[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

É. Nada de grandes novidades em gpu e cpu deskptop.
A Nvidia vai falar nessa CES 2020?

Nada de grandes novidades? :wat::serious:

Se não tinha o que você esperava, é uma coisa, mas dizer que não teve grandes novidades, especialmente na questão das CPUs mobiles? Aí é uma inverdade...

Falouws :cool:
 
Nada de grandes novidades? :wat::serious:

Se não tinha o que você esperava, é uma coisa, mas dizer que não teve grandes novidades, especialmente na questão das CPUs mobiles? Aí é uma inverdade...

Falouws :cool:
As pessoas esperavam Zen 3 e Rdna 2 quando a Amd claramente possui uma cadência anual de arquiteturas lol
 
As pessoas esperavam Zen 3 e Rdna 2 quando a Amd claramente possui uma cadência anual de arquiteturas lol

Não só ela, como qualquer empresa. Ou esse povo espera que a Intel lance suas placas de vídeo amanhã? Ou CPUs em 7nm? Se ainda está na fase de testes, não tem pra onde correr: tem que esperar, ponto.

Zen 3 vai ser anunciado provavelmente na Computex, idem pra Big Navi.

O ano mal começou e já querem tudo de mão beijada. Pense num povo afobado :impossibru:

Falouws :cool:
 
Nada de grandes novidades? :wat::serious:

Se não tinha o que você esperava, é uma coisa, mas dizer que não teve grandes novidades, especialmente na questão das CPUs mobiles? Aí é uma inverdade...

Falouws :cool:

Em desktop não teve mesmo, 5600XT é basicamente performance que você pode conseguir de uma Vega 56 com menos dinheiro atualmente.

Eu não entendo a estratégia da AMD, não tem como produzir grandes quantidades de GPUs 7nm e ao invés de lançar GPUs de alta performance com margens mais altas fica lançando GPUs mid to low end, quem tem uma Vega não tem opção de upgrade que ofereça mais performance pelo mesmo preço :facepalm:.

Os Ryzen de laptop parece que vão finalmente sacudir o mercado como os de Desktop fizeram.

Edit: Dell entrou no bonde dos Ryzen :putz:.

Edit 2: Threadripper de 64 cores destrói até o Xeon mais caro da Intel :money::money: :money: :money: .

SQN :salario:
 
Última edição:
Fiz alguns testes em jogos e no 3DMark, defini um undervolt em minha rx 5700 XT THICC II. Não tive travamentos e nenhum jogo teve crash devido ao undervolt. Utilizei o Time Spy Benchmark e Time Spy Stress Test

Segue as informações:


Ajuste de GPU
Ajuste-de-GPU.png


Ajuste de Potência e VRAM
Ajuste-de-Pot-ncia.png


Ajuste de Ventilação
Ajuste-de-Ventila-o.png


Informações do Undervolt
Informa-es-do-Undervolt.png
 
Em desktop não teve mesmo, 5600XT é basicamente performance que você pode conseguir de uma Vega 56 com menos dinheiro atualmente.

Eu não entendo a estratégia da AMD, não tem como produzir grandes quantidades de GPUs 7nm e ao invés de lançar GPUs de alta performance com margens mais altas fica lançando GPUs mid to low end, quem tem uma Vega não tem opção de upgrade que ofereça mais performance pelo mesmo preço :facepalm:.

Os Ryzen de laptop parece que vão finalmente sacudir o mercado como os de Desktop fizeram.

Edit: Dell entrou no bonde dos Ryzen :putz:.
Estão esperando RDNA 2 para lançar as gpus high-end. acredito que uma high end RDNA iria ser ruim devido aos problemas com a memory bandwidth(largura de banda de memoria) visto que quanto maior a resolução maior a diferença vulgo rx5700XT. Provalvemente no RDNA 2 devem ter melhorado bastante esse aspecto.
 
Em desktop não teve mesmo, 5600XT é basicamente performance que você pode conseguir de uma Vega 56 com menos dinheiro atualmente.

Eu não entendo a estratégia da AMD, não tem como produzir grandes quantidades de GPUs 7nm e ao invés de lançar GPUs de alta performance com margens mais altas fica lançando GPUs mid to low end, quem tem uma Vega não tem opção de upgrade que ofereça mais performance pelo mesmo preço :facepalm:.

Os Ryzen de laptop parece que vão finalmente sacudir o mercado como os de Desktop fizeram.

Edit: Dell entrou no bonde dos Ryzen :putz:.

Edit 2: Threadripper de 64 cores destrói até o Xeon mais caro da Intel :money::money: :money: :money: .

SQN :salario:

O launch cycle da AMD é de 12-18 meses, então esperar, por exemplo, o anúncio dos Zen 3 para desktop? Not a chance. Algum teaser? Poderia ter ocorrido, mas isso provavelmente atrapalharia as vendas dos atuais Zen 2.

Na GPU desktop, confesso que eles poderiam ter anunciado uma Big Navi ou então feito um teaser, mas eles devem estar com dificuldade para dar conta de produzir tantos produtos em 7nm (temos que lembrar que a capacidade da TSMC é limitada e grande parte dela, agora, vai para a Apple; a AMD só terá como respirar mais depois que a Apple migrar pros 5 nm). Quanto à 5600 XT, poderia ter vindo um pouco mais barata, mas talvez futuramente eles possam lançar a 5600 para preencher esse buraco dos 200-250 USD. E dizer que é a mesma performance de uma Vega 56, com menos dinheiro, é só parte da história: e quanto ao consumo? E quanto ao aquecimento? Por acaso a Vega 56, quando foi lançada, custava 279 USD? Não, e o mesmo pode ser dito da 1070 e 1070 Ti. Por mais que esse cenário não seja aquele favorável que queremos e que tivemos no passado (anos 2000 em diante, então...), temos que ter em mente que, se não acontecer algo muito insano nesse mercado, como a entrada de novos players, ou de um killer product que seja barato de produzir, as chances de termos GPUs com grandes incrementos de performance, custando menos, ficarão cada vez menores, infelizmente (e eu digo isso com pesar no coração).

A AMD tem que focar no que vende mais e o que vende mais são CPUs e GPUs mid-end, fato. Por que ela investiria pesado em GPUs de alta performance num mercado que sempre vai preferir pegar uma placa da nVidia, não importando quanto melhor seja a placa da AMD? Se eu fosse CEO da AMD, faria o mesmo, sinceramente. E não é só que tem a Vega que não tem opção de upgrade: eu não vejo motivo nenhum para sair da minha 480 e mudar para uma 5600 XT, por exemplo: por que pagaria mais caro para ter menos VRAM? Pra mim, não interessa se eu terei mais performance, pelo mesmo consumo ou menos; um upgrade tem que ser feito em todos os quesitos, ou então manter alguma das características anteriores (como a VRAM). Também pular para a 5700 eu não tenho tanto interesse por dois motivos: está além da faixa de preço que gostaria de pagar e consome mais energia (pelo menos em comparação com o tuning que fiz na minha 480).

Sim, a Dell entrou com força no bonde da AMD. É bom pro consumidor, pois teremos mais opções, maior concorrência e melhores preços, assim espero! :full:

No segmento HEDT, não tem pra ninguém: o real power train da AMD tá passando por cima de tudo e eu não estou com nenhum pingo de pena da Intel! :haha3: E a AMD faz certo: por que cobrar barato por um produto que não possui qualquer concorrência, nem do segmento de servidores? A Intel quando reinava sozinha por acaso fez diferente? Não, então por que a AMD tem que ser obrigada a agir diferente?

O teste que eles fizeram ao vivo lá foi claro: a solução mais top da Intel hoje, que tem 56 cores, somando duas CPUs, e custa 20 MIL DÓLARES (somente as CPUs, creio eu), não conseguiram vencer apenas um "mísero" CPU HEDT, que tem 8 cores a mais ("coisa pouca") e custa, arredondando, 5 VEZES MENOS? Nem a empresa mais boazinha do mundo faria isso! :chan:

Falouws :cool:
 
Quem achou a CES da AMD decepcionante vejam a da Intel e vocês verão como é possivel jogar 1 hora da sua vida fora que nem eu Fiz...
 
Alguém sabe se nvidia vai falar no ces esse ano?

Ps: @XesqueVara q decepcionante..n falaram nada de vga? Achei q a intel ia entrar esse ano tbm.
 
Limite de energia ? Isso era muito usado na Polaris onde o clock máximo flutuava (manter o GPU trabalhando dentro do limite stock).
Dependendo do exemplar (chip) um aumento +5 +10 permitia manter a frequência máxima no último estado (sem quedas).
No undervolting (grosso modo) ajustar a curva de tensão/fan é suficiente. Como a produção é variável (cada chip reage diferente) precisa testar seu exemplar.
Pela minha experiência, precisa testar com stress test e depois usar 24/7. Se tiver qualquer comportamento errático fazer novo ajuste.
Na Polaris faço OC com tensão menor que stock e subindo um pouco o limite de energia. Aí depende do chip em específico.

Limite pode ser mudado pelo morepowertools do igorslab:

Obviamente precisa ter MUITO CUIDADO com esse tipo de ferramenta tweaking e overclocking. O próprio artigo deixa isso claro:
"The author and the hosting website accept no liability whatsoever for any damage caused directly or indirectly by the use of this software. "




TPU deixou tudo pronto para o lançamento (só completar specs):

HD 4850 $199
HD 7850 $249
RX 470/480 $179-229

AMD sempre teve produtos interessantes na faixa de 200 dólares. Se RX 5600 XT vier mesmo por 279-299 dólares, espero que exista uma RX 5600.
Resta aguardar para verificar se RX 5600 (XT) será revelada no CES 2020 (e seu preço).
5600 provavelmente virá para OEM ou para laptops como foi a linha 5500. Esses preços são tudo por conta da Nvidia, pasmem. AMD está pensando assim "Se a Nvidia aumenta e tem gente que compra, pq eu venderia mais barato?" no final é tudo business galera. Fora que tem o fator das Polaris estarem ainda no mercado e pra esvaziar vai demorar um pouco, por isso os preços super baratos tanto aqui quanto lá fora. Eu acho que por USD239 a placa seria matadora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nada de grandes novidades? :wat::serious:

Se não tinha o que você esperava, é uma coisa, mas dizer que não teve grandes novidades, especialmente na questão das CPUs mobiles? Aí é uma inverdade...

Falouws :cool:
Teve coisa boa sim. Novas placas Navi, TR 3990X besta louca, CPUs mobile com mais cores e, FINALMENTE, uma tecnologia da AMD mto similar ao Optimus da Nvidia! Quero só ver se isso será realmente proveitoso, ainda mais pra quem faz eGPU e poderá usar o monitor do laptop sem precisar comprar um externo por conta que a AMD não tinha tecnologia igual a Nvidia nesse ponto (se bem que em TB3 a AMD tem).
 
Estão esperando RDNA 2 para lançar as gpus high-end. acredito que uma high end RDNA iria ser ruim devido aos problemas com a memory bandwidth(largura de banda de memoria) visto que quanto maior a resolução maior a diferença vulgo rx5700XT. Provalvemente no RDNA 2 devem ter melhorado bastante esse aspecto.

Parece ser isso, mas mesmo uma big navi de primeira geração poderia vir com HBM2 pra resolver o problema, afinal seria uma GPU high end.

O launch cycle da AMD é de 12-18 meses, então esperar, por exemplo, o anúncio dos Zen 3 para desktop? Not a chance. Algum teaser? Poderia ter ocorrido, mas isso provavelmente atrapalharia as vendas dos atuais Zen 2.

Nem falei em Zen 3 cara, Zen 2 tá fresquinho ainda com o 3950X.

Na GPU desktop, confesso que eles poderiam ter anunciado uma Big Navi ou então feito um teaser, mas eles devem estar com dificuldade para dar conta de produzir tantos produtos em 7nm (temos que lembrar que a capacidade da TSMC é limitada e grande parte dela, agora, vai para a Apple; a AMD só terá como respirar mais depois que a Apple migrar pros 5 nm). Quanto à 5600 XT, poderia ter vindo um pouco mais barata, mas talvez futuramente eles possam lançar a 5600 para preencher esse buraco dos 200-250 USD. E dizer que é a mesma performance de uma Vega 56, com menos dinheiro, é só parte da história: e quanto ao consumo? E quanto ao aquecimento? Por acaso a Vega 56, quando foi lançada, custava 279 USD? Não, e o mesmo pode ser dito da 1070 e 1070 Ti. Por mais que esse cenário não seja aquele favorável que queremos e que tivemos no passado (anos 2000 em diante, então...), temos que ter em mente que, se não acontecer algo muito insano nesse mercado, como a entrada de novos players, ou de um killer product que seja barato de produzir, as chances de termos GPUs com grandes incrementos de performance, custando menos, ficarão cada vez menores, infelizmente (e eu digo isso com pesar no coração).

A AMD tem que focar no que vende mais e o que vende mais são CPUs e GPUs mid-end, fato. Por que ela investiria pesado em GPUs de alta performance num mercado que sempre vai preferir pegar uma placa da nVidia, não importando quanto melhor seja a placa da AMD? Se eu fosse CEO da AMD, faria o mesmo, sinceramente. E não é só que tem a Vega que não tem opção de upgrade: eu não vejo motivo nenhum para sair da minha 480 e mudar para uma 5600 XT, por exemplo: por que pagaria mais caro para ter menos VRAM? Pra mim, não interessa se eu terei mais performance, pelo mesmo consumo ou menos; um upgrade tem que ser feito em todos os quesitos, ou então manter alguma das características anteriores (como a VRAM). Também pular para a 5700 eu não tenho tanto interesse por dois motivos: está além da faixa de preço que gostaria de pagar e consome mais energia (pelo menos em comparação com o tuning que fiz na minha 480).

Esse é exatamente meu ponto, se estão com dificuldades de produzir tanta coisa em 7nm, produzam o que dá mais lucro que é o high end, aliás tem especulações de que a AMD está perdendo dinheiro ao produzir GPUs 7nm porque poderia estar produzindo mais Epic com margens absurdamente mais altas.

Quanto ao consumo, ninguém liga pra isso numa GPU a não ser que esteja montando micro ITX que tem fontes mais caras e limitadas, temperatura não é problema em nenhuma Vega custom, meu ponto é que, pelo preço dessa 5600XT, você compra uma Vega 56/64 custom, que com over está no nível da 5700TX.

O mercado de GPUs está uma bosta e pelo jeito vai continuar igual por mais um ano.
 
Alguém sabe se nvidia vai falar no ces esse ano?

Ps: @XesqueVara q decepcionante..n falaram nada de vga? Achei q a intel ia entrar esse ano tbm.
O da Intel foi Horrivel não anunciaram nenhum produto NENHUM a unica coisa que mostraram foi uma ES do TigerLake praticamente 1 hora falando de IA,Drone,Esporte Olimpico mas produto que é bom nada
 
:(
 
Parece ser isso, mas mesmo uma big navi de primeira geração poderia vir com HBM2 pra resolver o problema, afinal seria uma GPU high end.



Nem falei em Zen 3 cara, Zen 2 tá fresquinho ainda com o 3950X.



Esse é exatamente meu ponto, se estão com dificuldades de produzir tanta coisa em 7nm, produzam o que dá mais lucro que é o high end, aliás tem especulações de que a AMD está perdendo dinheiro ao produzir GPUs 7nm porque poderia estar produzindo mais Epic com margens absurdamente mais altas.

Quanto ao consumo, ninguém liga pra isso numa GPU a não ser que esteja montando micro ITX que tem fontes mais caras e limitadas, temperatura não é problema em nenhuma Vega custom, meu ponto é que, pelo preço dessa 5600XT, você compra uma Vega 56/64 custom, que com over está no nível da 5700TX.

O mercado de GPUs está uma bosta e pelo jeito vai continuar igual por mais um ano.
O problema é que com HBM o Produto que originalmente vai ser bem Caro vai se tornar ainda mais usando HBM alem disso tem que ver como a arquitetura RDNA escalaria,a Eficiencia Energética da Placa etc etc. E RDNA 2 acredito eu que trará melhorias nessas Áreas que a AMD deixa a desejar em suas gpus. RDNA 2 parece ser bom visto que a AMD vai utliza-las na prox linha mobile chamada Van Gogh pulando o próprio RDNA
 
galera to com um problema hoje jogando the outer worlds no pc com tudo no maximo a gpu no caso a rx 5700 da asrock a challenger D, depois de 1h mais ou menos jogando bateu 85 graus fiquei com medo e parei de joga, normalmente nao jogo, jogos pesados so fico em mmos como WoW e ESO dai a temp fica de boa em torno dos 70 e poucos graus, entao queria saber se e normal isso.
 
galera to com um problema hoje jogando the outer worlds no pc com tudo no maximo a gpu no caso a rx 5700 da asrock a challenger D, depois de 1h mais ou menos jogando bateu 85 graus fiquei com medo e parei de joga, normalmente nao jogo, jogos pesados so fico em mmos como WoW e ESO dai a temp fica de boa em torno dos 70 e poucos graus, entao queria saber se e normal isso.
Alterou curva de fan? Como está a ventilação do gabinete? Já procurou como faz undervolt?
 
Parece ser isso, mas mesmo uma big navi de primeira geração poderia vir com HBM2 pra resolver o problema, afinal seria uma GPU high end.



Nem falei em Zen 3 cara, Zen 2 tá fresquinho ainda com o 3950X.



Esse é exatamente meu ponto, se estão com dificuldades de produzir tanta coisa em 7nm, produzam o que dá mais lucro que é o high end, aliás tem especulações de que a AMD está perdendo dinheiro ao produzir GPUs 7nm porque poderia estar produzindo mais Epic com margens absurdamente mais altas.

Quanto ao consumo, ninguém liga pra isso numa GPU a não ser que esteja montando micro ITX que tem fontes mais caras e limitadas, temperatura não é problema em nenhuma Vega custom, meu ponto é que, pelo preço dessa 5600XT, você compra uma Vega 56/64 custom, que com over está no nível da 5700TX.

O mercado de GPUs está uma bosta e pelo jeito vai continuar igual por mais um ano.

Vega 56/64 com desempenho de 5700XT? Elas chegam em uma 1080TI?
 
A Vega 64 com OC consegue chegar na XT, mas claro que com um consumo absurdamente elevado.
Caraca, mas que overclock é esse que dá 20% de desempenho? E se for pra fazer overclock, a 5700XT também faz consumindo menos, uma placa é consideravelmente inferior a outra.
 
Caraca, mas que overclock é esse que dá 20% de desempenho? E se for pra fazer overclock, a 5700XT também faz consumindo menos, uma placa é consideravelmente inferior a outra.

ComputerBase e TechPowerUp apontam uma diferença de 15% entre elas. Trabalhei com essa média. Acho que a Vega 64 chega perto dessa diferença tranquilamente com um OC não conservador. Em momento algum eu disse que a Vega 64 não é inferior ou que seria uma melhor compra. Tão pouco é relevante falar de OC na XT, uma vez que a ideia inicial era somente comentar uma aproximação de performance com apenas o OC na placa mais antiga, pois é óbvio que não são placas equivalentes.
 
ComputerBase e TechPowerUp apontam uma diferença de 15% entre elas. Trabalhei com essa média. Acho que a Vega 64 chega perto dessa diferença tranquilamente com um OC não conservador. Em momento algum eu disse que a Vega 64 não é inferior ou que seria uma melhor compra. Tão pouco é relevante falar de OC na XT, uma vez que a ideia inicial era somente comentar uma aproximação de performance com apenas o OC na placa mais antiga, pois é óbvio que não são placas equivalentes.
Overclock de gpu não da tanta diferença de desempenho assim não. Em 1080p ganha poucos fps, em 1440p e 4K menos ainda. O OC na Vega64 ganha 1.5% de desempenho.
 
Overclock de gpu não da tanta diferença de desempenho assim não. Em 1080p ganha poucos fps, em 1440p e 4K menos ainda. O OC na Vega64 ganha 1.5% de desempenho.

Só ver umas análises no youtube, diferença fica na casa dos 9~12%
 
Última edição:
1.5%? Tô em cel agora e não vou pesquisar, mas ou você tá absurdamente equivocado ou é a pior placa de OC da história, pois há mais de 10 anos faço OC em GPU e os ganhos são sempre na casa dos 10%, alguns casos tranquilamente mais
kkkkkkk da um desconto ai, fiz a divisão errada aqui. São 14% de diferença. Minha 5700XT que não ganha quase nada em over. Uns 4, 5% só, com o boost de fábrica já fica até perto do limite de OC. A 5700XT não overclocka memória.
 
kkkkkkk da um desconto ai, fiz a divisão errada aqui. São 14% de diferença. Minha 5700XT que não ganha quase nada em over. Uns 4, 5% só, com o boost de fábrica já fica até perto do limite de OC. A 5700XT não overclocka memória.

:olar:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo