[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Isso é obvio.
Então nem deveria ter comentado minha mensagem, isso é óbvio.

Tem sim, mesmo com as placas ficando mais caras o pessoal não para de comprar. As fabricantes não estão preocupadas...
Isso também é óbvio.


Sobre chips para indústria automobilística, demora certo tempo para adotar todos os padrões na linha (AEC Q100/ISO 26262/IATF 16969).
Como as montadoras exigem, precisa aguardar rodar certinho.
 
Sobre chips para indústria automobilística, demora certo tempo para adotar todos os padrões na linha (AEC Q100/ISO 26262/IATF 16969).
Como as montadoras exigem, precisa aguardar rodar certinho.
Assiste a CES desse ano...
 
Essa mudança para 7nm se dá principalmente para a criação de chips com baixo consumo para produtos voltados para IOT e carros autônomos. (Não tem dinheiro só da Nvidia)
Se você trabalha deveria saber das coisas que comentei...
Bem, como você não entende NADA nem sei se adianta explicar. Mas vamos lá.
A indústria automobilística demora certo tempo para adotar novo processo em SOCs, justamente por causa da confiabilidade/segurança.
Por isso existem padrões que são exigidos (AEC Q100/ISO 26262/IATF 16969). Depois de 100% da certificação é necessário comprovar que a linha continua mantendo sua estabilidade.

Além do custo de produção, não é coincidência ela continuar usando litografia "antiga".
 
como você não entende NADA
Cara, você nem sabe quem sou para pressupor alguma coisa...

A indústria automobilística demora certo tempo para adotar novo processo em SOCs, justamente por causa da confiabilidade/segurança.
Por isso existem padrões que são exigidos (AEC Q100/ISO 26262/IATF 16969). Depois de 100% da certificação é necessário comprovar que a linha continua mantendo sua estabilidade.
Já ouviu falar em testes internos? Quem disse que esses chips vão amanha para produção? Agora as empresas só testam produtos já certificados?

É cada uma...
 
Cara, você nem sabe quem sou para pressupor alguma coisa...
Se AINDA não entendeu o que escrevi, fica evidente que nunca pisou em uma fábrica nem como visitante.

Já ouviu falar em testes internos? Quem disse que esses chips vão amanha para produção? Agora as empresas só testam produtos já certificados?

É cada uma...
Veja lá, DIRETO DA TSMC:

"The N7 platform will be (AEC-Q100 and ASIL-B) qualified in 2020. “AUTOMOTIVE CUSTOMERS TEND TO LAG CONSUME ADOPTION BY ~2-3 YEARS, to LEVERAGE DPPM learning – although that interval is diminishing. We anticipate aggressive N7 automotive adoption in 2021.”,Dr. Lin indicated."
"The TSMC RF CMOS offerings will be used for SRR, LRR, and Lidar. The 16FFC-RF-Enhanced process will be qualified for automotive platforms in 2Q’20."

De acordo com a TSMC, industría automobilística adota processo ~2-3 anos depois da introdução. O mínimo do mínimo é 2021, isso se a indústria aceitar.
Isso depende da análise da variação existente no processo, tudo precisa ser calculado.
O que é usado hoje pela TSMC é 16nm que obviamente é 100% estável.

Não adianta testar um produto se a linha não atende os padrões exigidos. Vai introduzir N variáveis no processo.
 
Última edição:
Komachi:

Navi 21 em setembro+ baseado no N21 A0.
Navi 21 seria a Navi top, IMHO talvez seja lançada como série 6000. (...)

"RX 5900 XT" ou "6x00 XT": poderia especular algo com base em teus conhecimentos @user101?

Só sei que, baseado nos vazamentos das "supostas" especificações, acho improvável essa "Navi 21" sair por menos de 700 dólares no mercado.

Já estou "enchendo o porcão" para um dia pegar essa VGA (de preferência alguma versão customizada, só para variar - visto que só tive blowers nessas duas décadas). A não ser que a Nvidia ofereça alguma VGA melhor em desempenho e com menor custo e consumo energético (da microarquitetura Ampere).
 
"RX 5900 XT" ou "6x00 XT": poderia especular algo com base em teus conhecimentos @user101?

Só sei que, baseado nos vazamentos das "supostas" especificações, acho improvável essa "Navi 21" sair por menos de 700 dólares no mercado.

Já estou "enchendo o porcão" para um dia pegar essa VGA (de preferência alguma versão customizada, só para variar - visto que só tive blowers nessas duas décadas). A não ser que a Nvidia ofereça alguma VGA melhor em desempenho e com menor custo e consumo energético (da microarquitetura Ampere).
Na realidade, eu não sei nada, só compartilho o que eu encontro em diversos locais :)

O dayllann sumiu mas colocou este texto nas notícias:

"O pior é que esse(s) chip(s) da primeira geração foi produzido e testado (Navi12), mas provavelmente não verá a luz do dia, enquanto que a Navi14 (RX5500 e RX5300) lançou mês passado e só chegará numa versão incompleta para desktop mês que vem! Afinal de contas, o chip completo foi reservado para a Apple e possivelmente será exclusivo (nada de RX5500 com 24 CUs/1536 SPs), tal qual as Vega16 e Vega20 foram. "
"Da mesma fonte que saiu a informação dessa notícia, wjm47196@chiphell, vem outras que ele jura serem 100% verídicas: A Navi10 terá outra versão cut-down, preenchendo a lacuna entre a RX5500 e RX5700. Já falei desse chip, possivelmente terá 28 CUs/1792 SPs e será 256bits, ocupará a faixa de desempenho da Vega56 (acima da GTX1660Ti mas com seu preço) e se chamará de RX5600(XT), MAS zero de informações concretas dela, informações concretas mesmo só sobre as Navi21, Navi22 e Navi23, que são justamente RDNA2. Inclusive a Navi21 já tem até tamanho do die confirmado, 505mm², o dobro da Navi10, então ou temos o dobro de CUs (80), ou o hardware dedicado ao RTRT ocupa algum espaço daí. "



Então Navi 21 tem die size 505mm2, tem suporte RT via hardware (sendo RDNA2).
Pelo tamanho do die não vai ser barato, tudo depende da complexidade do chip e yield.


Refiz o cálculo postado em mensagem anterior:

505mm² 7nm - Navi 21 AMD
die = (π*((300/2)^2)/505)-(π*(300/√¯(2*505)) = 110
yield = 0,99*(1+((0,1*5,05)/8))^-8 = 0,6067
good dies = 66
die cost = 148,89 (melhor hipótese, se mudar para 0.15 fica 188,15)

754mm² 12nm - TU102 Nvidia
die = (π*((300/2)^2)/754)-(π*(300/√¯(2*754)) = 69
yield = 0,99*(1+((0,1*7,54)/8))^-8 = 0,4816
good dies = 33
die cost = 176,68

* considerei densidade divulgada pela TSMC do processo 7nm, porém o mesmo custo divulgado pelo ibs (wafer 7nm).
* se for 7nm EUV existe redução no número de etapas, assim o custo de produção pode diminuir (se TSMC ajudar).
* TSMC pode incluir o custo de implantação inicial EUV para seus clientes (máquinas e afins).
* dependendo de todos os fatores, AMD pode lançar uma Navi 21 não full, assim pode equilibrar o custo.
* tem custo adicional, por exemplo: montagem final, teste, pagamento IP, transporte entre unidade fabril, custo de rodar a cadeia, instalação, etc.
* apareceu no SA que teve tape out de um GPU top. Como é artigo pago não tem como saber se é da AMD.


O buildzoid especulou sobre o desempenho da Navi 21:




Por causa disto:
 
Última edição:
Amigos, uma dúvida? Já li no reddit e "acho" que até por aqui não tenho certeza, gente dizendo que para o melhor funcionamento e performance da RX 5700 XT, é necessário utilizar conectores pci-e diferentes, no caso, não utilizar o conector compartilhado da fonte. Isso é verdade? Caso isso seja verdade mesmo: Minha fonte é uma Corsair VS600W, não é nenhuma Gold e ela só possui conector pci-e compartilhado, no caso se eu comprar um conector pci-e de 8 pinos e plugar na alimentação da fonte, mudará algo ou será igual a utilizar o conector compartilhado da própria fonte? Não consegui entender muito bem isso.
 
Amigos, uma dúvida? Já li no reddit e "acho" que até por aqui não tenho certeza, gente dizendo que para o melhor funcionamento e performance da RX 5700 XT, é necessário utilizar conectores pci-e diferentes, no caso, não utilizar o conector compartilhado da fonte. Isso é verdade? Caso isso seja verdade mesmo: Minha fonte é uma Corsair VS600W, não é nenhuma Gold e ela só possui conector pci-e compartilhado, no caso se eu comprar um conector pci-e de 8 pinos e plugar na alimentação da fonte, mudará algo ou será igual a utilizar o conector compartilhado da própria fonte? Não consegui entender muito bem isso.
Nunca li nada a respeito.
O que pode acontecer é problema com fonte de topologia antiga que tem N barramentos.
Assim, dependendo da distribuição, a fonte pode desligar se o mecanismo de proteção (1 linha) for acionado. No seu caso é barramento único +12V de 48A.

Veja quanto uma RX 5700 XT blower puxa do slot e conectores:

A RX 5700 XT puxa mais do conector 8pin e o resto é dividido entre slot e conector 6pin.


Encontrei alguns tópicos no reddit, tem que dar uma verificada nisso aí. Logo aparece um engenheiro elétrico :)
Lendo por cima, eles estão comentando sobre N barramentos, é o problema que tinha comentado.
 
Última edição:
Nunca li nada a respeito.
O que pode acontecer é problema com fonte de topologia antiga que tem N barramentos.
Assim, dependendo da distribuição, a fonte pode desligar se o mecanismo de proteção (1 linha) for acionado. No seu caso é barramento único +12V de 48A.

Veja quanto uma RX 5700 XT blower puxa do slot e conectores:

A RX 5700 XT puxa mais do conector 8pin e o resto é dividido entre slot e conector 6pin.


Encontrei alguns tópicos no reddit, tem que dar uma verificada nisso aí. Logo aparece um engenheiro elétrico :)
Lendo por cima, eles estão comentando sobre N barramentos, é o problema que tinha comentado.
Agradeço sua resposta. Havia até arrumado um conector pci-e de 8 pinos. Então irei desconsiderar isso. Segue o link onde um usuário do reddit (nick: PeaceOut_TimeOut )comenta isso, no final da página:
 
Agradeço sua resposta. Havia até arrumado um conector pci-e de 8 pinos. Então irei desconsiderar isso. Segue o link onde um usuário do reddit (nick: PeaceOut_TimeOut )comenta isso, no final da página:
Aqui tem uma explicação de 2010/2014 sobre o assunto:

Achei explicação do lfaller:


Encontrei este link.


"It depends on how your PSU is wired. If you don't know, it's a safer bet to just run two cables."
"Can you explain a bit more about the wiring? I have the same question as OP and know my psu has a single rail (if that's what you're referring to)"
"Some PSUs have different PCI-e cables on different rails, and in that case two cables is definitely better. With a single rail, you're still running more current per cable with a single cable, but it's all way within spec, so it's totally safe."
 
Última edição:
As Navi 7nm("próxima" geração) não bateu a geração atual da concorrente.
E que eu quis dizer(implícito) é que esse essa redução de 12nm para 7nm vai fazer diferença, teremos um salto de desempenho parecido com o que tivemos da Maxwell para Pascal.
Isso sim será uma "próxima" geração e não esse requentation que foram as 2xxx.
Suposição por suposição, navi21 tá aí na porta com o dobro do die das atuais, e aí? Pensando nisso sempre tem alguma coisa nova na porta, sempre têm, única excessão foi a NVidia espremendo a série 1000 por um milhão de anos e lançando a série 2000 bem fraquinha.
 
Aqui tem uma explicação de 2010/2014 sobre o assunto:

Achei explicação do lfaller:


Encontrei este link.


"It depends on how your PSU is wired. If you don't know, it's a safer bet to just run two cables."
"Can you explain a bit more about the wiring? I have the same question as OP and know my psu has a single rail (if that's what you're referring to)"
"Some PSUs have different PCI-e cables on different rails, and in that case two cables is definitely better. With a single rail, you're still running more current per cable with a single cable, but it's all way within spec, so it's totally safe."

Fico mais tranquilo, não preciso trocar de fonte. Valeu
 
RX 5600 XT = 279 dólares



De acordo com o videocardz, AMD está comparando a placa com a GTX 1660 Ti e 1650S (1660S ???). A RX 5600 XT é mais rápida.
 
RX 5600 XT = 279 dólares



De acordo com o videocardz, AMD está comparando a placa com a GTX 1660 Ti e 1650S (1660S ???). A RX 5600 XT é mais rápida.

Não era o preço que eu esperava, mas sendo mais rápida que as duas e custando o preço de referência da 1660 Ti, tá valendo.

Adeus GTX Turing 16xx, foi bom conhecer vocês :haha3:

Falouws :cool:
 
RX 5600 XT = 279 dólares



De acordo com o videocardz, AMD está comparando a placa com a GTX 1660 Ti e 1650S (1660S ???). A RX 5600 XT é mais rápida.
Show de bola! Por enquanto tudo dentro do esperado, e dentro do orçamento... Fico com um pouco de receio em relação à banda da memória de 288GB/S, minha 1060 a @9000Mhz pega 216GB/S... Essa 5600XT não pode vir capada de overclock, como falei anteriormente, se chegasse na faixa de 320GB/S seria sensacional, mas acho bem pouco provável (se não vai afundar a 5700).
 
Não era o preço que eu esperava, mas sendo mais rápida que as duas e custando o preço de referência da 1660 Ti, tá valendo.

Adeus GTX Turing 16xx, foi bom conhecer vocês :haha3:

Falouws :cool:
Eu preferia um valor menor, mas está bom levando em conta que poderia ser 299 dólares :)

Na minha modesta opinião, a vantagem da AMD é que Sapphire, Powercolor, MSI (não Mech) tem vários features, não tem economia brutal.
Existe modelo acessível da 1650S/1660S que tem corte no custo de produção: cooler/VRM/PCB simplificado, não tem fan stop, fan two-ball bearing, dual bios, backplate, etc.
A Sapphire RX 5500 XT tem todos esses features e ótimos componentes, sendo de entrada.


Show de bola! Por enquanto tudo dentro do esperado, e dentro do orçamento... Fico com um pouco de receio em relação à banda da memória de 288GB/S, minha 1060 a @9000Mhz pega 216GB/S... Essa 5600XT não pode vir capada de overclock, como falei anteriormente, se chegasse na faixa de 320GB/S seria sensacional, mas acho bem pouco provável (se não vai afundar a 5700).
Deve chegar por aqui na faixa de ~1599 reais (com a gordura normal).




CES 2020

RX 5600 XT
disponibilidade a partir do dia 21 de janeiro (Wallossek acertou)
preço como comentado 279 dólares (coreteks acertou)

O pessoal (até agora) está meio desanimado no evento :)

 
Última edição:
Eu preferia um valor menor, mas está bom levando em conta que poderia ser 299 dólares :)

Na minha modesta opinião, a vantagem da AMD é que Sapphire, Powercolor, MSI (não Mech) tem vários features, não tem economia brutal.
Existe modelo acessível da 1650S/1660S que tem corte no custo de produção: cooler/VRM/PCB simplificado, não tem fan stop, fan two-ball bearing, dual bios, backplate, etc.
A Sapphire RX 5500 XT tem todos esses features e ótimos componentes, sendo de entrada.



Deve chegar por aqui na faixa de ~1599 reais (com a gordura normal).




CES 2020

RX 5600 XT
disponibilidade a partir do dia 21 de janeiro (Wallossek acertou)
preço como comentado 279 dólares (coreteks acertou)

O pessoal (até agora) está meio desanimado no evento :)


Pelos gráficos tá bem parelha com a 2060.
 
Infelizmente pelo visto AMD vai continuar 2 anos atrás da nvidia no high end. Como não foi falado nada sobre as big Navi pode esperar no mínimo Computex em Junho. :thatfeel:
 
Infelizmente pelo visto AMD vai continuar 2 anos atrás da nvidia no high end. Como não foi falado nada sobre as big Navi pode esperar no mínimo Computex em Junho. :thatfeel:


BIG Navi, se vir, só com RNDA2, RDNA1 está no limite com as 5700 XT.
 
É. Nada de grandes novidades em gpu e cpu deskptop.
A Nvidia vai falar nessa CES 2020?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo