acho que é pq esses 30% é que usam monitor freesync
Utilizo monitor Freesync e desde que comprei minha RX 5700 XT sempre mantive ligado e tive zero problemas. Não tenho problema nenhum com o RIS, Freesync, Anti-Lag. A única tecnologia que tive problemas foi o Enhanced Sync, porém também tinha problemas com essa tecnologia quando utilizava minha RX 480. Ou seja, os problemas são bem específicos para algumas pessoas, talvez o problema possa ser o conjunto do setup. Outro detalhe é que eu utilizo o Freesync via cabo Displayport desde minha RX 480 não sei se o uso via HDMI pode influenciar negativamente. Acredito que alguns erros possam estar relacionados devido ao uso de um cabo de baixa qualidade ou com algum defeito. Todos que tem problemas com o Freesync deveriam testar com outros cabos, seja HDMI ou Displayport. Outro detalhe importante é testar o Freesync nos jogos com as outras tecnologias do driver desativadas para realmente ter certeza se o problema está relacionado ao Freesync ou outra tecnologia. Também usar a placa sem nenhum overclock ou undervolt, acompanho o fórum a meses e sei que muitos aqui jogam utilizando isso. Não sou contra a prática visto que eu mesmo utilizo, mas as vezes um undervolt e overclock pode estar estável para um determinado jogo e não para outro, da mesma forma que pode ocorrer tudo bem em testes de benchmark e não dar certo durante a partida. Os problemas que tive em jogos foram basicamente por utilizar undervolt que aparentemente não estável, quando deixo voltagem padrão ocorre tudo bem nos jogos.
Possíveis soluções:
Desative qualquer undervolt e overclock.
Vá ao driver da placa e selecione o "perfil default" e teste o jogo com o Freesync ativado. Se não funcionar troque o cabo HDMI ou Displayport e teste outra vez.
Caso de certo utilize o "perfil eSport" que em relação ao "perfil gaming" apenas tem o Enhanced Sync desativado.
Desative a aceleração de hardware em todos os aplicativos, navegador, Discord, Steam, para desativar na Steam vá em (Steam, Configurações, Interface, então desmarque a opção "Usar placa de vídeo na renderização de conteúdo na web".
Algumas outras soluções possíveis: