• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Não consigo acessar a Bios de jeito nenhum.

fernandoway

DeLiRanTe_BR
Registrado
Eu diria que tentei de tudo que encontrei.

Troquei minha mobo pra uma TUF A520m Plus II com um Ryzen 5600x.

Antes de instalar o windows, acessou direto a bios. Depois de instalar o windows, já era. Não consigo acessar de jeito nenhum. Vi muita gente reclamando disso, mas via de regra, parece que as sugestões funcionam. Infelizmente comigo nada deu certo.

O básico, F2, Del, F10.... Cliquei até umas hora e nada. Na verdade nem aparece a imagem da mobo, nem opção pra acessar a Bios. Quando liga, a tela fica preta e já carrega o windows.
Tentei o esquema de ir pelas opções do windows, Atualizações, Recuperação, Definições de firmware UEFI...
Fui lá nas opções de energia e deixei desmarcado a inicialização rápida.
Desconectei os hd's e tentei iniciar.
Dei clear cmos, tanto com bateria, quanto sem.
Coloquei um pen-drive com o arquivo de instalação do windows.
Ou vai direto pro windows ou como no caso de desconectar os hds, nem carrega nada. Fica tela preta.

Não sei mais o que fazer.

Alguém tem alguma outra sugestão que não seja formatar? Só queria ativar o xmp das minhas memórias. Que merda é essa de impedirem a gente de acessar a bios?!

Sugestões básicas pra alguém que chegue aqui com o mesmo problema:

-------------------------------------

Adrenaline é foda!!! Problema resolvido. Trazendo a resposta aqui pra cima:

Resolvido!!! Tá aqui a solução pra quem não consegue entrar na bios de jeito nenhum:

Abençoa senhor estas mentes iluminadas e caridosas! Rs. @neo666 e @ljmcjunior .

Mano do céu, eu já tava pra formatar. Funcionou nesse esquema de mudar a saída na placa de vídeo. (sugerida pelos colegas). Normalmente uso essa saída, uma DisplayPort, na tv. O mais louco é que nela, qdo ligo o computador, aparece a imagem da placa mãe "TUF" com as opções de apertar F2 e Del e consigo acessar a Bios. Mas qdo voltei pra porta HDMI que uso no monitor, continua pulando a opção de acesso à Bios e indo direto pro windows. Que viajem! Mas deu certo. Consegui mudar a frequência das memórias por meio do DOCP, o XMP sem royalties. Rs.

Valeu demais mesmo! :thatfeel:Como eu disse, tinha lido tudo quanto é tipo de sugestão e tentado e nada tinha funcionado.

Vou deixar minhas configs pra eventuais pessoas com problema semelhante:

Win 10 Pro instalado em um SSD.
Placa-mãe: Asus TUF Gaming A520M-Plus II
RTX 2060 OC da Gigabyte.
Ryzen 5 5600x
 
Última edição:
Rapaz eu estava com um problema parecido... Só funcionou quando troquei a porta da GPU...
 
Isso tem a ver com algo relacionado especificamente com o Windows 11 e a "demora" do seu monitor para mostrar o sinal recebido pelo sistema operacional ao ser informado que foi "ligado". O jeito, por enquanto até que resolvam isso no Windows, é tentar outro monitor.

Aqui em casa uso vários monitores. Se eu colocar um monitor antigo, mais "diretão", como principal, consigo ver o acesso à bios. Mas se eu deixar como principal um monitor mais moderno, com HDR e o escambal, e que faz mil conferências digitais antes de ligar, a imagem realmente só aparece já dentro do Windows.
 
Isso tem a ver com algo relacionado especificamente com o Windows 11 e a "demora" do seu monitor para mostrar o sinal recebido pelo sistema operacional ao ser informado que foi "ligado". O jeito, por enquanto até que resolvam isso no Windows, é tentar outro monitor.

Aqui em casa uso vários monitores. Se eu colocar um monitor antigo, mais "diretão", como principal, consigo ver o acesso à bios. Mas se eu deixar como principal um monitor mais moderno, com HDR e o escambal, e que faz mil conferências digitais antes de ligar, a imagem realmente só aparece já dentro do Windows.

Exatamente, W11 está com uns bugs insanos, mais percebi algumas mudanças interessantes, principalmente com relação as opções de energia, por algum motivo percebi que o clock boost do meu processador, mesmo com undervolt está mais frequente e por mais tempo..
 
Como criar um tópico para solucionar dúvidas

Qual é sua placa de vídeo? Experimentou usar outra porta para o monitor? Às vezes pode ser isso....

Rapaz eu estava com um problema parecido... Só funcionou quando troquei a porta da GPU...

Resolvido!!! Tá aqui a solução pra quem não consegue entrar na bios de jeito nenhum:

Abençoa senhor estas mentes iluminadas e caridosas! Rs.

Mano do céu, eu já tava pra formatar. Funcionou nesse esquema de mudar a saída na placa de vídeo. Normalmente uso essa saída, uma DisplayPort, na tv. O mais louco é que nela, qdo ligo o computador, aparece a imagem da placa mãe "TUF" com as opções de apertar F2 e Del. Mas qdo voltei pra porta HDMI que uso no monitor, continua pulando a opção de acesso à Bios e indo direto pro windows. Que viajem! Mas deu certo. Consegui mudar a frequência das memórias por meio do DOCP, o XMP sem royalties. Rs.

Valeu demais mesmo! :thatfeel:Como eu disse, tinha lido tudo quanto é tipo de sugestão e tentado e nada tinha funcionado.

Vou deixar minhas configs pra eventuais pessoas com problema semelhante:

Win 10 Pro instalado em um SSD.
Placa-mãe: Asus TUF Gaming A520M-Plus II
RTX 2060 OC da Gigabyte.
Ryzen 5 5600x
 
Resolvido!!! Tá aqui a solução pra quem não consegue entrar na bios de jeito nenhum:

Abençoa senhor estas mentes iluminadas e caridosas! Rs.

Mano do céu, eu já tava pra formatar. Funcionou nesse esquema de mudar a saída na placa de vídeo. Normalmente uso essa saída, uma DisplayPort, na tv. O mais louco é que nela, qdo ligo o computador, aparece a imagem da placa mãe "TUF" com as opções de apertar F2 e Del. Mas qdo voltei pra porta HDMI que uso no monitor, continua pulando a opção de acesso à Bios e indo direto pro windows. Que viajem! Mas deu certo. Consegui mudar a frequência das memórias por meio do DOCP, o XMP sem royalties. Rs.

Valeu demais mesmo! :thatfeel:Como eu disse, tinha lido tudo quanto é tipo de sugestão e tentado e nada tinha funcionado.

Vou deixar minhas configs pra eventuais pessoas com problema semelhante:

Win 10 Pro instalado em um SSD.
Placa-mãe: Asus TUF Gaming A520M-Plus II
RTX 2060 OC da Gigabyte.
Ryzen 5 5600x
Irmão, estou com o mesmo problema, resetei a bios e tudo. Minha placa é uma H410M-H rev 1.0 da Gigabyte.
Ele não mostra nem o simbolo da GIGABYTE quando inicializa o PC, e rapidão vai pra tela do Windows 10, com o PC funcionando perfeitamente.

Percebi os seguinte, uso HDMI na minha GTX 1050, quando tiro o HD e boto outro, ele inicia uma vez só no monitor mostrando a BIOS, nas proximas inis já nao aparece mais.


Meu monitor n pega Display port, mas pega o DVI-D, será q seria a solucao? Colocar um DVI-D e assim abrir a BIOS? Pelo menos o problema agora ja sei qual é....
 
Irmão, estou com o mesmo problema, resetei a bios e tudo. Minha placa é uma H410M-H rev 1.0 da Gigabyte.
Ele não mostra nem o simbolo da GIGABYTE quando inicializa o PC, e rapidão vai pra tela do Windows 10, com o PC funcionando perfeitamente.

Percebi os seguinte, uso HDMI na minha GTX 1050, quando tiro o HD e boto outro, ele inicia uma vez só no monitor mostrando a BIOS, nas proximas inis já nao aparece mais.


Meu monitor n pega Display port, mas pega o DVI-D, será q seria a solucao? Colocar um DVI-D e assim abrir a BIOS? Pelo menos o problema agora ja sei qual é....

Creio que sim, amigo. Acho que a grande questão é mudar a porta de saída seja lá qual for. A impressão que tenho é que o windows detecta qual é o seu monitor principal e não mostra a opção de bios nele. Fiz esse esquema de ligar com todos os hd's desconectados, mas pra mim não adiantou. Pra mim só funcionou mudando a porta de saída da vga mesmo.

Cerca de 1 semana atrás teve uma atualização do windows e desde então tá sempre aparecendo a opção de acessar a bios pra mim. Acho que era algum bug que vc desabilitava o fast boot mas o windows ignorava e devem ter corrigido, mas não tenho certeza.
 
Creio que sim, amigo. Acho que a grande questão é mudar a porta de saída seja lá qual for. A impressão que tenho é que o windows detecta qual é o seu monitor principal e não mostra a opção de bios nele. Fiz esse esquema de ligar com todos os hd's desconectados, mas pra mim não adiantou. Pra mim só funcionou mudando a porta de saída da vga mesmo.

Cerca de 1 semana atrás teve uma atualização do windows e desde então tá sempre aparecendo a opção de acessar a bios pra mim. Acho que era algum bug que vc desabilitava o fast boot mas o windows ignorava e devem ter corrigido, mas não tenho certeza.
A resolução da tela no post e na bios é bem baixa....1024x768 em muitas placas...Pode ser questão da saída da placa ou do próprio monitor

Ativar o fastboot, desabilita o CSM....Que é o modo de compatibilidade com sistemas mais "antigos" sem suporte a UEFI, em alguns lugares dizem que ele habilitado força uma resolução mais baixa na bios/boot
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo