Depende do modelo/especificação da fan montada. Quando se produz em volume, nem sempre o fornecimento de componentes é contínuo. Assim existe troca de fornecedor.Mas pode colocar fórmulas à vontade (não sei pra quê na verdade) ... Na própria BIOS da placa está como RPM máxima o valor de "3200", ele está usando 2440 RPM, que seria 75%, não sei como isso muda a vida útil da fan. Se ela não consegue rodar a 75% em load, quer dizer que o fan é uma bela porcaria... A não ser que não tenha algum bug do software com o Windows, não vejo risco algum em alterar a curva de fan.
Isso entra nos cálculos dos engenheiros, incluindo também a variação natural do processo de produção.
Através de cálculo, se sabe que a falha pode acontecer de forma prematura ou depois de X horas. O perfil de fábrica leva tudo isso em conta.
Grosso modo, tensão/frequência/temperatura/fan/etc são monitorados em tempo real e fazem centenas de ajustes a cada segundo (de acordo com a AMD).
O mecanismo de monitoramento/ajuste de CPU/GPU 7nm é muito mais sofisticado do que antigamente. AMD e TSMC tiveram que fazer essas mudanças por conta do processo.
Assim qualquer intervenção do usuário pode causar comportamento errático ou perda de desempenho. Igual undervolting que não é detectado por software de monitoramento (maioria).
Bem, sobre fórmulas a vontade, isso é Engenharia. Se não é útil para você é so jogar fora. Outros que tem formação em Engenharia podem achar interessante.
O forum é sobre tecnologia, portanto é técnico correto ?
Hardware é produzido em fábricas e tudo é calculado. Como comentei parece algo simples para quem nunca pisou em uma fábrica. Na realidade é um trabalho árduo para os engenheiros.
Última edição:

