[TÓPICO DEDICADO] Monitores ozone chegam ao brasil com 4 modelos fullhd e 1 qhd

Alguem aí sabe algo sobre ajustes de posição dele?
Incliniação por exemplo. Tô sentindo ele meio inclinado para baixo..

Ou só consigo isso com suporte de "Braço" ?

No modelo de 27" QHD IPS li algumas pessoas falando que é possível desligar os leds no menu, porém quando vc desliga o monitor e liga de novo (ou quando o PC entra em modo de suspensão e retorna) os leds voltam a acender.

Procede esta informação? Não tem como deixar esses leds permanentemente desligados não?

No modelo de 27" QHD IPS li algumas pessoas falando que é possível desligar os leds no menu, porém quando vc desliga o monitor e liga de novo (ou quando o PC entra em modo de suspensão e retorna) os leds voltam a acender.

Procede esta informação? Não tem como deixar esses leds permanentemente desligados não?
Não. Dizem que há como fazer isso abrindo o monitor apenas.
Tem que desligar sempre que ele é religado.

Meu setup é um ryzen 5600x , gtx 1660 super e um acer 144 hz full hd.

Passo só os fds em outra casa, resolvi comprar mais um monitor pra levar só o gabinete, já que os periféricos eu tenho mais de um.

Acabei comprando esse ozone 27 qhd hoje a tarde sem pensar muito, com o cupom + frete ficou 1562

Vcs acham que dá pra ir levando até eu conseguir trocar de placa de vídeo? Pensei em esperar a black friday, tentar uma 3060 ou 3060 ti.

Eu jogo alguns jogos single então não ligaria de estar com 60 fps, mas também jogo pubg onde mais fps vai fazer falta.

Se eu for rodar um jogo mais pesado, e colocar em 1080p para dar uma aliviada nesse monitor fica muito cagado?

Se vcs puderem dar opiniões, pq estou quase cancelando e recusando a entrega e pegando um asus 1080p que vi por 1100.

Depois troco de placa de vídeo e só depois parto pra um monitor melhor, vendendo esse acer que estou usando aqui.

Passo só os fds em outra casa, resolvi comprar mais um monitor pra levar só o gabinete, já que os periféricos eu tenho mais de um.

Acabei comprando esse ozone 27 qhd hoje a tarde sem pensar muito, com o cupom + frete ficou 1562

Vcs acham que dá pra ir levando até eu conseguir trocar de placa de vídeo? Pensei em esperar a black friday, tentar uma 3060 ou 3060 ti.

Eu jogo alguns jogos single então não ligaria de estar com 60 fps, mas também jogo pubg onde mais fps vai fazer falta.

Se eu for rodar um jogo mais pesado, e colocar em 1080p para dar uma aliviada nesse monitor fica muito cagado?

Se vcs puderem dar opiniões, pq estou quase cancelando e recusando a entrega e pegando um asus 1080p que vi por 1100.

Depois troco de placa de vídeo e só depois parto pra um monitor melhor, vendendo esse acer que estou usando aqui.

Da sim

1080p nele fica um pouco pior que um 1080p nativo, porém cara... São apenas 5 meses até a BF. Teve gente aí que estava esperando pra comprar placa de vídeo por 2 anos e faz uns 2 meses que começou a despencar.
Enfim, acho meio impossível você encontrar outro monitor com essas configurações por esse preço tão cedo, se não em uma promobug. Então fique com ele e de placa de vídeo, pra extrair bem, recomendo ir de 3060 ti pra cima e esquecer a 3060.

Depois de muita novela, recebi o monitor da última promoção. Liguei rapidamente há pouco e, aparentemente, tudo certo, sem defeitos. À noite analisarei melhor.

Rodar em 1080p no monitor QHD fica uma bosta.

Esgotado!!!

Compramos no momento certo, e pensar que quase comprei por 2k, no ali está 1921.

Vai ser difícil ter outra oportunidade dessas.

ele tem um ajuste de inclinação no suporte. Force um pouco pra inclinar ele que verá

Puuuutz, me salvou demais. Como é bem rígido fiquei com medo de não haver inclinação. Agora ficou BEM melhor. Obrigado amigão!!

caramba, eu sempre vi falarem que este ozone usava o painel nano ips da lg igual o dell s2721dgf e fui pesquisar, descobri que não, ele usa um painel panda conforme vcs podem ver nas especificações https://gamerslounge.mt/product/ozone-dsp27-ips-27-144hz-2k-monitor
Ele usa um painel Innolux igual ao do Acer Predator. Quem disse isso do nano ips? Passaram info errada.

Aqui você pode comparar os dois:

Ele usa um painel Innolux igual ao do Acer Predator. Quem disse isso do nano ips? Passaram info errada.

Aqui você pode comparar os dois:
onde vc viu que é innolux? no site que passei acima cita o panda, só ir nas especificações que falam até o modelo lá, esse panda é usado no aoc g2 tb

onde vc viu que é innolux? no site que passei acima cita o panda, só ir nas especificações que falam até o modelo lá, esse panda é usado no aoc g2 tb
Alguém aqui no fórum abriu ele e postou fotos.

Vou ver se caço o post.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@CaptainFantastic

Pessoal, incentivado por um colega aqui do fórum resolvi abrir meu monitor para checar o fabricante e o modelo do painel do Ozone 27 IPS.

O modelo do painel é: Innolux M270KCJ-K7E Rev C1.

Segue fotos abaixo que vou deixar para arquivo. Se alguém quiser abrir e desligar os leds, imagino que seja super simples também abrindo essa carcaça, mas não fui atrás disso. Apenas tirando os parafusos inferiores, só deslizar a carcaça para baixo e dá pra abrir bem tranquilo.

N1eZE5X.png

HR6slE2.png

putIKkR.png

1CZ8sER.png

Algumas infos sobre o painel se alguém quiser saber mais sobre: discussão no reddit

Esse painel Innolux M270KCJ-K7E do Ozone é o mesmo do Acer Nitro XV272U V, e o review do monitor que usa esse painel pode ser visto aqui:

edit:

Falei Acer Pretador mas quis dizer Acer Nitro. Mal o erro... é muita coisa pra lembrar.

Alguém aqui no fórum abriu ele e postou fotos.

Vou ver se caço o post.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@CaptainFantastic

edit:

Falei Acer Pretador mas quis dizer Acer Nitro. Mal o erro... é muita coisa pra lembrar.
ihhhh já vi que é uma bagunça só, devem fazer igual a aoc fez com um modelo dela, que usava um painel, quando ficou caro ou acabou estoque dele passou a usar outro, se duvidar eles trocam constantemente conforme tiver painel mais barato disponível com as especificações que eles aceitam

Alguém que recebeu esses monitores do lote novo abra e vejam se o painel continua o mesmo. A minha unidade comprei a quase 2 anos atrás. É só tirar os parafusos de baixo, não tem lacre nenhum.

Alguém que recebeu esses monitores do lote novo abra e vejam se o painel continua o mesmo. A minha unidade comprei a quase 2 anos atrás. É só tirar os parafusos de baixo, não tem lacre nenhum.
ihhhh já vi que é uma bagunça só, devem fazer igual a aoc fez com um modelo dela, que usava um painel, quando ficou caro ou acabou estoque dele passou a usar outro, se duvidar eles trocam constantemente conforme tiver painel mais barato disponível com as especificações que eles aceitam

Tai..

Adquirido há quase 2 meses.

@alfas

@CaptainFantastic

Em breve vou poder por ele e o Dell lado a lado. Se puder tiro fotos e posto aqui.

Em breve vou poder por ele e o Dell lado a lado. Se puder tiro fotos e posto aqui.

Boa. Ou seja, por enquanto não procede aquela info de painel Panda.

Quando o meu monitor chegou a um ano e meio atrás, postei um lado a lado com meu Dell U2715H também, junto com um relatório pré e pós calibração. Para quem tiver interesse está nesse post aqui (só abrir para ver as fotos e o Delta E medido para cada cor):

Meu monitor 27" IPS chegou hoje e por enquanto tudo rodando conforme esperado.

120Hz a 10bits com G-sync ativado via Display Port.

Antes de tudo apenas para reforçar: o suporte dele é uma porcaria, precisa de uma área bem grande na mesa. Vem com uma borrachinha colada com adesivo na ponta dos pés mas que sai fácil, cuidado.

Não encontrei nenhum dead pixel. O vazamento de luz é melhor que o esperado para um painel IPS. Soltei um pouquinho os parafusos de baixo e um dos parafusos melhorou um ponto de vazamento de luz, que sumiu. Os outros parafusos nada fizeram.

As fotos abaixo tentam mostrar os pequenos vazamentos antes e depois de desapertar o parafuso. As 4 quinas da tela aparecem mais claras na foto, mas nao sao vazamentos, são reflexos do LCD por conta da angulação da câmera. PS tem um calibrador pendurado bem no meio da tela:

f6XN5Ld.jpg

Tenho um outro monitor aqui que uso para fotografia consagrado já a muitos anos como um monitor excelente para edição de fotos e o vazamento de luz do Ozone é menor que o dele (mas ambos muito baixos). Essa é uma foto dos meus dois monitores e uma TV 4K basicona juntos com uma imagem 100% preta. A foto está escura representando o que se vê na realidade mesmo (se eu aumentasse o tempo de exposição os vazamentos iriam aparecer falsamente maiores):

Uuj527n.jpeg

Rodei um check com o calibrador no monitor conforme recebido e a calibração que vem de fábrica nele realmente não é nada perto de bom, mas após a calibração ficou excelente:

QhRDYAE.jpeg

Comparando o espaço de cor com meu Dell U2715H:

WLIMg7q.jpg

Esses valores são excepcionais para um monitor próprio para fotografia, e mais incríveis ainda quando presentes num monitor gamer, e surrealmente inacreditável pelo preço do pacote completo, considerando QHD, IPS 1ms, 144Hz, 10 bits, G-sync/Freesync e uma pitada de HDR de brinde.

Inicialmente eu buscava apenas um monitor full HD 144Hz para rodar alguns jogos enquanto manteria meu Dell como monitor principal, mas acabei levando um monitor bem melhor que ele. O Ozone já virou meu monitor principal mesmo para edição de fotos, nunca tinha mexido em monitores com mais de 60Hz e a sensação dos 120Hz é realmente muito boa. Quando vi as specs/preço desse monitor pareceu bom demais para ser verdade mas ele realmente está entregando tudo que foi prometido à primeira vista.

PS: Deixo abaixo um report completo de um segundo check no calibrador, o delta E parece muito melhor que no review dos gringos. Calibrei em 6500K, vou tentar calibrar novamente depois na temperatura de cor nativa dele para ver se melhora o Gamut):

dMZ2X5e.jpg

Rr2X4eN.jpg

dvMXKx3.jpg

Quando o meu monitor chegou a um ano e meio atrás, postei um lado a lado com meu Dell U2715H também, junto com um relatório pré e pós calibração. Para quem tiver interesse está nesse post aqui (só abrir para ver as fotos e o Delta E medido para cada cor):
Gostou mais do Ozone?

Eu não comprei o Dell 2721 por detalhe (conseguia por 2400). O receio com a marca "bruxa" (Ozone) era enorme mas estou mais do que satisfeito. Aliás, satisfeitíssimo.

E dizer que até esperava menos, o que ele entrega realmente é incrível pelo preço. Imagino para quem pegou naquelas promos de 1400.

E parabéns pelos posts. Tanto no que se refere ao painel quanto pelos comentários. Eu comprei o monitor por conta dos teus posts da época.

Como tu deixou nos specs do menu do monitor?

E tu usou algum icc profile?

O meu chega amanha, quero pegar uma boa calibração

caramba, eu sempre vi falarem que este ozone usava o painel nano ips da lg igual o dell s2721dgf e fui pesquisar, descobri que não, ele usa um painel panda conforme vcs podem ver nas especificações https://gamerslounge.mt/product/ozone-dsp27-ips-27-144hz-2k-monitor
Achei um erro na spec desse site, o site diz que o painel tem apenas 16 milhões de cores (8bits, sendo painel 6 bits + dithering). Quando na verdade o Ozone tem 1 bilhão de cores (10 bits, sendo painel 8 bits + dithering). Logo a spec desse site está errada, devem ter pegado a info desse painel erroneamente em algum lugar qualquer e postado sem conhecimento na página.

Gostou mais do Ozone?

Eu não comprei o Dell 2721 por detalhe (conseguia por 2400). O receio com a marca "bruxa" (Ozone) era enorme mas estou mais do que satisfeito. Aliás, satisfeitíssimo.

E dizer que até esperava menos, o que ele entrega realmente é incrível pelo preço. Imagino para quem pegou naquelas promos de 1400.

E parabéns pelos posts. Tanto no que se refere ao painel quanto pelos comentários. Eu comprei o monitor por conta dos teus posts da época.

Obrigado. Sem dúvidas, o Ozone é muito melhor. Tem espaço de cores maior que esse meu Dell Ultrasharp, vazamento e delta E ainda mais controlado, além de ser 10bits@120Hz, que permite um outro nível de jogatinas não possível no Dell U2715H. Tudo que o Dell Ultrasharp faz o Ozone também faz e faz ainda muito melhor, nada que falte nele. Usava o Dell como tela principal para fotografia, e mesmo para trabalho, só uso o Dell como segunda tela de apoio agora.

Na época eu peguei por 1700 e já foi um preção, quem pegou por 1400 não tem nada que chegue nem aos pés de comparação por esse preço. Quem tem dúvidas se ainda pega de fato não faz nem ideia da chance que tiveram nas mãos.

Muita gente fica com receio da marca, mas as specs são tops comparadas com qualquer monitor consagrado e ele não deixa de entregar nada do que promete.

Como tu deixou nos specs do menu do monitor?

E tu usou algum icc profile?

O meu chega amanha, quero pegar uma boa calibração

O ICC eu fiz com o meu colorímetro. Na verdade toda tela tem desvios para uma cor ou outra, se você pegar o ICC de algum lugar a maior chance é que não fique redondo. Tanto que o recomendado é não indicar nunca nenhum ICC de outra pessoa. Mas se quiser posso compartilhar meu ICC, aí você coloca e compara com o do outro site e vê qual fica melhor pra sua tela.

Tem uma série de ajustes que é preciso fazer antes, segue as specs e um pequeno roteiro que deixei abaixo:

Tem sim amigo, só tem uma coisa que é importante frisar antes de fazer isso: cada tela de cada monitor pode variar as cores um pouco de forma completamente diferente, alguns um pouco mais pro vermelho, outros pro azul, outros pro verde, e outros para uma combinação infinita deles. Então se caso o meu monitor estiver levemente inclinado pro verde e vermelho por exemplo, e o seu um pouco mais pro azul, a calibração que eu passar que deixou perfeito no meu vai piorar ainda mais o seu saca? É completamente normal essa variação mesmo dentro dos modelos mais caros do mercado. Mas dito isso, vamos lá:

Alguns ajustes manuais do monitor que influenciam abaixo.

Antes de começar:
- dentro do windows, deixar HDR desligado.
- Todas as opções de ajuste de cores e vídeo no painel da nvidia desligadas / deixar que o software decida - importante.
- Na aba de resolução do painel da Nvidia: profundidade de cor 32 bits, 10 bits por cor + 120Hz (a maioria pode deixar 8bpc + 144Hz se quiser. Mas se temos 10bits disponível, 24Hz é um preço baixo a se pagar - vai de cada usuário), RGB e intervalo completo.

Ajustes no menu:

- Brilho no 18. Esse valor aqui foi o que deu mais próximo aqui de 120 cm/m2 medido no colorímetro depois de balanceadas as cores. O recomendado seria deixar entre 80 a 120 cd/m2, valores mais baixos se usar o monitor no escuro e 120 cd/m2 se usa num ambiente iluminado.
- Contraste no 50 (não mexer no contraste).
- DCR Desligado. Isso muda completamente a calibração quando o monitor achar que deve. Semelhante ao que faziam as TVs plasmas, que era um parto para calibrar por conta dessa vontade própria do painel, que escureciam a tela quando imagem clara era mostrada. Agora com o contraste. O problema disso é que o cara que fez o conteúdo processou a imagem para ser vista daquele jeito, e o monitor zoou isso.

Estamos assumindo que o conteúdo que a gente consome é de qualidade já de entrada. Ou seja: qualquer processamento extra no sentido de cores / contraste / saturação / redução de ruído / nitidez vai sempre piorar a imagem.

- Gama 2.2
- Modo de imagem padrão (as opções desse modo são apenas valores pré-definidos das opções a seguir que vamos ajustar manualmente uma por uma).
- Temperatura de cor: do utilizador. Assim podemos escolher os valores de R, G e B separadamente. Idealmente queremos começar com uma imagem perfeitamente balanceada entre os três canais para que consigamos obter 6500K de temperatura de cor no final da calibração, o padrão da indústria. Assim o perfil do monitor a ser criado aproveita melhor a capacidade do monitor. Para isso é necessário um colorímetro externo e aí é que entra esse ajuste fino. Sem um calibrador externo, vai ser complicado ajustar manualmente, porque você não tem como medir isso. No meu computador a melhor combinação foi R49, G46 e B47. Eu notei que em certos valores eu podia aumentar a vontade e não acontecia nada, e as vezes quando diminuía de um certo valor o salto era um degrau muito alto. Só uma curiosidade. Mas sem um calibrador eu deixaria na temperatura de cor Caloroso (tradução errada do inglês "Warm", que é Quente) ou Normal (nunca na opção "Legal" - que vem do inglês "Cool", traduzida de forma errada que seria "Fria" kkk). Nas TVs a opção Quente (também chamada de modo Filme) é a que mais se aproxima do 6500K de balanço de branco.
- Matiz 50 (padrão)
- Saturação 50 (padrão)
- Baixa luz azul 0 (padrão)

- Nitidez: 50 (menos vai deixar embaçado, e mais vai criar artefatos falsos)
- Tempo de resposta: aqui deixo desligado, mas o overdrive que reduziria o tempo um pouco mais é a opção "alto". Mais acima no tópico foi discutido isso, dá pra fazer o teste do site do UFO. Aqui nao consegui ver diferença, mas os reviews apontam leve melhora no tempo de resposta.
- Redução de ruído: desligado (qualquer valor vai embaçar a imagem)
- Super resolução: desligado
- Controle luminoso dinâmico: desligado

E por último na opção outros:
- Freesync ligado (lembrar de habilitar dentro do painel da nvidia o gsync depois)
- HDR ligado (habilitando essa função, ele vai tornar cinza / desabilitar o ajuste de alguns itens no menu, mas dá pra ajustar o brilho ainda depois - falo a seguir). O HDR do windows continua desligado, não tem problema nenhum. Deixar essa opção ligada só facilita depois na hora de ligar o HDR.

Depois de feito isso o colorímetro vai medir uma séries de cores padronizadas e ajustar as cores individualmente para fazer com que as cores lidas sejam convertidas para os valores padrão que o programa diz pra ele que deve ser. Uso aqui o Colormunki display + o programa Displaycal. Aí o programa gera um arquivo .icc que é o perfil de calibração do monitor. Tem que ser recalibrado de tempos em tempos pois os leds vao cansando ao passar dos anos, mas coisa bem pouca, nada de mais. Sem um calibrador, sugiro rodar o assistente de calibração do próprio windows como uma alternativa, falha, mas talvez melhor que nada e pode dar um norte pelo menos.

Na barra de procura do windows do lado do menu iniciar, digite calibrar cores do vídeo e vai seguindo os passos.
Dá para conferir o resultado de alguns itens nesses dois sites de testes, siga as instruções por lá também:

Isso para conteúdo SDR. É bem complicado a calibração em conteúdo HDR ainda, nem me arrisco e nem sei se é padronizado isso ainda. Mas HDR se trata da maior diferença entre claros e escuro possível. Para isso, quanto maior o brilho do monitor, melhor. E ele é BEM luminoso para um monitor padrão. Então teoricamente devemos aumentar o brilho para o maior valor possível, mas o nivel 100 estourou algumas imagens padrão que vi no youtube então o melhor aqui foi deixar em um valor próximo do 80 (cabe mais testes ainda, só fiz um teste bem preliminar e raso, mas já ficou muito bom).

- Ligar o HDR no windows
- Ajustar dentro da opção de "configurações do windows hd color", "equilíbrio do brilho HDR/SDR" o slider para um valor próximo de 25 (para que seu desktop pareça o menos lavado possível - sempre zoa um pouco o conteúdo não HDR - aqui deixo em 24).
- Sem contar o botão do RGB nas costas do monitor, clicar no terceiro botão de cima para baixo que vai abrir direto a opção de brilho do monitor: mudar para 80.
- Setar para 10 bits caso não tenha setado ainda.

Pronto, teste algum jogo agora com HDR ligado, ou algum vídeo no youtube no Chrome (Firefox não suporta conteúdo HDR). Tem que aparecer escrito HDR em vemelho na config de qualidade do vídeo, se nao o vídeo não está em HDR tb. Alguns jogos tem o HDR muito mal implementado, fica o aviso, é difícil achar conteúdo bem feito.

Basicamente o que faço aqui para alternar entre HDR e SDR é: para navegação normal, edição de fotos, etc, HDR desligado no windows, brilho 18. Para jogar ou ver video em HDR, Ligar HDR no windows, brilho no 80.

Users who are viewing this thread

Voltar