[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Rumor:

Navi 12 com 36CUs no compubench, RX 5600 XT ?
Caso realmente seja Navi 12 é quase certo que exista uma RX 5600 não XT (para aproveitar todos os chips de cada wafer).
Ninguém tem 100% de certeza que a série 5600 vai ser anunciada no CES 2020, resta aguardar :)




 
Achei um post interessante no Reddit para quem está com problema no software 19.12.3, irei testar hoje. Ele informa que resolveu os problemas de tela preta, bsod e etc, só instalando o driver e não o software da Amd. Tem um outro que informou que instalou o 19.12.1 e depois instalou somente o driver do 19.12.3 para ter o software e o driver mais atualizado. Vamos aos testes.

 
Peguei (de novo) para testar o 19.12.3, já que a AMD parece sem pressa de lançar mais um driver com correções.

Deixando o Enhanced Sync off grande parte dos bugs pararam aqui. Mas tenho um outro problema chatinho: overlay da AMD tem hora que trava e fica invisível/inoperante, e só volta ao reiniciar o pc. Aconteceu isso várias vezes aqui.
 
Peguei (de novo) para testar o 19.12.3, já que a AMD parece sem pressa de lançar mais um driver com correções.

Deixando o Enhanced Sync off grande parte dos bugs pararam aqui. Mas tenho um outro problema chatinho: overlay da AMD tem hora que trava e fica invisível/inoperante, e só volta ao reiniciar o pc. Aconteceu isso várias vezes aqui.
Aqui também ocorre isso o tempo todo. Depois vou tentar instalar o 19.12.1 e por cima somente o driver do 19.12.3, conforme citei acima. Dizem que na hora da instalação do driver dar um erro, mas funciona. Só testando mesmo.
 
Achei um post interessante no Reddit para quem está com problema no software 19.12.3, irei testar hoje. Ele informa que resolveu os problemas de tela preta, bsod e etc, só instalando o driver e não o software da Amd. Tem um outro que informou que instalou o 19.12.1 e depois instalou somente o driver do 19.12.3 para ter o software e o driver mais atualizado. Vamos aos testes.


Vou testar isso de curiosidade e dou um feed aqui. :D
 
Aqui também ocorre isso o tempo todo. Depois vou tentar instalar o 19.12.1 e por cima somente o driver do 19.12.3, conforme citei acima. Dizem que na hora da instalação do driver dar um erro, mas funciona. Só testando mesmo.
Acho que não dá erro não. Só os drivers bugados da AMD que faço instalação limpa, DDU etc, para tentar isolar as coisas e não ter desculpa do erro ser por causa disso.

Na Nvidia sempre instalei um por cima do outro de boa e nunca tive problemas.
 
RX 5600 XT:

preço sendo analisado pela AMD: 279-299 dólares :(
clock reduzido (em relação a RX 5700).
clock depende do modelo de cada fabricante.
novo tape-out da Navi 10, diferente especificação.


* lembrando que ele acertou muita coisa no passado (como o preço da RX 5500 XT) resta aguardar.
RX 5600 XT
Preço que o público quer ---> 249 dólares (similar ao valor da RX 480 custom no lançamento)
Preço que o público teme ---> 299 dólares
Preço que o coreteks comentou que estava sendo analisado ---> 269 dólares MSRP (subiu para 279-299 dólares)




Navi 12
69B0:71 = 7360:41 ou 7362:71
CL_DEVICE_MAX_COMPUTE_UNITS 18
CL_DEVICE_GLOBAL_MEM_SIZE 8573157376
36CUs 8GB


CES 2020:

Zen 3 na litografia 7nm+ e produtos relacionados (Ryzen/Epyc/Threadripper).
Ryzen 4000 Vermeer 7nm+.
APU Renoir Zen 2 + Vega (porção Navi) na litografia 7nm.
* nenhum sinal da série 5600


Navi 21:




Gameplay Detroit Become Human PC:

 
Última edição:
Acho que não dá erro não. Só os drivers bugados da AMD que faço instalação limpa, DDU etc, para tentar isolar as coisas e não ter desculpa do erro ser por causa disso.

Na Nvidia sempre instalei um por cima do outro de boa e nunca tive problemas.
Tentei aqui e deu erro, mas instalou. Mas assim que reiniciei e coloquei o BFV, em uma explosão o jogo travou. Isso nunca aconteceu no 19.12.1 ou 19.9.2. Isso deve ser problema do software Adrenalin da Amd.
 
caras o que me preocupa é que a AMD já tem 3 clientes fixos, Microsoft, Sony e Apple. Ela já tem compromisso com essas 3 empresas, ai os chips que sobrarem ela transforma em peças de PC.
 
caras o que me preocupa é que a AMD já tem 3 clientes fixos, Microsoft, Sony e Apple. Ela já tem compromisso com essas 3 empresas, ai os chips que sobrarem ela transforma em peças de PC.
É por aí mesmo, só os chips para os consoles serão milhões de unidades, fora os chips destinados para os Epyc/supercomputador.
Se a TSMC não liberar slots de produção para a AMD, alguém vai ficar de fora. A mesma coisa vale para os times de suporte da AMD (software e afins).
A prioridade é dar suporte para as gigantes. Apesar que muitos fazem chacota disso.

Amazon Web Services - Epyc
Tencent - Epyc
Google Stadia - GPUs AMD
Google Cloud - Epyc
Microsoft - Xbox Series X
Microsoft Azure - Epyc
Sony - PS5
Hewlett-Packard - Epyc
Baidu - Epyc
Apple - MacBook/Mac Pro
Cray - Archer2 University of Edinburgh UK
Cray - Frontier Oak Ridge National Laboratory USA
Twitter - Epyc
Lenovo - Epyc
Dell - Epyc
etc...


AMD NÃO TEM o dinheiro grosso que a Nvidia/Intel possuem. SE AMD TIVESSE A COISA SERIA MUITO DIFERENTE.
Se a previsão da AMD se concretizar, 2 dígitos no server em 2020, a coisa vai melhorar.
De acordo com o MT o gasto com pesquisa e desenvolvimento em um período de 12 meses (terminando em setembro/2019) foi o seguinte:

Intel ~13.4 bilhões de dólares
Nvidia ~2.73 bilhões de dólares
AMD ~1.52 bilhões de dólares

13,4B + 2.73B >>>>>>>>>>>>>>> 1.52B

Intel tem fábrica, porém não muda o fato que maior investimento financeiro significa:

+ instalações de teste
+ laboratórios de pesquisa
+ engenheiros com ótima formação
+ técnicos com ótima formação
+ pessoal de suporte
+ protótipos
+ projetos em paralelo
+ pesquisas específicas
+ equipamentos de testes

1 bilhão parece muita coisa, mas de acordo com a Gartner o custo para desenvolver 1 projeto em 7nm é na faixa de 120-420 milhões de dólares dependendo da complexidade.
Aí tem como entender porque a AMD no Ryzen 1000/2000 usava 1 projeto para R5/R7 e o conceito de chiplet para o Ryzen 3000.

Tem como compreender também porque a Nvidia tem TU102, TU104, TU106, TU116 e TU117. N projetos/máscaras, simplesmente ELA PODE PAGAR POR ISSO.
AMD, no entanto, não pode. Tem Navi 10/14 e acaba extendendo o período de projeto de outros modelos RDNA/RDNA2. Isso acaba gerando N atrasos.
 
Última edição:
 
Asrock RX 5600 XT Phantom Gaming

2304CUs
6GB GDDR6
192-bit
12Gbps
288GB/s
1 conector 8pin


PCB é de formato menor e o clock reduzido.
O bandwidth pode ser o fator limitante no desempenho.
Precisa verificar se vai existir limitação no OC. Na RX 5500 XT a memória pode chegar no máximo em 1860MHz.
Resta aguardar pelo preço. Como o GN (e outros sites) comentaram, o valor é a última coisa que Nvidia/AMD decidem antes do lançamento.
 
Asrock RX 5600 XT Phantom Gaming

2304CUs
6GB GDDR6
192-bit
12Gbps
288GB/s
1 conector 8pin


PCB é de formato menor e o clock reduzido.
O bandwidth pode ser o fator limitante no desempenho.
Precisa verificar se vai existir limitação no OC. Na RX 5500 XT a memória pode chegar no máximo em 1860MHz.
Resta aguardar pelo preço. Como o GN (e outros sites) comentaram, o valor é a última coisa que Nvidia/AMD decidem antes do lançamento.
Agora basta saber quanto ela sobe no over de memória, tentar pegar pelo menos uns 320GB/S... E essa placa da Asrock tá ridícula, cooler tem o dobro do tamanho do PCB kkk Nem me pagando colocaria isso dentro do meu PC. Provavelmente vai ser minha próxima VGA se encostar na 2060.
 
Última edição:
O que todos querem saber é o preço.

RX 5700 blower já foi vendida lá fora por $250 (combo) e RX 5700 custom $280.
Se AMD não colocar um preço que o público considere aceitável, vai ficar igual a RX 5500 XT. IMHO o modelo 8GB deveria custar $179.

Em 2020/2021 a Nvidia pode ter o caminho aberto para manter ou reduzir um pouco o valor da Ampere na litografia 7nm EUV. Quer dizer, vai continuar caro.
A única coisa que a AMD vai fazer é encaixar cada tier (na linha Nvidia) levando em conta o desempenho. Não vai existir pressão, se bobear vai lançar sempre depois :)
É torcer que isso não aconteça mas se RX 5600 XT vier cara já sabem... O coreteks está comentando sobre isso a algum tempo.

A Nvidia deve estar arrependida de lançar 1650S por 159 dólares. Poderia ter colocado 169 dólares e ainda assim venderia muito. Mesma coisa com a GTX 1660S.
Como todos sabem, se estiver no mesmo preço, ninguém compra AMD. Só compra AMD o seu público fiel (pequeno) e quem não pode (no momento) adquirir Nvidia.

O processo 12nm já estava (super) amadurecido na época da 1660 Ti (densidade 0.10 fácil).
Com o lançamento da 1660 Super todos perceberam como existia gordura no valor da 1660 Ti (mesmo a Ti sendo full TU116).

GTX 1660 Ti 192bit 6GB GDDR6 $279
GTX 1660 S 192bit 6GB GDDR6 $229


Sobre preço de memória GDDR6 no início de 2019:
"From the prices quoted, it can be calculated that total storage costs only about $ 35-45 (GDDR5) or $ 55-75 (GDDR6) for say 8GB GiB."

Agora deve estar menor (mas vai ter um novo aumento este ano).
 
Última edição:
O que todos querem saber é o preço.

RX 5700 blower já foi vendida lá fora por $250 (combo) e RX 5700 custom $280.
Se AMD não colocar um preço que o público considere aceitável, vai ficar igual a RX 5500 XT. IMHO o modelo 8GB deveria custar $179.

Em 2020/2021 a Nvidia pode ter o caminho aberto para manter ou reduzir um pouco o valor da Ampere na litografia 7nm EUV. Quer dizer, vai continuar caro.
A única coisa que a AMD vai fazer é encaixar cada tier (na linha Nvidia) levando em conta o desempenho. Não vai existir pressão, se bobear vai lançar sempre depois :)
É torcer que isso não aconteça mas se RX 5600 XT vier cara já sabem... O coreteks está comentando sobre isso a algum tempo.

A Nvidia deve estar arrependida de lançar 1650S por 159 dólares. Poderia ter colocado 169 dólares e ainda assim venderia muito. Mesma coisa com a GTX 1660S.
Como todos sabem, se estiver no mesmo preço, ninguém compra AMD. Só compra AMD o seu público fiel (pequeno) e quem não pode (no momento) adquirir Nvidia.

O processo 12nm já estava (super) amadurecido na época da 1660 Ti (densidade 0.10 fácil).
Com o lançamento da 1660 Super todos perceberam como existia gordura no valor da 1660 Ti (mesmo a Ti sendo full TU116).

GTX 1660 Ti 192bit 6GB GDDR6 $279
GTX 1660 S 192bit 6GB GDDR6 $229


Sobre preço de memória GDDR6 no início de 2019:
"From the prices quoted, it can be calculated that total storage costs only about $ 35-45 (GDDR5) or $ 55-75 (GDDR6) for say 8GB GiB."

Agora deve estar menor (mas vai ter um novo aumento este ano).
Isso é o mais importante, eu estou disposto a pagar no máximo uns R$1400 nessa placa, pouca coisa mais cara que a 1660 TI, mas teoricamente melhor. Acho que $279 seria um preço bem competitivo, já que hoje em dia a 5700 tá na faixa de $309-329. Mas vendo como foi, bem provável de sair por $299. :(
 
A pichau demorou pra enviar os códigos da compra da RX5700?


aqui tão enrolando.
 
A pichau demorou pra enviar os códigos da compra da RX5700?


aqui tão enrolando.

Até agora não recebi os meus também, comprei na Terabyte na BF e me disseram que acabou e estão esperando uma nova remessa.
 
A pichau demorou pra enviar os códigos da compra da RX5700?


aqui tão enrolando.

Aqui foi cerca de 1 semana depois de preencher os formulários.
 
RX 5600 XT THICC II Pro:

 
A pichau demorou pra enviar os códigos da compra da RX5700?


aqui tão enrolando.
Até agora não recebi os meus também, comprei na Terabyte na BF e me disseram que acabou e estão esperando uma nova remessa.
Aqui foi cerca de 1 semana depois de preencher os formulários.

Eu resgatei a minha promoção hoje, comprada pela combat informativa, achei estranho mais veio 3 meses de gamepass

eu achei estranho mas não reclamei, estava doido pra jogar Halo mesmo.
 
Também estou na espera aqui. AMD pelo jeito deu férias pro setor de drivers. :haha:

Chato demais isso, para não dizer falta de respeito com seus consumidores!

Tinha testado os 3 drivers Adrenalin 2020 e nenhum deles deu problemas sérios, a não ser o mal funcionamento quando usava o comando "ALT + TAB" para alternar entre o jogo e os aplicativos, aparecia tela preta ao invés dos blocos com as imagens dos aplicativos.

A única coisa que fiz - e ainda faço - foi setar manualmente a curvatura da fan, deixar ativada a opção freesync e o restante das opções em "Desativar" e "Usar as configurações do aplicativo".

Eu voltei a usar o 19.9.2 (WHQL), para não ver mais aquelas falhas grotescas nas texturas (de neve e lama) de Red Dead Redemption 2, usando a API Vulkan. Foi o driver que realmente funcionou bem e eliminou aqueles buracos bizarros que brotavam no chão.

Q doideira velho... não só tem buraqueira como a renderização do jogo ta toda zoada... O mais curioso é que Vulkan é uma API da AMD, eu estou usando nvidia e não tenho esse problema... realmente muito estranho. (...)
(...) fiz outro teste com a API Vulkan e deu os mesmos resultados. Para ilustrar, deixei o resultado dos testes sugeridos pelo 3Edu no SPOILER abaixo. (...) Veja:

lBT9Rzs.png


uI2H73S.png


lhECuEy.png


DEvgtts.png


pm7yUXT.png

Deixei a API em DX12, é o que funcionou e deu certo para mim no momento. Mesmo a Vulkan me dando mais FPS e maior fluidez (sem stutterings e quedas bruscas de FPS), não percebo mais essas "anomalias" nos cenários. :rip:
Fui dar uma passeada no pântano e voltei a ver os mesmos buracos que você. Muito feio, que bug escroto...

Será que isso é só em placa AMD? Não to vendo ninguém mais reclamar disso. Só nós dois.

O negócio é que antes isso não acontecia... Agora tá tenso.
Das duas, uma: os jogadores que usam Vulkan e tem VGA AMD não perceberam os bugs - visto que aparece alguns locais com maior densidade de neve/lama (não são tantos e por isso passam desapercebidos); ou usam DX12 e/ou VGA Nvidia, e esses bugs não ocorrem com ambas. (...)

Se não quiser ver essas "coisas", você tem duas opções: ignora (e finge que não viu) e continua usando Vulkan - em favor da fluidez e mais FPS e maior configuração gráfica (dá até para aumentar alguns recursos do menu gráfico, partindo das configurações sugeridas pelo canal Hardware Unboxing); ou usar DX12, fazer procedimentos (deixei as telas nas postagens), reduzir alguns recursos gráficos e fazer testes até chegar a um nível aceitável de fluidez com o máximo possível de nível gráfico, se atendo as configurações sugeridas pelo HU. Escolhi essa última!
Olá pessoal. Para quem estava tendo o problema dos bugs nas texturas de neve e de lama usando a API Vulkan (vídeo ilustrativo acima), com as placas de vídeo Radeon 5700 e 5700 XT, consegui resolver apenas mudando o driver: do Adrenalin 2020 Edition 19.12.3/19.12.2/19.12.1 para o Adrenalin 2019 Edition 19.9.2 Recommended (WHQL).

2019.11.27-17.01.png

(...) "I'm having this as well, since November 5th with all drivers since 19.11.1. (If you want more details here and here).

Anyways, 19.12.2 didn't fix it. A suggestion I want to give people, and also to know if it works for you too, is to try to set the deepsurfaceQuality setting to Ultra by editing your \Documents\Rockstar Games\Red Dead Redemption 2\Settings\system.xml file. The only way, since ingame settings don't have it - should be around line 73, just change whatever value inside the tag to this one:

<deepsurfaceQuality>kSettingLevel_Ultra</deepsurfaceQuality>

Of everything I've tried so far, this was the only thing changing anything on that. It does not fix it 100%, but I've seen the glitch less frequently, and when it happens is less terrifying. (Also, this setting will also help on view distance for things like wagon trails, etc). I did not see any hard performance hit with that, also. (Originally it was set to High)

If you try it please let me know if anything about it changed for you - maybe it's the path for AMD finding a fix for us." (...)

"Actually this also happens if you change any of the Water "Advanced" settings (reflection, refraction, physics) as well - at least in here and some other people reported that too. But good to know Ani is doing the same, more information to investigate."
[eddvdm] (...)

Fonte: Fórum da AMD

Levei horas testando o driver 19.9.2 (WHQL) nas partes em que ocorriam essas falhas de textura e com esse driver não percebi mais as falhas. Abaixo, segue screens constando a ausência das falhas (na lama) e as configurações (do menu de gráficos e do driver AMD) que estou usando:

0A4rJvq.png


9O0N8bm.png


ewYRHMn.png


MT9hSnW.png


vLI9Rtm.png


8yAJfUX.png


kuposEw.png


kjNFhrx.png


Ush8QZr.png


ejCID4A.png


DXyyhmP.png


bOOrcBt.png


TmSZ5SD.png


oMudwuZ.png


ed3gc0u.png

Com essas especificações, a experiência de RDR2 ficou agradável!

Espero que as dicas ajudem outras pessoas (com VGAs 5700 / 5700 XT) que estão tendo esses problemas (visto que tanto a RG quanto a AMD ainda não apresentaram uma solução - tanto por meio de driver quanto por update).

Enfim, o problema foi resolvido! :full
 
Chato demais isso, para não dizer falta de respeito com seus consumidores!

Tinha testado os 3 drivers Adrenalin 2020 e nenhum deles deu problemas sérios, a não ser o mal funcionamento quando usava o comando "ALT + TAB" para alternar entre o jogo e os aplicativos, aparecia tela preta ao invés dos blocos com as imagens dos aplicativos.

A única coisa que fiz - e ainda faço - foi setar manualmente a curvatura da fan, deixar ativada a opção freesync e o restante das opções em "Desativar" e "Usar as configurações do aplicativo".

Eu voltei a usar o 19.9.2 (WHQL), para não ver mais aquelas falhas grotescas nas texturas (de neve e lama) de Red Dead Redemption 2, usando a API Vulkan. Foi o driver que realmente funcionou bem e eliminou aqueles buracos bizarros que brotavam no chão.

A lista de problemas do driver atual é grande. E já faz duas semanas que foi lançado.

Passou da hora de lançarem mais um com bug fixes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo