MSI P55 - GD65 - placa valente de verdade

fabi

Hungry Member
Registrado
Apresentando a placa mãe MSI P55-GD65

Sistema utilizado nos testes:
Placa de Video XFX HD4870
Intel Core i5 LGA -1156 750 CPU 2.66 Ghz
4GB OCZ Reaper DDR3 1866 mhz
Cooler Zalman CNPS 10X Extreme
Fonte Corsair 1000W

MSI P55-GD65 , para a plataforma Lynfield.
23tpfd1.jpg

34yvgci.jpg

23koyky.jpg

Mesmo não sendo topo de linha como a GD80, ela tem uma boa relação custo/beneficio, proporcionando, também, uma imagem inovadora, sendo voltada a um mercado mais específico, os overclockers; com suporte para os novos:
Core i5 750 com 4 cores e 4 threads com clock de 2,66GHz
Core i7-860 com 4 cores e 8 threads (HT) com clock de 2,80 GHz
Core i7-870 com 4 cores e 8 threads (HT) com clock pouco superior a 2,93GHz
Outras diferenças que entre o chipset P55 e X58 que devemos considerar são:
2emgd92.jpg

2hgxwmd.jpg

9lfv5l.jpg

2n7gldu.jpg


Na comunicação com o CPU , o P55 usa DMI (Direct Media Interface), com l banda de 2GB/s , enquanto o X58 usa o Intel QPI (QuickPath Interconnect), com banda máxima de 25.6GB/s ou seja, bem mais rápido, usando DMI apenas para comunicar com o chipset ICH10.
Devemos salientar também é o suporte PCI Express, o P55 suporta um slot de 16x ou dois de 8x; enquanto o X58 suporta dois slots de 16x ou quatro de 8x.
Por último , é importante dizer que o P55 suporta Dual-Channel enquanto o X58 suporta Tri-Channel.
ayafsk.jpg


Especificações-
Suporte para Intel Lynnfield Core i5 e Core i7 LGA1156 CPUs
Intel P55 PCH
Quatro 1.5V DDR3 DIMM slots que suportam até to 16GB de memória
Dois controladores Gigabit Ethernet: Realtek 8112L e 8110SC
Dois slots PCI-Express 2.0 x16 que permitem 1x16 ou 2x8 PCI-Express
Um slot PCI-Express x4 (open ended)
Dois slots PCI.
Seis portas SATA 3Gbps derivadas do chipset P55 que suportam; Intel Matrix RAID 0, 1, 10, 5 and JBOD
Uma porta IDE que suporta dois dispositivos, um SATA e um eSATA derivando do controlador JMicron JMB363
Catorze portas USB 2.0 - Oito no painel traseiro I/O e seis internos.
Duas portas IEEE1394a (Firewire) VIA VT6315N – uma interna, a outra no painel traseiro I/O.
Audio, Realtek ALC889 7.1-channel High-Definition audio codec
23kyil5.jpg

4tpxub.jpg

2eg6xpw.jpg

25jfrr9.jpg

ayafsk.jpg

jpbxub.jpg


As entradas PCI-Express 2.0 x16 , tendo três espaços entre elas permite ótima refrigeração das placas de vídeo, caso queira fazer Crossfire ou SLI, ou ainda com coolers de grandes dimensões.

atw4le.jpg

Uma característica interessante é o retângulo azul encontrado junto à IDE que serve para medir as voltagens do DDR,VTT,CPU e PCH , mais rápidos e precisos que um software, características indispensáveis para os overclockers

2584j7d.jpg

Também , interessante inovação é a adição do Botão e do Chip ,’OC Genie’ , que, com um leve toque, nos permite fazer overclock.
mjbd5l.jpg


Não existe botão Reset nem CLR CMOS, o que nos parece um ponto negativo.
Temos em contrapartida o Control Center , dividido em três partes que permite acesso a informações sobre o computador.
A primeira parte é o ‘System Information’ onde nos fornece informações sobre a Motherboard, CPU e Memória.
A segunda ‘Overclocking’ controla-se o BCLK , as voltagens e os Fans
E, por último temos o ‘Green Power’, dividido em duas partes, ‘Basic’ , no qual pode-se observar as voltagens mais importantes do PC, temperatura e rotações dos fans;
‘Advanced’, onde observa-se o consumo do PC, alem de controlar as fases e rotação dos fans.

Na parte referente a BIOS, duas coisas nos parece bem interessantes,
O ‘M-Flash’, que permite mudar a BIOS através de um pen drive ou HDD ,e o ‘Overclock Profile’ onde se pode guardar os settings da BIOS no disco, pen drive ou na própria BIOS.

9027g0.jpg

330xuu9.jpg

6ooftw.jpg

14j3pfl.jpg

14j3pfl.jpg

1432o36.jpg

olrx1.jpg


Conclusão
A MSI mostra-se preocupada com a briga de mercado, pensando também nos adeptos de OC,
Nos presenteando um produto com três BIOS oficiais, e o’Control Center’, muito útil pela sua versatilidade.
2ij565j.png

os9408.png

9ftit0.png

2qmp8hf.jpg

2iuvxwi.gif

2pq6n3a.jpg

t000g0.png

124ftpv.png

1z2lzpy.png


Espero que tenham gostado
 
Última edição:
Muito bom, parabéns pelo review Fabi. Só fiquei na dúvida de uma coisa, essa mobo só suporta memória com 1.5v? É isso mesmo?
Abraço
 
amigo tenho a versão um pouco mais basica dela e ja é febomenal otima placa mãe!
a minha é a p55cd53!e sim aceita memos de 1,5v e até 1,65 que é o recomendado
 
Bem completo. Gostei, mas não poderia redimensionar as fotos não? Colocar em thumbs talvez...
 
Fabi parabéns um belíssimo e completo reviews como tem que ser, direto com muita ilustração que é otimo!!! a mobo realmente é muito boa!!!
gostei do espaçamento dos slots, onde posso usar um SLI ou CF + NEC + sound card + qualquer outra placa pci!!! muito bom este layout!!!
a MSI não fez nem uma firula colocando dissipador onde "supostamente" seria o local para a ponte north!!! adorei a mobo, pena que ja peguei o meu x58, senão era uma forte candidata a ser adquirida!!!

Cooler bruto este seu em!!! este zalman é muito bonito e potente!!! a unica coisa que ele atrapalha é na hora de por as memorias!!!

abraço
 
Desisto, não carregou nenhuma foto por inteiro \=
 
Muito bom os testes, parabéns!

Só recomendo redimensionar essas imagens, estão grandes e pesadas, além de destruirem o layout do fórum ;)
 
Parabéns, Otimo review!!!
 
servem memorias de 1.5 a 1.65V; se colocar de maior voltagem "pode dar problemas" em stock.
Próximo review eu coloco fotos menores ok?
Obrigada
 
Não, hehehehehe.
Está bom assim Fabi, particularmente prefiro assim, no estilo XS, fotos grande vc pode ser muito melhor os detalhes da modo, que muitos dele podem ser crucial para a compra de uma ou não!!! qual foi o limite de OC com o cooler zalma que chegou com voltagem relativamente baixa, visto que os core i5 dizem que apos os 4.0ghz eles começam a pedir voltagens mais altas.
 
nao sei se eu nao achei no topico, mas qual a previsao do preço dessa placa??
 
Parabéns pelo combo!
:)

Mas te liga no esquema dos sockets da foxconn... esse teu over pode literalmente fritar a placa e o processador!
:no:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo