NAS Storage Caseiro com freeNAS com 16 discos SATA

M@rc3l0

Member
Registrado
Boa tarde galera do fórum,

pessoal tenho aqui 2 servidores Torre com essa exata configuração:

Servidor Proliant HP ML110 G6, XEON Quad Core X3430 2.40GHz, 2GB, HD 250GB, AT039A

Pretendo colocar no mínimo 8GB de RAM nessas máquinas pra rodar o freeNAS, se eu conseguir coloco 16GB....
Tenho 15 discos Western Digital de 500GB e mais 15 discos Seagate de 500GB
pensei em montar uma NAS Storage em duas máquinas com 15 discos para o NAS Storage em cada máquina...
porém estou tendo problemas basicamente para alimentar 16 discos (15 do armazenamento do NAS + 1 disco pra rodar o freeNAS, talvez um SSD pequeno)... pesquisei esse case na internet e não encontrei muita coisa, só alguns tópicos em fóruns americanos, mas não comentam de como foi resolvido a questão de como ligar todos esses discos em uma fonte apropriada....

Não precisa necessariamente ter hot-swap no discos de armazenamento do NAS, mas se pudesse habilitar essa função seria interessante....

Pensem comigo, o que é melhor:
1 - Criar 2 NAS Storage sendo que a primeira máquina com 15 discos, replica tudo na segunda máquina com iguais 15 discos???... daí nenhum dos 2 servidores necessariamente precisaria de Raid nesse case...

OU

2 - Criar 2 Storages NAS independentes com RAID habilitado em cada um deles??
 
Talvez a primeira pergunta seria (curiosidade): Há realmente a necessidade de 15 discos?
 
Bom dia @fmaluf

na verdade pensei em dividir os 30 discos para as 2 máquinas que usariam o freeNAS... o porque é por conta de poder utilizar esses discos SATA que estão sobrando aqui na empresa (essa tmb é a idéia do meu chefe na verdade...) com a migração das máquinas dos usuários para SSD....
 
Bom dia @fmaluf

na verdade pensei em dividir os 30 discos para as 2 máquinas que usariam o freeNAS... o porque é por conta de poder utilizar esses discos SATA que estão sobrando aqui na empresa (essa tmb é a idéia do meu chefe na verdade...) com a migração das máquinas dos usuários para SSD....

Entendi... Se o chefe mandou né, ai não tem o que fazer (quase sempre não tem hehehe).

Então a ideia é utilizar os 15 discos como se fosse um só né?
 
Entendi... Se o chefe mandou né, ai não tem o que fazer (quase sempre não tem hehehe).

Então a ideia é utilizar os 15 discos como se fosse um só né?
Se desse (e eu acredito que dê pra fazer... Seria ótimo...com relação ao espaço no gabinete já calculei e conseguiria tirar a tampa lateral do lado esquerdo (aquela do lado da placa-mae) e fixaria na estrutura do gabinete os discos que não teriam espaço dentro do gabinete)... Então pelas minhas contas espaço físico não seria um problema)... Além disso daria um jeito de colocar mais 1 ou 2 coolers bons pra refrigeração mais eficaz))...sem contar o sistema de refrigeraçao do processador desse server que já é bem robusto, diga-se de passagem...

Só não sei como fazer com a fonte... Precisaria de uma com 16 saídas SATA de energia... Não sei se tem... Mas imagino que exista uma maneira.... Vi algumas gambiarras mas no máximo pra 6 discos....😞😕😩
 
Pra fixar os HDs dentro de um gabinete (precisará de casemod) ou externamente tem gaiolas como essa:


Pra energia existem adaptadores de MOLEX pra SATA, como esse:


De qualquer forma atente-se para a corrente exigida pelos drives e para a vibração dos mesmos durante o uso.
 
Pra fixar os HDs dentro de um gabinete (precisará de casemod) ou externamente tem gaiolas como essa:


Pra energia existem adaptadores de MOLEX pra SATA, como esse:


De qualquer forma atente-se para a corrente exigida pelos drives e para a vibração dos mesmos durante o uso.
Baahh... Show muito obg @Snayperskaya muito bom... Obg pelo norte cara... Tem noção de que fonte eu teria que usar pra uma máquina dessas que pretendo configurar??? Tipo pro processador em questão...mais os 16 discos, mais as memórias (8 ou 16gb de RAM) e processador em questão.... Com essa resposta, eu já poderia deixar o hardware redondinhooo....😋😋😋
 

Boa tarde.

> Servidor Proliant HP ML110 G6, XEON Quad Core X3430 2.40GHz, 2GB, HD 250GB, AT039A
É só colocar mais uns 16gb de RAM e estará perfeito para controlar um FreeNAS.

> Tenho 15 discos Western Digital de 500GB e mais 15 discos Seagate de 500GB
Esteja certo de inserir hds adequados na sua produção. De preferencia, discos enterprise e que tenham pouco tempo de uso.

> pesquisei esse case na internet e não encontrei muita coisa,
A ideia do case externo é interessante para um ambiente pessoal. Mas deixar 15 hds de produção operando dessa forma em cases externos vai te trazer problemas. Um storage de baixo custo vai te poupar de possíveis dores de cabeça, além ser uma solução bem mais segura.

> Não precisa necessariamente ter hot-swap no discos de armazenamento do NAS, mas se pudesse habilitar essa função seria interessante....
As controladoras do seu HP já são hot swap.

> Criar 2 NAS Storage sendo que a primeira máquina com 15 discos, replica tudo na segunda máquina com iguais 15 discos???... daí nenhum dos 2 servidores necessariamente precisaria de Raid nesse case...
Recomendo dimensionar com cuidado seu ambiente. Talvez seja melhor você vender ou trocar o segundo server por um storage, fazer um RAID com dupla paridade no FreeNAS e guardar os discos sobressalentes para hot spare.
 
Ah tá. Pra mim esses servers usavam fonte proprietária e tu ia usar as mesmas.

Uma boa fonte de 650W supre a demanda. Como é um equipamento que vai ficar sempre ligado priorize uma série de qualidade como a Corsair HX/RMX, Superflower Leadex III Gold ou a XPG Core Reactor. Pesquise esses modelos e veja qual já tem mais cabos de alimentação SATA pra você usar o mínimo de adaptadores necessários. Talvez algumas dessas possuam um conector de alimentação SATA a mais na versão 750W.
 
Ah tá. Pra mim esses servers usavam fonte proprietária e tu ia usar as mesmas.

Uma boa fonte de 650W supre a demanda. Como é um equipamento que vai ficar sempre ligado priorize uma série de qualidade como a Corsair HX/RMX, Superflower Leadex III Gold ou a XPG Core Reactor. Pesquise esses modelos e veja qual já tem mais cabos de alimentação SATA pra você usar o mínimo de adaptadores necessários. Talvez algumas dessas possuam um conector de alimentação SATA a mais na versão 750W.

Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular​

Este modelo possui 12 conexões SATA, mais 4 cabos molex, sabe o que seriam esses molex, por acaso é pra ser aqueles cabinhos extensores??
 
Sim, o conector normalmante conhecido como Molex é o usado pra esses adaptadores.
Certo...e outra coisa...
Será que a MOBO reconheceria os 16 discos, tipo não há tipo uma limitação no hardware?? Pergunto pq vai que eu envisto em todos esses componentes e depois não dê pra usar os 16 discos
simultaneamente....:(:rolleyes:
 
Você já viu se a placa possui 16 portas SATA? Normalmente placas-mãe tanto desktop como servidor possuem entre 4 a 8 portas SATA. Imaginei que você já teria alguma controladora PCIe SAS/SATA pra ligar os demais discos.

Se tiver dúvida se todas as portas funcionam basta ver no manual ou testar uma a uma. Se funciona separadamente irá funcionar com as demais ligadas simultaneamente.
 
Você já viu se a placa possui 16 portas SATA? Normalmente placas-mãe tanto desktop como servidor possuem entre 4 a 8 portas SATA. Imaginei que você já teria alguma controladora PCIe SAS/SATA pra ligar os demais discos.

Se tiver dúvida se todas as portas funcionam basta ver no manual ou testar uma a uma. Se funciona separadamente irá funcionar com as demais ligadas simultaneamente.
Na verdade estou namorando essa controladora PCI/SATA, pretendia comprar esta daqui:

 
Sugiro que você estude um pouco sobre modelos de placa controladora. Essa daí opera em PCIe 2.0 e só tem um lane, o que dá um máximo (teórico) de 500MB/s. Vai ser um gargalo a performance do teu arranjo.

 
Sugiro que você estude um pouco sobre modelos de placa controladora. Essa daí opera em PCIe 2.0 e só tem um lane, o que dá um máximo (teórico) de 500MB/s. Vai ser um gargalo a performance do teu arranjo.

tem alguma placa PCI/SATA que vc sugere @Snayperskaya ?? Que seja melhor que esse modelo que mostrei??
 
Desculpe se estou sendo muito chato...kkk
Mas Agora estava vendo na página das especificações desse modelo de servidor que citei... constam as 2 seguintes informações que me deixaram um pouco confuso:

Disco Máximo: 4000 GB
(Se eu colocar 16 discos em Raid, terei livres 8 discos pra armazenamento totalizando 4000GB, certo? Mas não contei os outros 8 discos de 500GB espelhados, mais o disco que rodará o FreeNAS que é um disco à parte....), será que é uma limitação de reconhecer até 4000 GB de armazenamento nessa MOBO?? Se for daí não conseguirei montar 16 discos neste NAS, só 8 daí....

outra informação que consta nas características do Servidor é esta:

Controladora: SATA 4 Port
Isso quer dizer que a placa-mãe é da 4ª geração SATA?? Ou é referência às 4 conexões SATA da MOBO?? E agora??
 
Desculpe se estou sendo muito chato...kkk
Mas Agora estava vendo na página das especificações desse modelo de servidor que citei... constam as 2 seguintes informações que me deixaram um pouco confuso:

Disco Máximo: 4000 GB
(Se eu colocar 16 discos em Raid, terei livres 8 discos pra armazenamento totalizando 4000GB, certo? Mas não contei os outros 8 discos de 500GB espelhados, mais o disco que rodará o FreeNAS que é um disco à parte....), será que é uma limitação de reconhecer até 4000 GB de armazenamento nessa MOBO?? Se for daí não conseguirei montar 16 discos neste NAS, só 8 daí....

outra informação que consta nas características do Servidor é esta:

Controladora: SATA 4 Port
Isso quer dizer que a placa-mãe é da 4ª geração SATA?? Ou é referência às 4 conexões SATA da MOBO?? E agora??

Posso estar errado, mas quanto a primeira informação... Cada S-ATA suporte um disco de até 4TB... Então como os discos tem 500GB cada, não terá problema mesmo que os discos sejam unificados para parecer um só, pois isso será o valor logico e não físico.

Quanto a segunda informação S-ATA 4 Port... Significa que essa MOBO possui 4 Portas do tipo S-ATA. Então terá que usar um adaptador para abrir mais portas S-ATA.
 
Posso estar errado, mas quanto a primeira informação... Cada S-ATA suporte um disco de até 4TB... Então como os discos tem 500GB cada, não terá problema mesmo que os discos sejam unificados para parecer um só, pois isso será o valor logico e não físico.

Quanto a segunda informação S-ATA 4 Port... Significa que essa MOBO possui 4 Portas do tipo S-ATA. Então terá que usar um adaptador para abrir mais portas S-ATA.
Certo, ok, obg @fmaluf e @Snayperskaya pelas contribuições... vou ver orçamentos da placa SATA-PCI-Express, da fonte, dos cases para os HDs e os cabos MOLEX pra passar pra chefia, pra ver se aprovam...mas quanto a funcionar, essa minha idéia então, é totalmente possível criar, configurar e deixar funcionando este NAS nestas condições meus caros amigos??
 
Certo, ok, obg @fmaluf e @Snayperskaya pelas contribuições... vou ver orçamentos da placa SATA-PCI-Express, da fonte, dos cases para os HDs e os cabos MOLEX pra passar pra chefia, pra ver se aprovam...mas quanto a funcionar, essa minha idéia então, é totalmente possível criar, configurar e deixar funcionando este NAS nestas condições meus caros amigos??

Possivel é sim... Veja esse video... Ele usou 20 discos se não me engano:

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo