma zoada em alguns jogos, mas digo que vale a pena testar para ver os efeitos, vai que agrada.
Espero que ajude o pessoal aí! Esse monitor com essas especificações não é de se jogar fora assim!