Tem sim amigo, só tem uma coisa que é importante frisar antes de fazer isso: cada tela de cada monitor pode variar as cores um pouco de forma completamente diferente, alguns um pouco mais pro vermelho, outros pro azul, outros pro verde, e outros para uma combinação infinita deles. Então se caso o meu monitor estiver levemente inclinado pro verde e vermelho por exemplo, e o seu um pouco mais pro azul, a calibração que eu passar que deixou perfeito no meu vai piorar ainda mais o seu saca? É completamente normal essa variação mesmo dentro dos modelos mais caros do mercado. Mas dito isso, vamos lá:
Alguns ajustes manuais do monitor que influenciam abaixo.
Antes de começar:
- dentro do windows, deixar HDR desligado.
- Todas as opções de ajuste de cores e vídeo no painel da nvidia desligadas / deixar que o software decida - importante.
- Na aba de resolução do painel da Nvidia: profundidade de cor 32 bits, 10 bits por cor + 120Hz (a maioria pode deixar 8bpc + 144Hz se quiser. Mas se temos 10bits disponível, 24Hz é um preço baixo a se pagar - vai de cada usuário), RGB e intervalo completo.
Ajustes no menu:
- Brilho no 18. Esse valor aqui foi o que deu mais próximo aqui de 120 cm/m2 medido no colorímetro depois de balanceadas as cores. O recomendado seria deixar entre 80 a 120 cd/m2, valores mais baixos se usar o monitor no escuro e 120 cd/m2 se usa num ambiente iluminado.
- Contraste no 50 (não mexer no contraste).
- DCR Desligado. Isso muda completamente a calibração quando o monitor achar que deve. Semelhante ao que faziam as TVs plasmas, que era um parto para calibrar por conta dessa vontade própria do painel, que escureciam a tela quando imagem clara era mostrada. Agora com o contraste. O problema disso é que o cara que fez o conteúdo processou a imagem para ser vista daquele jeito, e o monitor zoou isso.
Estamos assumindo que o conteúdo que a gente consome é de qualidade já de entrada. Ou seja: qualquer processamento extra no sentido de cores / contraste / saturação / redução de ruído / nitidez vai sempre piorar a imagem.
- Gama 2.2
- Modo de imagem padrão (as opções desse modo são apenas valores pré-definidos das opções a seguir que vamos ajustar manualmente uma por uma).
- Temperatura de cor: do utilizador. Assim podemos escolher os valores de R, G e B separadamente. Idealmente queremos começar com uma imagem perfeitamente balanceada entre os três canais para que consigamos obter 6500K de temperatura de cor no final da calibração, o padrão da indústria. Assim o perfil do monitor a ser criado aproveita melhor a capacidade do monitor. Para isso é necessário um colorímetro externo e aí é que entra esse ajuste fino. Sem um calibrador externo, vai ser complicado ajustar manualmente, porque você não tem como medir isso. No meu computador a melhor combinação foi R49, G46 e B47. Eu notei que em certos valores eu podia aumentar a vontade e não acontecia nada, e as vezes quando diminuía de um certo valor o salto era um degrau muito alto. Só uma curiosidade. Mas sem um calibrador eu deixaria na temperatura de cor Caloroso (tradução errada do inglês "Warm", que é Quente) ou Normal (nunca na opção "Legal" - que vem do inglês "Cool", traduzida de forma errada que seria "Fria" kkk). Nas TVs a opção Quente (também chamada de modo Filme) é a que mais se aproxima do 6500K de balanço de branco.
- Matiz 50 (padrão)
- Saturação 50 (padrão)
- Baixa luz azul 0 (padrão)
- Nitidez: 50 (menos vai deixar embaçado, e mais vai criar artefatos falsos)
- Tempo de resposta: aqui deixo desligado, mas o overdrive que reduziria o tempo um pouco mais é a opção "alto". Mais acima no tópico foi discutido isso, dá pra fazer o teste do site do UFO. Aqui nao consegui ver diferença, mas os reviews apontam leve melhora no tempo de resposta.
- Redução de ruído: desligado (qualquer valor vai embaçar a imagem)
- Super resolução: desligado
- Controle luminoso dinâmico: desligado
E por último na opção outros:
- Freesync ligado (lembrar de habilitar dentro do painel da nvidia o gsync depois)
- HDR ligado (habilitando essa função, ele vai tornar cinza / desabilitar o ajuste de alguns itens no menu, mas dá pra ajustar o brilho ainda depois - falo a seguir). O HDR do windows continua desligado, não tem problema nenhum. Deixar essa opção ligada só facilita depois na hora de ligar o HDR.
Depois de feito isso o colorímetro vai medir uma séries de cores padronizadas e ajustar as cores individualmente para fazer com que as cores lidas sejam convertidas para os valores padrão que o programa diz pra ele que deve ser. Uso aqui o Colormunki display + o programa Displaycal. Aí o programa gera um arquivo .icc que é o perfil de calibração do monitor. Tem que ser recalibrado de tempos em tempos pois os leds vao cansando ao passar dos anos, mas coisa bem pouca, nada de mais. Sem um calibrador, sugiro rodar o assistente de calibração do próprio windows como uma alternativa, falha, mas talvez melhor que nada e pode dar um norte pelo menos.
Na barra de procura do windows do lado do menu iniciar, digite calibrar cores do vídeo e vai seguindo os passos.
Dá para conferir o resultado de alguns itens nesses dois sites de testes, siga as instruções por lá também:
www.lagom.nl
EIZO MONITOR TEST
www.eizo.be
Isso para conteúdo SDR. É bem complicado a calibração em conteúdo HDR ainda, nem me arrisco e nem sei se é padronizado isso ainda. Mas HDR se trata da maior diferença entre claros e escuro possível. Para isso, quanto maior o brilho do monitor, melhor. E ele é BEM luminoso para um monitor padrão. Então teoricamente devemos aumentar o brilho para o maior valor possível, mas o nivel 100 estourou algumas imagens padrão que vi no youtube então o melhor aqui foi deixar em um valor próximo do 80 (cabe mais testes ainda, só fiz um teste bem preliminar e raso, mas já ficou muito bom).
- Ligar o HDR no windows
- Ajustar dentro da opção de "configurações do windows hd color", "equilíbrio do brilho HDR/SDR" o slider para um valor próximo de 25 (para que seu desktop pareça o menos lavado possível - sempre zoa um pouco o conteúdo não HDR - aqui deixo em 24).
- Sem contar o botão do RGB nas costas do monitor, clicar no terceiro botão de cima para baixo que vai abrir direto a opção de brilho do monitor: mudar para 80.
- Setar para 10 bits caso não tenha setado ainda.
Pronto, teste algum jogo agora com HDR ligado, ou algum vídeo no youtube no Chrome (Firefox não suporta conteúdo HDR). Tem que aparecer escrito HDR em vemelho na config de qualidade do vídeo, se nao o vídeo não está em HDR tb. Alguns jogos tem o HDR muito mal implementado, fica o aviso, é difícil achar conteúdo bem feito.
Basicamente o que faço aqui para alternar entre HDR e SDR é: para navegação normal, edição de fotos, etc, HDR desligado no windows, brilho 18. Para jogar ou ver video em HDR, Ligar HDR no windows, brilho no 80.