[TÓPICO DEDICADO] MSI Afterburner - dúvidas, dicas e informações

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
Colaborador
msi-afterburner.jpg


O que é o MSI Afterburner?
O MSI Afterburner é um programa que da a possibilidade aos usuários de estarem efetuando overclocking em sua placa de vídeo de uma maneira rápida e fácil, com ele também podemos analisar enquanto jogamos a temperatura, uso e consumo de nossos componentes por exemplo, tudo na tela sem que tenhamos que minimizar o jogo para isso. O MSI Afterburner foi desenvolvido em conjunto com os desenvolvedores da MSI e com o desenvolvedor do RivaTuner, Alexey Nicolaychuk, e possui compatibilidade não só com placas da Nvidia e AMD como também placas de outras marcas além da MSI.

Como baixar e instalar o MSI Afterburner?
A maneira mais fácil e segura de baixar o programa é através do site oficial da própria MSI, que você poderá estar acessando através deste link. A instalação segue os modelos padrões de qualquer software, sem segredo algum.

Como monitorar os meus componentes utilizando o MSI Afterburner?
Display-2.png


Você gostaria de saber a que temperatura a sua placa opera enquanto você joga? ela está sendo totalmente usada? e o seu processador? a sua memória RAM, quantos GB um jogo consome enquanto você joga? a quantos frames você está jogando? é muito bom você saber essas informações enquanto joga, isso ajuda a identificar possíveis problemas por exemplo, as vezes no meio da jogatina você sente aqueles engasgos mas não sabe o porque, as vezes o seu processador esta com uma temperatura elevada fazendo com que os seus clocks sejam reduzidos, ou a sua placa de vídeo está "pegando fogo bicho" porque as fans pararam de girar e você nem sabia disso, você provavelmente iria ter que pausar o jogo, minimizar e ir procurar saber o que está acontecendo, com o MSI Afterburner você não precisará fazer isso, com apenas uma tecla do seu teclado você poderá estar trazendo a sua tela enquanto joga mesmo todas essas informações, temperatura da sua placa de vídeo e processador, porcentagem de uso, porcentagem de rotação das fans, uso de memória RAM e muito mais.

Para configurar é simples, mas antes de mais nada, você instalou o MSI Afterburner e o RTSS (Riva Tuner Statistics Server)? você precisará dos dois programadas para que tudo de certo. Se tudo estiver de acordo vamos começar, abra o seu MSI Afterburner e vá em configurações e em seguida em Monitoramento, lá você encontrará várias opções, dentre elas temos os Sensores de Monitoramento, é lá onde fica as opções de temperatura, uso e tudo mais. As que eu uso nos meus jogos são:

  • Temperatura da GPU​
  • Uso da GPU​
  • Uso de VRAM​
  • Frequência da GPU​
  • Frequência da Vram​
  • Velocidade da Ventoinha​
  • Temperatura da CPU​
  • Uso da CPU​
  • Frequência da CPU​
  • Uso de RAM​
  • Taxa de Quadros​
  • Tempos dos Quadros​

Para que a informação de temperatura da GPU apareça na sua tela por exemplo, você precisará seleciona-la com o mouse, e na parte de baixo onde está escrito Temperatura da GPU você precisará marcar a caixa onde está escrito Exibir informação na tela. como mostrado na imagem abaixo.

Kra0QnR.png

E você precisará fazer isso com as demais informações, Uso da GPU, Uso de VRAM e etc.. depois de você ter marcado todas as informações que deseja que sejam exibidas na sua tela não se esqueça de clicar em aplicar para que as alterações sejam salvas, agora é hora de configurar o RTSS, verifique se o RTSS está sendo executado na sua barra de tarefas, se ele não estiver lá você poderá abri-lo em C:\Program Files (x86)\RivaTuner Statistics Server.

dm3Nxmg.png

De um único clique no programa e ele irá abrir, certifique-se de deixa-lo da mesma maneira mostrada na imagem abaixo.

T9h1ujn.png

Tudo está pronto, MSI Afterburner configurado, RTSS configurado, agora é só abrir o jogo desejado e as informações estarão lá, faça um teste e veja se tudo está funcionando corretamente, tudo está ok? ótimo. Agora, você deve ter percebido que a sua placa nas informações pertence ao grupo GPU, temperatura e uso do processador fica no grupo CPU, VRAM como MEM e etc.. mas que tal dar uma organizada nisso? vá novamente em Monitoramento, clique em Temperatura da GPU, lá em baixo tem uma caixinha onde está escrito Renomear Sensor, clique nela e coloque o nome da sua placa, assim como mostrado na imagem abaixo.

GQuGOiq.png

Faça o mesmo com o processador, VRAM e RAM, isso deixará as informações mais organizadas e ficará mais bonito de se ver. :mr:

Agora, você não quer que as informações fiquem constantemente aparecendo enquanto joga, que tal configurar uma tecla de atalho para que as informações só apareçam quando desejar? vá em Informações na Tela nas configurações do MSI Afterburner, em Habilitar/Desabilitar informações na tela escolha a tecla desejada como atalho, como mostrado na imagem abaixo, pronto, agora toda vez que você precionar a tecla de atalho as informações serão exibidas ou escondidas na sua tela.

y8dA20S.png

Mais configurações estão disponíveis para você testar, como mudar a cor das informações, espaçamento, novas informações na tela e muito mais, eu mostrei apenas o básico e acredito que seja o escenssial, mas nada os lhe impede de testar outras coisas.

O que é overclocking? é seguro fazer? compensa fazer?
De uma maneira simples de explicar, overclocking seria a pratica de estar extraindo mais desempenho do seu componente em relação as configurações de fábrica. Agora, é seguro fazer? nos modelos mais atuais de placas de vídeos temos diversas tecnologias que nos auxiliam a evitar dor de cabeça, desde o aumento automático da rotação das fans até o desligamento da própria placa, então sim, é seguro, desde que você não tente burlar estes sistemas de segurança. E compensa fazer overclocking? depende, os ganhos que você terá ao fazer overclocking irão variar de jogo para jogo, em alguns jogos vocês terão bons resultados já em outros não, então não existe um número exato que eu possa lhe dar, cabe a você testar jogo por jogo e tirar suas próprias conclusões, agora, tenham em mente que ao extrair mais do seu componente você terá 3 principais pontos negativos, primeiro é o aumento de consumo, segundo é o aumento de calor e por terceiro é a degradação da vida útil do componente.

Como diminuir a temperatura da minha placa?
Como dito anteriormente, fazer overclocking em sua placa de vídeo resultará em um aumento de temperatura, e temperatura é o nosso inimigo número 1 aqui, é ela que dita o quão estável o seu overclocking ficará e até onde você poderá "empurrar" a sua placa, então antes de mais nada, o seu gabinete é bem refrigerado? a sua placa possui um bom sistema de refrigeração? porque caso contrário você terá dores de cabeça ao tentar efetuar overclocking em sua placa.

Um gabinete bem refrigerado é aquele que consegue proporcionar um bom fluxo de ar, ele consegue puxar o ar mais frio de fora para dentro e extrair o ar quente de dentro para fora, isso graças não só a quantidade de fans do gabinete mas como também a sua qualidade, e isso obviamente impactará na temperatura da sua placa. Temos um tópico aqui no fórum onde você poderá entender mais a respeito, segue o link.

Uma placa de vídeo com um bom sistema de refrigeração entende-se por uma placa que consegue extrair o calor gerado com eficiência, isso graças a fans de qualidade, quantidade de fans, temos modelos de 2 até 3 fans, ou até mesmo placas com refrigeração liquida, e claro, uma boa construção de dissipação térmica.

Agora, você possui um gabinete bem refrigerado, uma placa com uma boa qualidade de dissipação de calor, ah, e claro, ambos limpos, pó em excesso é prejudicial ao seu PC e poderá fazer com que você obtenha uma elevação de temperatura, e mesmo assim você não está satisfeito com as suas temperaturas, tem como fazer alguma coisa? sim, você poderá aumentar a rotação das fans da sua placa de vídeo, a maioria das placas por padrão (acredito eu) priorizam redução de ruído ao custo de uma temperatura um pouco mais elevada, mas, como mudar isso? é muito simples na realidade.

Clique na opção de configurações no seu MSI Afterburner, nas propriedades do MSI Afterburner vá em Ventoinha e habilite a caixa onde diz "Habilitar perfil para controle automático da ventoinha", como demonstrado na imagem abaixo.

Lhx8KWI.png

Pronto, agora você terá um melhor controle sobre as suas fans, do lado esquerdo você possui a porcentagem de rotação das fans, e logo abaixo você possui a temperatura da sua placa, agora é só criar uma curva e escolher a que velocidade você quer que as suas fans girem de acordo com a temperatura alcançada, eu acredito que a maioria das placas mais atuais possuem uma margem limite de até uns 85°, acima disso não é recomendável operar, eu por exemplo deixo a minha curva no padrão e nunca tive problemas com isso, a minha placa geralmente não passa dos 70° enquanto jogo, agora se você está sofrendo com algum problema de temperatura eu recomendo que você crie uma curva mais "agressiva", isso fará toda a diferença na temperatura da sua placa e ajudará no seu overclocking, tente encontrar um equilíbrio entre rotação de fans e barulho gerado.

Como fazer overclocking utilizando o MSI Afterburner?
Se você utiliza alguma placa de vídeo da Nvidia da série GTX 10x0 ou as RTX 20x0 existem duas possibilidades de estar efetuando overclocking, você tem a opção automática através do OC Scanner ou a opção manual através dos sliders, se você possui placa da AMD ou placas da Nvidia de outras séries existe apenas a opção manual através dos sliders.

Overclocking automático através do OC Scanner: o OC Scanner é uma ferramenta que foi desenvolvida pela Nvidia para ser utilizada em suas placas da série RTX 20x0, e posteriormente ganhou suporte as GTX 10x0, com apenas alguns cliques você poderá estar dando um boost na sua placa, é a maneira mais simples e rápida de estar efetuando overclocking, indicada principalmente a quem não possui muita experiência com OC (não que seja algo muito difícil) e para quem assim como eu não tem muita paciência.

Antes de você estar efetuando o overclocking com o OC Scanner você precisará habilitar o controle e monitoramento da voltagem da sua placa, é só marcar as duas caixas mostradas na imagem abaixo e clicar em aplicar.

afterburner-20181105-1.png


Depois disso você precisará colocar os sliders do core voltage, power limit e temp. limit todos para a direita, como mostrado na imagem abaixo, após clique no botão de aplicar (aquele sinal de check abaixo do Fan Speed) para que as mudanças sejam salvas.

afterburner-20181105-2.png


A seguir clique no símbolo que aparece ao lado do Core Clock, abrirá uma nova janela e no canto direito superior terá a opção do OC Scanner, clique nele como mostrado na imagem abaixo.

afterburner-20181105-3.png

Ao abri-lo você irá se deparar com uma nova janela contendo duas opções na parte inferior direita, sendo elas: Test e Scan, clique no Scan e o processo de overclocking automático começará, o algoritmo irá determinar a frequência mais alta e estável em 4 diferentes níveis de voltagem, este processo provavelmente levará algum tempo até a sua conclusão, então tenham um pouco de paciência, após o seu termino o valor em Core Clock agora aparecerá como "Curve" ao invés de números, clique novamente na opção de aplicar (sinal de check abaixo do Fan Speed) para que as alterações sejam salvas.

Após isso, é recomendável que você execute um teste de confiabilidade de overclocking, você poderá estar fazendo isso através da opção Test, aquela ao lado do Scan no OC Scanner, clique nela e depois de alguns minutos você receberá um resultado, aparentemente na maioria das vezes você receberá um resultado com 90% de confiabilidade, caso contrário qualquer resultado acima de 60% está bom.

afterburner-20181105-5.png

Overclocking manual através dos sliders: enquanto o OC automático é a maneira mais rápida e fácil de estar efetuando overclocking na sua placa de vídeo, ela não é a melhor maneira para quem busca obter o melhor desempenho possível na maioria dos casos, isso você conseguirá apenas através do overclocking manual, mas, como fazer? é difícil? não, não é difícil, mas você terá que ter um pouco de paciência e atenção.

Antes de mais nada você precisará habilitar o controle e monitoramento de voltagem da sua placa de vídeo, só marcar as duas caixas como mostrado na imagem abaixo.

afterburner-20181105-1.png


Após, você poderá começar a se "aventurar" nos sliders, o ideal é você aumentar o Core Clock de 10 em 10 e o Memory Clock de 50 em 50, sempre aos poucos, isso é bom para ver como o seu sistema irá reagir, coloque em +10 o seu Core Clock e em +50 o Memory Clock, clique em aplicar, abra o seu jogo, clique na tecla de atalho para mostrar as informações do sistema na sua tela como mostrado no guia acima, e fique de olho como a sua placa reagirá a essa mudança, principalmente as temperaturas, se você ver que está tudo ok, temperaturas ok, o jogo não crashou ou apresentou artefatos, então você poderá aumentar mais 10 no Core Clock e mais 50 no Memory Clock, faça isso até eventualmente o seu jogo crashar e mostrar uma janela de erro ou você ver que a placa de vídeo está esquentando de mais, se o seu jogo crashar saiba que isso é algo normal, isso só demostra que a sua placa ficou instável e chegou no limite, se isso acontecer é recomendável que você reinicie o seu PC para que o driver de vídeo volte a funcionar sem problemas.

Crashes poderão ocorrer por diversos motivos, os mais comuns é que a sua placa sofreu com instabilidades devido ao overclocking ou que o "boost" pretendido no Core Clock ou no Memory Clock não puderem ser mantidos pela voltagem atual da GPU, problema este que poderá ser solucionado se você aumentar aos poucos o Core Voltage da sua placa de vídeo, agora, tenham em mente que fazendo isso a sua placa irá esquentar ainda mais, então só façam isso se vocês tiverem uma boa margem de temperatura para trabalhar, caso contrário o recomendável é diminuir o Core Clock ou o Memory Clock, se o seu Core Clock por exemplo ficou instável aos +70, tente coloca-lo em +50, isso dará uma boa margem para a sua placa de vídeo, e no Memory Clock tente diminiur de 100 em 100. Pela minha experiência em overclocking utilizando o MSI Afterburner geralmente crashes com telas pretas indicam que o Core Clock é o problema, enquanto artefatos na tela indicam que o Memory Clock é o problema.

Basicamente overclocking manual utilizando o MSI Afterburner é isso, ir subindo o seu Core Clock e Memory Clock ao poucos, achar um valor que fique confortável e que lhe de uma boa margem de temperatura e segurança, tenham em mente que nem sempre o valor estável irá continuar estável por muito tempo, por isso é bom que sempre quando você achar um número que fique estável você de ainda mais uma certa folga para evitar problemas mais a frente.

Como salvar configurações em slots de perfis no MSI Afterburner?

Como mencionado anteriormente, cada jogo se comporta de uma maneira diferente ao fazer overclocking, alguns jogos possum um ganho considerável ao aumentar o Core Clock, outros o Memory Clock, já outros você terá um ganho ridículo de baixo em ambos ou em um deles. Então sendo assim é bom a cada jogo você criar um perfil de overclocking diferente, e é muito simples você fazer isso, você consegue guardar até 5 perfis de overclocking no MSI Afterburner.

Escolha as confiurações que você deseja salvar, clique no simbolo do disquete ao lado do número 5 em Profile, como mostrado na imagem abaixo.

7Qlssdm.png

Após selecione um dos 5 slots para salvar as suas configurações, e pronto, depois é escolher o slot que você quer usar as configurações e clicar em aplicar. Você também poderá colocar uma tecla de atalho para que o perfil desejado seja carregado sem que você tenha que minimizar o seu jogo para fazer isso.

Vá em Configurações, Propriedades do MSI Afterburner, Perfis, e escolha a tecla desejada de acordo com o perfil em Atalhos, como mostrado na imagem abaixo.

MHhRxxh.png

 
Última edição:
Excelente, parabéns pela iniciativa eu mesmo em anos mexendo com Hardware sempre me confundia com algumas coisas no Afterburner rs, ainda confundo pra falar a verdade mas esse tutorial me ajudou e muito, veja se consegue colocar pra fazer Undervolt.

Abraços.
 
Excelente, parabéns pela iniciativa eu mesmo em anos mexendo com Hardware sempre me confundia com algumas coisas no Afterburner rs, ainda confundo pra falar a verdade mas esse tutorial me ajudou e muito, veja se consegue colocar pra fazer Undervolt.

Abraços.

valeu, é a próxima coisa na lista na realidade, eu estou desde as 2 da tarde mais ou menos fazendo esse tópico, vou deixar isso para amanha talvez.. :bat:
 
Gosto muito desse programa, é uma pena que ele, do nada, parou de funcionar aqui. Simplesmente não consigo mais executá-lo porque sempre dá esse erro:

erro-c.png


- Já atualizei o Driver de vídeo para a última versão, pois vi em alguns locais falando que podia ter relação com o driver de vídeo
- Já desinstalei e reinstalei o MSIAfterburner
- Já reinstalei todas as versões do Visual C++ X86 e X64

c-instaladas.png


Enquanto não consigo encontrar uma solução pra esse problema, tive que desinstalá-lo aqui e ir usando o EVGA Precision, mas ainda prefiro o MSIAfterburner
 
Última edição:
Olha, agora a pouco estava procurando algum tutorial sobre o msi afterburner e o primeiro link foi o seu, está excelente. Pra quem não manja do afterburner, seu tutorial foi perfeito, super detalhado, altamente explicativo, ensinou apenas o necessário pra o usuário ter todas as opções necessárias na tela, valeu amigo pelo tuto! :joia:
 
Gosto muito desse programa, é uma pena que ele, do nada, parou de funcionar aqui. Simplesmente não consigo mais executá-lo porque sempre dá esse erro:

erro-c.png


- Já atualizei o Driver de vídeo para a última versão, pois vi em alguns locais falando que podia ter relação com o driver de vídeo
- Já desinstalei e reinstalei o MSIAfterburner
- Já reinstalei todas as versões do Visual C++ X86 e X64

c-instaladas.png


Enquanto não consigo encontrar uma solução pra esse problema, tive que desinstalá-lo aqui e ir usando o EVGA Precision, mas ainda prefiro o MSIAfterburner

o MSI Afterburner usa o VC++ de 2008, então eu recomendaria a você desinstalar todos os VC++ e reinstalar só a versão de 2008.

 
Algo que gostei demais no afterburner, que vc citou no tutorial, foi a questão de controle da rotação das fans da gpu. Meu, que negócio foda, funciona perfeitamente.

Minha gpu é uma RTX 2060 White EX da Galax, acho escroto essa configuração de rotação de fans que a galax usa, prezando por silêncio, ferra demais a temperatura. Estava testando a 2060, pois desde a compra dela a umas duas semanas não tinha jogado nada, hoje rodei um RE2 Remake, com quase tudo no talo, 6gb de vram dela tá no limite, tive que aliviar algumas coisas, mas em boa parte tá tudo no máximo, 1080p e em tela cheia, com fps variável e em 120hz.

A temperatura pulou pra +80ºC de cara, fui ver a rotação das fans e tava entre 45~50%, então pelo que vi só em 100% que esse troço usa mais de 80% da rotação :mesa:

Mas foi só ativar o do afterburner e resolveu o problema, agora gpu não passa de 70ºC, super satisfeito.
 
o MSI Afterburner usa o VC++ de 2008, então eu recomendaria a você desinstalar todos os VC++ e reinstalar só a versão de 2008.


Tentei fazer isso também, mas nem consigo desinstalar algumas versões do Visual C++ , a maioria que tento desinstalar dá esse erro:

erro-visual-c.jpg
 
to tendo problemas ao fazer OC scan, recebo essa msg de erro:


alguem sabe o que pode ser?
 
to tendo problemas ao fazer OC scan, recebo essa msg de erro:


alguem sabe o que pode ser?


O OC Scanner agora é integrado aos drives da Nvidia e funciona apenas nas séries RTX 2000 e 3000. Para funcionar na serie Pascal é preciso reverter para drives mais antigo a partir de 455.
 
msi-afterburner.jpg



O MSI Afterburner é um programa que possibilita aos usuários estarem efetuando overclocking em sua placa de vídeo de uma maneira rápida e fácil, com ele também podemos analisar enquanto jogamos a temperatura, uso e consumo de nossos componentes por exemplo, tudo na tela sem que tenhamos que minimizar o jogo para isso. O MSI Afterburner foi desenvolvido em conjunto com os desenvolvedores da MSI e com o desenvolvedor do RivaTuner, Alexey Nicolaychuk, e possui compatibilidade não só com placas da Nvidia e AMD como também placas de outras marcas além da MSI.


A maneira mais fácil e segura de baixar o programa é através do site oficial da própria MSI, que você poderá estar acessando através deste link. A instalação segue os modelos padrões de qualquer software, sem segredo algum.


Display-2.png


Você gostaria de saber a que temperatura a sua placa opera enquanto você joga? ela está sendo totalmente usada? e o seu processador? a sua memória RAM, quantos GB um jogo consome enquanto você joga? a quantos frames você está jogando? é muito bom você saber essas informações enquanto joga, isso ajuda a identificar possíveis problemas por exemplo, as vezes no meio da jogatina você sente aqueles engasgos mas não sabe o porque, as vezes o seu processador esta com uma temperatura elevada fazendo com que os seus clocks sejam reduzidos, ou a sua placa de vídeo está "pegando fogo bicho" porque as fans pararam de girar e você nem sabia disso, você provavelmente iria ter que pausar o jogo, minimizar e ir procurar saber o que está acontecendo, com o MSI Afterburner você não precisará fazer isso, com apenas uma tecla do seu teclado você poderá estar trazendo a sua tela enquanto joga mesmo todas essas informações, temperatura da sua placa de vídeo e processador, porcentagem de uso, porcentagem de rotação das fans, uso de memória RAM e muito mais.

Para configurar é simples, mas antes de mais nada, você instalou o MSI Afterburner e o RTSS (Riva Tuner Statistics Server)? você precisará dos dois programadas para que tudo de certo. Se tudo estiver de acordo vamos começar, abra o seu MSI Afterburner e vá em configurações e em seguida em Monitoramento, lá você encontrará várias opções, dentre elas temos os Sensores de Monitoramento, é lá onde fica as opções de temperatura, uso e tudo mais. As que eu uso nos meus jogos são:

  • Temperatura da GPU​
  • Uso da GPU​
  • Uso de VRAM​
  • Frequência da GPU​
  • Frequência da Vram​
  • Velocidade da Ventoinha​
  • Temperatura da CPU​
  • Uso da CPU​
  • Frequência da CPU​
  • Uso de RAM​
  • Taxa de Quadros​
  • Tempos dos Quadros​

Para que a informação de temperatura da GPU apareça na sua tela por exemplo, você precisará seleciona-la com o mouse, e na parte de baixo onde está escrito Temperatura da GPU você precisará marcar a caixa onde está escrito Exibir informação na tela. como mostrado na imagem abaixo.

Kra0QnR.png

E você precisará fazer isso com as demais informações, Uso da GPU, Uso de VRAM e etc.. depois de você ter marcado todas as informações que deseja que sejam exibidas na sua tela não se esqueça de clicar em aplicar para que as alterações sejam salvas, agora é hora de configurar o RTSS, verifique se o RTSS está sendo executado na sua barra de tarefas, se ele não estiver lá você poderá abri-lo em C:\Program Files (x86)\RivaTuner Statistics Server.

dm3Nxmg.png

De um único clique no programa e ele irá abrir, certifique-se de deixa-lo da mesma maneira mostrada na imagem abaixo.

T9h1ujn.png

Tudo está pronto, MSI Afterburner configurado, RTSS configurado, agora é só abrir o jogo desejado e as informações estarão lá, faça um teste e veja se tudo está funcionando corretamente, tudo está ok? ótimo. Agora, você deve ter percebido que a sua placa nas informações pertence ao grupo GPU, temperatura e uso do processador fica no grupo CPU, VRAM como MEM e etc.. mas que tal dar uma organizada nisso? vá novamente em Monitoramento, clique em Temperatura da GPU, lá em baixo tem uma caixinha onde está escrito Renomear Sensor, clique nela e coloque o nome da sua placa, assim como mostrado na imagem abaixo.

GQuGOiq.png

Faça o mesmo com o processador, VRAM e RAM, isso deixará as informações mais organizadas e ficará mais bonito de se ver. :mr:

Agora, você não quer que as informações fiquem constantemente aparecendo enquanto joga, que tal configurar uma tecla de atalho para que as informações só apareçam quando desejar? vá em Informações na Tela nas configurações do MSI Afterburner, em Habilitar/Desabilitar informações na tela escolha a tecla desejada como atalho, como mostrado na imagem abaixo, pronto, agora toda vez que você precionar a tecla de atalho as informações serão exibidas ou escondidas na sua tela.

y8dA20S.png

Mais configurações estão disponíveis para você testar, como mudar a cor das informações, espaçamento, novas informações na tela e muito mais, eu mostrei apenas o básico e acredito que seja o escenssial, mas nada os lhe impede de testar outras coisas.


De uma maneira simples de explicar, overclocking seria a pratica de estar extraindo mais desempenho do seu componente em relação as configurações de fábrica. Agora, é seguro fazer? nos modelos mais atuais de placas de vídeos temos diversas tecnologias que nos auxiliam a evitar dor de cabeça, desde o aumento automático da rotação das fans até o desligamento da própria placa, então sim, é seguro, desde que você não tente burlar estes sistemas de segurança. E compensa fazer overclocking? depende, os ganhos que você terá ao fazer overclocking irão variar de jogo para jogo, em alguns jogos vocês terão bons resultados já em outros não, então não existe um número exato que eu possa lhe dar, cabe a você testar jogo por jogo e tirar suas próprias conclusões, agora, tenham em mente que ao extrair mais do seu componente você terá 3 principais pontos negativos, primeiro é o aumento de consumo, segundo é o aumento de calor e por terceiro é a degradação da vida útil do componente.


Como dito anteriormente, fazer overclocking em sua placa de vídeo resultará em um aumento de temperatura, e temperatura é o nosso inimigo número 1 aqui, é ela que dita o quão estável o seu overclocking ficará e até onde você poderá "empurrar" a sua placa, então antes de mais nada, o seu gabinete é bem refrigerado? a sua placa possui um bom sistema de refrigeração? porque caso contrário você terá dores de cabeça ao tentar efetuar overclocking em sua placa.

Um gabinete bem refrigerado é aquele que consegue proporcionar um bom fluxo de ar, ele consegue puxar o ar mais frio de fora para dentro e extrair o ar quente de dentro para fora, isso graças não só a quantidade de fans do gabinete mas como também a sua qualidade, e isso obviamente impactará na temperatura da sua placa. Temos um tópico aqui no fórum onde você poderá entender mais a respeito, segue o link.

Uma placa de vídeo com um bom sistema de refrigeração entende-se por uma placa que consegue extrair o calor gerado com eficiência, isso graças a fans de qualidade, quantidade de fans, temos modelos de 2 até 3 fans, ou até mesmo placas com refrigeração liquida, e claro, uma boa construção de dissipação térmica.

Agora, você possui um gabinete bem refrigerado, uma placa com uma boa qualidade de dissipação de calor, ah, e claro, ambos limpos, pó em excesso é prejudicial ao seu PC e poderá fazer com que você obtenha uma elevação de temperatura, e mesmo assim você não está satisfeito com as suas temperaturas, tem como fazer alguma coisa? sim, você poderá aumentar a rotação das fans da sua placa de vídeo, a maioria das placas por padrão (acredito eu) priorizam redução de ruído ao custo de uma temperatura um pouco mais elevada, mas, como mudar isso? é muito simples na realidade.

Clique na opção de configurações no seu MSI Afterburner, nas propriedades do MSI Afterburner vá em Ventoinha e habilite a caixa onde diz "Habilitar perfil para controle automático da ventoinha", como demonstrado na imagem abaixo.

Lhx8KWI.png

Pronto, agora você terá um melhor controle sobre as suas fans, do lado esquerdo você possui a porcentagem de rotação das fans, e logo abaixo você possui a temperatura da sua placa, agora é só criar uma curva e escolher a que velocidade você quer que as suas fans girem de acordo com a temperatura alcançada, eu acredito que a maioria das placas mais atuais possuem uma margem limite de até uns 85°, acima disso não é recomendável operar, eu por exemplo deixo a minha curva no padrão e nunca tive problemas com isso, a minha placa geralmente não passa dos 70° enquanto jogo, agora se você está sofrendo com algum problema de temperatura eu recomendo que você crie uma curva mais "agressiva", isso fará toda a diferença na temperatura da sua placa e ajudará no seu overclocking, tente encontrar um equilíbrio entre rotação de fans e barulho gerado.


Se você utiliza alguma placa de vídeo da Nvidia da série GTX 10x0 ou as RTX 20x0 existem duas possibilidades de estar efetuando overclocking, você tem a opção automática através do OC Scanner ou a opção manual através dos sliders, se você possui placa da AMD ou placas da Nvidia de outras séries existe apenas a opção manual através dos sliders.

Overclocking automático através do OC Scanner: o OC Scanner é uma ferramenta que foi desenvolvida pela Nvidia para ser utilizada em suas placas da série RTX 20x0, e posteriormente ganhou suporte as GTX 10x0, com apenas alguns cliques você poderá estar dando um boost na sua placa, é a maneira mais simples e rápida de estar efetuando overclocking, indicada principalmente a quem não possui muita experiência com OC (não que seja algo muito difícil) e para quem assim como eu não tem muita paciência.

Antes de você estar efetuando o overclocking com o OC Scanner você precisará habilitar o controle e monitoramento da voltagem da sua placa, é só marcar as duas caixas mostradas na imagem abaixo e clicar em aplicar.

afterburner-20181105-1.png


Depois disso você precisará colocar os sliders do core voltage, power limit e temp. limit todos para a direita, como mostrado na imagem abaixo, após clique no botão de aplicar (aquele sinal de check abaixo do Fan Speed) para que as mudanças sejam salvas.

afterburner-20181105-2.png


A seguir clique no símbolo que aparece ao lado do Core Clock, abrirá uma nova janela e no canto direito superior terá a opção do OC Scanner, clique nele como mostrado na imagem abaixo.

afterburner-20181105-3.png

Ao abri-lo você irá se deparar com uma nova janela contendo duas opções na parte inferior direita, sendo elas: Test e Scan, clique no Scan e o processo de overclocking automático começará, o algoritmo irá determinar a frequência mais alta e estável em 4 diferentes níveis de voltagem, este processo provavelmente levará algum tempo até a sua conclusão, então tenham um pouco de paciência, após o seu termino o valor em Core Clock agora aparecerá como "Curve" ao invés de números, clique novamente na opção de aplicar (sinal de check abaixo do Fan Speed) para que as alterações sejam salvas.

Após isso, é recomendável que você execute um teste de confiabilidade de overclocking, você poderá estar fazendo isso através da opção Test, aquela ao lado do Scan no OC Scanner, clique nela e depois de alguns minutos você receberá um resultado, aparentemente na maioria das vezes você receberá um resultado com 90% de confiabilidade, caso contrário qualquer resultado acima de 60% está bom.

afterburner-20181105-5.png

Overclocking manual através dos sliders: enquanto o OC automático é a maneira mais rápida e fácil de estar efetuando overclocking na sua placa de vídeo, ela não é a melhor maneira para quem busca obter o melhor desempenho possível na maioria dos casos, isso você conseguirá apenas através do overclocking manual, mas, como fazer? é difícil? não, não é difícil, mas você terá que ter um pouco de paciência e atenção.

Antes de mais nada você precisará habilitar o controle e monitoramento de voltagem da sua placa de vídeo, só marcar as duas caixas como mostrado na imagem abaixo.

afterburner-20181105-1.png


Após, você poderá começar a se "aventurar" nos sliders, o ideal é você aumentar o Core Clock de 10 em 10 e o Memory Clock de 50 em 50, sempre aos poucos, isso é bom para ver como o seu sistema irá reagir, coloque em +10 o seu Core Clock e em +50 o Memory Clock, clique em aplicar, abra o seu jogo, clique na tecla de atalho para mostrar as informações do sistema na sua tela como mostrado no guia acima, e fique de olho como a sua placa reagirá a essa mudança, principalmente as temperaturas, se você ver que está tudo ok, temperaturas ok, o jogo não crashou ou apresentou artefatos, então você poderá aumentar mais 10 no Core Clock e mais 50 no Memory Clock, faça isso até eventualmente o seu jogo crashar e mostrar uma janela de erro ou você ver que a placa de vídeo está esquentando de mais, se o seu jogo crashar saiba que isso é algo normal, isso só demostra que a sua placa ficou instável e chegou no limite, se isso acontecer é recomendável que você reinicie o seu PC para que o driver de vídeo volte a funcionar sem problemas.

Crashes poderão ocorrer por diversos motivos, os mais comuns é que a sua placa sofreu com instabilidades devido ao overclocking ou que o "boost" pretendido no Core Clock ou no Memory Clock não puderem ser mantidos pela voltagem atual da GPU, problema este que poderá ser solucionado se você aumentar aos poucos o Core Voltage da sua placa de vídeo, agora, tenham em mente que fazendo isso a sua placa irá esquentar ainda mais, então só façam isso se vocês tiverem uma boa margem de temperatura para trabalhar, caso contrário o recomendável é diminuir o Core Clock ou o Memory Clock, se o seu Core Clock por exemplo ficou instável aos +70, tente coloca-lo em +50, isso dará uma boa margem para a sua placa de vídeo, e no Memory Clock tente diminiur de 100 em 100. Pela minha experiência em overclocking utilizando o MSI Afterburner geralmente crashes com telas pretas indicam que o Core Clock é o problema, enquanto artefatos na tela indicam que o Memory Clock é o problema.

Basicamente overclocking manual utilizando o MSI Afterburner é isso, ir subindo o seu Core Clock e Memory Clock ao poucos, achar um valor que fique confortável e que lhe de uma boa margem de temperatura e segurança, tenham em mente que nem sempre o valor estável irá continuar estável por muito tempo, por isso é bom que sempre quando você achar um número que fique estável você de ainda mais uma certa folga para evitar problemas mais a frente.


Como mencionado anteriormente, cada jogo se comporta de uma maneira diferente ao fazer overclocking, alguns jogos possum um ganho considerável ao aumentar o Core Clock, outros o Memory Clock, já outros você terá um ganho ridículo de baixo em ambos ou em um deles. Então sendo assim é bom a cada jogo você criar um perfil de overclocking diferente, e é muito simples você fazer isso, você consegue guardar até 5 perfis de overclocking no MSI Afterburner.

Escolha as confiurações que você deseja salvar, clique no simbolo do disquete ao lado do número 5 em Profile, como mostrado na imagem abaixo.

7Qlssdm.png

Após selecione um dos 5 slots para salvar as suas configurações, e pronto, depois é escolher o slot que você quer usar as configurações e clicar em aplicar. Você também poderá colocar uma tecla de atalho para que o perfil desejado seja carregado sem que você tenha que minimizar o seu jogo para fazer isso.

Vá em Configurações, Propriedades do MSI Afterburner, Perfis, e escolha a tecla desejada de acordo com o perfil em Atalhos, como mostrado na imagem abaixo.

MHhRxxh.png


___________________________________________________________​



Bom, eu acho que é isso, provavelmente eu irei adicionar mais informações e farei algumas correções no tópico posteriormente, eu gostaria da sugestão e dicas de vocês, o que vocês acham que deveria ser adicionado ou corrigido no tópico, no mais, beijos. :safadao:

boa tarde recentemente adquirir uma gtx 1660 super gigabyte oc, sai de uma rx570 4gb sapphire nitro+.
salto de desempenho sem igual porem tambem foi um salto de temperatura, a1660 super ta passando dos 85c sendo que rx nao passava de 65c . alguem pode me da uma luz sobre o que fazer para abaixar essa temperatura . desde ja agradeço
 
Tem algo que eu deva fazer pra forçar o limitador de frames do RivaTuner a ficar ligado quando iniciar o sistema?

O meu de uns tempos pra cá tá sempre desligado, a não ser que eu me lembre de apertar o atalho que liga o limitador (Ctrl+L), e eu nunca me lembro.
 
Uso o MSI Afterburner / RivaTuner desde o ano passado (e está atualizado, na última versão disponibilizada). Vendo alguns vídeos no YouTube, notei que alguns youtubers usam outras funções que eu desconhecia.

Tentei ativar a média de fps, mínimo e máximo, e 1%, e não exibe essas funções na OSD (em números e não gráficos). Tenho que fazer outro procedimento para poder visualizar a média e mínima de FPS? :hmm2:
 
O meu OSD tá assim:
uGK4qMo.png


A inspiração veio desse youtuber aqui:



E o como fazer veio daqui:
 
Alguém poderia me dizer como faço para o MSI mostrar o VCORE da placa de vídeo ?
 
Excelente tópico, sempre usei o Afterburner e seus controles de rotação pra fans pra mim são os melhores.
 
Alguém poderia me dizer como faço para o MSI mostrar o VCORE da placa de vídeo ?
Acredito que tenha que habilitar no painel: "Enable Voltage Control and Monitoring", algo assim.
 
Eu queria um tutorial completo de OSD, explicando e ensinando como faz pra mudar cada detalhe. Consigo brincar bem aqui, mas algumas coisas ainda são difíceis de compreender.
 
Eu queria um tutorial completo de OSD, explicando e ensinando como faz pra mudar cada detalhe. Consigo brincar bem aqui, mas algumas coisas ainda são difíceis de compreender.

hoje eu estou sem tempo, mas como amanhã é domingo e segunda feriado eu posso fazer um sim, já vou dar uma reformulada no tópico também. se alguém tiver mais alguma sugestão manda ae que eu tento implementar no tópico depois também.
 
Já foi tempo que eu usava OSD grandão, hj quando utilizo é no modo clássico, fonte pequena, e mostrando o mínimo possível, e geralmente é só pra configurar o game no ponto que eu gosto, deixar ali na primeira meia hora pra ter uma noção do que tá rolando e depois desabilito.
 
Posta um tutorial para deixar o OSD igual ao seu...
Então, o básico do que precisa ser feito tá explicado no vídeo que postei junto com a imagem do OSD.

No mais, seguem abaixo os prints de como tão as minhas configs no Afterburner e no Rivatuner.

Se mesmo assim tiver dúvida, manda aí que a gente tenta se ajudar.

Abraço!

 
Então, o básico do que precisa ser feito tá explicado no vídeo que postei junto com a imagem do OSD.

No mais, seguem abaixo os prints de como tão as minhas configs no Afterburner e no Rivatuner.

Se mesmo assim tiver dúvida, manda aí que a gente tenta se ajudar.

Abraço!



Valeu colega, chegando em casa vou ver melhor, obrigado.
 
O meu OSD tá assim:

uGK4qMo.png


(...) E o como fazer veio daqui:


Então, o básico do que precisa ser feito tá explicado no vídeo que postei junto com a imagem do OSD. (...)

Tinha me orientado pelo vídeo que você tinha mandado (no dia 27/09, após as minhas perguntas), e deu certo (e curti sua postagem, em sinal de gratidão). Minha OSD ficou idêntica a sua, a única coisa que alterei foi o esquema de cores (vermelho, laranja, amarelo e branco). Só uso o MSI Afterburner / RTTS por um determinado tempo, para ajustar meus jogos, depois desligo (prefiro ativar o V-Sync e travar o FPS no painel de controle da Nvidia - deixo em 141, e deixar essas opções desativadas nos jogos).

Mais uma vez, grato pela ajuda! :joia:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo