[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Entendi é recomendado pra aumentar a sobrevida da placa. Como faço pra estabelecer os parametros ideais pra minha placa? Na base da comparacao mesmo?
Tem basicamente um limite seguro, aí pra deixar bem refinado, é testando, na base de tentativa e erro.
 


Meus resultados com Undervolt na RX 5700 XT Red Devil, driver 20.4.1.

Tensão em 1.100mv, ar condicionado em 19 Graus, gabinete aberto.
Temperatura da vga 57 Graus; memórias 72 graus.
Fan estava em 55%.
Clock ficava em 1990mhz apesar de estar setado 2080mhz no Radeon (sempre há essa perda de 80-90mhz entre o radeon e o real, não sei por que).
Memória não mexi.

Nunca vi VGA tão fria assim, construção dela realmente é a melhor ou uma das melhores.
 
Clock ficava em 1990mhz apesar de estar setado 2080mhz no Radeon (sempre há essa perda de 80-90mhz entre o radeon e o real, não sei por que).

Existe essa diferença em todas. Na minha MSI a diferença fica 40~50mhz. Eu tô usando o 20.2.2, talvez com o 20.4.1 a diferença aumente também.
 
Última edição:
Comprei minha rx 5700 xt pela loja que explode, como ativo o re3 e monster hunter?

Procura no site pelando.Tem um cidadão que mostra o passo a passo, até pode usar o email dele como modelo, inclusive tem um link de video lá ensinando também.
 


Meus resultados com Undervolt na RX 5700 XT Red Devil, driver 20.4.1.

Tensão em 1.100mv, ar condicionado em 19 Graus, gabinete aberto.
Temperatura da vga 57 Graus; memórias 72 graus.
Fan estava em 55%.
Clock ficava em 1990mhz apesar de estar setado 2080mhz no Radeon (sempre há essa perda de 80-90mhz entre o radeon e o real, não sei por que).
Memória não mexi.

Nunca vi VGA tão fria assim, construção dela realmente é a melhor ou uma das melhores.


Beleza qual a curva de fan ai? vou testar na minha!
 
Chegou a minha RX 5700 XT Pulse, tinha formatado o pc recentemente com a RX 580.

Coloquei e o drive reconheceu, formato novamente ou deixo assim? Não tenho nada instalado praticamente.

001.PNG
 
Chegou a minha RX 5700 XT Pulse, tinha formatado o pc recentemente com a RX 580.

Coloquei e o drive reconheceu, formato novamente ou deixo assim? Não tenho nada instalado praticamente.

001.PNG
É o que é menos recomendado... Passa um DDU pelo menos, e instala o 20.3.1 ou 20.4.1.
 
É o que é menos recomendado... Passa um DDU pelo menos, e instala o 20.3.1 ou 20.4.1.

Vou formatar, não tem nada no windows e vai ser bem rápido
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É o que é menos recomendado... Passa um DDU pelo menos, e instala o 20.3.1 ou 20.4.1.

Formatei, o recomendado no site da amd é o 20.2.2 (WHQL), o 20.4.1 é o mais novo mas não tem problema né?
Pergunto pois sempre instalo o WHQL
 
Última edição:
Vou formatar, não tem nada no windows e vai ser bem rápido
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Formatei, o recomendado no site da amd é o 20.2.2 (WHQL), o 20.4.1 é o mais novo mas não tem problema né?
Pergunto pois sempre instalo o WHQL
Essa de WHQL não voga mais. É apenas uma certificação em conjunto com a Microsoft. Cada driver traz correções. Basta ver o changelog para ver o que consertaram em cada um deles.
 
Vou formatar, não tem nada no windows e vai ser bem rápido
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Formatei, o recomendado no site da amd é o 20.2.2 (WHQL), o 20.4.1 é o mais novo mas não tem problema né?
Pergunto pois sempre instalo o WHQL
20.4.1 é Beta, porém não trouxe nenhum regresso em relação aos anteriores, é o mesmo driver com algumas melhorias básicas.
 
Instalei o 20.4.1 mesmo, vou atualizar o windows e tentar fazer aquele procedimento do undervolt do outro tópico.

Alguém teria o link? Vou olhar nas páginas anteriores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A recomendação inicial é formatar o computador, arrisquei instalar com DDU na primeira vez, e tive dezenas de bugs, formatei e ficou zerado....

-Formate o PC.
-Utilize o driver 20.4.1.
-Utilize o Windows na versão 1909.
-Não utilize MSI Afterburner para controlar as fans.
-Não utilize Enhanced Sync.

O restante aqui funciona perfeitamente, aceleração de hardware em todos os programas, AntiLag, FreeSync, overclock, undervolt... A única recomendação que faço, caso queira fazer personalização da curva de fan, não use nem o painel, e nem o Afterburner, e sim o MorePowerTool para editar o registro do Windows, se quiser posso te passar o tutorial, e é algo que só precisa fazer 1 vez e fica salvo.

Isso do registro que você falou, é diferente disso aqui ou é similar?

 
Instalei o 20.4.1 mesmo, vou atualizar o windows e tentar fazer aquele procedimento do undervolt do outro tópico.

Alguém teria o link? Vou olhar nas páginas anteriores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Isso do registro que você falou, é diferente disso aqui ou é similar?

É outra coisa, isso é para fazer overclock /undervolt, alteração no registro é apenas para modificar a RPM das fans sem precisar de software controlando.
 
É outra coisa, isso é para fazer overclock /undervolt, alteração no registro é apenas para modificar a RPM das fans sem precisar de software controlando.

Certo. A imagem do tópico está indisponível para o software novo, mas no caso aqueles ajustes seriam com base no "Ajuste de GPU" e não no "Ajuste de VRAM" certo?

No caso seria eu colocaria a terceira bolinha em 2000mhz e iria reduzindo a terceira bolinha da voltagem até ficar estável?

001.PNG


Procurando não passar de 90 graus a temperatura, correto?

001.PNG


Quando eu troquei para manual o P5 já estava em 48%, tecnicamente no automático esse é o máximo que ele está indo ou caso comece a subir a temperatura ele vai subindo?

Eu acho pouco se for isso mesmo ...
 
Certo. A imagem do tópico está indisponível para o software novo, mas no caso aqueles ajustes seriam com base no "Ajuste de GPU" e não no "Ajuste de VRAM" certo?

No caso seria eu colocaria a terceira bolinha em 2000mhz e iria reduzindo a terceira bolinha da voltagem até ficar estável?

001.PNG


Procurando não passar de 90 graus a temperatura, correto?

001.PNG


Quando eu troquei para manual o P5 já estava em 48%, tecnicamente no automático esse é o máximo que ele está indo ou caso comece a subir a temperatura ele vai subindo?

Eu acho pouco se for isso mesmo ...
Sim, é isso mesmo, você mexendo na última bolinha, interfere diretamente no Boost, @2000Mhz acho pouco para a 5700XT, tem que ver resultados de outras pessoas e tirar como base, reddit tem a rodo. Quanto ao perfil manual de fan, não recomendo utilizar o do driver porque ele não salva hora que reinicia o PC, bem como desativa o Zero RPM. MorePowerTool é a melhor forma.
 
Sim, é isso mesmo, você mexendo na última bolinha, interfere diretamente no Boost, @2000Mhz acho pouco para a 5700XT, tem que ver resultados de outras pessoas e tirar como base, reddit tem a rodo. Quanto ao perfil manual de fan, não recomendo utilizar o do driver porque ele não salva hora que reinicia o PC, bem como desativa o Zero RPM. MorePowerTool é a melhor forma.

Pode me passar o link do MorePowerTool?
No caso a configuração dele é 'similar' ao do radeon? P1, P2, P3 ... etc
 
Pode me passar o link do MorePowerTool?
No caso a configuração dele é 'similar' ao do radeon? P1, P2, P3 ... etc
Cara, você não vai modificar nada nele, apenas o fan target, aqui está o tutorial:

 
Cara, você não vai modificar nada nele, apenas o fan target, aqui está o tutorial:


Se eu aplicar o limite máximo do MorePowerTools como por exemplo de 75% da VGA, eu devo aplicar a curva de fans manualmente do mesmo jeito ou deixo no padrão?

Pois no tópico ele diz para deixar o controle avançado desligado pelo que entendi ..
 
Se eu aplicar o limite máximo do MorePowerTools como por exemplo de 75% da VGA, eu devo aplicar a curva de fans manualmente do mesmo jeito ou deixo no padrão?

Pois no tópico ele diz para deixar o controle avançado desligado pelo que entendi ..
Desligado no painel. Só mexa na temperatura limite e RPM Acoustic Limit, somente isso, mais nada. Coloque 75-80 °C e na faixa de 2000-2200 RPM, é mais que suficiente. Só gravar, reiniciar o PC, e não mexer em mais nada, o driver vai entender que o que você gravou é o "padrão de fábrica".
 
Desligado no painel. Só mexa na temperatura limite e RPM Acoustic Limit, somente isso, mais nada. Coloque 75-80 °C e na faixa de 2000-2200 RPM, é mais que suficiente. Só gravar, reiniciar o PC, e não mexer em mais nada, o driver vai entender que o que você gravou é o "padrão de fábrica".


No caso eu fixo a RPM Accoutic Limit e a temperatura limit antes de mexer no Ajustes de GPU certo?

Irei setar 65% sendo 2080 RPM e 80 °C máximo. Com isso abro o combustor e faço os ajustes acima de GPU. Mexo no PowerLimit também ou deixo no padrão? Vi muitos deixando na faixa dos -12%

Fora o Kombustor, tem outro software para testar?
 
No caso eu fixo a RPM Accoutic Limit e a temperatura limit antes de mexer no Ajustes de GPU certo?

Irei setar 65% sendo 2080 RPM e 80 °C máximo. Com isso abro o combustor e faço os ajustes acima de GPU. Mexo no PowerLimit também ou deixo no padrão? Vi muitos deixando na faixa dos -12%

Fora o Kombustor, tem outro software para testar?
Faz antes, depois é só esquecer que ele vai controlar automaticamente. Power Limit deixe no padrão por enquanto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo