• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Não consigo fazer o SSD Nvme rodar em X 4 de jeito nenhum.

Jr.inf

New Member
Registrado
Fala galera, estou com um problema incomum e que tá difícil resolver, gostaria de uma ajuda de vocês, desculpem pelo textão, mas tenho que explicar direitinho para vocês não perderem seu tempo fazendo perguntas simples.

Comprei um SSD Nvme 1.3 que roda em PCIex 3.0 X4 e atinge velocidades de 3300 de leitura e 2500 de escrita, até aí tudo bem, agora vamos ao problema.

Acontece que ele não passa de 1700 e uns quebrados de leitura e quase 1700 de escrita, no começo achei de cara que o problema era o SSD, mas abrindo programas de informação do hd, no caso os Crystal disk e aida 64, percebi que ele está rodando em X2, o que explicaria perfeitamente as velocidades atingidas.
Quando comprei a placa mãe já comprei pensando que dentro de uns meses faria um upgrade para um SSD Nvme, estão olhei bem as específicações e possíveis limitações para chegar no máximo do que um SSD com interface 3.0 poderia oferecer.

Minha placa mãe é uma Asus Rog strix b450 f gaming, com Ryzen 7 de primeira geração com uma Rx 580 no PCI express 1 x16.

Antes de comprar a placa verifiquei que as únicas limitações mencionadas eram: se colocar duas placas de vídeo o segundo slot trabalharia a X4, colocando um SSD trabalhando a X4 ou sata, ele bloquearia as portas sata 5 e 6 e no caso de colocar um SSD no segundo slot M.2 em X4 o slot PCIex 1 da placa de vídeo trabalharia a X8, o que confirmei no manual quando ela chegou e agora novamente pra ver se eu não tava ficando gagá.
Até aí tudo bem, essas limitações não impediriam o que eu tinha em mente, nem os upgrades futuros programados.

Essa placa utiliza 4 pistas para controlar parte dos sata e USB 3.1 gen 1 e 2, que são controladas pelo shipset, e pelo que pesquisei os Ryzen de primeira geração trabalham com 24 linhas, então não teria como ser uma limitação do processador também, e não tenho mais nada ocupando os slots PCI ex, nem os X1.

Fiz várias configurações que achei na BIOS em relação aos slots PCI, resetei a BIOS, e como o manual da placa fala que trabalhando no automático, ela colocaria de forma automática um SSD com suporte a X4 em X4 nem mexi mais.

Acho difícil ser o SSD, porque os números apontam para um X2 mesmo, e no Crystal disk info, está escrito na interface que ele está trabalhando a X2 e tem suporte a X4.
E antes que eu esqueça, a placa mãe já está com a última BIOS 2901 e o shipset está com essa última atualização da AMD que saiu agora em novembro.
Tenho um note sem Nvme e um Pc que montei para o escritório, poderia testar mas montei o Pc com uma b450 mais simples e um athlon, assim quando fizesse os upgrades o Pc do escritório receberia os órgãos do falecido, mas por causa da APU o athlon limita o m.2 a X2 também.

As perguntas que ficam são: será que estou deixando passar alguma coisa extremamente besta de configuração.
Será que tem alguma limitação que não vi ou será que tenho um problema dos grandes ?

Mandei um textão também para Asus, mas confio mais no pessoal daqui do que nos "experts" da Asus, e até agora não responderam.
 
Tenho praticamente a mesma MB que você, porém a minha é a versão "E" Gaming.

Aqui uso um SSD M.2 nvme no primeiro Slot, além dele tenho outros dois SSD's do tipo SATA conectados nas portas Sata1 e 2 e um HDD na porta Sata3.

Dei uma olhada pelo CrystalDisk e está informando que o SSD m.2 está rodando como PCIe 3.0 x4
 
Tenho praticamente a mesma MB que você, porém a minha é a versão "E" Gaming.

Aqui uso um SSD M.2 nvme no primeiro Slot, além dele tenho outros dois SSD's do tipo SATA conectados nas portas Sata1 e 2 e um HDD na porta Sata3.

Dei uma olhada pelo CrystalDisk e está informando que o SSD m.2 está rodando como PCIe 3.0 x4

Sabe me dizer em qual versão de drivers da BIOS e do Chipset b450 você está ?
 
Olhando no manual a única coisa que poderia influenciar seria "M.2_x Link Mode" dentro de "Onboard Devices Configuration" que permite alterar a versão do PCIe, nesse caso poderia estar em Gen2 (PCIe 2.0), que teria um resultado no desempenho igual a 2x PCIe 3.0.

Qual slot você está usando? Qual modelo de SSD?
 
Olhando no manual a única coisa que poderia influenciar seria "M.2_x Link Mode" dentro de "Onboard Devices Configuration" que permite alterar a versão do PCIe, nesse caso poderia estar em Gen2 (PCIe 2.0), que teria um resultado no desempenho igual a 2x PCIe 3.0.

Qual slot você está usando? Qual modelo de SSD?

Então, já tinha alterado para gen 3 e não resolveu, como no manual disse que no modo auto ele reconheceria, deixei no alto e não mexi mais, mas até alterei novamente agora pra ver se não comi bola, mas não alterou nada mesmo.
Pra colocar imagem aqui tem que estar hospedado em algum site né ?

Ia colocar a imagem do Crystal info onde ele diz que está em X2 mas tem suporte a X4.
O SSD é um xingling, o Asgard an3.
Mas tem boas qualificações, a maioria com as imagens dos testes que o pessoal realiza, e nesse meio tempo consegui testar numa gigabyte a350 e ele colou no especificado pelo vendedor, funcionando a X4.
Vai entender.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo