• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] mudança de X86 para ARM algo inevitável?

DemonbrsX

know-it-all Member
Registrado
Ola meus caros adrena users, faz tempo desde meu ultimo tópico que foi justamente o do AM4 Ryzen etc... porem desde que entrei no mundo ARM com o MBP de 2020 e hoje com o M1 Pro, simplesmente nao me vejo montando micros X86 o desempenho por watt a economia de energia e absurdo, e pelo menos no MAC o desempenho e surreal as vezes, tem algumas desvantagens sim como a inexistência de upgrades etc, porem para meu uso atual para o que eu jogo etc, vem me surpreendendo principalmente para o trabalho, porem nao vejo AMD nem Intel querendo migrar para ARM, ai eis essa discussão que trago, será que o X86 ainda tem bala para queimar ou a transição para ARM será invetivel no mundo dos PCS...

conto com a discussão de todos :)
 
Ola meus caros adrena users, faz tempo desde meu ultimo tópico que foi justamente o do AM4 Ryzen etc... porem desde que entrei no mundo ARM com o MBP de 2020 e hoje com o M1 Pro, simplesmente nao me vejo montando micros X86 o desempenho por watt a economia de energia e absurdo, e pelo menos no MAC o desempenho e surreal as vezes, tem algumas desvantagens sim como a inexistência de upgrades etc, porem para meu uso atual para o que eu jogo etc, vem me surpreendendo principalmente para o trabalho, porem nao vejo AMD nem Intel querendo migrar para ARM, ai eis essa discussão que trago, será que o X86 ainda tem bala para queimar ou a transição para ARM será invetivel no mundo dos PCS...

conto com a discussão de todos :)
tambem esses cpus x86 atuais sao quente demais o i9 13900k comendo 200w é muito gasto com cooler enormes, e mesmo assim nao esfria direito, mas se um dia resolverem isso da pra manter nos x86 mas se a coisa so piorar cpus geracao futura daqui 2-3 anos comerem 300w-400w ae com certesa será meio inviavel gastar 2 mil em cooler, e arm pode ser uma opcao mesmo

agora algumas duvidas arm tem driver pra todas placa de video no windows arm? os jogos quais rodam em windows arm? precisa saber de tudo isso, sei q windows arm emula os app x86 e x64 mas sera q emula tudo, ou metade daria crash? e velocidade de emulacao é boa? no teste de desempenho um cpu- arm de 8/16 nucleos rende bem como uma cpu x86 no teste do cpuz como pontuam esses cpus arm?
 
Última edição:
tambem esses cpus x86 atuais sao quente demais o i9 13900k comendo 200w é muito gasto com cooler enormes, e mesmo assim nao esfria direito, mas se um dia resolverem isso da pra manter nos x86 mas se a coisa so piorar cpus geracao futura daqui 2-3 anos comerem 300w-400w ae com certesa será meio inviavel gastar 2 mil em cooler, e arm pode ser uma opcao mesmo

agora algumas duvidas arm tem driver pra todas placa de video no windows arm? os jogos quais rodam em windows arm? precisa saber de tudo isso, sei q windows arm emula os app x86 e x64 mas sera q emula tudo, ou metade daria crash? e velocidade de emulacao é boa? no teste de desempenho um cpu- arm de 8/16 nucleos rende bem como uma cpu x86 no teste do cpuz como pontuam esses cpus arm?
eu rodei diversos jogos windows no MBP aqui com o Parallels que tem visualização nativa nível hardware e todo meus jogos da Steam que testei rodaram muito bem, e os jogos da Steam no Mac mesmo os que rodam via rosetta 2 como Metro 2033 Redux roda bem demais, mantendo uma media de 70FPS em full HD com tudo no alto... se considerar que e um chip ARM em um notebook e isso rodando fora da tomada acho surpreendente
 
Eu não mudo não. Queria ver desenvolvimento do risc-v.
 
Ola meus caros adrena users, faz tempo desde meu ultimo tópico que foi justamente o do AM4 Ryzen etc... porem desde que entrei no mundo ARM com o MBP de 2020 e hoje com o M1 Pro, simplesmente nao me vejo montando micros X86 o desempenho por watt a economia de energia e absurdo, e pelo menos no MAC o desempenho e surreal as vezes, tem algumas desvantagens sim como a inexistência de upgrades etc, porem para meu uso atual para o que eu jogo etc, vem me surpreendendo principalmente para o trabalho, porem nao vejo AMD nem Intel querendo migrar para ARM, ai eis essa discussão que trago, será que o X86 ainda tem bala para queimar ou a transição para ARM será invetivel no mundo dos PCS...

conto com a discussão de todos :)
Comparar ISAs é algo idiota, isso é indiferente no que se trata de desempenho e perf/watt, a apple fez uma boa micro-arquitetura de CPU e provavelmente seria igualmente boa se fosse x86, eles só não tem acesso à essa licença e usando ARM (que dá pra eles comprarem a licença facilmente) eles tem automaticamente uma vasta gama de programas já disponíveis, afinal todo compilador já suporta muito bem ARM do que um RISC-V da vida.

Não há nenhuma outra CPU ARM competitiva com os M1/M2, então só isso já mostra que comparar ISAs não faz sentido. Indo além, a única outra CPU ARM que se equipara aos x86 são os Ampere Altra, mas já estão uma geração pra trás:

Quanto a questão de eficiência, isso se deu muito mais pelos 5nm, um Zen 4 monolítico (também nos 5nm) consegue eficiência igual. Agora há certas coisas que nenhuma outra CPU mainstream consegue bater, tipo o fato do barramento de memória muito mais largo dos M1, indo de 128 à 1024 bits com LPDDR5. Vc só consegue igualar essa banda com CPUs octa-channel DDR5, basicamente só encontrado em servidores ou nos TRs.
Outro fato é a GPU integrada com memória unificada, matando todo o gargalo de transferência de dados entre CPU-GPU. Mas, novamente, essas diferenças de arquitetura nada tem a ver com a ISA.

Voltando a sua pergunta original, não vejo pq x86 vai morrer, acho mais fácil ambas as ISAs conviverem em paralelo, não vejo qual seria o problema disso.

tambem esses cpus x86 atuais sao quente demais o i9 13900k comendo 200w é muito gasto com cooler enormes, e mesmo assim nao esfria direito, mas se um dia resolverem isso da pra manter nos x86 mas se a coisa so piorar cpus geracao futura daqui 2-3 anos comerem 300w-400w ae com certesa será meio inviavel gastar 2 mil em cooler, e arm pode ser uma opcao mesmo
Uma CPU ARM pra obter o mesmo desempenho e clocks iria consumir tanto quanto, não tem pra onde correr, isso é mais limitação do nó (onde a intel inclusive tá bem atrás) do que da arquitetura em si.

agora algumas duvidas arm tem driver pra todas placa de video no windows arm? os jogos quais rodam em windows arm? precisa saber de tudo isso, sei q windows arm emula os app x86 e x64 mas sera q emula tudo, ou metade daria crash? e velocidade de emulacao é boa? no teste de desempenho um cpu- arm de 8/16 nucleos rende bem como uma cpu x86 no teste do cpuz como pontuam esses cpus arm?
Windows? Até onde sei, não, nem nvidia nem AMD. No Linux todas as GPUs tem suporte e existem emuladores de x86 que já rodam até joguinhos de boas:

Eu não mudo não. Queria ver desenvolvimento do risc-v.
RISC-V vai matar a ARM em microcontroladores, mas pra desktop ainda tá bem longe. Até mesmo pra disputar contra o Cortex-A (rasps da vida) tá sem muita tração.
 
O intuito e isso gerar discussões e trazer dados para conhecimento de ambos, a questão e, nao compras para AMD ou Intel ter Chips eficientes em ARM?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo