[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Galera alguém aqui usa tv qleds 4k nas 5700? Aqui pra ativar os 120hz da tela tenho q setar a resolução pra 1440 manualmente no driver, mas qdo reinicio as x ele volta pra 2160, no próprio w10 se setar não adianta. O que posso fazer pra não ficar mudando de resolução direto? estou usando ainda o driver 19.12,1 estou quase atualizando pra ver se isso se resolve.
 
Galera alguém aqui usa tv qleds 4k nas 5700? Aqui pra ativar os 120hz da tela tenho q setar a resolução pra 1440 manualmente no driver, mas qdo reinicio as x ele volta pra 2160, no próprio w10 se setar não adianta. O que posso fazer pra não ficar mudando de resolução direto? estou usando ainda o driver 19.12,1 estou quase atualizando pra ver se isso se resolve.
faz uma resolução personalizada ?
 
Estou com uma resolução aqui personalizada de 3136x1324 mas parece que com essas resoluções mais altas q o padrão do monitor o freesync não fica bom.

Tentei deixar ele "on", ele "off"mas não fica fluido, e mesmo uma taxa de FPS bacana não flui legal.

Testei tbm com vsync "on" e "off" e tbm não rolou....

Será q é possível ? Tô testando aqui no RDR2 mas sem muito sucesso...

Obs. Se eu desabilito no driver a opção "escala de gpu" fica bom, mas aparece um quadrado no meio da tela escrito "fora de escala"...problema que mesmo eu digitando a quantidade de pixels especificos no driver, ele seta os tamanhos em 2804x1184, 3136x1324, 3416x1440....quando eu tinha nvidia os tamanhos era poucos diferentes...2804x1183, 3135x1323 e 3413x1440...:hmm2:
 
Última edição:
Boa tarde galera, estou tendo um problema com a rx 5700 xt, o que acontece e que quando estou jogando, do nada ela da uma tela preta e uma mensagem dizendo que que o cabo hdmi esta sem sinal, mas em alguns jogos que jogo online eu continuo conversando pelo microfone normal com meus amigos. Mas para voltar ao normal somente reiniciando o computador mesmo.
No visualizador de eventos aparece essa mensagem.

1555.png

Outra coisa sempre quando estou com o computador ligado, independente se estou jogando ou nao, a tela do nada pisca e volta. como se tivesse tirado o cabo hdmi e plugado novamente.

Algum tem ou sabe como resolver esse problema

Também tenho esses problemas aqui. Parece que é bug de driver. Às vezes perco a tela, tem que reiniciar pra voltar. Às vezes os jogos também ficam com desempenho ruim, aí também tenho que reiniciar e volta tudo ao normal. :haha:

Às vezes dá umas travadinhas, aí some a tela, dá uns 5 segundos e volta.
 
Compartilhar o undervolt da minha navi. Reduzi o boost de 2100 pra 1975mhz e a voltagem de 1182 para 975mv e, comparando com ela stock, consegui reduzir o consumo (w) em cerca 20% pra uma perda de desempenho na casa de 3-5%. Consequentemente ganhei muito na relação ruído (rpm) x temperatura.

Segue algumas imagens de como ficou com o firestrike extreme rodando em janela:




Firestrike & Time spy; antes e depois:


Como tou usando ela em 2560x80-75hz, mesmo com o UV/UC ela ainda tem plenas condições de entregar uma boa taxa de quadros, dificilmente abaixo do range do freesync... mas com o plus de rodar fria e, sobretudo, super silenciosa. Bem contente com o resultado! Pra esse patamar de desempenho consumir ~160w, ruim não está!
 
Instalei o driver novo pra ver e... não roda nada no meu pc se ativo o freesync, minha tv tem função game e 2 modos de FS: Basic e extreme, nenhuma das 2 opções funciona em tela cheia, dá sempre artefatos. Alguém conseguiu ativar isso em TVs? Única vantagem do drv novo foi ativar com mais facilidade os 120hz nativo da TV.
 
Cara, tou ansioso pra saber o que está por vir. Se levarmos em consideração a performance das 5700 com apenas 36/40 CUs, não me surpreenderia muito ver uma 5800 xt com 60 CUs, com refinamento de chip, performando 40% mais forte.
O brabo é colocar essas bixas no mercado. Pois pra não canibalizar as 5700, a AMD certamente cobrará 450-500 U$ pra 5800 e 600U$+ pela 5900. Aí, faz a conversão pra tupiniquins, essas placas virão custando R$ 2,8k pra cima.
É esperar pra ver! Mas 2021 sem dúvida será um ótimo ano pra comprar placa de video ou partir pros consoles de vez!


Qual a sua placa e sua configuração no jogo ? Pq no meu jogo os frames caem do nada e volta ao normal
Testei e aqui tb está rodando sem stutter. Ultra, 1.2 escala de resolução, sem features nvidia e vsync.
No driver desativo anti-lag e enhanced sync. Rodo somente com freesync e image sharpening.
 
Cara, tou ansioso pra saber o que está por vir. Se levarmos em consideração a performance das 5700 com apenas 36/40 CUs, não me surpreenderia muito ver uma 5800 xt com 60 CUs, com refinamento de chip, performando 40% mais forte.
O brabo é colocar essas bixas no mercado. Pois pra não canibalizar as 5700, a AMD certamente cobrará 450-500 U$ pra 5800 e 600U$+ pela 5900. Aí, faz a conversão pra tupiniquins, essas placas virão custando R$ 2,8k pra cima.
É esperar pra ver! Mas 2021 sem dúvida será um ótimo ano pra comprar placa de video ou partir pros consoles de vez!



Testei e aqui tb está rodando sem stutter. Ultra, 1.2 escala de resolução, sem features nvidia e vsync.
No driver desativo anti-lag e enhanced sync. Rodo somente com freesync e image sharpening.
O seu Metro é do windows? Vc joga no dx12? N sei oq acontece, n tem nada atingindo 100%, quando eu vou correndo girando a camera rápido, o jogo da aquelas quedas de frames
 
Cara, tou ansioso pra saber o que está por vir. Se levarmos em consideração a performance das 5700 com apenas 36/40 CUs, não me surpreenderia muito ver uma 5800 xt com 60 CUs, com refinamento de chip, performando 40% mais forte.
O brabo é colocar essas bixas no mercado. Pois pra não canibalizar as 5700, a AMD certamente cobrará 450-500 U$ pra 5800 e 600U$+ pela 5900. Aí, faz a conversão pra tupiniquins, essas placas virão custando R$ 2,8k pra cima.
É esperar pra ver! Mas 2021 sem dúvida será um ótimo ano pra comprar placa de video ou partir pros consoles de vez!
Tá esperançoso heim? Haha Lembre-se que quando chegaram aqui, as 5700XT Red Devil custavam R$2800. Se for $600, pode esperar valores pra cima de R$4000.
 
O seu Metro é do windows? Vc joga no dx12? N sei oq acontece, n tem nada atingindo 100%, quando eu vou correndo girando a camera rápido, o jogo da aquelas quedas de frames

Versão windows, tudo no ultra em 4k rodando liso sem as perfumarias da Nvidia claro! Minha placa é a 5700xt Red Devil adren. 2020 ver 20.1.3
 
Última edição:
Minha 5700 XT Pulse está reiniciando ao jogar ou rodar benchmark.
Já li muitos relatos de problema com drivers, mas geralmente são de telas pretas que necessitam que o usuário reinicie a máquina.
No meu caso, o PC reinicia sozinho, não tava em tela preta.

Vocês que estão com problemas o PC reinicia sozinho ou fica travado com trela preta?

Reduzindo o power limit e/ou com undervolt pelo menos consigo terminar uns benchmarks e joguei um pouco de Metro Exodus.

Por isso além de poder estar com a placa defeituosa, também existe a possibilidade de ser problema na fonte. Afinal, só reduzir o consumo que ela melhora.
 
Minha 5700 XT Pulse está reiniciando ao jogar ou rodar benchmark.
Já li muitos relatos de problema com drivers, mas geralmente são de telas pretas que necessitam que o usuário reinicie a máquina.
No meu caso, o PC reinicia sozinho, não tava em tela preta.

Vocês que estão com problemas o PC reinicia sozinho ou fica travado com trela preta?

Reduzindo o power limit e/ou com undervolt pelo menos consigo terminar uns benchmarks e joguei um pouco de Metro Exodus.

Por isso além de poder estar com a placa defeituosa, também existe a possibilidade de ser problema na fonte. Afinal, só reduzir o consumo que ela melhora.

Aqui de todos os testes que fiz com undervolt/overclock, o único que causava reboot era over nas memórias. De qualquer forma, dá uma olhada nas temperaturas gerais, processador e gpu.
 
Aqui de todos os testes que fiz com undervolt/overclock, o único que causava reboot era over nas memórias. De qualquer forma, dá uma olhada nas temperaturas gerais, processador e gpu.
Temperaturas estão ok. Antes eu até tinha setado as fans em 75% fixo. Nem chegava a 70 no hotspot.
 
Minha 5700 XT Pulse está reiniciando ao jogar ou rodar benchmark.
Já li muitos relatos de problema com drivers, mas geralmente são de telas pretas que necessitam que o usuário reinicie a máquina.
No meu caso, o PC reinicia sozinho, não tava em tela preta.

Vocês que estão com problemas o PC reinicia sozinho ou fica travado com trela preta?

Reduzindo o power limit e/ou com undervolt pelo menos consigo terminar uns benchmarks e joguei um pouco de Metro Exodus.

Por isso além de poder estar com a placa defeituosa, também existe a possibilidade de ser problema na fonte. Afinal, só reduzir o consumo que ela melhora.
Eu desconfiaria dessa fonte, se o problema está sendo amenizado quando exige menos da fonte...
 
Minha 5700 XT Pulse está reiniciando ao jogar ou rodar benchmark.
Já li muitos relatos de problema com drivers, mas geralmente são de telas pretas que necessitam que o usuário reinicie a máquina.
No meu caso, o PC reinicia sozinho, não tava em tela preta.

Vocês que estão com problemas o PC reinicia sozinho ou fica travado com trela preta?

Reduzindo o power limit e/ou com undervolt pelo menos consigo terminar uns benchmarks e joguei um pouco de Metro Exodus.

Por isso além de poder estar com a placa defeituosa, também existe a possibilidade de ser problema na fonte. Afinal, só reduzir o consumo que ela melhora.
Não estou afirmando que é a fonte. Pode ser e pode não ser. Mas é uma possibilidade que ela não esteja aguentando o seu sistema em load.

Tive a 5700 XT Pulse e em carga cheia, medindo com wattimetro, chegava a 460w o meu sistema. Então tá bem perto do rotulado em sua fonte.

Em tese era pra sua fonte segurar os 500w ou até um pouco mais. No entanto, nada como ter uma folga, e evitar algum desarme em carga completa.

Se tiver como testar com outra fonte mais forte pra ver se os resets continuam, seria o ideal. Quanto à tela preta, é driver AMD mesmo.
 
O seu Metro é do windows? Vc joga no dx12? N sei oq acontece, n tem nada atingindo 100%, quando eu vou correndo girando a camera rápido, o jogo da aquelas quedas de frames
Sim, jogo em dx12. Cara, stutter eu posso te garantir que não tem. Agora, variação brusca de fps acontece sim. Isso é meio que característico do exodus. De acordo com o cenário, sala fechada etc, ataxa varia e tem seus altos e baixos. Mas aí você percebe que é demanda do jogo mesmo e não stuttering.

Tá esperançoso heim? Haha Lembre-se que quando chegaram aqui, as 5700XT Red Devil custavam R$2800. Se for $600, pode esperar valores pra cima de R$4000.
Ah sim. Eu me referia ao preço base dentre dos modelos... Se a 5600xt, que lá fora custa ~R$1200 veio pra cá por 1.8k, sem dúvida uma 59xx tem tudo pra passar fácil dos 3k.

Minha 5700 XT Pulse está reiniciando ao jogar ou rodar benchmark.
Já li muitos relatos de problema com drivers, mas geralmente são de telas pretas que necessitam que o usuário reinicie a máquina.
No meu caso, o PC reinicia sozinho, não tava em tela preta.

Vocês que estão com problemas o PC reinicia sozinho ou fica travado com trela preta?

Reduzindo o power limit e/ou com undervolt pelo menos consigo terminar uns benchmarks e joguei um pouco de Metro Exodus.

Por isso além de poder estar com a placa defeituosa, também existe a possibilidade de ser problema na fonte. Afinal, só reduzir o consumo que ela melhora.
Se o pc reinicia direto, não dá pra descartar instabilidade de cpu/fonte com defeito etc.
Tente rodar uns testes de estresse de CPU pra ver no que dá. Monitore a voltagens pra ver se tá tudo ok. Aconselhável usar o HWInfo64.

Aqui tive o problema de tela preta com o BF4. Antes de comprar a placa já sabia que ele não rodava nas navis, mas instalei pra testar e de fato, o jogo crasha aleatoriamente e algumas vezes gera perda de sinal de vídeo. Mas das vezes que testei, não lembro do pc reiniciar diretão.
 
Hoje mexi um pouco mais na minha Nitro+, e até onde testei, consegui normalizar as memórias em 1860. Percebi que o que estava causando instabilidade era o undervolt em 1111mV. Na maior parte do tempo não tive problemas com ele, mas testando no DQXI, começou a dar crash depois de uns minutos. Subi pra 1116 pra dar uma folga e aparentemente, não deu mais problema.

No fim ficou assim:

tepgrwJ.png
 
Hoje mexi um pouco mais na minha Nitro+, e até onde testei, consegui normalizar as memórias em 1860. Percebi que o que estava causando instabilidade era o undervolt em 1111mV. Na maior parte do tempo não tive problemas com ele, mas testando no DQXI, começou a dar crash depois de uns minutos. Subi pra 1116 pra dar uma folga e aparentemente, não deu mais problema.

No fim ficou assim:

tepgrwJ.png
Por isso que é bom e sempre recomendo jogar bastante jogos diferente, mesmo com os benchs de estabilidade. Talvez você jogue 5 jogos e não tem nenhum problema, depois joga um único jogo e surge e é quando você descobre que não é 100% estável.
Esse undervolt seu de 1116v tem bastante chance de ser 100% estável dessa vez, mas tem que ir testando e testando até chegar um momento que não terá nenhuma dúvida mesmo sem um teste 100% preciso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha 5700 XT Pulse está reiniciando ao jogar ou rodar benchmark.
Já li muitos relatos de problema com drivers, mas geralmente são de telas pretas que necessitam que o usuário reinicie a máquina.
No meu caso, o PC reinicia sozinho, não tava em tela preta.

Vocês que estão com problemas o PC reinicia sozinho ou fica travado com trela preta?

Reduzindo o power limit e/ou com undervolt pelo menos consigo terminar uns benchmarks e joguei um pouco de Metro Exodus.

Por isso além de poder estar com a placa defeituosa, também existe a possibilidade de ser problema na fonte. Afinal, só reduzir o consumo que ela melhora.
Eu vou junto com o @_CP_ e o @joaorosini na opinião deles.

A fonte provavelmente tá bem no limite com o sistema em load. ( A fonte é de bom material, aguenta até mais; mas dependendo da idade dela ou até da sorte que teve com ela...)
Quando você reduz o power limit, diminui o consumo e alivia a fonte... por isso o sistema não reinicia. (Você "meio" que conseguiu isolar o problema)
A tela preta e a consequente perda de sinal é um problema em driver que a AMD ainda deve resolver.

Por isso a importância de ter uma fonte bem dimensionada, muita gente economiza em fonte e tem problemas como esse aí. (Não tô falando que é o seu caso; mas sempre comento pensando que alguém vai ler no futuro. Você provavelmente só comprou a placa e pensou que daria certo), mas tem uma galera que economiza na fonte como se não fosse relevante e não dimensiona bem... depois começa a ver crash, artefatos, sistema reiniciando... e ficá pensando que são os componentes, quando no fundo é a fonte.
 
Última edição:
A AMD já arrumou a perda de performance que as 5700 tiveram com o último driver??
 
Hoje mexi um pouco mais na minha Nitro+, e até onde testei, consegui normalizar as memórias em 1860. Percebi que o que estava causando instabilidade era o undervolt em 1111mV. Na maior parte do tempo não tive problemas com ele, mas testando no DQXI, começou a dar crash depois de uns minutos. Subi pra 1116 pra dar uma folga e aparentemente, não deu mais problema.

No fim ficou assim:

tepgrwJ.png
Excelente. Tentou rodar o Uniginer Heaven até o final? Estou perguntando, pois aqui com minha Nitro quando subo a VRAM para acima de 1830, já exibe artefatos. Chegando em casa irei tentar esse undervolt, mas o que estou utilizando no momento e 100% estável (1hr de Furmark) é 2000/1115 mV - VRAM 1830 - Power Limit 0% e Fan Auto.
 
Instalei o driver novo pra ver e... não roda nada no meu pc se ativo o freesync, minha tv tem função game e 2 modos de FS: Basic e extreme, nenhuma das 2 opções funciona em tela cheia, dá sempre artefatos. Alguém conseguiu ativar isso em TVs? Única vantagem do drv novo foi ativar com mais facilidade os 120hz nativo da TV.

Da uma baixada no DDU e limpa isso ai
Driver novo que você diz é de 3/2/2020 certo?
Aqui tudo 100%
Monitor de boas, tv não uso
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo