Esse monitor que você usava é apenas 8 bits (16 milhões de cores, está na spec dele). Por mais que você setasse nas configs, não estava vendo o conteúdo a 12 bits. Não existe monitor convencional 12bits no mercado brasileiro. Uma tela 10bits consegue representar ~1 bilhão de tonalidades diferentes de cores, e uma tela 12 bits representaria cerca de 68 bilhões de tonalidades diferentes de cores.
Até poucos anos atrás não era trivial nem arranjar drivers para se usar 10 bits de cor (só nas placas gráficas para trabalho). Mesmo que tivesse a tela, usar propriamente os 10bits não era todos que podiam. Agora os drivers com 10bits felizmente já se popularizaram e não precisa ser só nas placas Quadro da vida.
Não, ele funciona em 8 também. Porém se você setar o brilho correto para perto do máximo (como deve fazer quando habilita o HDR, nesse monitor daria os 400, 450 nits), ele expande os extremos dos limites do máximo de valor do branco. E se você mantém o mesmo número de subdivisões de cores (bits) você pode começar a sentir um pouco de banding nos gradientes, degradês. Para isso serve os 10 bits, você tem muito mais steps de tonalidades e consequentemente degradês mais suaves.