Muitasss Duvidass !!!! ????? ?????

Cyrx

Adrena Old School
Registrado
Duvidas

To com umas duvidas sobre minha placa de vídeo.. Quase não entendo ... Por isso to colocando esse tópico...
Meu pc é um...
Atum xp 2.0 ;
256 mb ddr 333 ;
Placa mãe KX7 -333R da Abit ;
Geforce 4 Ti 4200

Minhas duvidas são essas :
1-O que é antialiasing ???

2-O que é aniosotopic ???

3-O que é Mipmap ???

4-Qual a diferença do Antialiasing Quincunx para a normal ???

5-Pra que serve AGP fast writes ??? No manual da minha placa mãe vem falando se minha placa de vídeo tiver suporte pra ela .. pra habilita ... e fala se eu habilita e não tiver suporte poder dar alguns problemas ... Aí nem fiz nada .. não sei se tem suporte .. alguém sabe se essa placa de vídeo tem ????

6- No setup da placa tem AGP aperture Size , AGP Driving Control , AGP Read synchronization , enhance AGP performance , AGP Master 1 WS write , AGP Master 1 WS Read , para que serve , qual eu posso habilitar ???
no AGP aperture Size eu coloco em 64 ? 128 ? 256 ?

7- Pra que serve esse PCI Texture memory Size ? o Default é 31 mb ele vai até 128 ... onde coloco ???


Acho difícil alguém saber tudo .... + se cada um falar oq sabe ....

:D :rolleyes:
 
1)Antialiasing é um método no qual a placa de vídeo renderiza diversas vezes a mesma imagem e combina os pixeis da borda dos objetos com o objetivo de evitar o aparecimento daquelas escadinhas nos jogos,além de evitar efeito de "shimmering" ou piscadelamento da imagem.
O ruim é que como ele exige que a placa gráfica recombine a imagem várias vezes e o custo disso em performance é grande, mas varia de placa em placa,pois cada vez mais as placas vão usando mais macetes para diminuir o custo do antialising como fazer antialiasing so da beirada da cena ou usar menos amostras de texturas na recombinação das cenas.

2)Anisotropic é um filtro para as texturas de uma imagem,na qual a placa de vídeo utiliza-se de enormes quantidades de "texels"
unidades de texturas que são interpoladas(misturadas) conforme
a placa de vídeo manda para evitar o aparecimento daquelas texturas borradas que aparecem a distância.
Isso acontece por causa do estreitamento da elipse utilizada pela placa gráfica para determinar a quantidade e a posição dos texels que cada pixel deve receber,pois com a diminuição do ângulo de visão do usuário em direção ao fundo da tela a distância entre os "texels" diminui e fica difícil centralizar os texels com o centro dos pixels,pois os texels ficam muito próximos um do outro e assim não se consegue fazer a interpolarização dos dados de cor de cada texel corretamente,que acaba não sendo corretamente calculada e fica imprecisa o que gera o borrão.
Isso também exige um enorme custo de performance,pois aumeta
enormemente o trabalho do chipset gráfico,com a exceção das Radeon que usam um algorítimo brilhante que separa as texturas distantes que ficam borradas das próximas do usuário que não precisam do filtro anisotrópico e assim so aplicam o filtro anisotrópico onde precisa,economizando enormemente a vazão de dados e quantidade de texels exigido para executar o filtro anisotrópico.
 
e sobre a config na bios de agp e tudo mais?
 
Originally posted by Rubra
e sobre a config na bios de agp e tudo mais?

tb to kerendo saber!;)
 
Valeu BlackSilver...... sera que ninguem sabe oq significa os outros brequetes ????:p :D
 
E sua placa aceitas fast write sim, habilita na bios
 
to achando que vou continuar sem saber ..... + a vida é bela como a vaca é amarela:rolleyes: :p
 
agp aperture size eh a unica q sei :) , eh a memora do sistema destinada a armazenar texturas, isso soh eh util em placas com 32mb pra menos, entao pode dexar 64, c quiser pode por 128, eh o total maximo da memoria principal a ser utilizada pela vga pra armazenar texturas, mas como as placas atuais, vem cada vez pegando menos da memoria principal axo inutil por tao alto.
qto ao fast write pode dexar habilitado, q gf4 ti 4200 suporta sim :)
 
Vcs não esperavam realmente que eu respondesse tudo em um só dia não é?

3)Mip Mapping

É uma espécie de gradiente das texturas
É um escalonamento,ou seja se usa várias versões reduzidas de uma textura dentro dela mesmo com objetivo de melhorar os gradientes de cor na textura,eliminar os efeitos de shimmering( piscadelamento) e os "jaggies"(aqueles serrilhados que são eliminados pelo Fsaa)

4)Não sei o que vc quer dizer com Fsaa normal,mas comparando o Quincux com a versão mais antiga do Fsaa Supersampling as principais diferenças são que ele é do método multisampling que difere basicamente do método supersampling por fazer utilizar menos sub pixels dos vários possíveis na hora de fazer interpolarização dos dados das diversas imagens renderizadas para diminuir os jaggies contra o uso de todos os sub pixels do método supersampling o que economiza MUITO a perda de performance, mas em compensação diminuir a qualidade visual proporcionalmente já que com poucos sub pixels e usando o valor deles para substituir os dos outros sub pixels que não são usados não dá para conseguir detrminar exatamente a cor final do pixel,pois ela varia muito de sub-pixel em sub pixels

5)O AGp Fast Writes serve para determinar a latência do sistema, precisamente da placa de vídeo,pois ela permite que a placa de vídeo acesse a memória principal do sistema para acessos de leitura e escrita sem ter que consultar o cpu para isso economizando um enorme tempo,reduzindo bastante as latências e aumentando a performance.

7) Os outros settings estão relacionados a como o barramento Agp funciona.
Deixe esses dados no padrão da placa mãe,lige o enhanced agp performance se sua placa mãe o suportar e deixe o Agp aperture size na metade da memória do seu sistema operacional(embora a quantidade de memória ideal varie também conforme a quanttidade de memória da placa de vídeo)

8)Determina a quantidade de memória usada pelo barramento pci

Não tenho certeza absoluta,mas acho que esse setting só teria importância se sua placa fosse pci(é a conclusão lógica) então deixe no default mesmo

Eu fiz um resumo simplificado, mas se quiser mais detalhes profundos a respeito dessas técnicas a capacidades dos pcs eu estou a disposição para dar mais detalhes.
 
valeu + um passo eliminado
 
opa acho que agora foi tudo respondido : ) valeu grande ajuda... acho que pra muita gente
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo